terça-feira, 2 de setembro de 2008

Escolhidos vencedores da fase municipal da Olimpíada de Português

Após o intenso trabalho de preparação que os professores da rede pública de ensino de Ubiratã fizeram com seus alunos, foram escolhidos na segunda-feira, 25, os vencedores da fase municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro.
A comissão julgadora, formada pela secretaria da Educação e Cultura, teve como responsabilidade analisar as produções encaminhadas pelas escolas. Dentre as categorias existentes – poema, memória literária e artigo de opinião – os avaliadores tiveram que observar a pertinência ao tema proposto, elementos que caracterizam cada categoria, a busca de informação, originalidade, aspectos gramaticais e ortográficos.
O tema do projeto este ano é “O lugar onde vivo”. A partir disso os alunos deviam produzir textos com auxílio dos professores e respeitando as características de cada categoria.
O trabalho com os participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa iniciou em abril, mas ainda não acabou. Após a fase municipal, tem a estadual, regional – com os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e por fim a nacional que premiará os cinco melhores em cada nível.
Conforme destaca a responsável pela secretaria da Educação e Cultura de Ubiratã, Jane Cristina de Lima, “através da escrita é possível fazer, na escola, algo forte e interessante, que possibilite aos alunos e professores pensar mundos transformados pela força da palavra”.
Uma das julgadoras, Karina Martins, avalia que o que impressionou foi a sensibilidade. “Os alunos estão com um lado sensível muito aguçado e isso transparece nos poemas produzidos. Nas outras categorias foi demonstrada a preocupação com a pesquisa e com a maneira de dispor cada palavra”, argumenta.

Selecionados
Ao todo, Ubiratã vai para a fase estadual com 11 produções. Na categoria poema o resultado ficou da seguinte forma: 1º Escola Professora Lucinéia Ricardo Braciforte - aluna: Ana Carolina de Oliveira - professora: Adriana; 2º Escola Estadual São João – aluna: Bianca Almeida de Souza - professora: Maria Aparecida Silva Ferreira; 3º Escola Antonio Lacerda Braga - aluna: Miriã Caíres O. Brito - Professora: Eny de Mattos Almeida. Os suplentes nessa modalidade são: Escola João Bertolli - aluna: Camila S. Piva - professora: Lucinéia Macário; Escola Cleide Borges Reis - aluno: Patrik Aparecido Smanio - professora: Marcia Guerra Canteiro; e Colégio Maria Gomes Bizerra - aluna: Beatriz M. Mosoli - professora: Francisca Massaranduba.
Somente o Colégio Estadual Olavo Bilac se inscreveu na categoria artigo de opinião. Com isso, a aluna Elaine Gomes vai para a fase estadual. A professora que auxiliou foi Lindaura Magalhães.
Foram selecionados para a fase estadual quatro memórias literárias. O 1º lugar ficou com a Escola Cecília Meireles – aluno: Marlon H. Oliveira Torrescilhas - professora: Adelaide Bartz. O 2º lugar foi para a Escola Estadual São João - aluno: Juliano Piva Bermal - professora: Maria Aparecida Silva Ferreira. Os suplentes da categoria são: Colégio Estadual Quintino Bocaiúva - aluno: Duane Girselene Dias - professora: Maria Aparecida Silva Ferreira e o Colégio Estadual Carlos Gomes - aluna: Bianca Natieli da Silva Melo - professora: Renata Bertoli Ludwic.

Categorias
Os participantes na categoria poema são alunos e professores de 4ª e 5ª séries do ensino fundamental de oito anos e 5º e 6º anos do ensino fundamental de 9 anos. Já as memórias literárias são para 7ª e 8ª séries do fundamental de oito anos e 8º e 9º anos do fundamental de nove. Os artigos de opiniões são destinados para 2º e 3º anos do ensino médio.A Olimpíada de Português – Escrevendo o Futuro é uma realização do Ministério da Educação, em parceira com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Um comentário:

Anônimo disse...

Nice brief and this mail helped me alot in my college assignement. Say thank you you as your information.