terça-feira, 6 de maio de 2008

Alunos conhecem biografia do Dr. Gentil

No mês em que o médico cardiologista, Gentil Toledo de Morais Júnior, completaria 43 anos os alunos da escola municipal que tem o nome do médico conheceram um pouco da biografia dele. Na terça-feira, 29, os integrantes do Leo Clube de Ubiratã foram até a Escola quando contaram a trajetória que o médico fez até o ano de 2006, quando morreu em janeiro.
Os jovens do clube contaram a história ressaltando alguns pontos como o esforço de Gentil para se formar em medicina e a dedicação para ajudar o próximo. “Ele foi uma pessoa especial que deixou e ainda deixa muita saudade nas pessoas que estavam perto dele”, comenta a presidente do Leo Clube, Inês Bento.
Durante a visita, os alunos escutaram uma mensagem positivista e que tinha como objetivo entusiasmá-los. No final as crianças receberam um coração simbolizando a especialidade do médico, tiveram que escrever uma mensagem e depois entregá-lo a uma pessoa que considere especial.
Entre as práticas de Gentil, estava o gosto pela pintura. Por isso outra tarefa proposta foi um concurso de pintura. Os alunos vão produzir um desenho e de cada sala serão escolhidos três, após isso será feita uma exposição e os três melhores da escola vão ser premiados.
A atividade deu vida a um projeto que começa a ser realizado pelo Leo Clube a partir deste mês. Os integrantes vão desenvolver regularmente ações junto aos alunos e professores.
Inês explica que a iniciativa surge como uma forma de reconhecimento pelo trabalho de Gentil. “Dentro do movimento leonístico e da sociedade ele foi uma pessoa que deixou uma passagem marcante. Queremos que os alunos da escola levem o exemplo do Gentil para frente e sejam pessoas tão boas quanto ele foi. Esperamos com nosso trabalho fazer com que a história não se apague”.
A diretora, Nivalda Rodrigues da Silva, salienta que a atividade foi interessante. “Lembrar da pessoa que o doutor foi é muito importante. Além disso, é uma atividade diferenciada e que incentiva a ter atitudes boas como as que ele tinha”, declara.
Quem também acompanhou o projeto foi a secretária de Ação Social e irmã do Dr. Gentil, Elcia Godinho, e membros do Lions Clube de Ubiratã.

Resumo
Gentil nasceu no dia 21 de abril de 1964, em Jundiaí do Sul, formou-se aos 23 anos em medicina na Faculdade de Medicina Severino Sombra, na cidade de Vassouras (RJ) e fez residência em cardiologia no Estado de São Paulo.
Mudou-se para Ubiratã, em 1991. Juntamente com a esposa e também cardiologista Célia Seiko Tanaka, iniciaram a prestar serviços médicos e atender os ubiratanenses.Jovem, com espírito humanitário, homem de caráter, simples e humilde Gentil conquistou uma legião de amigos e admiradores. Como retribuição pelos atendimentos prestados e pelo trabalho realizado a administração municipal o homenageou dando o seu nome à escola que foi inaugurada no mês de maio do ano em que faleceu. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Um comentário:

Anônimo disse...

Que incrível a historia desse médico, que se formou aos 23 anos!!! tao cedo! Eu estou estudando cardiologia em porto alegre, tenho 25 anos e ainda tenho que estudar um ou dois anos mais porque é uma carreira muito larga e difícil.