A tradição da Bandeira de Santos Reis começou na comunidade pelo ano de 1996 e desde então em todos os anos acontece a celebração religiosa. Na noite de Natal começou a jornada da equipe, que percorreu dezenas de residências de devotos em diversas comunidades rurais do município, bem como o perímetro urbano e distrito de Ouro Verde do Piquiri, no município de Corbélia, onde residem alguns integrantes da equipe.
Nas residências visitadas a equipe recebeu donativos, em dinheiro ou alimentos, frangos, leitoas ou bois, que foram convertidos em alimentação para quem prestigiou o final da jornada, na festa do dia seis. Com o passar dos anos e o aumento do número de pessoas que prestigiam este fato a organização da festa se viu forçada a adotar novos hábitos, passando inclusive a utilizar equipes de segurança para maior tranqüilidade dos visitantes. Uma equipe da Polícia Militar acompanhou o acontecimento, assegurando ainda mais a ordem no local.
A jornada da Bandeira de Reis revive a caminhada realizada pelos Reis Magos em busca do Menino Jesus. A tradição foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e ganhou diferentes formas de expressão nos diversos estados brasileiros. Em Ubiratã a tradição ganha o respeito e colaboração não só de famílias devotas, mas também de empresas, que colaboram com as despesas no transporte da equipe nos doze dias que dura a jornada. Algumas empresas também cedem funcionários para organizar equipes que atuam no atendimento aos visitantes no dia da festa. Também o poder público municipal tem dado sua contribuição nos últimos anos do evento.A festa deste ano chegou mesmo a provocar o adiamento por um dia da sessão ordinária da nova Câmara Municipal, uma vez que alguns vereadores estiveram envolvidos diretamente com os trabalhos do evento. (Redação e foto: Odair Roberto / O Vale)
Nenhum comentário:
Postar um comentário