terça-feira, 30 de setembro de 2008

Escolas realizam atividades na Semana do Trânsito

Neste ano, a Semana Nacional do Trânsito teve como tema “a criança no trânsito”. Desde o dia 18 várias atividades aconteceram em todo o país com o principal objetivo de conscientizar pedestres, ciclistas e condutores sobre os deveres e direitos. As escolas em Ubiratã prepararam ações internas durante todo o período.
Na quinta-feira, 25, diversos trabalhos foram realizados. Logo pela manhã, os alunos da Escola Municipal Cleide Maria Zamprônio fizeram um passeio pelo centro da cidade identificando as placas e marcações que sinalizam o trânsito. A Polícia Rodoviária em parceria com as escolas também realizaram uma blitz educativa no posto da BR-369 com entrega de panfletos aos motoristas.
A Escola Municipal Antonio Lacerda Braga, por exemplo, trabalhou conteúdos com os alunos durante toda a semana. Entre eles foram produzidos desenhos para o VIII Prêmio Denatran de Educação no Trânsito, textos com auxílio dos professores e encerraram com apresentações na tarde de quinta.
Os alunos do 1º ano, explicaram para os colegas e professores a função e significado das placas de trânsito. Além disso, cantaram uma música alertando sobre a necessidade de atenção.
Para a diretora, Elizabete do Prado Coginotti, qualquer tipo de instrução deve começar desde cedo. “No caso do trânsito, temos que conscientizar ainda mais para que as crianças tenham uma boa conduta e assim evitem problemas quando se tornarem adultos”, destaca.
Em parceria com o Detran, aconteceram em algumas escolas também palestras educativas ressaltando os cuidados no trânsito. A responsável pela secretaria da Educação e Cultura, Jane Lima, destaca que as crianças são ferramentas importantes para ajudar a despertar a responsabilidade nos adultos.Concurso – O prêmio do Denatran é realizado todos anos. A Escola Antonio Lacerda Braga participa na categoria criação de personagem e tem o tema “Meu (minha) super-herói (heroína) no trânsito é assim...”. Os participantes tiveram que elaborar um desenho, seguido de um texto contendo o nome da personagem, idade, ocupação, características e particularidades.(FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Nenhum comentário: