terça-feira, 27 de maio de 2008

Alunos se preparam para Olimpíada da Língua Portuguesa

A Escola Municipal Furusato Tomio está empolgada com a Olimpíada da Língua Portuguesa. A professora das quartas séries, Tereza Leffer, está desde abril trabalhando a poesia com os alunos. As aulas, desenvolvidas especialmente para a Olimpíada, estão mostrando os primeiros resultados.
A cada conteúdo trabalhado novas tarefas e desafios são propostos para os alunos. De modo interdisciplinar, tudo tem virado tema para poesias, seja ciências, matemática ou história. Ao todo são 43 estudantes da 4ª série que estão participando das atividades.
“O lugar onde vivo” é o tema central da olimpíada e para as 4as séries o gênero é a poesia. Por isso, os estudantes estão aprendendo mais sobre o gênero. Conforme explica a professora, o processo que estão passando é obrigatório para a participação.
A proposta do Ministério da Educação não é somente a competição e a escolha da boa redação. Conforme destacou em entrevista a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, a proposta é o conjunto que engloba também a formação do professor que se estimula em trabalhar a redação em sala de aula.Como material de apoio para aprofundar o conhecimento dos alunos a cartilha “Conheça seu município – História e Geografia”, lançada no ano passado, está sendo usada constantemente para o desenvolvimento do projeto. A professora acrescenta que entre as atividades existe a pesquisa de campo para aumentar a quantidade de informações. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Nenhum comentário: