terça-feira, 5 de agosto de 2008

Vacinação contra rubéola e pólio começa sábado

Com o slogan “Vacinação virou programa de família” os postos de Saúde de Ubiratã já se preparam para iniciar as campanhas de vacinação contra Rubéola e Poliomielite. No próximo sábado, dia 9, todas as unidades estarão atendendo das 8 às 17 horas toda a população.
O secretário de Saúde, Edmund Behrend, explica que as campanhas envolvem toda a família, por isso a escolha do slogan. As crianças menores de cinco anos devem ser imunizadas contra a paralisia infantil. Enquanto isso, todos os adultos que tem entre 20 e 39 anos devem ser vacinados contra a rubéola.
Os ubiratanenses poderão procurar os postos de saúde do Jardim Panorama, Boa Vista, São Joaquim, Vila Esperança, São João, Yolanda e na Secretaria de Saúde para tomar as vacinas.
Rubéola – De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, todos devem ser vacinados, independente do histórico de vacinação ou doença anterior. “A campanha de vacinação causa impacto imediato para alcançar a meta de eliminação da Rubéola nas Américas até 2010, um compromisso internacional e nacional assumido pelo Brasil durante a 44ª reunião do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)”, informa.
Com a campanha da rubéola, a proposta do Ministério da Saúde é erradicar a doença do país assim como aconteceu com a poliomielite. Em Ubiratã, a previsão é atender 5.596 pessoas com idades entre 20 e 39 anos. Do total, 3.003 são mulheres e 2.593 são homens.
Pólio – A responsável pelo setor de epidemiologia e enfermeira, Nágile Akkache, comenta que a pólio foi erradica só que a vacinação deve continuar, pois em outros países ainda existe o registro da doença. A meta, nesta que é a segunda etapa da vacinação da poliomielite, é imunizar 1.351 crianças.A poliomielite é uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus. É mais comum nas crianças – “paralisia infantil” –, mas também ocorre em adultos. A transmissão pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, ou pela contaminação fecal de água e alimentos. (FOTO: ILUSTRAÇÃO)

Nenhum comentário: