terça-feira, 27 de maio de 2008

Promoção de iniciativa do SCV é realizada com sucesso

Foi sucesso absoluto o encontro promovido pelo Sistema de Comunicação do Vale, transcorrido na noite de quarta-feira, 21, no centro de eventos e buffet do empresário Cilico. O jantar por adesão teve os ingressos esgotados com facilidade e mesmo de última hora ainda muitas pessoas tentaram consegui-los.
Foram mais de setecentas as pessoas que compareceram para acompanhar o acontecimento, grande parte delas sendo lideranças comunitárias e partidárias, empresários, pessoas que atuam nos mais diferentes setores da comunidade ubiratanense. A primeira parte do evento foi a palestra ministrada por Mário Figueiredo, doutor veterinário e coordenador dos programas de qualificação da Secretaria de Estado de desenvolvimento Urbano, Sedu. Na oportunidade também esteve presente o coordenador do Programa Sedu-Paraná Cidade, na região Noroeste, Albari Alves de Medeiros (que no registro aparecem com o prefeito Fábio e a primeira-dama Luciane).
Em seguida foi a vez do presidente da Câmara Municipal. O vereador Aparecido Paula da Silva apresentou um pouco das atividades do Legislativo e a s principais conquistas da atual gestão. O prefeito Fábio D’Alécio em seguida mostrou o andamento da administração municipal, as conquistas e os projetos que ainda estão a caminho. Um ponto forte de sua explanação foi a situação do setor imobiliário, com os novos e futuros loteamentos no arredor da cidade.
O projeto da avicultura de corte desenvolvido pela Coagru, que em parceria com o grupo Big Frango criou a empresa BFC Alimentos S/A, foi o assunto apresentado pelo cooperativista Valdir Aparecido D’Alécio, vice-presidente da Coagru e da BFC.
Dentre os assuntos abordados pelo palestrante Mário Figueiredo, um dos pontos foi quando ele levou os participantes a pensar a situação de Ubiratã para o ano 2.056, quando o município completa o seu primeiro centenário. A proposta do evento foi criar uma conscientização popular para encarar o futuro do município como responsabilidade de cada morador, permitindo que os descendentes tenham uma cidade bem elaborada, desenvolvida, cada vez mais humanizada e bonita, dentro da perspectiva de uma “Ubiratã grande, bela e justa”.Na oportunidade também foi lançada uma revista sobre a história do município de Ubiratã. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Provopar e Ação Social promovem campanha do agasalho

“Esvazie seu armário e encha seu coração”, com esse slogan o Provopar de Ubiratã, secretaria de Ação Social e Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã (ACEU) iniciaram a campanha do agasalho 2008.
As doações podem ser feitas nos pontos de entrega espalhados no comércio e na prefeitura municipal. A secretaria de Ação Social também está disponibilizando uma equipe para buscar as doações nas residências, para isso é necessário entrar em contato pelos telefones (44) 3543-1369 ou 3543-1377.
A presidente do Provopar e primeira-dama, Luciane D’Alécio (foto), salienta que o slogan é uma mostra do que ajudar o próximo pode proporcionar. “Ao doar você estará ajudando pessoas que precisam e com isso seu coração ficará grato pelo ato de solidariedade”, enfatiza.
A distribuição das peças acontecerá após a seleção do que foi arrecadado. Os beneficiados com a campanha são as famílias já cadastradas na secretaria e outras que venham a se cadastrar. Somente no ano passado uma média de 500 ubiratanenses foram beneficiados com as doações. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Fábio assina convênio com Lula e Haddad

O prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio, participou nesta semana da comemoração de um ano do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) em Brasília. Durante o evento, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad assinaram convênios com municípios que tiveram projetos aprovados.
Entre os municípios contemplados está o de Ubiratã com a conquista da Creche Escola. O projeto inicial previa a liberação de R$ 700 mil, na oportunidade Haddad divulgou o aumento do orçamento para R$ 1.300 milhão.A obra contará com alas separadas de acordo com o público atendido e todas se ligam em um pátio para refeitório, sala de estar e acesso para anfiteatro ao ar livre. A estrutura será dividida em creche I, II, III e pré-escola. Além disso, tem ainda a estrutura administrativa. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Mais duas ruas recebem pavimentação em Campina

As melhorias em Campina da Lagoa são constantes. Embora a maioria da população desconheça o esforço da Prefeitura Municipal em melhorar a cidade, todo entorno do centro da cidade está sendo beneficiado. Desta vez, mais duas ruas do centro estão recebendo melhorias com calçamento de pedras irregulares. A Rua Vital Brasil e a Travessa Guaíra estão sendo pavimentadas com pedras irregulares e devem ser entregues em breve para uso da população.Desde o começo desta gestão, foram mais de 13 ruas pavimentadas e mais de 300 famílias beneficiadas, gerando mais conforto, acabando de vez com a poeira e o barro. Segundo o prefeito Celso Ferreira, sua gestão não está realizando obras gigantescas na cidade, mas está com pequenas obras, isoladas e constantes, melhorando a cidade: “Pavimentação em frente de casa é dignidade. Estamos respeitando nosso povo mais humilde, dando conforto e melhorando nossa cidade. São destes pequenos atos que nossa administração é marcada. Não construímos nenhum elefante branco, como são conhecidas as grandes construções, mas construímos respeito, dignidade, saúde, bem-estar, desenvolvimento. Nosso esforço é de melhorar a cidade, e assim vamos lutar até o final do mandato para que isso seja realizado.” (FOTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA)

Curso de colhedoras New Holland finalizou com sucesso

O Sindicato Rural Patronal de Ubiratã realizou durante duas semanas, entre os dias 12 e 23, o curso Trabalhador na Operação e na Manutenção de Colhedoras Automotrizes – New Holland –Avançado. A parte teórica do curso foi realizada no Sindicato e sua parte prática na empresa Tratorpeças e ministrado pelo instrutor Daniel de Vergennes, de Palotina, que é formado em Técnica Mecânica.
O curso foi encerrado na sexta, 23, com avaliação positiva pelo instrutor. Segundo ele o curso finalizou com êxito com uma participação de 100%. “A turma colaborou para que os trabalhos tivessem um bom andamento, todos participaram fazendo perguntas, tirando suas dúvidas, colocando sugestões; na verdade, além de realizarmos um curso como esse de qualidade, houve uma grande interação entre os participantes, cada um revelou seu dom, sem contar com o laço de amizade que surgiu dentro do grupo durante esses dias”, ressaltou o instrutor.
Também foi realizado nos dias 19 e 20 o curso de Conservas e Compotas no Centro de Alimentação. “O curso foi excelente, além do aprendizado nós fizemos grande amizade”, frisou a participante Vera Lúcia da Conceição.
Os cursos mobilizados pelo Sindicato são disponibilizado pelo sistema Senar / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Faep / Federação da Agricultura do Estado do Paraná. Para realização desses cursos o sindicato obteve parceria com a empresa Tratorpeças.Na segunda-feira, 26, o Sindicato começou a realizar o curso da Mopp - Cargas Perigosas, que se estende pela semana. (FOTO: MARINALVA BATISTA)

Assassinato em Campina da Lagoa

O feriado de Corpus Christi terminou com uma vítima fatal em Campina da Lagoa. Por volta das 21:00 foi registrado um fato onde a vítima entrou em óbito.
De acordo com informações de populares, o cidadão Lourival Rosa Pereira, popularmente conhecido como Loro, 37 anos, foi alvejado por disparos a queima-roupa. Socorrido e encaminhado a uma unidade hospitalar da cidade, não resistiu e entrou em óbito. Um dos disparos chegou a atingir de raspão a uma mulher que estava em companhia de Lourival. Consta que a irmã da vítima assistiu o crime e entrou em estado de choque, sendo conduzida também a uma unidade hospitalar onde ficou em estado de observação.O fato se deu no centro da cidade, mais precisamente na avenida J.K. Consta que a vítima, Lourival Rosa Pereira, tinha várias passagens pela Delegacia de Ubiratã. A polícia campinalagoana não tinha pistas do autor dos disparos. (FOTO: MENGUELY.COM)

Lideranças acompanham trabalhos dos vereadores

Na sessão de terça-feira estiveram presentes os sete vereadores e as duas vereadoras. Conforme os próprios vereadores estão percebendo, cresce a participação de lideranças comunitárias em sessões do Legislativo. Na sessão desta semana, um dos lideres comunitários que prestigiou os trabalhos dos vereadores foi o presidente reeleito da Associação dos Moradores da Vila Recife, Dirceu Camargo (foto).
Em suas comunicações parlamentares, vários assuntos foram abordados. Arnaldo Melo propôs convite ao novo gerente da agência local do Banco do Brasil, para que esteja na Câmara para comentar sobre os projetos para atender a clientela e o que planeja para acabar com as longas filas que têm sido alvo de freqüentes reclamações. Também comentou sobre melhorias que pediu para a escola Porto dos Santos, no Distrito de Yolanda e que, segundo ele, ainda não foram feitas. Também repetiu proposta para que a secretaria de Educação informe à Câmara sobre questionamentos que ele faz sobre verbas.
O vereador Haroldo Fernandes Duarte criticou que os alimentos são apontados como responsáveis pela inflação, mas que na prática a elevação dos custos incide principalmente em setores vinculados ao Governo federal, entre os quais a telefonia. Segundo o vereador, sua intenção era apenas manifestar sua indignação, porque o governo sempre joga a culpa sobre a agricultura.
Sandra Petrica comentou sua estada na cidade de Farol, quando da visita do governador Roberto Requião para inauguração do Centro de Saúde da Mulher e da Criança. Elogiou o trabalho da prefeita Dina Cardoso e agradeceu respostas do Executivo a solicitações da bancada do PMDB. Também citou artigo da penúltima edição do jornal O Vale do Piquiri e elogiou o conteúdo.
Marcos Retamiro elogiou disposição do executivo por respostas a Indicações suas e de outros edis. Citou obra de cento e cinqüenta mil reais para melhorias na Vila Recife, que percorrem os trâmites necessários. Informou que a administração municipal vai fazer em bairros do perímetro urbano melhorias que foram solicitadas pelo vereador. Repassou informações recebidas da Vigilância Sanitária; como o setor não possui veículo próprio para os trabalhos, sugeriu ao presidente do Legislativo que encaminhe pedidos aos parlamentares estaduais e federais buscando, conquistar um veículo para que os trabalhos sejam mais eficientes.Para o vereador Luiz Francisco da Cunha a oportunidade foi de apresentar Indicação verbal solicitando melhorias para a estrada Caviúna, na região de Três Placas. Disse também que os vereadores devem cobrar mais o Executivo para que as obras de melhorias nas ruas da Vila Recife aconteçam o mais urgente. Também cobrou que o prefeito informe seus gastos em viagens que realizou. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Alunos se preparam para Olimpíada da Língua Portuguesa

A Escola Municipal Furusato Tomio está empolgada com a Olimpíada da Língua Portuguesa. A professora das quartas séries, Tereza Leffer, está desde abril trabalhando a poesia com os alunos. As aulas, desenvolvidas especialmente para a Olimpíada, estão mostrando os primeiros resultados.
A cada conteúdo trabalhado novas tarefas e desafios são propostos para os alunos. De modo interdisciplinar, tudo tem virado tema para poesias, seja ciências, matemática ou história. Ao todo são 43 estudantes da 4ª série que estão participando das atividades.
“O lugar onde vivo” é o tema central da olimpíada e para as 4as séries o gênero é a poesia. Por isso, os estudantes estão aprendendo mais sobre o gênero. Conforme explica a professora, o processo que estão passando é obrigatório para a participação.
A proposta do Ministério da Educação não é somente a competição e a escolha da boa redação. Conforme destacou em entrevista a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, a proposta é o conjunto que engloba também a formação do professor que se estimula em trabalhar a redação em sala de aula.Como material de apoio para aprofundar o conhecimento dos alunos a cartilha “Conheça seu município – História e Geografia”, lançada no ano passado, está sendo usada constantemente para o desenvolvimento do projeto. A professora acrescenta que entre as atividades existe a pesquisa de campo para aumentar a quantidade de informações. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Procissão de Corpus Christi

Os programas Coopermulher e Cooperjovem da Coagru também participaram da confecção do tapete para a procissão de passagem do Corpo de Cristo, realizada na quinta-feira, 22, nas ruas de Ubiratã. Os dois grupos procuraram levar uma mensagem de paz, fé e também fartura, confeccionando suas idéias com alimentos produzidos em suas propriedades. O ato serviu para demonstrar gratidão ao Criador por mais uma colheita realizada. (FOTO: EDCARLOS PEREIRA)

Câmara de Anahy tem sessão concorrida

Dezenas de munícipes anahyenses compareceram na noite desta segunda-feira, 19, para acompanhar a sessão ordinária da Câmara de Vereadores. Assuntos em pauta ganharam a atenção da comunidade. O destaque ficou para a questão levantada por vereadores do bloco de oposição à atual a administração por causa de supostas liberações de procedimentos da área de Saúde diretamente no gabinete.
Os vereadores debateram o assunto e receberam manifestações dos populares, que aplaudiam ora os vereadores da situação ora os da oposição. Para os vereadores e vereadoras a sessão foi oportunidade de esclarecimentos e cobranças, em busca de solução para os problemas levantados em sessão anterior e que terminou envolvendo o Ministério Público da Comarca de Corbélia.
Da parte dos vereadores de oposição, a pressão foi por esclarecimentos do porquê ser utilizado o gabinete do prefeito Waldemar José Bosi para a liberação de requisições. O vereador Valdinei Aparecido (foto) foi o que mais falou sobre o assunto, dizendo que a bancada procurou esclarecimentos junto ao Executivo, mas não obteve êxito. Com isto apelou para o Ministério Público. Valdinei também criticou o fato de ter sido distribuído na cidade uma cópia do documento em que os vereadores aprovaram por unanimidade a proposta da oposição, solicitando esclarecimentos do prefeito. Mas por alguma razão não sabida foi propositadamente retirado do documento o carimbo da presidência registrando a aprovação, o que gerou informação distorcida que os vereadores estavam trabalhando contra a população.
Os vereadores elogiaram a competência do diretor do Posto de Saúde e pediram que o prefeito lhe dê maior autonomia. Azízio Martins, por exemplo, lembrou que os vereadores aprovaram o orçamento de mais de um milhão de reais para o setor de Saúde. Os vereadores Valdinei Aparecido Pereira de Souza, Azízio Martins de Oliveira, Leonardo Aparecido Dobicz e a vereadora Elizangela Benjamin haviam assinado o Requerimento votado e aprovado em sessão anterior, solicitando informações da administração.
Na sessão desta segunda-feira a Câmara de Anahy votou e aprovou a convocação do diretor do Posto de Saúde, para que na próxima semana vá à sessão oferecer maiores esclarecimentos sobre o assunto. Somente a vereadora Maria de Fátima Bosi, que também é a primeira-dama do município, votou contrário à convocação do diretor do Posto de Saúde, que acompanhou a sessão entre os populares. Ela também garantiu aos presentes que o setor de Saúde em Anahy é exemplar e que atende até pessoas de outras localidades devido à sua eficiência.Diante da expressiva presença de populares para acompanhar a sessão a vereadora sugeriu ao presidente do Legislativo, Arilson Batista de Souza, que já é preciso pensar em um local mais amplo para abrigar a Câmara Municipal. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Acadêmicos doam livros à Biblioteca Municipal

O trabalho de um grupo de aproximadamente 30 acadêmicos da Faculdade Do,m Bosco de Ubiratã resultou na coleta de dezenas de exemplares de livros dos mais diversos gêneros. Os volumes foram entregues à Biblioteca Pública Municipal Cecília Meireles, de Ubiratã, na tarde de quarta-feira.
Para a entrega compareceram as acadêmicas Crislaine Vieira da Silva e Silvana Aparecida Ricci, acompanhadas da professora Elaine Gomes Shimohiro, que é a coordenadora do curso de Pedagogia. Os volumes foram entregues com a presença da chefe da Divisão de Cultura do município, Selene Cortrim Carvalho, e da coordenadora da Biblioteca, Aumira Dantas.
De acordo com a professora Elanei Shimohiro, os volumes entregues foram coletados pelos acadêmicos junto às famílias ubiratanenses e doadas também por parte dos próprios alunos. A idéia faz parte do projeto “Educador – a importância da sua contribuição para a formação de bons leitores”, desenvolvido na faculdade Dom Bosco, com a realização de uma palestra no mês de março, quando surgiu a iniciativa de realizar a coleta para contribuir com o melhoramento do acervo da Biblioteca Municipal.A professora Elaine agradeceu o apoio da equipe da Biblioteca, das acadêmicas e da população ubiratanense, uma vez que os livros vão auxiliar alunos de todas as fases, incluindo os próprios acadêmicos da Dom Bosco, que muitas vezes precisam realizar pesquisas. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Amador vence e está na semifinal do campeonato

No jogo de decisão da permanência no Campeonato Amador Liga de Goioerê que aconteceu domingo, 18, no Estádio Municipal “Claudinão”, o time de Ubiratã fez o seu melhor para continuar na disputa. Jogando contra o Mariluz, o time da casa venceu por 2 a 0 e conquistou direito de seguir no Campeonato.
Na quinta-feira, 22, os atletas ubiratanenses jogaram pela semifinal em Moreira Sales, às 15h30, quando venceu pelo placar de 1 a 0. No dia 1º de junho será a vez da equipe de Moreira jogar no “Claudinão”. Após os jogos, o time que fizer mais pontos vai para a final.O secretário de Esporte e Lazer, Nicanor Kimura, comenta que a expectativa é grande para que a equipe chegue na final. “Nossos atletas vêm fazendo um bom trabalho nas competições que participam. Esperamos conquistar o prêmio na liga assim como fizemos ano passado pelo campeonato de Assis Chateaubriand”, completa. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Católicos comemoraram Corpus Christi

Centenas de católicos participaram da missa e da procissão no dia de Corpus Christi, quinta-feira, 22. Em Ubiratã o trajeto a ser percorrido pela procissão foi enfeitado no período da manhã e a procissão se deu à tarde.
O cortejo deixou a igreja matriz pela porta lateral leste, seguindo itinerário por ruas que circundam o prédio do antigo seminário, indo até próximo à sede da Adefiu e retornando à igreja matriz contornando a Praça Pio XII.Dezenas de ubiratanenses, porém, optaram em comemorar a data em viagem ao santuário Nacional de Aparecida, no estado de São Paulo.(FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Visitando o SCV

Na manhã de sexta-feira, (23) esteve em visita ao Sistema de Comunicação do Vale o tesoureiro geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado do Paraná, Fetaep, Jairo Correa de Almeida. Ex-morador do município de Ubiratã, Jairo está há dez anos na capital. Em Ubiratã atuou como liderança comunitária e religiosa nas comunidades São João e São Vicente, foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ubiratã e vereador na gestão 1983-1988. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

terça-feira, 20 de maio de 2008

SCV promove jantar para discutir a Ubiratã do futuro

A palavra cidadania é irmã siamesa de cidade. As duas nasceram no mesmo berço: a Grécia do século V antes de Cristo. Além dos jogos olímpicos e de muitas palavras de nosso dicionário, herdamos do mundo grego antigo, excelentes idéias políticas. Cidadania é uma destas idéias. Para os gregos, cidade é um bom lugar para viver e conviver. Mas este lugar não nasce pronto, nem cai do céu. É preciso que ele seja pensado, construído. E quando as pessoas decidem participar do sonho e da construção da cidade, elas estarão fazendo política, estão sendo cidadãs, exercendo a cidadania.
E com esta visão que o Sistema de Comunicação do Vale está promovendo um evento onde os participantes vão planejar a Ubiratã do futuro. Como a quinta-feira próxima é feriado religioso, dia de Corpus Christi, a quarta-feira foi escolhida como data propícia para um jantar onde os participantes vão discutir e planejar a Ubiratã do futuro. A promoção do evento é do SCV, com apoio das empresas Marafon Matérias de Construção, Loteamento Tropical, Loteamento Parque dos Ipês e Boniatti Supermercado.A previsão da organização é de reunir cerca de 350 casais no centro eventos do Cilico, com início às 19:30. Cada ingresso custará o valor de R$ 5,00.

Prefeito expulsa jornal O Vale de Laranjal

Com o afastamento do prefeito Juvenal Taborda de Miranda, ocorrido na semana passada, assumiu os destinos do município pela segunda vez o vice-prefeito, Gerson Barbosa Ramos, identificado como adversário político do prefeito afastado e o mais interessado nas denúncias contra Taborda. Ontem (sexta-feira) o nome dele seria levado ao Fórum da Comarca de Palmital em denúncia a ser formalizada pelo cidadão Roberto Dellamura contra ato de agressão moral contra a sua pessoa.
De acordo com Dellamura, no início da noite de quarta-feira, dia 14, recebeu a visita em sua residência do agora prefeito Gerson Barbosa Ramos e seu irmão, o vereador Joel Barbosa Ramos. Consta que o prefeito foi taxativo ao dizer ao munícipe Dellamura que lhe fizesse o favor de sumir da cidade com sua família e também o jornal O Vale do Piquiri, que é representado naquela cidade pelo cidadão Roberto Dellamura.A vítima da pressão garantiu que Gerson tomou tal atitude à frente da esposa de Roberto e de três criancinhas, filhinhos do casal. No ano passado, quando governava o município durante o afastamento do prefeito Juvenal Taborda, os irmãos Gerson (foto) e Joel Barbosa Ramos visitaram o Sistema de Comunicação do Vale e propuseram acordo para que divulgasse os atos da administração em lugar dos atos em defesa de Taborda. A proposta foi rejeitada e o SCV manteve o seu compromisso em mostrar as acusações infundadas que pesavam contra Taborda, fato que culminou com o seu retorno ao município, mas agora volta a ser polêmica com novas denúncias. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Morre o pastor Carlos Ribeiro

A comunidade presbiteriana de Ubiratã está de luto. Faleceu nesta semana o pastor Carlos Roberto Ribeiro de Castro, 42 anos, que há cerca de cinco anos era pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil em Ubiratã.
Consta que ele foi presidente do Conselho de Pastores local, foi eleito nos últimos meses para presidir o Presbitério da Igreja Presbiteriana do Brasil do Vale do Ivaí. “Idealista, humano, solidário e homem de Deus”, classificou-o o seu colega e também pastor, Clodoaldo Azarias, explicando que deixou na comunidade Evangélica uma saudade e nos amigos uma consternação.A morte do pastor ocorreu na noite de quarta para quinta-feira, de forma muito repentina. Seu corpo foi inicialmente velado em Ubiratã e depois transladado para cidade de Mandaguari, onde foi sepultado. Consta que ao saber da morte do filho, sua mãe também passou mal e entrou em óbito pouco tempo depois, sendo os dois sepultados na mesma ocasião. (FOTO: ARQUIVO FAMILIAR)

Giacobo confirma recursos para Yolanda

O presidente do Partido da República (PR) em Ubiratã, Paulo Melo, participou de um evento em Cascavel, na sexta-feira da semana anterior, dia 09. O evento contou com a participação de mais de 500 pessoas, entre as quais o deputado federal Fernando Giacobo e a presidente do PR Mulher no Paraná, Inês de Paula. Ubiratanense de nascimento, a empresária e advogada está consolidando sua liderança política por toda a região Oeste do estado.
Aproveitando a oportunidade, o presidente do PR ubiratanense manteve conversa pessoal com o deputado Fernando Giacobo e dele recebeu boas notícias para o município de Ubiratã, mais especificamente para o Distrito de Yolanda. O parlamentar explicou ao presidente Paulo Melo que estão garantidos os recursos destinados a atender projetos do Distrito.Para a construção do Centro de Eventos do Distrito estão sendo destinados R$ 200 mil reais. Para a reforma do Posto de Saúde local os recursos são de R$ 100 mil reais. E para a cobertura da quadra da Escola Estadual do Distrito, a verba é de R$ 100 mil reais. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Estudantes com carteirinhas serão beneficiados

A movimentação dos estudantes em prol da organização da classe tem pela frente algumas conquistas a serem alcançadas. A carteirinha estudantil vai resultar em benefícios a quem possuir, através de um convênio a ser implantado no município, com a parceria com empresas locais.
A idéia é firmar um convênio com uma empresa de cada ramo, dentro do projeto “Empresa Amiga do Estudante”. Com isto os estudantes receberão descontos em compras nas empresas, que estarão devidamente identificadas. Cada empresa participante contribuirá com a Umes com uma pequena quantidade em dinheiro pelo espaço de um ano. Com este recurso a entidade vai implantar, entre outras coisas, um jornal estudantil que provavelmente levará o nome de “Jornal 1º de Maio”, numa homenagem aos estudantes trabalhadores.
Também acontecerá a formação de grêmios estudantis em todas as escolas secundaristas do município, que são em número de sete. Para tanto as lideranças estão de posse de uma cópia da Lei estadual assinada em 17 de janeiro de 1995 pelo então governador Jaime Lerner e pelo então secretário de estado da Educação, Ramiro Wahshaftig, que garante a implantação de grêmios estudantis sem risco de interferência da direção ou de poderes externos.
Um projeto ainda mais audacioso da parte das lideranças da juventude estudantil organizada é a conquista de sede própria para a Umes. Para tanto estão acontecendo conversações sobre um terreno situado a pequena distância do Cemitério municipal de Ubiratã. O local possui uma piscina desativada e se tornou sinal de problemas para a população das proximidades, devido à infestação de pernilongos e mosquito transmissor da dengue.Estando desativado há mais de sete anos (foto), o local está sendo estudado para se transformar na sede da Umes, depois de uns pequenos ajustes. Para as negociações as lideranças estão contando com a ajuda de um herdeiro legal da propriedade e que faz parte da equipe. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Sindicato Rural Patronal de Ubiratã realiza cursos

O Sindicato Rural Patronal de Ubiratã realizou durante esta semana e vai até o dia 23 de maio o curso Trabalhador na Operação e na Manutenção de Colhedoras Automotrizes – New Holland –Avançado. O curso está sendo realizado no Sindicato Rural Patronal de Ubiratã e ministrado pelo instrutor Daniel de Vergennes, morador de Palotina que é formado em Técnica Mecânica.
Segundo ele, o curso tem como objetivo capacitar o operador de colheitadeiras a executar todas as manutenções e regulagens e operar corretamente uma colhedeira na colheita das mais diversas culturas. O curso tem duração de 80 horas e conta com a presença de 19 participantes.
Também foi realizado durante esta semana o curso de Manutenção de Tratores Agrícolas -Semeadeira e Plantadeira. Aconteceu na terça-feira, dia 13, na Cooperativa Integrada, com a presença de 17 participantes e foi ministrado por Ormar Alves, instrutor do Senar, de Assis Chateaubriand. Já o curso de Avaliação Ideal de Vacas Leiteiras e Ordenhadeira Mecânica foi realizado na sede do Sindicato Rural, nos dias 15 e 16, com a presença do instrutor Enio João Todero, de Marechal Cândido Rondon.Todos os cursos são mobilizados pelo Sindicato Rural Patronal e disponibilizados gratuitamente pelo sistema Senar/ Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Faep/ Federação da Agricultura do Estado do Paraná. Para a realização desses cursos o Sindicato obteve parcerias com cooperativa Integrada, a empresa Tratorpeças e o escritório local da Emater. (FOTO: MARINALVA BATISTA)

Guarda municipal vira assunto na Câmara

Os vereadores de Ubiratã realizaram na noite de terça-feira, 13, a sessão ordinária da semana. Com a ausência do vereador Haroldo Fernandes Duarte, a sessão foi secretariada pelo vereador Lauro Hryniewicz.
Na ocasião também esteve na Câmara Municipal um ex-ubiratanense que atualmente trabalha em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Paulo Ferreira da Silva usou a tribuna, por solicitação do vereador Marcos Retamiro, para falar sobre a sua experiência como membro da guarda municipal daquela cidade. Citou as vantagens da implantação da guarda municipal e convidou os vereadores a fazer uma visita para conhecer pessoalmente os trabalhos efetuados pela equipe onde ele atua.Paulo considerou que também para o município de Ubiratã é viável a iniciativa de implantar a guarda municipal. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Atleta japonês visita Ubiratã

Em solo brasileiro há sete meses, o jogador de futebol, Yuta Shiroma, esteve visitando Ubiratã esta semana. Em passagem pela prefeitura municipal, acompanhado do secretário de Esporte e Lazer, Nicanor Kimura, o jovem de 19 anos conheceu um pouco sobre a cidade e conversou com o vice-prefeito, Orlando Vieira Filho.
Vindo de Kawasaki, estado de Kanagawa, Yuta está fazendo um estágio no clube juniores do Paulista de Jundiaí, no interior de São Paulo. O motivo que o trouxe para Ubiratã foi a propaganda que o irmão fez do município com a vinda para o Brasil no ano passado. “Meu irmão falou muito bem da cidade, principalmente das pessoas”, disse.
A permanência em Ubiratã durou somente quatro dias, mas o suficiente para que a expectativa do atleta fosse superada. “Apesar de pequena, a cidade mostra ser organizada. Isso é muito bem visto por nós japoneses”, avalia acrescentando que em julho retorna ao município antes de ir para o país de origem.
Do tempo que está no Brasil, o jovem comenta que ficou impressionado como o esporte é forte, em específico o futebol. “As pessoas encaram o esporte com seriedade. Acredito que é por isso que tantos brasileiros se destacam nos clubes do mundo todo. Em cada lugar que passo vejo pessoas jogando futebol”, admira-se.
Todos sabemos que no Brasil quando uma família tem um menino um dos principais desejos do pai é que o filho seja jogador de futebol. Questionado sobre isso, Yuta respondeu que no Japão os pais incentivam os filhos a estudarem.O beisebol é o esporte número um do Japão, mas o atleta conta que o futebol tem crescido e se consolidado. Segundo Yuta, a adesão aumentou com a realização da Copa do Mundo de 2002. Inclusive, destacou que vários atletas do Japão estão jogando em equipes tradicionais da Alemanha, Escócia e Itália. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Começa a reforma da fachada da igreja matriz

Começaram nesta segunda-feira os trabalhos de reforma e adaptações na fachada da igreja matriz de Ubiratã. Durante o período em que durarem os trabalhos a porta principal da igreja estará vedada para evitar danificações ao material, sendo que o acesso ficará livre pelas duas portas laterais. Toda a parte das calçadas já foi removida para a implantação do novo projeto arquitetônico.
De acordo com o empresário Sérgio Babinski Filho, que é o coordenador do Conselho Econômico Paroquial (CEP), as obras da restauração da fachada devem demorar cerca de seis meses. No local será erguida uma torre, com aproximadamente 28 metros de altura, no alto da qual será fixado o sino, que atualmente está localizado na parte de trás da igreja. O local receberá também uma rampa de acesso, nova escadaria, marquise e ajardinamento. Sérgio calcula que serão investidos mais de R$ 300 mil reais na primeira etapa da obra. Para tanto a comissão está recebendo donativos em produtos que podem ser depositados nas cooperativas. Também nas celebrações os fiéis podem realizar a oferta de donativos para as despesas da construção.
Sérgio explica que numa segunda etapa serão reformadas as portas laterais, o calçamento e haverá a implantação de galerias para escoamento de águas pluviais. Também as portas laterais receberão marquises e será aplicada nova pintura em todo o corpo da matriz. A conclusão da reforma deve demorar cerca de um ano, segundo cálculos do coordenador do CEP.O projeto inicial, que vinha sendo discutido e estava exposto em um quadro na secretaria paroquial, recebeu mudanças e simplificações. A torre, inicialmente prevista para ser erguida no lado oeste da porta principal da igreja, será erguida do outro lado, uma vez que a maior parte das pessoas chega ao local pelo lado oeste e a mudança permitirá melhor visual da frente do templo. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Alunos participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia

Pela nona vez, a Escola Municipal Antonio Lacerda Braga participa da XI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Na sexta-feira, 9, os 40 alunos das quartas séries da escola participaram das provas respondendo 10 perguntas relacionadas ao tema que englobam os foguetes, satélites, estrelas e planetas.
Desde fevereiro conteúdos vinham sendo trabalhados com os alunos. Além de fazer parte do projeto pedagógico, o conteúdo foi ainda mais detalhado para que os alunos participassem da avaliação.
A professora, Aparecida Motomura, comenta que sem a preparação é complicado que os alunos tenham um bom desempenho. No ano passado, o então aluno da 4ª série, Ailton César Krik, alcançou o 3º lugar.
Este ano foram inscritas 15.911 escolas públicas e particulares de todo o país. Os 50 alunos com os melhores resultados nas questões de Astronomia são convidados para participarem de um concurso durante a Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira e ainda terão chances de participar da Olimpíada Internacional de Astronomia e da Olimpíada Internacional de Astrofísica e Astronomia.
Já os 40 alunos com melhor desempenho nas questões de Astronáutica participarão da IV Jornada Espacial, um curso avançado sobre ciências espaciais promovido pela AEB, o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).A Olimpíada tem o objetivo de divulgar a Astronomia e as atividades espaciais a estudantes e é realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pela Sociedade Brasileira de Astronomia (SAB). (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

DPM recebe computador doado pela Aceu

A direção da Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã (Aceu) doou um computador para o Destacamento de Polícia Militar. A entrega aconteceu na tarde de quinta-feira, 15, na sede do DPM, com a presença de integrantes da diretoria da Associação Comercial e autoridades militares.
No ato da entrega o empresário Geraldo José dos Santos, presidente da Aceu, citou que quando o DPM passou sob o comando do sargento Márcio Nascimento, a Associação manteve contatos com o mesmo e manifestou a preocupação do empresariado com a situação de insegurança reinante na cidade, fatos que foram testemunhados pelo capitão Faustino, comandante da 2ª Companhia da PM, sediada em Goioerê à qual é subordinado o DPM de Ubiratã. Naquela oportunidade a Aceu se prontificou a doar um computador para ajudar nos trabalhos da PM de Ubiratã.
Geraldo enalteceu o trabalho que vem sendo realizado pela PM, sob o comando do sargento Márcio, e garantiu que o empresariado da cidade está mais tranqüilo, o que justifica ainda mais a doação. Por sua vez o capitão Faustino lembrou que a PM tem mais de 150 anos de história e é uma instituição cujas portas precisam estar abertas 24 horas por dia para garantir a segurança da população. O oficial também explicou aos presentes o funcionamento dos boletins on line, dispostos a todos os setores envolvidos e interessados, que serão ainda mais facilitados para os profissionais que atuam em Ubiratã com o equipamento recebido em doação.O comandante do DPM de Ubiratã, reforçou as considerações apresentadas pelo comandante da 2ª CIA e agradeceu o esforço do empresariado que resultou na doação. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Vereadores de Anahy visitam o SCV

Ontem pela manhã esteve em visita ao Sistema de Comunicação do Vale uma comitiva do município de Anahy, formada pelo ex-prefeito Joacir Antônio Lazaretti e pelos atuais vereadores Azízio Martins de Oliveira e Leonardo Aparecido Dobicz, o “Nardão”.
Um dos objetivos da visita foi convidar a reportagem do SCV a acompanhar as discussões que estão acontecendo nas sessões da Câmara Municipal de Anahy, a começar desta segunda-feira. A comitiva explicou que o Ministério Público da Comarca de Corbélia acatou reclamação de um grupo de vereadores de Anahy contra a distribuição de medicamentos, consultas, exames e outros procedimentos de Saúde diretamente pelo Gabinete do prefeito Valdemar José Bosio, em vez de tais procedimentos acontecerem no Posto de Saúde.
A comitiva explicou que a administração municipal cortou o fornecimento de atendimentos de Saúde, jogando a culpa nos vereadores, sendo que em sessão transcorrida no dia 10 de março foi aprovado por unanimidade de votos o Requerimento questionando a liberação de procedimentos médicos pelo gabinete do prefeito. O Requerimento foi proposto pelos vereadores Azízio Martins, Leonardo Aparecido, Valdinei Pereira de Souza e pela vereadora Elizangela Benjamin. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

COMBATE AO TABAGISMO

Com este frio todo, nesta madrugada, ficaria bem melhor falar sobre a Sibéria ou mesmo sobre os pólos enregelados. Mas de qualquer, melhor iniciar logo o tema escolhido, na expectativa de beneficiar pessoas em questão de saúde. Afinal de contas sou médico; minha missão é lutar pela saúde das pessoas.
A notícia vem do Rio de Janeiro. A prefeitura municipal decretou que a partir do dia 31 próximo, “será proibido fumar em qualquer ambiente coletivo do Rio de Janeiro”. O decreto estende-se à proibição para cigarros, cigarrilhas, charutos ou cachimbo em qualquer ambiente fechado, sem exceção. Sérgio Cabral, o prefeito neste caso, merece todos os nossos elogios. Não é possível tolerar o tabagismo; continua fazendo vítimas pelo mudo afora sem qualquer contraposição. Parabéns ao Prefeito.
O fumo produz cerca de quatro mil substâncias prejudiciais à saúde. Aumenta a pressão arterial, o colesterol, diminui a circulação de oxigênio no organismo, provoca rugas, queda de cabelos, danifica dentes, irrita os olhos e a própria voz fica prejudicada. Importante relembrar que também pode causar câncer da boca, do esôfago, pulmão, rins, bexiga e colo do útero. É um fator freqüente na incidência de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, ou seja, o conhecido derrame que infelicita, destrói e muitas vezes mata ou inutiliza tantas pessoas ainda na idade produtiva. Não devemos esquecer que tanto para mulheres como para homens os danos são irremediáveis na atividade sexual. A libido é prejudicada, a alegria do sexo acaba e assim, prematuramente, os fumantes ficam na “saudade“ antes do tempo. Desculpem-me, mas é a verdade.
Vejamos alguns números estatísticos como ilustração. No Brasil, cerca de 200 mil óbitos ocorreram, no ano de 2002 em conseqüência do tabagismo. Morreram mais homens do que mulheres. São informações divulgadas pela Organização Pan-Americana de Saúde – ano 2002. Em tempo, relembramos que nos portadores de diabetes, os riscos são bem maiores face as complicações cardíacas e vasculares provocadas pela nicotina. Os controles da doença exigem cuidados redobrados. Sobre gestante não precisa nem falar; os riscos de partos prematuros são sabidos e igualmente o baixo peso do neném.
Por tudo isso que tal “um caminhão de homenagens“ para os administradores do Rio de Janeiro? Merecem, nem tudo está perdido!....

ANTENA
*** CARLOS MINC - deputado (PT – RJ) será o novo ministro do meio ambiente. Marina Silva um tanto ou quanto desgostosa deixou a pasta. A causa foi a nomeação de Mangabeira Unger para administrar a política de desenvolvimento da Amazônia.

*** PONTE OCTÁVIO FRIAS – já está convertida em novo símbolo emblemático de São Paulo. É bonita e parece uma obra original. Não sei qual foi o arquiteto que a concebeu. Coisa de Oscar Niemeyer? Parabéns, S. Paulo.
*** CATÁSTROFE CHINESA – não há como deixar de lamentar profundamente a tragédia que aflige o povo chinês. Do terremoto já resultou o desaparecimento de 27 mil pessoas. Isso até agora; o número pode ser maior. Lamentamos.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Creche Escola está inclusa no orçamento do FNDE

A equipe da secretaria de Obras de Ubiratã encaminhou nesta semana o projeto de implantação da Creche Escola para o Fundo Nacional do Desenvolvimento Educacional (FNDE). Foi incluído no projeto o orçamento do planejamento paisagístico de acordo com o terreno reservado para a obra. Esse processo já garantiu a aprovação do projeto no orçamento geral do FNDE.
Para a execução da obra a chefe da divisão da engenharia, Neuza Dalvi, está levando em conta exigências propostas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar de Educação Infantil (PróInfância).
Conforme mostra o projeto, a creche contará com alas separadas de acordo com o público atendido. No entanto, todas se ligam em um pátio para refeitório, com sala de estar e acesso para anfiteatro ao ar livre. A estrutura será dividida em creche I, II, III, pré-escola e também tem a área administrativa.
Para a implantação da Creche Escola serão liberados R$ 700 mil, no qual, o maior parceiro é o deputado federal, Hermes “Frangão” Parcianello.O prefeito, Fábio D’Alécio, acredita que investir na educação é investir no futuro. “Essa é mais um projeto que colocamos em prática que trará desenvolvimento para a população. Nossa administração tem atuado pensando nos compromissos que firmamos com o futuro dos ubiratanenses e da cidade”, diz. (FOTO: ILUSTRAÇÃO)

Alunos conhecem biografia do Dr. Gentil

No mês em que o médico cardiologista, Gentil Toledo de Morais Júnior, completaria 43 anos os alunos da escola municipal que tem o nome do médico conheceram um pouco da biografia dele. Na terça-feira, 29, os integrantes do Leo Clube de Ubiratã foram até a Escola quando contaram a trajetória que o médico fez até o ano de 2006, quando morreu em janeiro.
Os jovens do clube contaram a história ressaltando alguns pontos como o esforço de Gentil para se formar em medicina e a dedicação para ajudar o próximo. “Ele foi uma pessoa especial que deixou e ainda deixa muita saudade nas pessoas que estavam perto dele”, comenta a presidente do Leo Clube, Inês Bento.
Durante a visita, os alunos escutaram uma mensagem positivista e que tinha como objetivo entusiasmá-los. No final as crianças receberam um coração simbolizando a especialidade do médico, tiveram que escrever uma mensagem e depois entregá-lo a uma pessoa que considere especial.
Entre as práticas de Gentil, estava o gosto pela pintura. Por isso outra tarefa proposta foi um concurso de pintura. Os alunos vão produzir um desenho e de cada sala serão escolhidos três, após isso será feita uma exposição e os três melhores da escola vão ser premiados.
A atividade deu vida a um projeto que começa a ser realizado pelo Leo Clube a partir deste mês. Os integrantes vão desenvolver regularmente ações junto aos alunos e professores.
Inês explica que a iniciativa surge como uma forma de reconhecimento pelo trabalho de Gentil. “Dentro do movimento leonístico e da sociedade ele foi uma pessoa que deixou uma passagem marcante. Queremos que os alunos da escola levem o exemplo do Gentil para frente e sejam pessoas tão boas quanto ele foi. Esperamos com nosso trabalho fazer com que a história não se apague”.
A diretora, Nivalda Rodrigues da Silva, salienta que a atividade foi interessante. “Lembrar da pessoa que o doutor foi é muito importante. Além disso, é uma atividade diferenciada e que incentiva a ter atitudes boas como as que ele tinha”, declara.
Quem também acompanhou o projeto foi a secretária de Ação Social e irmã do Dr. Gentil, Elcia Godinho, e membros do Lions Clube de Ubiratã.

Resumo
Gentil nasceu no dia 21 de abril de 1964, em Jundiaí do Sul, formou-se aos 23 anos em medicina na Faculdade de Medicina Severino Sombra, na cidade de Vassouras (RJ) e fez residência em cardiologia no Estado de São Paulo.
Mudou-se para Ubiratã, em 1991. Juntamente com a esposa e também cardiologista Célia Seiko Tanaka, iniciaram a prestar serviços médicos e atender os ubiratanenses.Jovem, com espírito humanitário, homem de caráter, simples e humilde Gentil conquistou uma legião de amigos e admiradores. Como retribuição pelos atendimentos prestados e pelo trabalho realizado a administração municipal o homenageou dando o seu nome à escola que foi inaugurada no mês de maio do ano em que faleceu. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Feira de Orquídeas e Cactos é sucesso mais uma vez

A Feira de Orquídeas e Cactos promovida pelo Lions Clube de Ubiratã está se tornando tradição no calendário de eventos local. Pelo sexto ano consecutivo, o evento acontece no dia do trabalho trazendo para exposição e comercialização diversas espécies das plantas. Durante toda a quinta-feira, 01, na sede da entidade, foram expostas mais de 30 tipos de orquídeas e também cactos.
A presidente do Lions, Lígia Sader, comenta que a atividade tem o objetivo de arrecadar verbas para o Serviço de Obras Sociais (S.O.S) Cicero Nuto Figueiredo, um projeto que atende de modo contra-turno meninos de sete a 18 anos. “Nossos trabalhos têm o propósito de ajudar a comunidade e o SOS é a entidade que ‘adotamos’ para ser beneficiada com as atividades que desenvolvemos”, explica.
Entre as orquídeas expostas a que tinha o custo mais alto era de R$ 50. Além de plantas já floridas, o visitante tinha como opção comprar as mudas sem flores que custavam entre R$ 10 e R$ 15. O expositor, Herbert Schmidt, é quem traz as orquídeas desde a primeira edição do evento. Ele cultiva as plantas com a família em Maripá.
Os cactos expostos, no entanto, são produzidos em Ubiratã e foi a segunda vez que fizeram parte da Feira. A produtora, Tercilia Mertten Guerra Campero, participa do evento comercializando e dando dicas de como a planta deve ser cuidada.A professora, Jane Cristina de Lima, tem um orquidário em casa e comenta que sempre visita o evento. Este ano, para aumentar o viveiro comprou mais diversas espécies. Segundo ela, as flores dão um ar mais leve e harmonioso para a casa. “É impossível não se apaixonar por essas flores”, completa. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Altamira do Paraná festejou seu 26º aniversário

O município de Altamira do Paraná completa no último domingo o seu 26º aniversário de emancipação político-administrativa. Diversos eventos marcaram a passagem data, sendo que o ponto alto das comemorações foi o almoço que aconteceu no pátio do Paço Municipal.
A programação começou com a cavalgada, no domingo, dia 20. De 21 a 24 aconteceram atividades culturais e artísticas na Casa da Cultura. Na noite de sexta-feira, 25, teve a final do III Festival de Música de Altamira do Paraná, Femusalta. Em seguida, o show com a banda Metrópole. No sábado a programação teve às 10:00 horas da manhã a Caminhada da Terceira Idade e às 14:00 horas o Torneio de Futebol de Sabão. Às 20:00 acontece o show com motos e depois o show da Banda MR e da dupla Roger e Rafael.
No domingo houve missa de Ação de Graças, na matriz, às 10:00 da manhã. E ao meio dia aconteceu o almoço festivo, quando foi servido o Carneiro Recheado, prato típico do município altamirense. Em sua segunda edição, o prato típico foi o principal atrativo da festa, no pátio do Paço Municipal, onde compareceram centenas de pessoas da comunidade altamirense, além de visitantes de outras cidades.No período da tarde aconteceu gincana encabeçada pela equipe do Sesc de Campo Mourão e também a quarta edição da Corrida de Rua 27 de Abril. Encerrando a programação, às 22:00 horas, o show da Banda Garrafão, em praça pública. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Coagru comemora Dia do Trabalho

A Coagru realizou na quinta-feira, 01, a costumeira confraternização em comemoração ao Dia do Trabalho. Para tanto reuniu na Arcapu de Ubiratã os funcionários da sede e entrepostos, em programação que teve início por volta das 9:00 da manhã e se estendeu até depois das 14:00 horas. Além de marcar a passagem da data, o evento serviu para que os próprios funcionários da cooperativa se inteirassem um pouco mais sobre a situação da instituição.
Na abertura houve um momento de oração e a apresentação de um slide com imagens religiosas enquanto se fazia ouvir a música “Sete Palavras”, interpretada pela dupla sertaneja Pedro Bento e Zé da Estrada. Uma explanação apresentada por responsáveis pelos setores mostrou o quanto a cooperativa movimentou na última safra, bem como as perspectivas em números envolvendo outros segmentos da atividade. O projeto de avicultura de corte, parceria entre a Coagru e o grupo Big Frango da qual nasceu a empresa BF&C Alimentos S/A, foi apresentado aos presentes, bem como dois vídeos instrutivos. Os participantes ainda acompanharam homenagens e participaram de almoço festivo.
Atendendo à reportagem do Sistema de Comunicação do Vale alguns funcionários falaram de suas experiências e da maneira como se sentem em trabalhar na Coagru. Para dona Lola, a alegria de trabalhar na cooperativa faz com que ela sinta a Coagru como sua família. Sendo a pessoa mais idosa do quadro funcional da cooperativa, aos 76 de idade já está com 26 anos de serviço na cooperativa e garante que trabalhar é entre outras vantagens uma fonte de saúde física. Em sua homenagem a cooperativa batizou a marca de farinha produzida pelo moinho como Farinha Dona Lola. Já o caminhoneiro Odair Paulo Seren é o funcionário mais antigo da cooperativa, sendo que em agosto próximo completa seus 31 anos de serviços, pilotando veículos pesados.Para os diretores Áureo Zamprônio e Valdir Aparecido D’Alécio o evento é uma forma de reconhecer o trabalho prestado pelo quadro funcional e que contribui para o êxito da cooperativa. Associados e funcionários são as colunas de sustentação do progresso da Coagru, na visão de Áureo Zamprônio. E para D’Alécio, os grandes projetos precisam de pessoas capacitadas para executar, o que é feito pelos funcionários, uma vez que como diz a própria palavra, funcionário é o que faz funcionar e, portanto, é o funcionário que faz a Coagru funcionar. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Juíza se despede da Comarca de Ubiratã

A juíza de Direito Aline Passos Baioni despediu-se da Comarca de Ubiratã. Seu último dia de trabalho foi na terça-feira, 29. Ela assumirá a Comarca de Chopinzinho, me meados deste mês, depois de estar por cerca de dois anos e dois meses à frente da Comarca de Ubiratã, que engloba os municípios de Ubiratã e Juranda.
Por ocasião da despedida a juíza estava muito emocionada e não conteve as lágrimas quando a promotora de Justiça Michele Nader teceu elogios ao trabalho que Aline desempenhou à frente do Poder Judiciário da Comarca, onde demonstrou não apenas as suas qualidades profissionais, mas também seu lado humano e visão de trabalho em conjunto, onde outros segmentos da sociedade puderam ser beneficiados com o trabalho da juíza.. A promotora aproveitou a oportunidade para desejar sucesso no novo compromisso da juíza.Por sua vez, Aline elogiou a equipe com a qual trabalhou durante os meses que respondeu pela Comarca ubiratanense, com destaque para a direção do Conselho da Comunidade e o atual delegado responsável pela 50ª Delegacia Regional de polícia Civil, Herculano de Abreu. A juíza explicou que sua passagem pela Comarca foi também um grande aprendizado, pois ela estava em começo de carreira. A maneira como a população ubiratanense a acolheu e as amizades que fez entre os moradores da Comarca, segundo a juíza, fará com que ela cultive fortes laços de amizades que perdurarão apesar da distância. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Vereador se diz alarmado com consumo de drogas

A sessão da Câmara Municipal de Ubiratã, transcorrida na terça-feira, 29, serviu para apresentação e votação de documentos englobando vários assuntos. Um deles foi a devolução para o proprietário, Rozalino Miguel Piccin, de terreno anteriormente doado à administração para construir barracão industrial em propriedade rural na região da comunidade São João; como o barracão foi construído na cidade, o prefeito Fábio D’Alécio acatou proposta da comissão de vereadores que avaliou os casos de terrenos doados e propôs a devolução ao proprietário, porque nele não foi edificada a obra para a qual houve a doação.
Os vereadores também fizeram comentários sobre alguns assuntos. Para Arnaldo Melo, a oportunidade foi de ponderar citação de uma lei num documento apresentado pelo Executivo. O vereador entendeu que houve engano quanto ao número da lei, uma vez que a mesma diz respeito a outro assunto não compatível com o que foi proposto.
Já o vereador Orlando Santos informou que representou a Câmara em reunião com representantes da equipe do Sebrae, transcorrida no sábado anterior. A reunião serviu para discutir incrementos na área de facção. O vereador também informou que naquele dia esteve em Londrina, em companhia do prefeito Fábio D’Alécio, onde participou de um treinamento ministrado por técnicos do Tribunal de Contas do Estado. Explicou que muitas coisas não podem ser feitas pelos vereadores, o que consta em apostila que deixaria à disposição dos demais integrantes do Legislativo ubiratanense.
Haroldo Fernandes Duarte, o Baco, agradeceu à administração municipal por acatar sugestão da comissão, que propôs devolução ao proprietário Rozalino Piccin o direito sobre área por ele doada e que não foi utilizada em construção de barracão industrial.O assunto mais delicado esteve por conta das palavras do vereador Lauro Hryniewicz, que se mostrou alarmado com o grau elevado de consumo de drogas entre adolescentes e jovens ubiratanenses. “Os nossos jovens já estão usando drogas extremamente perigosas”, disse. Ele apelou para a implantação urgente do Conselho Anti-Drogas, que foi aprovado pela Câmara em meados de 2006, mas cuja implantação ainda não vingou. O Conselho, segundo o vereador, englobaria pessoas de diversos setores da sociedade ubiratanense, incluindo as polícias e o Conselho Tutelar, e trabalharia na prevenção e combate ao comércio e uso de produtos entorpecentes. O vereador citou que na cidade já são consumidas em escala preocupante as drogas sintéticas, que mais efeitos nocivos causam e são mais difíceis de serem combatidas. O vereador também pediu união da comunidade e apelou aos meios de comunicação da cidade que ajudem a combater esse mal, que é um caminho sem volta. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Paraná pode te 1500 inelegíveis

Uma lista com aproximadamente 1.500 nomes de gestores e ex-gestores públicos que têm pendências físicas e por isto podem não ter as suas candidaturas impugnadas pelo Tribunal Regional Eleitoral: isto é o que está sendo preparado pelo Tribunal de Contas do Paraná. A lista também inclui secretários e chefes de autarquias.
Os nomes que apareceram na lista e que quiserem ser candidatos no pleito de outubro próximo têm até o dia 05 de junho para regularizar as pendências junto ao TC, em contas desaprovadas e convênios irregulares.Da região um dos nomes pode ser o da prefeita de Juranda, Leila Miotto Amadei. Conforme informações veiculadas na semana passada, o Tribunal de Contas do Estado considerou irregulares as prestações de contas de 2006 da prefeitura de Juranda, com pelo menos cinco problemas. Um deles teria sido a abertura de créditos adicionais acima do limite permitido por Lei. (FOTO: ARQUIVO / O VALE)

Sindicato Rural Patronal realiza curso de Panificação

O Sindicato Rural Patronal de Ubiratã, por meio do Sistema Senar/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Faep/ Federação da Agricultura do Estado do Paraná, realizou nos dias 29 e 30 o curso de Produção Artesanal de Alimentos Panificação Básico. O curso foi ministrado pela instrutora do Senar, Eliane Angélica Gasparello, de Boa Esperança.
Segundo a instrutora, o curso tem como objetivo preparar pratos derivados de massa básica do pão de forma caseira e mostrar para os interessados como fazer pães de forma fácil e simples. “Pois é obtendo habilidades que a pessoa poderá ter um bom rendimento e ajudar no setor econômico dentro de casa, participando de feiras em sua cidade”, ressaltou a instrutora.
O curso foi realizado na cozinha da Apae e contou com a participação de 12 mães dos alunos daquela instituição. O Sindicato obteve parceria com a direção da Apae por meio da diretora Sônia Maria Vieira Caetano.

LembreteOs agricultores que ainda não retiraram sua Guia de Contribuição Sindical 2008, é favor entrar em contato com o Sindicato Rural Patronal em horário comercial. O atendimento é das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:00, de segunda a sexta feira. (FOTO: MARINALVA BATISTA)

Distrito de Sales de Oliveira recebe melhorias

Na última semana a Prefeitura de Campina da Lagoa realizou melhorias no Distrito de Sales de Oliveira. As máquinas da Administração Municipal adequaram a pavimentação de todas as ruas do distrito. Como ainda não são servidas de pavimentação asfáltica ou poliédrica, as ruas foram patroladas e posteriormente cascalhadas. A melhoria ameniza os problemas com a poeira e o barro em dias chuvosos. Com o cascalhamento, a trafegabilidade é mais segura tanto para veículos quanto para pedestres.
Para se ter idéia do serviço realizado, foram utilizadas duas pás-carregadeira, duas motoniveladoras (patrolas), um trator de esteira, um rolo compactador e 18 caminhões caçamba.O Prefeito Celso Ferreira que acompanhou de perto a atuação dos servidores municipais, disse que os Distritos estão recebendo constantemente melhorias: “Nossas máquinas estão sempre trabalhando. Se não no povoado, próximo, nas estradas municipais, nos carreadouros. Aqui em Sales de Oliveira, tenho certeza que essa melhoria foi bem recebida pelos moradores”. (FOTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA)