terça-feira, 15 de abril de 2008

Irregularidades bloqueiam mais beneficiários do Bolsa Família

Uma auditoria realizada na cidade identificou a suspeita de irregularidades em oito famílias cadastradas no programa Bolsa Família. Isso, após a avaliação de regras que direcionam quem se enquadra no perfil de beneficiário.
Por decisão do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) os benefícios foram bloqueados. Isso, somente nos casos considerados muito graves. Com a medida a secretaria de Ação Social realizou nos últimos dias visitas às famílias que atualizou o cadastro dos mesmos. As suspeitas confirmadas resultaram no cancelamento de alguns benefícios.
Conforme explica a secretária de Ação Social, Elcia Godinho, o programa segue regras definidas que direcionam quem se enquadra no perfil de beneficiário. Pelas normas, as famílias atendidas pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) nos grupos D e E não podem receber o benefício. A restrição acontece, porque o Bolsa Família prevê o pagamento somente para famílias com renda per capita de até R$ 120 por mês. Nos grupo D e E o rendimento ultrapassa a renda mínima estipulada.A ação foi desenvolvida com o objetivo de garantir que os benefícios cheguem efetivamente às famílias que necessitam do serviço e após auditoria entre as bases de dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e do Pronaf.
(FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Nenhum comentário: