sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Prefeitos da Comcam se reúnem com Requião

O governador Roberto Requião anunciou a possibilidade de prefeitos paranaenses contarem com escritório, em Brasília. Na manhã de quarta-feira (28), o governador conversou com os 25 prefeitos que integram a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam). Requião falou também sobre os projetos e investimentos do governo do Estado e as possibilidades de financiamento.
“Queremos fazer do escritório do Paraná em Brasília um escritório também para as prefeituras, para apoio aos prefeitos nas suas reivindicações diante do governo federal”, afirmou Requião, lembrando aos prefeitos que o Paraná tem o Fundo de Desenvolvimento Urbano, que dá condições ao governo de ajudar as prefeituras. “Temos R$ 600 milhões em caixa e R$ 200 milhões que retornarão este ano”.O prefeito reeleito de Ubiratã, Fábio de Oliveira D’Alécio, avaliou que a reunião foi uma forma de aproximar o Estado das prefeituras. “Percebemos o interesse do governador em trabalhar em parceria com os municípios”, declarou. “Conseguimos melhorar a educação através de parcerias com o governo, melhorar a infraestrutura urbana através de financiamentos, resolver problemas de saúde, e ainda teremos a construção do Centro de Saúde da Mulher e da Criança”, enumerou. Sobre o escritório de apoio aos prefeitos em Brasília, D’Alécio falou da importância na facilidade do encaminhamento de solicitações e projetos. “O escritório vai facilitar nosso trabalho. A estrutura do governo federal é muito complexa e, com essa centralização, teremos caminhos mais curtos, chegando mais rápido à solução dos problemas na capital federal”, afirmou. (Foto: Roberto Corradini / SECS)

Prefeita de Campina recebe visita de deputado

O deputado estadual Artagão Junior, (PMDB) em visita a municípios da região esteve também em Campina da Lagoa, onde participou de um café da manhã na residência da prefeita Célia Cabrera de Paula. Estiveram presentes na referida reunião secretários municipais, vereadores e munícipes. Os principais assuntos abordados na ocasião foram as diretrizes do município de Campina da Lagoa, principalmente aquelas de inicio de mandato, e o apoio do deputado junto à Assembléia Legislativa e órgãos governamentais. (Texto e foto: Divulgação)

Vereador pede decretação de situação de emergência

Na sessão desta semana o vereador ubiratanense Haroldo Fernandes Duarte apresentou Indicação onde sugeriu ao prefeito Fábio de Oliveira D’Alécio a decretação de situação de emergência no município de Ubiratã. Presidente do Legislativo ubiratanense, o vereador também é engenheiro agrônomo e se baseou na realidade que está percebendo no município com o trabalhão que faz em sua empresa, ao vistoriar propriedades para o encaminhamento de pedido de Proagro.
O vereador explicou, durante a sessão, que as conseqüências da estiagem que assolou a região serão comprometedoras para os agricultores, principalmente para os mini e pequenos. Muitos enfrentarão problemas financeiros, pois a queda na produção vai comprometer o orçamento familiar. A decretação de situação de emergência por parte do Chefe do Executivo municipal favoreceria a estes agricultores caso o governo federal lance mão de algum recurso para ajudar os produtores prejudicados com a estiagem. “Neste caso, os municípios que decretaram situação de emergência serão os primeiros a receberem os benefícios”, explicou. (Texto e foto: Odair Roberto)

Choque entre ambulância e ônibus deixa dois mortos

A população de Ubiratã ficou chocada com o fato transcorrido na tarde de segunda-feira, 26, quando dois munícipes perderam a vida em violento acidente automobilístico entre uma ambulância e um ônibus. A ocorrência afetou mais diretamente à comunidade do Distrito de Yolanda, uma vez que as duas pessoas eram moradoras daquela localidade e pertenciam à mesma família.
O acidente, do tipo colisão transversal, se deu às 16:20, na BR 369, bem no trevo de acesso à cidade de Nova Aurora. A ambulância, uma camioneta Fiat Doblo de placas ANK-4796, licenciada em Ubiratã e no momento conduzido por Luiz Lourençoni, 54 anos, chocou-se contra a frente do ônibus Scânia Busscar Jun Bus, de placas MAS-5008, licenciado em Santa Leopoldina (ES) e que era conduzido por Flávio Clementino Endringer, 34 anos. Com o impacto do choque a ambulância rodopiou no asfalto e ficou frente a frente com o ônibus, por pouco não caindo fora da pista.
Dos ocupantes do ônibus, ninguém se feriu. Era uma caravana que voltava de Foz do Iguaçu e havia feito parada no restaurante naquelas imediações. Ao retornar à pista para continuar viagem de volta ao Espírito Santo o ônibus visivelmente invadiu a pista por onde teria de passar a ambulância, que conduzia o paciente João Sabião, de 70 anos de idade, para atendimento emergencial em Cascavel. O motorista, que já está de volta à sua residência em Ubiratã, garantiu que não estava em alta velocidade e a ambulância estava com a luz acesa e o giroflex ligado.
Dos quatro ocupantes da ambulância, dois tiveram morte no local: o paciente João Sabião e seu genro, Moisés José da Silva, de 47 anos, que estava no banco dianteiro e cujo corpo ficou ligeiramente preso nas ferragens. Clarice de Jesus Sabião Silva, de 37 anos, que acompanhava o pai e o esposo, sofreu ferimentos graves e foi conduzida a uma unidade hospitalar da cidade de Corbélia. Por sua vez o motorista da ambulância, Luis Lourençoni, sofreu ferimentos leves e recebeu atendimento em uma unidade hospitalar da região.
A ocorrência causou grande consternação na cidade, pela popularidade das vítimas, principalmente no Distrito de Yolanda. O velório aconteceu na residência da família, no centro da área urbana do Distrito, para onde se deslocou grande número de pessoas da cidade. O sepultamento ocorreu no cemitério de Yolanda, no final da tarde de terça-feira. João Sabião era antigo morador da localidade, bem como seu genro Moisés, que é irmão do ex-vereador João José da Silva (João Lebre). E a viúva Clarice Sabião ocupou o cargo de Conselheira Tutelar em Ubiratã.
Edmund Behrend, assessor parlamentar para assuntos da Saúde no município de Ubiratã, esteve no local e acompanhou o desfecho da situação. Lamentou a ocorrência, tanto pelo fato de ser com uma ambulância da municipalidade, tanto pelo fato das vítimas fatais, que eram pessoas de grande popularidade, principalmente no Distrito de Yolanda. (Redação e foto: Odair Roberto / O Vale)

Festa de Reis movimentou comunidade rural de Ubiratã

Há vários anos a capela São Cristóvão, localizada na comunidade rural de Curva da Onça, no interior do município de Ubiratã, se torna alvo de atenção no período compreendido entre o dia de Natal e o dia seis de janeiro. O motivo é a realização da jornada da Bandeira de Reis. A festa aconteceu no dia seis de janeiro, quando a localidade recebeu a visita de centenas de pessoas de todas as cidades da região e até de outros estados.
A tradição da Bandeira de Santos Reis começou na comunidade pelo ano de 1996 e desde então em todos os anos acontece a celebração religiosa. Na noite de Natal começou a jornada da equipe, que percorreu dezenas de residências de devotos em diversas comunidades rurais do município, bem como o perímetro urbano e distrito de Ouro Verde do Piquiri, no município de Corbélia, onde residem alguns integrantes da equipe.
Nas residências visitadas a equipe recebeu donativos, em dinheiro ou alimentos, frangos, leitoas ou bois, que foram convertidos em alimentação para quem prestigiou o final da jornada, na festa do dia seis. Com o passar dos anos e o aumento do número de pessoas que prestigiam este fato a organização da festa se viu forçada a adotar novos hábitos, passando inclusive a utilizar equipes de segurança para maior tranqüilidade dos visitantes. Uma equipe da Polícia Militar acompanhou o acontecimento, assegurando ainda mais a ordem no local.
A jornada da Bandeira de Reis revive a caminhada realizada pelos Reis Magos em busca do Menino Jesus. A tradição foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e ganhou diferentes formas de expressão nos diversos estados brasileiros. Em Ubiratã a tradição ganha o respeito e colaboração não só de famílias devotas, mas também de empresas, que colaboram com as despesas no transporte da equipe nos doze dias que dura a jornada. Algumas empresas também cedem funcionários para organizar equipes que atuam no atendimento aos visitantes no dia da festa. Também o poder público municipal tem dado sua contribuição nos últimos anos do evento.A festa deste ano chegou mesmo a provocar o adiamento por um dia da sessão ordinária da nova Câmara Municipal, uma vez que alguns vereadores estiveram envolvidos diretamente com os trabalhos do evento. (Redação e foto: Odair Roberto / O Vale)

Dois jovens assumem nova jornada

A jornada da Bandeira que se encerrou no dia seis de janeiro foi presidida por duas mulheres, irmãs entre si, que tinham a intenção de realizar este feito. As irmãs Elza e Angelina Fogaça cumpriram com o voto e repassaram a Bandeira a dois jovens, que dividirão o compromisso na jornada que se inicia no Natal deste ano.
Adriano Gualberto da Silva e Edinei Vesco são os novos presidentes da Bandeira. Na passagem do compromisso foi explicada aos presentes a razão dos dois jovens assumirem a tarefa. É que dias antes os dois se envolveram em um acidente de moto, que causou grande susto em Armando Rezende, pai de Adriano e que é um dos líderes desta tradição naquela comunidade.
Ele próprio explicou ao povo que assistiu a passagem da Bandeira que quando viu os estragos na moto do filho imediatamente fez o voto, pedindo a ajuda dos Santos Reis para que os dois rapazes se recuperassem bem dos ferimentos. Posteriormente informados do voto feito por Armando Rezende, os dois jovens aceitaram imediatamente assumir a jornada 2009/2010 da Bandeira, em cumprimento do voto, uma vez que apesar da seriedade do acidente os dois rapazes estão bem de saúde, sem nenhuma seqüela grave. (Redação e foto: Odair Roberto / O Vale)

Deputado Kaeffer prestigia evento

O deputado federal Alfredo Kaeffer (PSDB) foi o primeiro parlamentar a prestigiar a festa de Reis na comunidade Curva da Onça. Atendendo a um convite do vereador ubiratanense Marciano Rinaldi, popularmente conhecido como Jesus, o parlamentar prestigiou o evento e se inteirou da relevância da festa no calendário do município de Ubiratã.
O deputado almoçou no local, em companhia do prefeito Fábio de Oliveira D’Alécio e outras lideranças ubiratanenses. Em conversa com o deputado, o vereador manifestou interesse de que o parlamentar destine emendas para a região de Ubiratã, podendo ser para ampliação do barracão comunitário daquela localidade. (Redação e foto: Odair Roberto / O Vale)

Ubiratanense participou da Corrida de São Silvestre

O atleta ubiratanense Claudemir Ferreira, popularmente conhecido por Tutta, participou da Corrida de São Silvestre, no dia 31 de dezembro, em São Paulo. A prova teve 20 mil corredores do Brasil e de outros 19 países.
No masculino o pódio foi todo africano. O atleta queniano James Kwambai ficou em primeiro lugar, com o tempo de 44:42. No feminino, a etíope Ymer Wude Ayalew foi a primeira colocada com o tempo de 51:37, seguida de quatro brasileiras.
“Eu não fiz o tempo que queria, devido ao grande número de atletas, e isso me impedia de correr no ritmo em que eu estava acostumado”, contou o atleta. Tutta diz que só no primeiro quilômetro perdeu aproximadamente seis minutos. “Ou seja, fiz o trecho quase andando”.
No total ele calcula que perdeu de 7 a 8 minutos ao longo da prova. “Completei a corrida com uma hora e seis segundos. Eu me senti bem no dia, mas não consegui impor o ritmo que esperava”, conta. Tutta acredita que conseguiria realizar a prova com tempo entre 52 e 53 minutos.
Foram 14.297 atletas na categoria masculina que terminaram a prova e Tutta ficou com 577ª colocação. Na sua faixa etária (30 a 34 anos) a prova teve 2.160 atletas que completaram, sendo que ele foi o 101º colocado.A prova também marcou o fim da carreira do atleta Vanderlei Cordeiro de Lima, que teve um ano marcado por lesões e resolveu parar de correr como profissional. Mas garantiu que vai correr umas provas de vez em quando, sem pressão de tempo nem de resultado. Vanderlei continuará servindo sua equipe, a BM&F Pão de Açúcar, com participações em eventos, palestras e competições. E estará à disposição do Comitê Olímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira de Atletismo para divulgar ainda mais o esporte. (Redação: Odair Roberto / O Vale; foto: divulgação)

2008 – BALANCETE SUMÁRIO - J. Rodrigues Neto

Nada de burocracia nem tampouco jogo de números. Apenas breves lances de um observador, mais ou menos atento, para aspectos importantes da comunidade.
1.- Cidade - por demais evidentes os melhoramentos urbanos conquistados. Jamais tivemos jardins, praças, ruas e logradouros públicos tão bem cuidados. Seja louvado o comportamento da população colaboradora para o bom aspecto urbano;
2.- Saúde - pesquisas recentes mostraram a satisfação das pessoas relativas ao atendimento médico, seja ele privado ou social. Nossa cidade destaca-se na região sobre este aspecto. Hospitais, postos, transportes e atendimentos em geral, conquistaram aprovação positiva por parte da população;
3.- Comércio - somos também destaque regional. Quase todos os estabelecimentos passaram por reformas exibindo bonitas vitrines, estoques e mercadorias em geral suficientes para atender a demanda. Destaque especial para o setor da moda feminina e masculina que nada fica a desejar sobre estilos atuais;
4.- Educação - igualmente atuante tentando situar-se bem na região. Faculdade, colégios, grupos, enfim toda a estrutura recebeu atenção diferenciada por parte da administração pública, naturalmente consciente da importância deste setor. Deficiências eventuais estão relacionadas ao insatisfatório salário dos mestres e ao descalabro moral das mídias televisivas, ressalvando-se algumas delas, TV Educativa do Paraná, TV Senado, TV Cultura, TV Brasil, por exemplo.
5.- Agricultura/cooperativismo - quadro elogiável. Por demais evidente a utilização de tecnologias equiparadas ao progresso internacional do setor. A conscientização dos agricultores é incontestável. Sempre crescente. A construção do abatedouro de aves abre um campo altamente promissor. Não estamos exagerando se classificarmos esta conquista, como decisiva para o futuro próximo da região.
Estou referindo-me a Big - Frango, claro.
6.- Política - Várias conquistas da comunidade. Nossos dirigentes – alô alô Prefeito Fábio e vereadores – tem sido batalhadores extraordinários. Nossos representantes são pessoas credenciadas e sem dúvida tem recebido, em contrapartida, o apoio da população. Nenhuma administração do passado lutou e obteve tantos benefícios para o município. Parabéns para todos.
Evidente que temos deficiências. A cidade está em ritmo de construção. Hospitais e serviços anexos procuram melhorar. Atuam com dificuldades. Pessoas com poder financeiro poderiam investir em certas entidades sociais do município. Mas isso é outro assunto, nada contra. Parabéns Ubiratã. Crise, que crise? Os americanos que se virem. Barack Obama nos parece um grande homem; lutará para o resgate da estabilidade americana. A crise, como falam, é cria deles. O resto parece apenas desdobramentos midiáticos aterrorizando o mundo.
ANTENA
*** TELEVISÃO – nível baixo em quase todas. Novelas em geral são sórdidas. Deseducam, desinformam e alienam. Nada acrescentam para a educação e o bem. Não vejo; desligo, menos um bom futebol.
*** CÉLULAS TRONCO - são células com potencial para originar qualquer tipo de estrutura anatômica desde que recebam estímulos certos. As pesquisas são animadoras.
*** DILMA ROUSSEFF - aparenta muita satisfação com o seu novo visual após cirurgia plástica da face (Rítidoplastia). Nunca a vi, pessoalmente, nem antes nem depois, mas bem que gostaria de dar uma discreta olhadinha só para conferir.