quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Coagru realiza reunião de comitês em Campina

A cooperativa Coagru realizou na quinta-feira, 21, mais uma reunião descentralizada dos Comitês de Cooperantes, Coopermulher e Cooperjovem. Foi na Arcapu de Campina da Lagoa e ocupou praticamente todo o período da tarde. Um momento de reflexão abriu as atividades, com uma música acompanhada de fotos ilustrativas e depois uma oração.
Nas atividades houve uma explanação sobre a união dos associados para salvaguardar a cooperativa e também foram mostrados investimentos que estão acontecendo no entreposto campinalagoano. Depois de uma explanação sobre o mercado agrícola e suas perspectivas, os participantes tiveram uma palestra com Renato Pacholek, com o tema “O líder em construção”. Houve dinâmica de grupo, plenária com a diretoria e avaliação. O presidente Áureo Zamprônio manifestou-se satisfeita com a presença de todos os integrantes, apesar da reunião acontecer em um dia de semana, com tempo propício para as colheitas. “Os comitês existem desde o início da Coagru e são muito importantes para a cooperativa”, comentou. Segundo o presidente a estrutura de armazenagem é uma preocupação para a Coagru, devido à grande demanda com o aumento do plantio de milho na segunda safra e também com a implantação do abatedouro de aves.
Para o diretor vice-presidente, Valdir D’Alécio, os investimentos fazem parte da modernização da cooperativa. “Investir em equipamentos é importante, mas investir em pessoas é fundamental” disse D’Alécio, referindo-se à reunião dos comitês. Mozart, gerente do entreposto, manifestou-se honrado em receber a reunião dos comitês e destacou a importância dos investimentos que a cooperativa está realizando no entreposto. “Investimentos vieram na hora certa”, afirmou.
Investimentos – O engenheiro agrônomo Walmir Iácono, gerente da Divisão Técnica e Agrícola, apresentou aos participantes da reunião dos Comitês o que está sendo feito de investimentos no entreposto, em valores acima de um milhão e meio de reais. As prioridades são nas áreas de recepção, secagem e armazenagem de grãos, visando a atender melhor o quadro social, uma vez que ao longo dos últimos anos as cooperativas e empresas não conseguiram acompanhar a evolução que houve no campo, ficando com a capacidade aquém daquilo que é necessário.“Especificamente em Campina da Lagoa estamos investindo em um secador com o conjunto de máquinas de limpeza, e elevadores para dar fluxo a uma vazão de 120 toneladas por hora”, conta Iácono. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

TRE cassa mandato de Luiz Cunha

O vereador Luiz Francisco da Cunha, que não participou da sessão ordinária da Câmara de Ubiratã na terça-feira desta semana, 19, teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Curitiba. A decisão foi tomada na quinta-feira, 21.
Luiz Cunha se elegeu em 2004 pelo PDT e fez parte da base governista, mas no começo do ano passado deixou de apoiar a equipe e passou a integrar o PTB, reforçando o bloco de oposição ao governo do atual prefeito, Fábio D’Alécio. Como a legislação passou a permitir o pedido de cassação por infidelidade a partir de determinada época, o mandato do vereador esteve por um fio nos últimos meses, quando ele acirrou ainda mais a sua oposição. No vaivém do processo de cassação havia a crença de muitos que o vereador não perderia o mandato, mas a semana está terminando com novos rumos para o edil.
De acordo com o presidente do PDT, Valdir Hellstron, e com o presidente do Legislativo Municipal, Aparecido Paula da Silva, o desenrolar dos fatos necessita agora da comunicação oficial do Cartório Eleitoral à Câmara Municipal sobre a cassação com a indicação de qual pessoa ocupará a vaga. Enquanto isto, segundo Aparecido Paula, o vereador cassado continua na atividade. Hellstron explica que será a Justiça Eleitoral que apontará o novo integrante da Câmara, podendo ser Nizete Aparecido, o Zicão, suplente mais votado do partido, ou Rosa Francisca Camillo, suplente mais votada da coligação.Vereador Luiz Francisco da Cunha foi cassado por ter trocado de partido; nos últimos meses adotou postura ferrenha na oposição. (FOTO: ARQUIVO / O VALE)

Sicredi realiza reunião com associados de Ubiratã

A Sicredi Vale do Piquiri dá continuidade ao cronograma de implantação dos Programas Crescer e Pertencer na cooperativa. As reuniões de esclarecimentos aos associados são coordenadas pelo presidente Jaime Basso e tiveram início no dia 28 de julho. “Neste momento, o objetivo é buscar o entendimento dos associados em relação aos programas, que visam à formação dos associados e uma nova forma de gestão da cooperativa”, comentou Basso.
A agenda da cooperativa para esta etapa de implantação termina no mês de setembro. Tempo necessário para a realização de encontros com associados das trinta unidades de atendimento, que compõem a área de atuação da Sicredi Vale do Piquiri.
Em Ubiratã, a reunião aconteceu na quinta-feira (21). “Reunir os associados e discutir o futuro da cooperativa mostra a nossa preocupação com a segurança deste empreendimento”, disse o gerente da unidade, Amarildo Antonio Agnolin.
Nesta Etapa são repassadas informações básicas como as características dos programas, finalidade, leis que regulamentam, forma de participação e cronograma de implantação para os próximos três anos. “Havendo o entendimento dos associados se torna mais fácil a continuidade de todo o processo. A formação da liderança é fundamental para a compreensão do nosso negócio, que é ser cooperativa de crédito”, enfatizou Jaime Basso. Além dos programas, o presidente apresenta a prestação de contas do primeiro semestre da cooperativa. “Ao fazermos a prestação de contas, colocamos em prática um dos princípios cooperativistas, que é a transparência na gestão”, finaliza o presidente. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Treinamento fomenta a agroindústria familiar

O Programa de Desenvolvimento da Agroindústria do Noroeste do Paraná realizou nesta semana mais um treinamento em Ubiratã. Os participantes deste evento são produtores rurais que estão sendo orientados pelo Sebrae para conquistar mercado para seus produtos. “Produzir não é tão difícil, o complicado é comercializar”, sintetiza o professor Jacó Gimenez, responsável pelo treinamento, que acontece duas vezes por mês e tem parcerias com a Emater, Seab, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ubiratã e Juranda, faculdades e Sindicato Rural Patronal, bem como o apoio da municipalidade.
De acordo com Jacó Gimenez a idéia é apoiar os produtores para que eles possam crescer em suas atividades, sendo que um dos meios de conquistar mais espaços para os produtos é a participação em feiras em outros municípios, como aconteceu recentemente. O grupo que participou dos treinamentos reunia 42 pessoas em 26 atividades de agroindústria nos municípios de Ubiratã, Juranda e Nova Aurora. Entre as atividades envolvidas há produção de mel, cachaça, derivados de mandioca, frutas e doces em conservas e outras.David Ezuel Gurski, do município de Nova Aurora, trabalha com cachaça e mel e está bastante otimista quanto às orientações fornecidas pelo Sebrae aos produtores. O mesmo sente Maria Aparecida Ribeiro Novaes, de Ubiratã, cuja atividade é na área de industrialização do alho. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Choque entre veículo e moto deixa feridos

A rodovia Ercides Rosseto, que liga o Distrito de Yolanda à sede do município de Ubiratã, registrou mais um acidente. Foi na tarde de domingo, 17, próximo à Vila Arco. O choque envolveu um veículo VW Gol CL, placas BLK-7227, licenciado em Ubiratã e pertencente a Oswaldo Hortêncio, residente na região da comunidade Três Placas; e a motocicleta Yamaha DT 180, placa BGX-6055, licenciada em São Paulo (SP).
Pilotado por Silvany Roberto de Carvalho, 34 anos, o veículo Gol trafegava com destino a Ubiratã, quando foi surpreendido pela motocicleta, que seguia em direção contrária. O piloto possivelmente veio a se desequilibrar após passar por uma lombada da rodovia e invadiu a pista contrária, vindo a colidir frontalmente. Há informação não confirmada pela Polícia Militar que o piloto estava com o capacete pendurado no cotovelo.Com o choque o veículo Gol ficou bastante danificado e da família que estava em seu interior apenas a motorista teve ferimentos leves. O motoqueiro Luiz Carlos Rodrigues, 36 anos, residente no Distrito de Yolanda, sofreu ferimentos graves e foi conduzido a uma unidade hospitalar da cidade de Campo Mourão, onde teria sido submetido a uma cirurgia bastante delicada e chegou a permanecer na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). (FOTO: MARINALVA BATISTA)

Escola Profissionalizante abre inscrições para cursos

A Escola Profissionalizante está formando as primeiras turmas depois que inaugurou e já está abrindo inscrições para novas turmas. Os interessados em fazer os cursos de costura industrial, cabeleireiro, e manicure e pedicure podem se inscrever de segunda-feira, 25, até sexta-feira, 29.
Para preenchimento das fichas é necessário entregar a cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Serão abertas turmas nos períodos da manhã, tarde e noite. As inscrições podem ser feitas das 8 horas às 11h30 e das 13 às 17 horas.Atualmente a Escola Profissionalizante está atendendo 155 ubiratanenses nas três opções de curso. No mesmo espaço funciona a Escola do Futuro com aulas de informática. O projeto atende na rua Herculino Otaviano, próximo da Caixa Econômica Federal. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Professora alfabetiza alunos em casa

A professora, Maria de Lourdes Brunieri Silva, uma vez por semana tem uma missão diferente das que realizava normalmente. Ela sai de casa e ao invés de seguir para a escola, tem um outro destino, a casa da dona Maria das Dores de Campos, que mora no Jardim Panorama.
A ação é resultado da união do projeto Alfa, desenvolvido pela secretaria da Educação e Cultura de Ubiratã, com o Paraná Alfabetizado, criado pelo governo estadual. Com a parceria ficou para trás o tempo em que os alunos da cidade tinham aulas personalizadas somente em escolas particulares e um novo cenário começa a ser desenhado na história da educação municipal.
Dona Maria, é aposentada, tem 81 anos e mora com dois filhos numa casa humilde, assim como toda a família. A filha de 45 anos teve paralisia, conseqüência disso depende da mãe para tudo. Já o filho, Manuel Aparecido dos Santos, 58, é o famoso “pau para toda obra”. “O que aparece de trabalho a gente faz”, diz cheio de disposição.
Quando criança, por causa do trabalho, Maria das Dores deixou de lado a escola. Freqüentou somente o primeiro ano, depois aprendeu o que pôde e conseguiu em casa mesmo. As dificuldades enfrentadas para cuidar da filha foi o principal fator que a impedia de voltar aos bancos escolares. “Ela não come, não anda, não toma banho sozinha. Tenho que fazer tudo para ela”, conta.
Diante da impossibilidade apresentada, a professora Maria de Lourdes se dispôs a dar aulas na casa da xará. Desde então, começou o processo de alfabetização de Maria das Dores. A professora comenta que a aluna é aplicada e esperta. “Apesar de todo o tempo sem aulas, ela se mostra muito atenta”, destaca.
Nas paredes da sala da casa estão coladas as vogais, alfabeto, palavras, pequenas frases e também números. O material serve de apoio para as aulas e também para facilitar a fixação do que a professora ensina nos encontros semanais. Quando vai falar das aulas, dona Maria é enfática: “Adoro! É muito bom. A professora tem paciência e ensina bem”. Ela acrescenta ainda que estudando “a idéia fica mais fresca”.
Inspiração – Manuel, nunca foi para a escola. Motivo? O mesmo que a mãe enfrentou antes, trabalho! Como dizem que os filhos são os espelhos de seus pais em junho chegou a vez de Manuel começar a ser alfabetizado, desde então também é atendido em casa.
As aulas da dona Maria das Dores acontecem sempre nas quintas-feiras, quando o filho não está trabalhando a aula é para os dois, se não a professora atende em dias diferentes.
Aos poucos ele vai se adaptando à novidade, uma vez que nunca freqüentou uma escola. Mesmo sendo algo novo tem mostrado interesse como ele próprio comenta: “devagarzinho a gente vai aprendendo. Sobrou uma folguinha a noite eu vou estudar mais”, declara orgulhoso.
Segundo sua mãe, “a maior alegria era ter meus filhos estudados”, emociona-se. Como não conseguiu, considera estar realizada acompanhando o filho estudando ao seu lado.
Amizade – Maria de Lourdes está nos projetos pela terceira vez e diz que o contato semanal aqueceu a relação professor e aluno. Agora, se consideram mais amigos do que mero mestre e educandos. A professora argumenta que o aprendizado é mútuo. “Eu ajudo na alfabetização, mas o aprendizado de vida que tenho com eles é muito maior. Eles têm uma história de vida de muito esforço e isso emociona, faz com que a gente valorize mais as coisas simples”, confessa.
Entre as observações ressalta que dona Maria das Dores está sempre feliz, apesar de tudo o que passa. “Eu a considero uma pessoa abençoada”, afirma.
Aulas – Além de atender mãe e filho em casa, Maria de Lourdes, tem uma turma dos programas funcionando na Associação dos Deficientes Físicos de Ubiratã (Adefiu). São 14 alunos que têm a oportunidade de serem alfabetizadas, conhecerem novas pessoas e ocuparem o tempo vago.
Os programas trabalham com temas geradores. Ou seja, o mesmo assunto é tratado em todas as turmas que existem na cidade no mesmo período. A professora explica então que o início das aulas é mais para que todos se conheçam e é levantada a história de cada um, depois representada através de desenhos. “Isso tem como objetivo fazer com que fiquemos mais próximos”, fala.
Conforme destaca, ela e os alunos são eternos cúmplices. “Quando não posso dar a aula no dia combinado fico preocupada porque tenho que repor, mas sempre trabalhamos com companheirismo. Isso facilita o trabalho”, completa.
A coordenadora municipal dos programas, Sueli Antonelli, conta que outras quatro professoras realizam um trabalho parecido. “Oferecer esse atendimento na casa, ter essa aproximação com o aluno e observar os resultados é tão gratificante”, avalia.
Programas – Em Ubiratã estão funcionando 19 turmas com aproximadamente 250 alunos no total. São turmas em escolas, associações, igrejas, entre outros.Para participar dos programas é necessário ter no mínimo 15 anos, não ter escolaridade ou ser analfabeto funcional e apresentar a carteira de identidade. A duração do programa é de oito meses, com possibilidade de continuar conforme novas turmas são abertas. Mais de 500 alunos já se formaram em Ubiratã através dos programas. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Livro marca 50 anos de ocupação de Ubiratã

O nome de Ubiratã tem origem no tupi guarani e significa madeira dura. Madeira dura que não enfraquece, pelo contrário se fortalece. Comemorando o cinqüentenário de ocupação territorial do município a secretaria de Educação e Cultura, através da Divisão da Cultura, lançou na noite de sexta-feira, dia 22, às 20 horas, no Centro Cultural o livro “Ubiratã História e Memória”.
O evento contou com a presença de pioneiros da cidade, autoridades municipais, autores do livro e ainda uma exposição fotográfica foi aberta mostrando todo o processo de implantação do município até os dias atuais.
A obra escrita por Alceu Sperança, Regina Sperança e a chefe da divisão da Cultura e professora de história, Selene Cotrim de Carvalho foi elaborada tendo como ponto de partida o dia 24 de agosto de 1954. Nesta data, foi instalado no contraforte mais alto da serra do Piquiri, às margens do córrego Central, o singelo acampamento Saiju, onde tudo começou.
Em 340 páginas o leitor poderá conhecer melhor, com mais profundidade e riqueza de detalhes a história da cidade, não deixando de lado acontecimentos que marcaram também o desenvolvimento do país.
O livro registra não só através das palavras, mas também de uma série de fotografias os momentos que o território passou para chegar à condição de município e outras que mostram a atual situação da cidade.
A chefe da divisão da Cultura e também autora do livro, Selene Cotrim de Carvalho, considera o momento importante, pois é mais um trabalho desenvolvido para resgatar a memória de Ubiratã. “A obra foi escrita pensando em levar para os apreciadores da história detalhes ainda não difundidos e manter a memória do município viva para quem já viveu aqui, quem ainda vive e quem viverá”, conta.Quem se interessar pelo livro pode adquirir o exemplar, por R$ 20, na Biblioteca Pública Municipal e na Loja do Provopar – instalada na Rodoviária Municipal. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Apae participa da Semana Nacional do Excepcional

Teve início quinta-feira, 21, e se estende até o dia 28 a Semana Nacional do Excepcional, período em que as entidades apaeanas realizam atividades especiais com seus alunos e profissionais. Em Ubiratã as atividades abordarão diferentes temas, incluindo uma visita à Casa da Cultura e visita à Creche das Árvores, entre outras coisas.
“Defender os direitos humanos é valorizar a diversidade e promover a dignidade” é o tema da Semana deste ano. Com este tema pretende-se nortear as ações da Rede Apae e servir de eixo gerador de reflexões e de debates a serem realizados no decorre do ano. A inclusão escolar, um tema bastante atual para quem atua nas atividades das Apaes, vem sendo realizada de forma equilibrada, segundo conta Sonia Vieira Caetano, diretora da escola Especial Jesus Menino, de Ubiratã. A rede Apae defende o direito de escolha da pessoa com deficiência intelectual e de sua família sobre o local onde deseja estudar.
A Semana Nacional do Excepcional foi instituída em 1964 e se torna uma grande mobilização nacional em torno das pessoas portadoras de necessidades especiais. É uma busca de conscientização da população e dos governos em favor da garantia de direitos da pessoa com deficiência e sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político.Fundada em 1954 a Apae é uma organização social que defende os direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais no Brasil. Com profissionais especializados e conhecimento acumulado em décadas de experiência a Apae é pioneira na escolarização e inclusão escolar, educação que transforma a vida de milhares de pessoas portadoras de necessidades especiais e as faz alcançar seus objetivos. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Definida data do Motocross na Colônia Santo Inácio

Foi definida na semana que passou a data para a realização da competição de motocross na pista da Colônia Santo Inácio. A competição virou tradição e neste ano poderá ser de portões abertos para todos que forem prestigiar as disputas.
De acordo com o secretário do Esporte e Lazer, Nicanor Kimura, o evento acontece nos dias 13 e 14 de setembro, quando na pista da colônia Santo Inácio acontece uma das etapas da Copa Oeste de Motocross. Na terça-feira, 19, houve uma reunião com representantes da Federação Paranaense de Motocross, onde foram tratados assuntos referentes ao evento, que deverá receber participantes de todas as regiões do Paraná e também do vizinho país Paraguai, como já aconteceu em anos anteriores. De imediato uma preocupação para a organização da competição é o grande número de pilotos interessados em participar das corridas.
O evento do ano passado contou com a visita de Eduardo Sassaki, piloto de fama nacional e conhecido como “Japonês Voador”, que elogiou a organização do Motocross da Colônia Santo Inácio. Nicanor Kimura conta que recentemente esteve com o piloto, que manifestou interesse em novamente participar do evento como visitante. “Ele é o Pelé do motocross”, comenta Kimura, que prevê para muito breve uma parceria com o piloto, que atualmente atua como promotor de eventos.
Idealizador da competição de motocross na Colônia Santo Inácio, Nicanor Kimura reconhece que o nível da competição está bastante elevado, bem como a receptividade entre os competidores, o que credencia a Colônia Santo Inácio a aspirar por eventos de dimensões mais abrangentes. “Já está chegando a hora de darmos um passo maior”, comentou Kimura, adiantando que para o ano de 2009 o evento já terá novidades expressivas. “Só não fizemos ainda porque entendemos que toda idéia tem que se amadurecer para o momento certo”, disse o secretário, apontando para novidades no evento.Maiores detalhes da programação serão definidos nos próximos dias, mas o secretário adiantou que está havendo conversação com o grupo dos Trilheiros, para uma participação. Ele faz questão de enfatizar a importância do apoio da comunidade ubiratanense, que sempre tem demonstrado disponibilidade em apoiar esta iniciativa. A competição tem como patrocinadores oficiais as empresas JF Retificadora, Farmácias Ubiratã e Farmais, Furusato Gás, London Tur, Farmácias Casafarma e 2001, Cooperativa Coagru e Sistema de Comunicação do Vale. O evento tem também o apoio da Prefeitura Municipal de Ubiratã. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Cursos atraem pessoas de Assis Chateaubriand

Após sua reestruturação o Sindicato Rural Patronal de Ubiratã está buscando novos conhecimentos para que os agricultores possam fazer parte dos grupos de Empreendedores na região. O Sindicato, preocupado com a formação e orientação dos agricultores, está mobilizando cursos em vários seguimentos e atraindo até pessoas de outras cidades.
Na segunda-feira, dia 18, teve início o curso de hortaliças com ênfase em plasticultura no Sindicato Rural, que se estendeu até a quarta-feira, 20. No dia, o Sindicato contou com a presença de um jovem do município de Assis Chateaubriand. Juliano Massami Tokunga, 33 anos, trabalha com sua família e ficou sabendo da importância do curso que aconteceria em Ubiratã. Logo entrou em contato e fez sua inscrição para participar.
“Há muito tempo venho trabalhando com minha família e no momento estamos pensando em fazer uma horta com estufa – plasticultura, mas primeiramente tenho que me aperfeiçoar, porque muitas coisas estão sendo inovadas então, precisamos estar atentos a essas inovações para podermos obter um rendimento gratificante”, ressaltou Massami. O curso de olericultura foi ministrado por Cláudio Zunta, instrutor do Senar que veio de Santa Fé.
Vale a pena lembrar que já estão em andamento os cursos de Empreendedores, específico JAA (Jovens Agricultores Aprendiz), além de outros cursos feitos nas comunidades rurais. Entre os dias 19 e 21, por exemplo, houve o curso de Turismo Rural com ênfase em Oportunidade de Negócios, acontecido na comunidade Três Placas, com a instrutora do Senar Nelcy de Freitas.O Sindicato Rural também está convidando os agricultores para uma palestra a ser realizada na Arcapu de Ubiratã, dia 11 de setembro, às 09:00 horas com o tema “Casa em Ordem com ênfase em Reserva Legal”. (FOTO: MARINALVA BATISTA)

Preparando líderes

A Coagru se preocupa com o presente, mas principalmente com o futuro. Sendo assim, está realizando um curso de preparação de líderes. Trata-se de cursos de lideranças que estão sendo realizados com jovens participantes do programa Cooperjovem. O curso é divido em módulos. Na segunda e terça-feira, (18 e 19) foi realizada a quarta etapa, que trabalhou a comunicação. Os participantes receberão um curso de oratória com o foco em facilitar sua comunicação com a comunidade.Neste curso ainda resta a quinta etapa que será sobre Cooperativismo e depois finalizara com uma viagem de conhecimento. (FOTO: EDCARLOS PEREIRA)

Inaugurada a Cristal Ótica

Foi inaugurada em Ubiratã na quinta-feira, 21, uma nova empresa do ramo ótico. É a Cristal Ótica, que atuará com laboratório especializado e realizará diversos serviços de aferição de grau de lentes oftálmicas, montagem e acabamento de lentes, consultoria na escolha de óculos adequados, conforme receita médica. A empresa também oferece produtos para limpeza de óculos, cordões e acessórios, linha de bijuterias, folhados e pratas de bali.
A Cristal Ótica dispõe de uma área destinada às crianças, com vários modelos e marcas de armações e solares, com atendimento personalizado para os “pequenos” na hora de escolher seus óculos.
A loja dispõe de uma diversidade em marcas e preços. Uma novidade é a linha de produtos da feito Brasil, em sabonetes artesanais, sais de banho, hidratantes e outros, produtos 100% naturais, confeccionados por artesãos com vegetais, sem gordura animal.O empreendimento é de Izabel Francelina Bento e Viviane Vaize de Lima Alencar. Viviane é acadêmica em Administração pela Faculdade Dom Bosco e tem experiência em trabalho no comércio. Izabel é Técnica em Ótica pela Fundação Castro Mendes – Senac, Campinas (SP), em 1994, e sua família sempre foi do ramo. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

E para onde vai a glicerina?

Tão crescente quanto a popularidade do biodiesel, a produção de glicerina – co-produto da reação entre óleos vegetais e álcoois – vem causando enorme polêmica em diversos ramos da indústria química.
Especialistas afirmam que sua produção atual já ultrapassa sua demanda, levando a uma brusca redução de seu preço no mercado nacional. Em 2005, um quilo de glicerina custava cerca de R$ 3,00, atualmente, observa-se uma queda de quase 50 % nestes valores, podendo ser comprada a menos de R$ 1,60/ kg.
Sua desvalorização frente às exportações é outro fator preocupante. A glicerina obtida ao final do processo de produção de biodiesel apresenta um baixo grau de pureza, reduzindo ainda mais seu valor de mercado.
Sua principal aplicação é na indústria de cosméticos, além disso, pode ser utilizada como matéria-prima para diversos produtos farmacêuticos, alimentícios (por ser levemente adocicada), bebidas, papel, resinas, entre outros. Atualmente, ela apresenta inúmeras utilidades, porém não suficientes para absorver toda a oferta deste produto.
Desta maneira, diversos setores da indústria química aliados aos grandes centros de pesquisa e universidades não estão medindo esforços quando se trata de desenvolver novas aplicações para a glicerina, principalmente, quando se avalia a possibilidade de substituir compostos de origem não-renovável pela mesma. Diante deste desafio, o programa nacional de biodiesel acaba sendo visto como um grande vilão da história, por ser o causador desta alta oferta de glicerina no mercado nacional. Porém, deve-se levar em consideração que desde que o programa foi criado, muitas outras utilidades para a glicerina já foram testadas e desenvolvidas, impulsionando fortemente o surgimento de novos setores industriais e conseqüentemente, a geração de novos empregos e maior renda ao país. (LETÍCIA MARCINIUK)

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Pavimentação poliédrica da estrada Caviúna é danificada

Cerca de mil metros quadrados da pavimentação com pedra irregular da estrada Caviúna foram completamente danificados. A secretaria de Obras do município de Ubiratã ainda não tem informações de quem possa ter sido o autor do estrago e nem as razões, mas já sabe de uma coisa: a obra vai ter de ser retomada praticamente da estaca zero e os prejuízos devem ser de alguns mil reais.
De acordo com o secretário de Obras, Pedro Dalvi, o que se pode perceber é que um veículo, possivelmente caminhão, passou por sobre um trecho de aproximadamente duzentos metros lineares. No local, as pedras já estavam devidamente colocadas, mas o trecho ainda não tinha recebido o pó de pedra e nem havia sido passado o rolo compactador sobre as pedras, o que é de praxe antes da liberação para o uso. “É bom que se frise que o serviço não estava concluído por causa do tempo chuvoso das últimas semanas”, diz o secretário. Como o local estava úmido devido às últimas chuvas, o calçamento cedeu e as danificações comprometeram toda a estrutura da pista.
Dalvi garante que o local em obra estava devidamente sinalizado nas duas extremidades, bem como há desvios nas laterais do calçamento, o que não justifica a atitude de quem possa ter entrado pela pista em construção. O secretário também afirma que não há nenhuma pista quanto ao possível causador dos danos. Também não há nenhuma forma de apontar que os estragos tenham sido causados maldosamente.
Devido à situação em que a pista ficou após ter sido utilizada sem estar liberada, a empreiteira terá de remover todas as pedras da pista, limpar as pedras, reorganizar a obra e começar tudo de novo. O secretário Pedro Dalvi apela para a população para que ajude a cuidar e fiscalizar os trechos em obras, uma vez que também na Vila Recife há pavimentação com pedra irregular em andamento. A obediência às placas de sinalização é importante e se houver algum tipo de problema o secretário orienta para que as pessoas procurem a Prefeitura para resolver.Dalvi aproveita o ensejo para esclarecer sobre os trabalhos de pavimentação. “Devido ao tempo de chuva, os trabalhos estão suspensos, mas as obras não estão paralisadas como alguns podem estar achando”, comenta o secretário. E como os trabalhadores não ficam na obra quando as intempéries não permitem trabalhar, a população deve ficar atenta e ajudar a cuidar dos serviços que estão sendo efetuados. (FOTO: SECRETARIA DE OBRAS)

Definidos os horários da propaganda eleitoral gratuita

Representantes das duas coligações que concorrem ao pleito em Ubiratã estiveram no Cartório Eleitoral do Fórum da Comarca no início da tarde de segunda-feira, 11, quando acompanharam a definição dos horários da propaganda gratuita em radio e televisão. A juíza da Comarca, Aline Koentopp, acompanhou os procedimentos e intermediou acertos entre as duas equipes e os representantes de emissoras que acompanharam o fato.
Um assunto que gerou maior tempo de discussão entre as coligações e os representantes de emissoras foi quanto à geração do horário gratuito. Houve proposta para que cada coligação entregasse uma cópia a cada uma das quatro emissoras de rádio existentes em Ubiratã, mas a idéia não foi bem aceita pela juíza, que apontou para a possibilidade de diferenças de tempo na veiculação da propaganda eleitoral. Um sorteio foi realizado e a Rádio Difusora foi a contemplada para gerar a transmissão do horário gratuito da propaganda eleitoral, quando as outras emissoras entrarão em cadeia.
Outro ponto que mereceu debate foi quanto aos horários para que as coligações entreguem o material da propaganda eleitoral para a emissora. No caso da propaganda que vai ao ar ao meio-dia, a Lei vai ser seguida com o prazo máximo de quatro horas para a entrega. Já para a propaganda que vai ao ar às 7:00 da manhã ficou acertado que as coligações entregarão o material preferencialmente até às 19:00 horas do dia anterior, mas em caso de necessidade da parte das coligações o material poderá ser entregue até às 22:00 horas, conforme reza a legislação. Para a equipe da emissora sorteada para a geração dos programas isto será um pequeno transtorno, uma vez que a emissora fecha suas portas bem antes deste horário e por isto terá de destinar um funcionário para atender às coligações.Para as demais emissoras de rádio existentes em Ubiratã o compromisso é apenas de sintonizar a emissora geradora e retransmitir a propaganda eleitoral. Já no caso da TV Vale, os programas serão entregues com o prazo máximo de quatro horas. Na televisão os horários gratuitos da propaganda eleitoral serão às 12:00 horas e às 19:00 horas, com trinta minutos de duração cada. No rádio a propaganda eleitoral acontece às 7:00 horas e às 12:00 horas, também com meia hora de duração cada programa. A propaganda nas emissoras de rádio tem início no dia 19, terça-feira, enquanto que na televisão o horário gratuito começa no dia 20, quarta-feira. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Menino de doze anos escreve trilogia

Lucas da Silva Favero foi convidado para fazer uma pequena participação no filme “Tenente Marcondes”, trabalho que foi produzido pela Companhia Ubiratanense Independente de Cinema Amador, Cuíca. Empolgado com a participação, resolveu aplicar mais conteúdo a um trabalho escolar que realizou em companhia de Danilo Henrique da Silva, um amigo de sala de aula. E assim produziu um texto com a finalidade de ser futuramente levado às telas. Mas sua empolgação não parou por aí e aproveitou o tempo disponível para criar novas estórias.
Tendo sido convidado a integrar o elenco do filme “Menino de Rua” juntamente com o irmão Rafael, de oito anos de idade, Lucas se motivou a prosseguir na produção de textos. Assim conseguiu finalizar seu segundo roteiro, que por hora tem nome provisório. Mas a idéia foi mais além e em poucos dias conseguir escrever outro roteiro, desta feita uma seqüência do anterior. A sua idéia agora é escrever mais um roteiro, fazendo assim uma trilogia com os dois roteiros que escreveu. Além disto, concluiu nesta semana um novo roteiro, fora da trilogia.
Três roteiros já se encontram com a direção da Cuíca, que acompanhará o autor a amadurecer o conteúdo para que possam ser filmados, uma vez que pelo fato do autor ser iniciante, as estórias precisam de pequenas dilapidadas. A direção da Cuíca informa, porém, que os pequenos reparos que vão ser propostos para os roteiros não tirarão a originalidade, mas funcionarão como enriquecimento dos conteúdos. Há possibilidade do primeiro roteiro da trilogia ser encaminhado para produção logo após a conclusão do filme “Menino de Rua”, que está caminhando para a reta final das filmagens.
As estórias que Lucas escreve tem como foco a vida de meninos em idade escolar, onde são abordados conflitos e amizades, problemas familiares, sonhos que os personagens alimentam para o futuro e aspectos sociais. Ele embasa suas criações na convivência escolar e nas características geográficas da cidade de Ubiratã, com forte apelo para questões sociais. No primeiro roteiro, por exemplo, o autor-mirim se vale de um problema contemporâneo, que é a dengue. Na trilogia, por sua vez, trabalha com personagens de história sofrida, onde fica bem exposto o quanto é importante o apoio para ajudar pessoas que se encontram em situações complicadas. Erros de épocas passadas passam a ser lições de vida em determinados personagensLucas completa treze anos no dia 27 de dezembro próximo. Estuda na sétima série do Colégio Estadual Carlos Gomes, período matutino. Gosta de praticar futsal e de matérias como Matemática e Português. Tem como hobby fazer caminhada e pela sua idade está com nível elevado no conhecimento de informática, segundo seus professores. Lucas se inspirou nos trabalhos da Cuíca para colocar no papel as idéias que surgiam, assim produzindo os roteiros já concluídos. Com o que escreveu, espera passar ao público um pouco da realidade da vida em si dentro de uma linguagem cinematográfica. E também mostrar que não há necessidade de ser adulto para produzir bons trabalhos artísticos. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Empresário está confiante no futuro de Campina da Lagoa

O comércio de Campina da Lagoa está melhorando aos poucos e há uma expectativa muito grande para o futuro. A afirmação partiu do empresário Omar Araújo, que manifestou sua confiança no empenho dos novos administradores públicos com o desenvolvimento dos municípios da região. Ele percebe que nos últimos outros municípios da região conquistaram desenvolvimento maior que Campina da Lagoa, mas mostrou-se esperançoso que haverá renovação e o comércio campinalagoano terá uma grande mudança.
O empresário entende que a implantação do abatedouro de frangos da BFC Alimentos em Ubiratã será um meio de favorecer aos municípios da redondeza na geração de emprego e acredita que haverá parceria entre a empresa e as administrações municipais. “Mas é de grande importância que as pessoas agora acertem na escolha dos futuros administradores”, disse.O empresário aponta para a necessidade dos eleitores escolherem pessoas certas, candidatos que os eleitores conheçam o que fazem, de onde tiram o sustento de suas famílias, de que forma administram suas propriedades particulares. Omar entende que se o candidato administra bem as próprias posses também saberá administrar os bens da municipalidade. Tendo sido vereador em Campina da Lagoa, o empresário Omar Araújo atenta para a importância do eleitor escolher pessoas que tenham comprometimento com o município, nome limpo e credibilidade. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Parlamentar comemora projeto de aumento aos professores

O governo estadual enviou à Assembléia Legislativa algumas propostas prevendo aumentos para professores do magistério e do ensino superior. Ao todo, são três projetos de lei dedicados aos funcionários da educação pública estadual. Um deles aumenta em 10% os salários dos 110,5 mil professores da educação básica, entre efetivos da ativa, temporários, aposentados e pensionistas.
O deputado estadual Douglas Fabrício lembrou que essa luta começou a ser travada já em maio, quando durante sessão histórica transcorrida no dia 13 e que se estendeu até cerca de meia-noite, os deputados estaduais aprovaram o reajuste de 5% proposto pelo governador ao funcionalismo público.
Naquela ocasião, a bancada de oposição na Assembléia tentou melhorar o projeto do governo, propondo diversas emendas, como a que concedia aumento de 15% ao funcionalismo público, igual ao que o governo tinha aprovado pouco antes, à iniciativa privada. Mas ao final, as emendas da oposição foram derrotadas uma a uma pela maioria governista da casa.
"Todos os professores já receberam, em maio, 5%, índice do reajuste geral, equivalente à inflação acumulada. Agora é um aumento real, complementar aos 5% de reajuste geral. É o que queríamos em maio quando trabalhamos por 15% de aumento ao funcionalismo publico geral e eu apresentei emenda especial os professores e policiais concedendo a eles 19% de aumento.", esclareceu Douglas.
Para os professores do ensino superior, que são cerca de 10 mil, o projeto aglutina os atuais quatro níveis salariais de professor auxiliar, em início de carreira, num único nível e estabelece adicional de 20% para o título de especialista.Além do aumento aos professores, o projeto institui o plano de cargos, carreira e salários para os funcionários das escolas da rede estadual de ensino. O plano vai abranger 14.025 servidores, auxiliares de serviços gerais, merendeiras, secretárias de escolas, dentre outros, que atualmente integram o Quadro Próprio do Poder Executivo, o chamado 'quadro geral' de servidores. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Sindicato Rural mobiliza curso de ordenhadeira mecânica

O Sindicato Rural Patronal de Ubiratã realizou sexta-feira, 15, o curso de ordenhadeira mecânica, com produtores sócios da cooperativa Coagru. O curso foi realizado na Arcapu, com a presença do instrutor do Senar e médico veterinário Alberto Massaski Assakura, de Apucarana.
Segundo ele o curso tem como objetivo capacitar produtores e trabalhadores na utilização correta do equipamento de ordenha. “Saber ordenhar corretamente para obter leite de boa qualidade e manter a saúde do úbere das vacas”, explica o instrutor. Colher o equipamento de ordenha desde o funcionamento até a sua manutenção, como também operar de modo eficaz os equipamentos de ordenha mecânica são outras finalidades do treinamento.
Durante o curso foram discutidos vários assuntos como: características do equipamento de ordenha; funcionamento do equipamento de ordenha; sistema de produção de vácuo; situação de controle de vácuo; materiais adequados para tubulação de leite; copos coletores; altura da tubulação e outros.Vale a pena ressaltar que nos dias 26 e 27 de agosto o Sindicato realizará o mesmo curso, como também o de Avaliação de vacas leiteiras, em sua sede. Os interessados em participar devem entrar em contato pelo fone: (44) 3543-1894 em horário comercial. (FOTO: MARINALVA BATISTA)

Atendimentos da saúde aumentaram em julho


A secretaria de Saúde de Ubiratã apresentou o relatório de atendimentos prestados durante o mês de julho. Como de costume, o secretário, Edmund Behrend, ressaltou a importância da transparência no setor público. “Cumprimos nosso papel atendendo todos e realizando essa ação todos os meses para mostrar o nosso trabalho e não deixar dúvidas. Nós devemos explicações para a população”, afirmou.
Conforme aponta o relatório, os atendimentos de enfermagem aumentaram. Foram 3.594 procedimentos a mais do que em junho. No total, a equipe de enfermeiros das seis unidades urbanas, do Posto de Yolanda e de São João realizaram 28.108 ações.
Quem também registrou aumento no trabalho foram os médicos. Durante o mês de julho fizeram 4.880 consultas, 66 a mais do que o mês passado. Outro setor que mostrou maior atuação foi o transporte. Foram percorridos mais de 3 mil quilômetros que o normal.Já os atendimentos odontológicos mantiveram a média e esse mês totalizaram 1.362 procedimentos. Entre eles estão consultas, restauração de dentes, selamento e controle de placas dentárias. Outras quase 5 mil pessoas receberam medicamentos gratuitos através da farmácia disponibilizada pela secretaria, mantendo também o número de beneficiados de junho.

Prefeitura encerra julho com quarto superávit do ano


A secretaria de Finanças de Ubiratã divulgou o balancete financeiro da prefeitura referente ao mês de julho. Após as arrecadações e pagamento das despesas foi apresentado um superávit de R$ 1.078.461,35.
As receitas orçamentárias do mês somaram quase R$ 3 milhões com verbas repassadas pelos governos federal e estadual, convênios e arrecadação própria do município. Em contrapartida, os gastos das secretarias totalizaram um pouco mais de R$ 1,8 milhão.
Com a finalização dos dados sobe para quatro os superávits apresentados pela prefeitura. Fevereiro, março, junho e julho são os meses em que a receita ultrapassou a os gastos.
O dinheiro levantado mensalmente é destinado para as ações desenvolvidas pelas secretarias municipais. De todo o orçamento, a legislação prevê um gasto mínimo de 25% com a educação e 15% com a saúde. O restante é destinado para as outras secretarias como Ação Social, Esporte e Lazer, Urbanismo e Pavimentação, Viação e Serviços Rurais, Obras, entre outros.Para saber quanto a prefeitura tem arrecadado e investido no município acesse o site oficial e veja mês a mês os resultados apresentados pela secretaria de Finanças. No portal estão disponíveis os balancetes de 2007 e deste ano. (ARTE: CÁSSIO CENIZ)

Apesar da geada, média da safrinha deve ser boa

A colheita do milho da segunda safra já está caminhando para a reta final na região de Ubiratã. A produtividade neste ano está atingindo bons números, mesmo com a incidência das geadas.De acordo com o engenheiro agrônomo José Carlos Braciforte, as lavouras que foram plantadas mais cedo e que não sofreram com as geadas produziram de duzentas a duzentas e cinqüenta sacas por alqueire. “Em alguns casos a produção chegou a 300 sacas por alqueire”, comentou o agrônomo.
As lavouras que foram semeadas mais tarde e que foram atingidas pelas geadas tiveram conseqüências negativas, tanto na produtividade quanto na qualidade. Mas Braciforte aposta que no balanço final a safra alcance uma média regular. “Não vai ser aquela safra ótima que tinha toda a previsão de ser, mas vai ser um pouco superior à média do ano passado, cuja média foi de 130 sacas por alqueire, também devido à geada”, comenta Braciforte. Ele afirma que a estimativa levantada em conversas com os demais agrônomos da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Piquiri (AEAVP) é de que a média seja acima de 150 sacas por alqueire.
Quanto ao preço, a situação esteve melhor para os produtores no decorrer do mês de julho, mas no mês de agosto houve queda. Mesmo assim os preços praticados na atualidade estão superiores aos praticados no ano passado. O engenheiro agrônomo chama a atenção para o fato de que os custos de produção subiram bastante, o que vai implicar nos próximos plantios.Já para a safra de verão o milho não é cultura muito tradicional, segundo Braciforte. Basicamente o produtor prefere plantar soja como cultura de verão para semear o milho na entressafra. Com base nos preços praticados atualmente para os adubos, principalmente os nitrogenados, o produtor precisaria produtividade bastante elevada na lavoura de milho para alcançar rentabilidade maior que na soja. Braciforte atenta para o fato de que, agronomicamente, seria interessante o produtor plantar também o milho de verão, para realizar a rotação de cultura. Mas no município de Ubiratã a área é bastante reduzida. “Infelizmente”, diz Braciforte. Por sua vez os municípios de Nova Cantu e Campina da Lagoa costumam utilizar mais o plantio do milho de verão. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Fogo destrói camioneta e garagem


A equipe do Corpo de Bombeiros de Cascavel que se deslocou até o distrito de Ouro Verde do piquiri para ajudar a controlar o incêndio no entreposto da cooperativa terminou atendendo outra ocorrência de incêndio. Curiosamente, bem em frente ao entreposto, tendo apenas uma rua entre os dois locais atingidos pelos sinistros.
Anísio Bueno contou que chegou em sua casa por volta das 20:30 horas em seu veículo, uma F-1000, ano 1994. Estacionou o veículo na garagem, que fica aos fundos do terreno, contígua à residência. Um pouco mais tarde sua esposa chegou em casa em outro veículo e a família não percebeu nada de anormal. Só mais tarde, depois do jantar, quando Anísio foi trancar a garagem, o fogo foi percebido. Os vizinhos acorreram com extintores e água, mas o incêndio só pode ser controlado com a participação do Corpo de Bombeiros, que estava nas proximidades, atuando no controle do incêndio do secador da cooperativa.Segundo o proprietário, depois que o incêndio no veículo foi percebido o tempo foi apenas de retirar o outro veículo, que estava perto. O fogo se espalhou também na estrutura da garagem, causando grande danos. A casa da família ficou ilesa. O veículo, que tinha valor de aproximadamente trinta e sete mil reais, não possuía seguro. (FOTO: ROBSON FAVERO / TV VALE)

Incêndio causa estrago em silo de cooperativa

Um incêndio iniciado na noite de terça-feira e controlado apenas no final da manhã de quarta-feira, 13, causou sérios estragos no secador do entreposto de uma cooperativa em Ouro Verde do Piquiri, Distrito do município de Corbélia. A unidade está situada próxima à BR 369, no trevo de acesso ao distrito.
De acordo com um oficial do Corpo de Bombeiros de Cascavel, por volta das 20:00 horas de terça-feira. Inicialmente os funcionários perceberam elevação da temperatura acima do normal no secador e em seguida detectaram o princípio de incêndio. Imediatamente tentaram controlar o foco de incêndio com extintores, mas não foi o suficiente. O Corpo de Bombeiros de Cascavel foi acionado e trabalhou pela noite toda e a manhã seguinte juntamente com caminhões pipas de Corbélia, Anahy e do próprio entreposto.Nelson Labazine, motorista de um caminhão pipa do município de Corbélia, contou que durante a noite a situação foi chocante, com o fogo no secador do entreposto. (FOTO: ROBSON FÁVARO / TV VALE)

Coagru no Paraguai

Cinco jovens cooperativistas da Coagru representaram o Brasil no VII Encontro da Rede de Jovens Rurais Cooperativistas de Cono Sur, realizado nos dias 7, 8 e 9, deste mês, em Santa Rita, no Paraguai. O evento foi sediado pela cooperativa Copronar, de Naranjal.Nas edições anteriores faziam parte desta rede somente os jovens do Paraguai, Uruguai e Argentina, que se reúnem anualmente. Neste ano o convite foi estendido ao Brasil, o qual foi representado pela Coagru. Reuniram-se 110 jovens que discutiram sobre o tema “Cooperativismo e os desafios da juventude dentro das cooperativas”. A escolha da Coagru não foi por acaso, e sim por ela se destacar com o trabalho de promoção da juventude rural. A Coagru despertou tanto o interesse dos cooperativistas dos países vizinhos que até existe a possibilidade de sediar um dos encontros. Esta foi mais uma oportunidade que surgiu para que nossos jovens possam trocar experiências dentro do sistema cooperativista, agora no âmbito internacional. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Sicredi disponibiliza recursos para Safra 2008/09

Plano safra apresenta novidades interessantes para os associados interessados, bem como aumento no limite de recursos para culturas específicas

Para a próxima safra, a Sicredi Vale do Piquiri estima a liberação de R$ 93 milhões em financiamentos para custeio da soja, milho, trigo, mandioca e também para investimentos com linhas do BNDES.
A Sicredi segue a política agrícola do governo, com base nos indicadores de fortalecimento e expansão do setor agropecuário e na consolidação de suas funções tradicionais de abastecimento do mercado interno, geração de emprego, renda e divisas, além do aumento da inserção dos produtos brasileiros no mercado internacional. “É importante que os associados procurem as unidades de atendimento e busquem informações específicas sobre a linha que tem interesse”, comentou o presidente Jaime Basso.

Principais alterações
Os grupos C, D e E do Pronaf foram agrupados em uma mesma categoria, denominada "agricultura familiar". Para fins de enquadramento, é necessário preencher alguns requisitos, como explorar parcela de terra na condição de proprietário, posseiro, arrendatário, parceiro ou concessionário do PNRA (Plano Nacional de Reforma Agrária); residir na propriedade ou em local próximo; não dispor de área superior a 4 módulos fiscais; obter, no mínimo, 70% da renda familiar da exploração agropecuária e não agropecuária do estabelecimento e ter obtido renda bruta familiar acima de R$ 5 mil e até R$ 110 mil nos últimos 12 meses.
O associado poderá contratar nova operação de custeio na mesma safra, desde que o crédito subseqüente se destine a lavoura diferente da financiada anteriormente, respeitado o limite de R$ 30 mil por beneficiário/safra. No Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar - PGPAF, houve ampliação do rol de produtos contemplados, com a inclusão do trigo, pimenta-do-reino, cebola e mamona.
PROGER - O limite de renda para enquadramento no PROGER foi ampliado, de R$ 220 mil para R$ 250 mil, e o limite de financiamento sofreu elevação (de R$ 100 mil para R$ 150 mil) por beneficiário/safra. Os demais produtores tiveram ampliados os limites de financiamento de operações com recursos controlados (MCR 6-2 e Poupança Rural Equalizada).
Avicultura - Houve aumento de 25% no valor de financiamento para aviários, através da linha BNDES – Modeagro Desenvolvimento, que passou de R$ 200 mil para R$ 250 mil reais por beneficiário/safra. De acordo com o assessor de desenvolvimento de crédito, Marcos Antonio Inocente, a linha deve contribuir com desenvolvimento da região em que atuamos. “Com certeza é mais uma oportunidade de realizar bons negócios”, disse. Reflorestamento - Outra mudança interessante é o aumento de limite de 33% para os associados interessados em reflorestar áreas degradadas. Através do Propflora, o limite que era de R$ 150 mil passou para R$ 200 mil.
Em todo o Brasil, em 2007, o Sistema Sicredi ficou entre as 10 maiores instituições financeiras em volume de operações de crédito rural, chegando a R$ 2,2 bilhões. Para o Plano Safra 2008/2009, a estimativa é de que a carteira de crédito rural supere os R$ 2,9 bilhões para custeio, investimento e comercialização. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

No Pronaf Agricultura Familiar, as taxas são definidas de acordo com as faixas de financiamento.
Faixa Limite de financ. por agricultor/safra Taxa de juros/ano
Faixa I até R$ 5 mil 1,50%
Faixa II até R$ 10 mil 3,00%
Faixa III até R$ 20 mil 4,50%
Faixa IV até R$ 30 mil 5,50%

PENITENCIÁRIAS AMBIENTAIS

No ritmo em que as coisas estão indo, dentro em breve os governos vão ter de se envolver com mais um tipo de gasto. Não deve estar muito longe o dia em que serão construídas aquilo que por hora vamos chamar de “penitenciárias ambientais”. Certamente serão obras caríssimas, com muita segurança, que empregarão mais um fardo de pessoas que sobreviverão às custas da teta gorda do governo.
E atrás das grades das “penitenciárias ambientais”, uma leva de indivíduos condenados por crimes contra a natureza. Alguns seriam então classificados como bandidos de alta periculosidade, por terem cometido crimes hediondos: desmataram com fins de lucro. Muitos teriam cometido crimes graves e ganharam penas severas, mas ainda estão em condições de possíveis re-socializações: cortaram árvores para uso em propriedades. Uma terceira classe de presos teria cometido crimes menores, mas não escaparam da severidade da legislação e foram parar atrás das grades: mataram pequenos animais silvestres, ora para comer uma carne exótica juntamente com a sua família dentro de um ambiente de sobrevivência, ou por acidentes pelas estradas rurais, pistas... Um corró seria destinado aos que cometeram infrações leves, passíveis de multas e detenções em pequenos períodos talvez não superiores a 30 dias: esses criminosos teriam colhido gravetos e lenha para uso doméstico, colheram flores de árvores nativas, pescaram lambaris nos riachos, mataram alguma pombinha no palhada da colheita ou que estavam comendo sementes semeadas...
Entre os bandidos ambientais de alta periculosidade possivelmente estarão aqueles que também produziram alimentos em suas propriedades, contrariando à imposição ambientalista de que os alimentos só podem ser produzidos por empresas agrícolas devidamente certificadas, com selo ISO muito acima dos 9002. Somente as empresas autorizadas produzirão alimentos e os que não obedecerem a tais regras serão considerados de grande periculosidade. Aliás, até para sentar-se à mesa e comer, as pessoas terão que obedecer às imposições de outros profissionais, dos quais uns seriam nutricionistas. E para comer as pessoas terão de ter diploma de um curso especifico sobre o assunto. Sem contar que água será bebida de classe alta e os pobres receberão kits dos governos, contendo algum tipo de produto industrializado para amenizar a sede. Provavelmente a população será dividida entre três classes: os governantes, os que mamam na teta do governo, e os beneficiários dos programas governamentais. Assim teremos bolsas para tudo. Uma escravidão verde e completa submissão às regras dos programas. E olhe lá que não vai ser nem um pouquinho difícil ser implantada a pena de morte, não para os criminosos contra a vida humana, mas para os que cometerem os chamados “crimes ambientais hediondos”. Afinal, a vida de qualquer capivara ou tatu vai valer mais que a de um homem ou mulher. Numa dessas, pode haver incentivos a quem criar em suas casas, junto com suas crianças, alguma espécie de serpente ou animais peçonhentos. Haverá com certeza quem proíba ao casal ter mais que um filho, mas em contrapartida exija-se das famílias a adoção de gatos, cães, ratos, cascavéis, gaviões, ouriços e outros...Bom, isto não são previsões macabras nem loucas. Apenas uma suspeita de que poderá acontecer. Afinal de contas, no tempo presente as imposições são tantas que já não podemos duvidar de mais nada. As regras do jogo mudam com constâncias imprevisíveis, onde a corda sempre quebra do lado mais fraco, conforme já o profetiza o dito popular inventado sabe Deus quando e onde. Neste cenário já se vê a realização da profecia bíblica de que chegaria um dia em que as mulheres lamentariam o fato de terem tido filhos e chamar-se-á de benditos aos ventres que não conceberam bem como os seios que não amamentaram. Sem querer entrar no mérito do aspecto religioso, que por hora parece banal diante do ceticismo da era moderna, calham tais profecias com os rumos que a humanidade ganha. Pois estamos entre duas colunas completamente palpáveis: o mundo grita por Paz, mas a guerra cresce a cada dia contra toda a espécie de vida justamente com as regras, leis, decretos, normas, acordos e tratados. Só não vê quem não quer. (ODAIR ROBERTO)

Candidatos campinalagoanos apresentam suas candidaturas

Prosseguindo a apresentação dos candidatos a prefeito nos municípios da região O Vale do Piquiri apresenta o município de Campina da Lagoa, onde a cadeira do Executivo está sendo disputada por dois candidatos: Célia Cabreira e Paulo Gonçalves.

Célia Cabreira

A candidata Célia Cabreira está disputando uma eleição em Campina da Lagoa pela primeira vez. Mas já tem experiência no assunto, uma vez que foi vereadora por dois mandatos na cidade de Itambé (PR), onde atualmente seu pai é o prefeito e um dos irmãos é vereador.
Célia conta que por ser de família que tem participação na política e por ter sido vereadora sentiu-se motivada a concorrer à cadeira do Executivo campinalagoano. “Vindo para Campina da Lagoa, aqui me estabelecida e construí muitos laços de amizade”, relembra. “Vi também a necessidade de dar minha contribuição com este município”, diz, e assim colocou seu nome à disposição como candidata a prefeita, recebendo o respaldo dentro do partido e da população. “Acredito que posso fazer um bom trabalho, pois vejo e conheço as carências e necessidades do nosso município”, diz a candidata. Ela se propõe a fazer um trabalho justo, honesto e em paz com os seus adversários políticos, pensando no bem-estar da população de Campina da Lagoa.
A candidata diz que pretende realizar uma administração pacifica, moderna, muito participativa. “E acima de tudo, com muita honestidade e transparência”, afirma. Os vários setores da comunidade serão ouvidos, pois com isto pretende não cometer o erro de executar obras que não sejam prioridades para a população. Seu plano de trabalho será elaborado após uma coleta de dados e sugestões de vários segmentos da sociedade, pois assim estará fazendo uma administração com o povo, voltando atenção especial para as classes menos favorecidas.
Saúde, educação, moradia e a geração de emprego serão as prioridades do governo de Célia Cabreira. Para ela, a saúde precisa ser pensada de forma mais abrangente, com projetos que possam orientar as pessoas à prática da prevenção, através da higiene, boa alimentação, cuidados com o meio ambiente, saneamento básico e muito mais. “Pois a prevenção é uma maneira de evitar a doença”, afirma. Ela diz que é preciso melhorar a saúde do povo campinalagoano, com o trabalho de pessoas qualificadas, administrando melhor os recursos, reorganizando o sistema para acabar com as intermináveis filas e realizando programa de cadastramento sério, priorizando o atendimento às pessoas mais necessitadas. Ampliação do atendimento do programa Médico da Família está em seus planos, com plantão 24 horas no Posto de Saúde, que deve funcionar com médico e veículo para atendimento emergencial.
Na educação, pretende ouvir os profissionais ligados diretamente à área para nomear um profissional com perfil desejado, para trabalhar com competência e respeito. Fazer investimento pesado na educação, principalmente no aperfeiçoamento, capacitação e valorização dos professores. Na geração de emprego, dando apoio às empresas que queiram se estabelecer no municio, mas sem onerar a administração. Quanto às moradias, buscar recurso junto aos governos estadual e federal para suprir as necessidades habitacionais do município.A candidata chegou a cidade em 1996 com a tarefa de cuidar da propriedade de sua família. Conheceu Oridio de Paula, com quem se casou em 1999 e tem uma filha, Izabelle, atualmente com seis anos de idade. Continuou a cuidar da propriedade e nela investiu, onde atualmente tem um pesque-pague, porque acredita no futuro do município. “Por isto que coloquei meu nome à disposição da comunidade Campina da Lagoa para ser candidata a prefeita”, finaliza Célia.

Paulo Gonçalves

Por sua vez o candidato Paulo Marcelino Andreoli Gonçalves conta que está concorrendo ao Executivo campinalagoano a partir de uma união histórica que reuniu vários partidos e seu nome foi o escolhido. Esteve fora do município por algum tempo e mesmo assim seu nome liderou as pesquisas na corrida para a sucessão municipal. “Essa união que houve aqui em Campina da Lagoa e a escolha do meu nome foram o que nos motivou a ser candidato a prefeito”, assegura Paulo Gonçalves.
O candidato garante que a saúde será o carro-chefe do seu governo. Ele aponta para alguns problemas sérios vividos pela população campinalagoana, sendo um deles a falta de atendimento na área de ultrassonografia. A população também não desfruta dos benefícios dos serviços de Raio X. Quer melhorar o atendimento médico, com a conquista de bons profissionais para atender a população. E em vez da população se deslocar até Campo Mourão, Paulo Gonçalves quer trazer médicos da área de cardiologia, neurologia e ortopedia para atender os pacientes pelo menos uma vez por semana. “Vamos também melhor o Programa Saúde da Família, um programa que atualmente já existe em mais de sessenta paises do mundo”, enfatiza Paulo Gonçalves, reprisando que cada equipe do PSF é formada por um médico, uma enfermeira, uma auxiliar e oito agentes de saúde. O candidato apontando para a projeção que o município seja abrangido em 100% através de sete equipes. “Hoje há pessoas que levam seis ou oito meses para marcar um exame”, diz. Outro projeto de Paulo Gonçalves é reabrir o hospital.
O candidato quer também implantar o parque industrial, onde a administração constrói os barracões para as pessoas interessadas possam ter geração de renda e viver de forma digna. Ele lembra que no mandato que já teve no município, foi desenvolvido um trabalho que resultou na construção de aproximadamente 300 mil bloquetes para calçamento das vias públicas. Pretende restabelecer este trabalho e assim poder realizar o calçamento necessário, valendo-se também da pavimentação com pedras irregulares.
Outros trabalhos estão nos planos administrativos do candidato, como a melhoria do ensino público e do transporte escolar. Gonçalves considera de fundamental importância o esforço para a geração de empregos na cidade, com atenção particular para atender a população da zona rural. “Uma cidade não vive sem o campo; o campo vive sem a cidade”, entende o candidato. Com este pensamento ele quer oferecer melhores condições para as estradas do município, beneficiando as famílias e ajudando os produtores no escoamento da produção. Para tanto pretende atuar na readequação e cascalhamento das estradas do município.Paulo Gonçalves chegou em Campina da Lagoa em 1973. Formou-se médico e retornou em 1986, atuando por quase dezoito anos. Foi prefeito e acredita que fez um bom trabalho, realizando obras como a Casa da Cultura, ginásio de esportes, capela mortuária, centro de geração de renda, centro de convivência do idoso, calçamento, oito patrulhas mecanizadas e dois postos de saúde. “Foi uma excelente administração e isto me deixa apto a voltar para mais quatro anos”, afirma, destacando a personalidade de seu vice, a quem considera o candidato dos pobres pelos trabalhos já realizados junto à população mais necessitada. (FOTOS: ODAIR ROBERTO / O VALE)

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Novidades no trânsito das avenidas Nilza e Yolanda

A partir desta semana o trânsito na avenida Nilza de Oliveira Pipino começa a ter as primeiras mudanças. Esta semana a secretaria de Serviços Urbanos e Pavimentação executou algumas ações que visam melhorar o tráfego na área central de Ubiratã. Uma delas é a abertura de um retorno próximo o cruzamento com a avenida Yolanda Loureiro de Carvalho.
Para os motociclistas um espaço foi aberto no calçadão para estacionar as motos. A medida, conforme explica o secretário de Serviços Urbanos, João Ribeiro, visa aumentar o número de vagas para carros nos estacionamentos existentes. “Com local próprio para as motos evitaremos delas ocuparem espaços maiores que cabem um carro”, diz.Outra medida é a implantação de semáforo. O cruzamento entre as avenidas Nilza e Yolanda receberá a sinalização que tem por objetivo prevenir acidentes e disciplinar os motoristas. O secretário aponta que várias situações complicadas acontecem no local, inclusive o ponto já foi palco de acidentes. A previsão é que a instalação seja feita na próxima semana, os quatro pontos do cruzamento receberão a sinalização. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Agrônomo alerta para cuidados com a buva

Clima chuvoso está favorecendo a proliferação da buva, uma erva daninha também conhecido como “voadeira”. A infestação desta erva está dando preocupação para agricultores, técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos, uma vez que a presença nas lavouras de verão são indícios de despesas com herbicidas.
De acordo com o engenheiro agrônomo José Carlos Braciforte, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Piquiri (AEAVP), a buva é uma erva daninha que ganhou espaços através das plantações de milho de safrinha. No ano passado já houve grande infestação, onde nem todos os agricultores realizaram controle de maneira adequada, segundo Braciforte. E no ano em curso a infestação está sendo muito grande, chegando-se a perceber mais de mil plantas por metro quadrado, em determinadas localidades. O agrônomo orienta aos agricultores para realizar as aplicações de herbicidas no estágio certo, para o controle da infestação da erva daninha.
Entretanto, entre a grande população de buva já existem certas espécies que estão resistentes aos produtos utilizados para controle, principalmente para o princípio ativo glifosato. Em anos anteriores também já houve casos de ervas daninhas se tornarem resistentes aos herbicidas, como foi o caso do leiteiro (amendoim brabo) e picão. Como a buva é uma erva daninha que geralmente nasce nos meses de julho e agosto, o aumento da infestação dever-se ao aumento do cultivo de milho safrinha tanto na região de Ubiratã quanto em toda a região Oeste do Paraná.
Braciforte explica que a buva basicamente veio do Rio Grande do Sul, onde já causou e ainda continua causando problemas aos agricultores. “É importante que o agricultor procure o seu engenheiro agrônomo para que faça o controle da planta nova”, explica Braciforte, salientando que existe tecnologia para controlar a erva desde que esteja nova, pois quando já estiver como planta adulta o controle é praticamente inviável através de herbicidas químicos. Ele conta que em alguns casos os produtores apelaram para o plantio convencional para fazer frente à infestação da buva, mas neste caso seria um retrocesso na tecnologia de plantio.O agrônomo conta que em algumas localidades foi feito o controle das ervas há cerca de vinte dias e novamente está ocorrendo a germinação de nova remessa da buva, o que vai ser necessário nova aplicação de herbicida. “Mesmo que seja preciso fazer duas aplicações antes do plantio da soja, é necessário que não deixe a planta ficar grande”, sentencia Braciforte. No caso de terrenos onde foi semeada a aveia sobre os restos da cultura do milho forma-se como que uma manta que vai impedir a germinação da buva. A presença da buva em meio à plantação de soja pode resultar em significativa redução da produção, devido à concorrência desta planta daninha com a lavoura. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Promotora de Justiça é promovida e deixa a Comarca

Depois de dez meses de trabalho a promotora de Justiça Michele Nader deixa a Comarca de Ubiratã. Ela assumirá trabalhos na Comarca de Laranjeiras do Sul. A transferência se deve a promoção na carreira.
Ela recebeu a reportagem do Sistema de Comunicação do Vale e comentou sobre o tempo em que permaneceu em Ubiratã. Disse que se sentiu bem e elogiou a maneira como foi recebida tanto pela população como pelos profissionais com quem se relacionou nas atividades forenses.
Ela assegurou que os procedimentos do período eleitoral vão ser devidamente acompanhados e que não deverá ocorrer nenhum problema ao período eleitoral devido à sua saída. A promotora acredita que em cerca de 30 dias já deve estar em Ubiratã o seu substituto definitivo.Mostrando-se agradecida a toda a comunidade, profissionais do fórum, advogados e à imprensa pela atenção dedicada aos seus trabalhos, Michele Nader manifestou que com a transferência vai estar mais próxima de sua casa. Estando há cinco anos e sete meses nas atividades, sua passagem por Ubiratã foi a quarta Comarca que assumiu. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Ubiratanense participa de corrida em Cascavel

O atleta ubiratanense Claudemir Ferreira, popularmente conhecido como Tutta, participou de uma prova na cidade de Cascavel, no domingo passado, dia 03. Foi a primeira edição da Corrida de Cascavel, evento acontecido em homenagem aos 50 anos do Hospital Nossa Senhora da Salete.
No total, 279 corredores participaram da competição, que foi dividida em duas provas. Uma parte dos corredores realizou a prova na extensão de cinco quilômetros, o que correspondia a uma volta em torno do Lago Municipal da cidade, sendo que outra parte participou do percurso de 10 quilômetros, ou seja, duas voltas. Claudemir Ferreira participou na prova de 10 quilômetros e mais uma vez representou bem o município de Ubiratã, conseguindo a quarta colocação no geral, conseguindo realizar o percurso com o tempo de 33 minutos e 27 segundos.
De acordo com Luiz Carlos Smanhoto, professor de educação física e treinador do atleta, Tutta tem evoluído muito desde o início do ano, principalmente pela sua dedicação. Com isto tem conseguido ótimos resultados, o que é um excelente estímulo para a continuidade do trabalho. Smanhoto também participou da Primeira Corrida de Cascavel, que teve também a participação de Luiz Carlos Bondezam representando o município de Ubiratã.
O próximo objetivo do atleta Tutta consiste na preparação para a II Maratona Internacional das Águas, que acontecerá em Foz do Iguaçu, no dia 21 de setembro. Antes, porém, Tutta competirá em Toledo, onde acontecerá mais uma etapa do Circuito Sesc-Pr de Corridas de Rua. Será no dia 24 de agosto e terá o percurso de 10 quilômetros.Para a prova em Cascavel os corredores tiveram o apoio de empresas como Posto Ypiranga, Restaurante Peroza, Supermercado Boniatti, Construcia e Loja Econômico. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família

A capital federal sediou de terça-feira até sexta (5 a 8), a III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, em comemoração aos 15 anos do programa Saúde da Família. As enfermeiras, Cristiane Pantaleão e Alexandra Urnau, mais a assessora administrativa da secretaria de Saúde, Luciana Sekine, representaram a secretaria de Saúde de Ubiratã e apresentaram o trabalho de combate à dengue que foi realizado no município. Para a participação, elas tiveram o projeto aprovado pela comissão organizadora da Mostra que selecionou 3 mil produções de todo o país.
Segundo o secretário de Saúde de Ubiratã, Edmund Behrend, a troca de experiências é o mais importante nesses eventos. “Além de mostrarmos o que fazemos, podemos ter outros modelos de ações que também deram certo. Assim, proporcionamos um intercâmbio entre os profissionais da saúde. A seleção de nosso trabalho é uma comprovação que nossa dedicação deu e está dando certo”, enfatiza.
Apresentação – O relato da experiência de Ubiratã, levado para a III Mostra de Produção em Saúde da Família, apresenta as ações que fizeram com que o município superasse o surto da dengue de 2007.
As ações elencadas na apresentação foram: programação de atividades com a parceria das secretarias municipais e da sociedade civil, recrutamento de agentes mirins capacitados pela secretaria da Educação, criação do Comitê Municipal de Combate à Dengue, criação do Disque Dengue e a criação de leis municipais.
Mostradas as ações foi a vez de destacar os resultados alcançados, as lições que a situação deixou e ainda fazer recomendações para os participantes.
Evento – Além da mostra, aconteceu ao mesmo tempo, o IV Seminário Internacional de Atenção Primária/ Saúde da Família e o III Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família. No seminário internacional aconteceram mesas redondas, com convidados da Inglaterra, Canadá, Bélgica, Colômbia, Chile e México.Também, com o intuito de atualizar os profissionais das equipes de Saúde da Família sobre diversos temas, foram realizados 30 encontros temáticos e 24 rodas de discussão, cursos e seminários para agentes comunitários, oficinas de terapia comunitária, oficinas de inclusão digital e oficinas de práticas integrativas. Cerca de 6 mil pessoas participaram dos encontros. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Jornalista foge de Posto de Saúde em Cascavel

O jornalista ubiratanense Luiz Carlos Lopes, que há quase três anos atua na imprensa em Cascavel, se viu forçado a uma atitude inusitada. Fugiu de um posto de saúde daquela cidade por não se sentir seguro com o tratamento que estava recebendo.
Luiz conta que precisou de atendimento médico na noite de terça-feira, 05, e um vizinho seu acionou a ambulância do Serviço de Atendimento Médico Municipal, SAMU. “Eu tenho convênio médico, mas o SAMU só entrega pacientes para o SUS, daí fui parar no PAC, que é o Posto de Atendimento Continuado”, conta o jornalista. Luiz sentia problemas estomacais e uma atendente de enfermagem lhe colocou sonda no nariz que foi até o estômago. “A sonda no nariz é coisa ruim, por pouco não fui sufocado”, relata o jornalista. “Tenho problema de respiração, agravado pelos problemas cardíacos, mas a atendente nem perguntou nada e já foi enfiando aquele treco no meu nariz”, conta.
“O atendimento nos PACs de Cascavel é péssimo”, afirma o jornalista, garantindo que naquele momento não havia nenhum médico para lhe avaliar, sendo que o serviço foi prestado por atendentes de enfermagem. Além disso, o paciente foi parar numa enfermaria onde havia pacientes com problemas graves. Com isto o jornalista se viu forçado a tomar tal atitude.
Luiz conta que foi ao banheiro, arrancou a sonda do nariz e tirou o soro do braço, voltando em seguida para a enfermaria. Um pouco depois resolveu sair e uma enfermeira tentou impedir. "Eu estou me dando alta", teria dito o paciente à enfermeira. Errou o corredor e pediu informação a outra atendente sobre onde era a porta de saída. Assim saiu para a rua e ligou para uma amiga, que foi lhe buscar, de carro.“Era por volta das três da madruga de quarta-feira quando eu saí do PAC da avenida Tancredo Neves”, conta o jornalista, segundo o qual o caso já virou piada na cidade de Cascavel. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Despesas de viagens foram apresentadas aos vereadores

O prefeito Fábio de Oliveira D’Alécio esteve na Câmara Municipal, durante a sessão ordinária de terça-feira, 05. Na oportunidade o prefeito atendeu a uma solicitação partida do vereador Luiz Francisco da Cunha e apresentou os números de gastos de viagens dele próprio, do vice-prefeito, de vereadores e assessores.
De acordo com as explanações feitas pelo prefeito, em 2005 os gastos com viagens foram da ordem de R$ 20.008,00. No ano seguinte a redução foi significativa, por ser um ano eleitoral, e ficou em R$ 9.257,26. Em 2007 houve aumento, ficando em R$ 37.224,90. E no ano em curso as despesas já contabilizaram R$ 10.660,94. O total das despesas com viagens do prefeito, vice-prefeito, vereadores e assessores chegou aos R$ 77.151,10.
Em seguida o prefeito apresentou também as obras e melhorias conquistadas nas viagens que foram feitas. Em Curitiba, junto ao deputado Caito Quintana, foi conquistado o auditório do Colégio Carlos Gomes, mini-ginásios do Colégio Quintino Bocaiúva e Escola Lacerda Braga, casas populares para a zona rural, reforma da Escola do Distrito de Yolanda, urbanização da avenida Botelho, equipamentos rodoviários, centro de Saúde da Mulher, substituição de lâmpadas e Centro Social Urbano, o que totalizou a soma de R$ 3.960.000,00.
Em Brasília, junto ao deputado federal Hermes Frangão Parcianello, as conquistas foram o complexo esportivo edificado junto ao Ginásio Municipal de Esportes, recape asfáltico de seis mil metros quadrados, posto de saúde do Conjunto Boa Vista, ampliação do posto de saúde central, mini-ginásios para o jardim Josefina, Conjunto Boa Vista e Conjunto JK, estádio para o Conjunto Boa Vista, Parque da cidade, calçamento poliédrico na estrada Caviúna, restaurante popular, creche escola, barracão industrial, equipamentos rodoviários, centro de eventos da comunidade São João, reforma do posto de saúde antigo, posto de saúde da Vila Esperança, centro odontológico e módulos sanitários. Estas conquistas totalizaram R$ 3.915.000,00.
Também em Brasília, junto ao deputado federal Hidekazu Takayama, foram conquistadas ambulâncias, caminhão coletor, fórum eleitoral, calçamento poliédrico na Vila Recife, medicamentos, centro de eventos para o Distrito de Yolanda e calçamento poliédrico para o Conjunto Alzira Rezende, o que totaliza R$ 1.290.000,00.
Ainda em Brasília, junto ao deputado federal Fernando Giacobo, foram conquistados recape asfáltico para 44.000 metros quadrados, Centro de Idosos para o Distrito de Yolanda, posto de saúde de Yolanda, centro de eventos para Yolanda, num total de R$ 890.000,00. Outros recursos foram conquistados junto ao então deputado federal Paulo Bernardo, junto ao senador Álvaro Dias e junto ao deputado federal Ricardo Barros, para patrulha mecanizada, sistema de abastecimento de água para a sociedade rural, biblioteca pública, equipamentos da Casa da Cultura e calçamento poliédrico para o Jardim Josefina.
O prefeito finalizou suas explanações apontando que para cada mil reais gastos em viagens o município obteve a cifra de R$ 138 mil reais em obras e melhorias. Fábio manifestou entendimento que sem estas despesas dificilmente o município teria conquistado as obras e melhorias que já foram executadas e as que estão para serem iniciadas, algumas delas apenas aguardando o fim do período eleitoral.
Por sua vez o vereador que propôs o requerimento para que o prefeito fizesse a apresentação dos números das despesas, enalteceu a explanação apresentada, uma vez que ele próprio chegou a participar de tais viagens.A urbanização da avenida Botelho de Souza, que segue em trabalho acelerado, foi uma das conquistas. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Agência da Caixa em Ubiratã tem novo gerente

A agência da Caixa Economica de Ubirata está sob nova direção. A apresentação do novo gerente aconteceu nesta terça-feira, 05, depois do expediente da instituição financeira, e contou com a presença de empresário e lideranças da comunidade ubiratanense, bem como de Sérgio Serrvian Gurgatz, que deixou a função devido a promoção.
Na oportunidade Sérgio comentou sobre sua passagem pela cidade e discorreu sobre o seu contentamento em ter trabalhado em Ubiratã. Enalteceu o apoio que a comunidade ubiratanense dispensou ao retorno da instituição e agradeceu a confiança da população. Sérgio recebeu promoção dentro da carreira como funcionário da Caixa e assumirá trabalhos em Campo Mourão.
Por sua vez o novo gerente, Ari Luiz de Souza, mostrou-se animado com a nova empreitada. Vindo de Campo Grande (MS), Ari passou uma curta temporada em Campo Mourão e entao foi designado para assumir a agência de Ubiratã.O superintendente regional Fábio Carnelós nao pode marcar presença, pois estava em outra cidade realizando a transferência de direção de agência. Mas enviou congratulações à população ubiratanense pela posse do novo gerente. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)