terça-feira, 30 de setembro de 2008

Centro de eventos da São João está quase pronto

Já está na fase de retoques finais o centro de eventos da comunidade rural São João, no interior do município de Ubiratã. O amplo salão e seus compartimentos vão dar condições à comunidade de promover eventos de porte muito maior do que já acontece.
De acordo com o secretário de Obras do município, Pedro Dalvi, são praticamente 900 metros quadrados de cobertura, uma obra bem planejada e grande, rústica e bonita, condizente com a região. Os balcões para atendimento são feitos de pranchas de eucaliptos, madeira também utilizada em detalhes da estrutura, bem como na parte da entrada, onde há uma varanda que bem relembra as casas de campo ou fazendas.
Os espaços são suficientes para todos os tipos de atividades numa promoção de grande porte, nos diversos serviços como cozinha, bar, churrasqueira e depósito de mercadorias. Os sanitários são de fino acabamento, incluindo um reservado para portadores de necessidades especiais, que dispõe de acessórios específicos.”Um banheiro bem planejado”, comentou o secretário, apontando os diversos detalhes que tornam o local muito confortável aos visitantes e diferenciam o salão dos demais existentes na região. O secretário manifestou sua esperança de que as pessoas que visitarem o local contribuam para a conservação da obra e dos equipamentos ali disponíveis. Na parte da cozinha, construída em forma de “L”, um detalhe importante: são 22 metros de pia em granito para atender os trabalhos. “Foi pensada uma cozinha industrial”, comentou o secretário, apontando para detalhes como a boa ventilação e boa iluminação natural do ambiente. Segundo cálculos do secretário de Obras, o centro de eventos deve estar nesta semana, restando apenas pequenos detalhes do acabamento. A instalação elétrica, por exemplo, já foi colocada no decorrer da semana que passou. No centro do salão será disponibilizada uma luminária especial, que permitirá ambiente de penumbra ao salão em momentos especiais. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Comunidade está reformando a Capela São João

A construção do centro de eventos motivou moradores e lideranças da comunidade São João a um novo empreendimento. Também a capela da localidade, dedicada ao padroeiro São João Batista, está passando por reformas e melhorias. Os trabalhos abrangem tanto a parte externa do templo católico quanto à estrutura interna.
De acordo com Vilmar Trivilin, liderança da localidade, houve um acerto entre a Associação Comunitária local com a direção da Capela, o que resultou em reformas para oferecer ambiente melhor tanto em eventos festivos quanto na prática cotidiana da religião. Vilmar lembrou que na Capela os fiéis estão presentes todos os fins de semana e o templo merecia cuidados. Com isto houve a decisão de realizar as reformas, para fazer com que a Capela seja um cartão de visita da localidade.
Vilmar acredita que os trabalhos de reforma da parte interna da Capela estarão prontos dentro de aproximadamente um mês e meio. Já a parte externa deve levar cerca de seis meses para estar concluída, uma vez que o custo é bastante alto e a localidade vai arrecadando recursos para custear as obras.Trivilin também considera que o centro de eventos da comunidade, cujas obras estão sendo concluídas, beneficiará também as demais comunidades pelo fato de que naquela localidade acontece uma das maiores festas da região. Segundo ele, nas últimas festas realizadas percebeu-se a falta de ambiente adequado para acolher tantas pessoas que foram prestigiar os eventos. “Este salão com certeza vai atender melhor ao pessoal da região”, comentou o presidente da localidade. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Não há obra paralisada, diz secretário

O secretário Pedro Dalvi fez questão de esclarecer à população um detalhe: no município de Ubiratã não há obra paralisada. O esclarecimento se fez necessário devido a comentários provavelmente maldosos e politiqueiros espalhados entre a população, até com intenções difamatórios, alegando suspeição de desvios de verbas.
“Não há obra paralisada em Ubiratã. O que há às vezes é questão com chuvas ou falta de material”, disse. No caso do centro de eventos da São João, os trabalhos já estão em andamento há cerca de seis meses. “Claro que se fosse pela vontade do construtor, do empreiteiro, esta obra já estaria pronta há mais tempo”, destacou.Assim como houve pequeno atraso no cronograma das obras do centro de eventos da São João, também está havendo em outras obras da cidade, principalmente na pavimentação com pedras irregulares, justamente por falta de material. O secretário pediu paciência à população e garantiu que todas as obras que foram iniciadas serão concluídas até o final da atual administração. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Escolas realizam atividades na Semana do Trânsito

Neste ano, a Semana Nacional do Trânsito teve como tema “a criança no trânsito”. Desde o dia 18 várias atividades aconteceram em todo o país com o principal objetivo de conscientizar pedestres, ciclistas e condutores sobre os deveres e direitos. As escolas em Ubiratã prepararam ações internas durante todo o período.
Na quinta-feira, 25, diversos trabalhos foram realizados. Logo pela manhã, os alunos da Escola Municipal Cleide Maria Zamprônio fizeram um passeio pelo centro da cidade identificando as placas e marcações que sinalizam o trânsito. A Polícia Rodoviária em parceria com as escolas também realizaram uma blitz educativa no posto da BR-369 com entrega de panfletos aos motoristas.
A Escola Municipal Antonio Lacerda Braga, por exemplo, trabalhou conteúdos com os alunos durante toda a semana. Entre eles foram produzidos desenhos para o VIII Prêmio Denatran de Educação no Trânsito, textos com auxílio dos professores e encerraram com apresentações na tarde de quinta.
Os alunos do 1º ano, explicaram para os colegas e professores a função e significado das placas de trânsito. Além disso, cantaram uma música alertando sobre a necessidade de atenção.
Para a diretora, Elizabete do Prado Coginotti, qualquer tipo de instrução deve começar desde cedo. “No caso do trânsito, temos que conscientizar ainda mais para que as crianças tenham uma boa conduta e assim evitem problemas quando se tornarem adultos”, destaca.
Em parceria com o Detran, aconteceram em algumas escolas também palestras educativas ressaltando os cuidados no trânsito. A responsável pela secretaria da Educação e Cultura, Jane Lima, destaca que as crianças são ferramentas importantes para ajudar a despertar a responsabilidade nos adultos.Concurso – O prêmio do Denatran é realizado todos anos. A Escola Antonio Lacerda Braga participa na categoria criação de personagem e tem o tema “Meu (minha) super-herói (heroína) no trânsito é assim...”. Os participantes tiveram que elaborar um desenho, seguido de um texto contendo o nome da personagem, idade, ocupação, características e particularidades.(FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Vereadores incentivam jovens à militância política

Ao usar a palavra na sessão desta semana o vereador Haroldo Fernandes Duarte, o Baco, felicitou os alunos que participaram da sessão e destacou a importância dos eleitores elegerem pessoas de bem para assumir cargos eletivos. Explicou aos alunos um pouco sobre a função do presidente do Legislativo e o motivo pelo qual o mesmo não vota, a não ser em caso de empate. A vereadora Sandra Petrica felicitou as escolas pela eleição direta para indicar seus representantes a participar da sessão. “A cidadania acontecendo dentro das escolas”, comentou. Destacou iniciativa do vereador Lauro e a importância dos políticos atuais consertarem o que foi estragado por políticos do passado.
Por sua vez o vereador Lauro Hryniewicz citou matéria de um grande jornal do estado, sobre implantação da disciplina de Política e Cidadania, proposta de um parlamentar. Disse que a iniciativa praticada em Ubiratã antecipa a referida proposta do parlamentar. E citou o sucesso do projeto “Prefeito por um dia”, implantado nas escolas municipais de Ubiratã. O vereador ainda anunciou que no próximo ano estará na tribuna da Câmara para cobrar a execução da Lei por ele proposta, caso não seja praticada pela nova Câmara.
Marcos da Silva Retamiro parabenizou os jovens participantes da sessão e manifestou desejo que estejam concorrendo nas próximas eleições. Comentou sobre campanha desenvolvida pelo Sistema de Comunicação do Vale para obter cadeira de rodas motorizada em favor do jovem tetraplégico Robson Souza Silva, e propôs que a Direção da Câmara envie ofício de felicitações à direção do SCV. Comentou sobre a ausência de outro jornal, ao qual classificou como “parcial”, por não continuar a cobertura sobre as sessões. O vereador disse que fica triste porque o jornal só mostra notícias ruins de Ubiratã e elogia outros municípios. Completou felicitando o jornal O Vale do Piquiri pela cobertura ética e permanente aos trabalhos da Câmara.Já o vereador Arnaldo de Melo Correia parabenizou o vereador Lauro pela iniciativa de levar estudantes até à sessão e citou que em sua juventude foi presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Carlos Gomes, onde iniciou suas atividades políticas. Manifestou desejo que os estudantes militem na política. A vereadora Sandra Trevilin também parabenizou o vereador Lauro, destacou a participação dos alunos e os incentivou a prosseguir. O vereador Nizete Aparecido da Silva também felicitou o vereador Lauro e disse acreditar que no futuro surgirão bons políticos através daquela iniciativa. E Orlando dos Santos Filho felicitou o vereador Lauro pela oportunidade dada aos alunos e lembrou as próprias dificuldades quando assumiu cadeira na Câmara. Concluiu manifestando crença no surgimento de bons políticos para mudar cada vez mais a política na prática. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Escola de Altamira do Paraná supera meta do Ideb


O setor de Educação do município de Altamira do Paraná está literalmente em festa. A razão é porque o município foi reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) como um dos municípios em superação do Índice de Educação Básica, Ideb. Por isto o município recebeu convite para participar de uma matéria no Jornal do Professor, publicação de circulação em todo o Brasil.
“É grande nossa satisfação em poder estar contribuindo para a melhoria da Educação em nosso município”, comenta o professor Lecir dos Santos, secretário de Educação de Altamira do Paraná. “Devemos muito aos professores pelo empenho e dedicação para com nossos alunos; o poder público, por sua vez, tem grande responsabilidade em facilitar o bom andamento dos trabalhos pedagógicos como cursos, formação continuada, seleção de professores, boa merenda, transporte para todos e, além disso, plano de carreira dos profissionais da Educação e pagamento em dia”, comemora o professor.
Segundo Lecir, o Ideb de Altamira do Paraná em 2005 era de 3,7. Com a assinatura do compromisso “Todos pela Educação”, feita pelo prefeito Ademar Klein, o município deveria atingir 3.8 em 2007, já que este índice é medido a cada dois anos. “Inesperadamente atingimos 4.6, meta que era para o ano de 2011”, explica o responsável pela Educação. O índice foi registrado na Escola Municipal Augustinho Kauling. Com isto o MEC entrou em contato com o Departamento de Educação e com a escola a fim de através de entrevista os envolvidos no trabalho esclarecessem sobre as intervenções feitas pelo poder público, pela secretaria e pela escola para conseguir um índice tão bom. Fotos foram enviadas ao MEC para divulgação, sendo que o Ministério efetuou entrevista com o secretário de Educação do Município e a diretora do estabelecimento. O resultado será mostrado na edição do próximo mês do Jornal do Professor, publicação do MEC confeccionada em Brasília e distribuída para todo o país.Investimentos – Entre as ações que o município está desenvolvendo para incrementar o setor de Educação estão quatro novas salas na Escola Municipal Augustinho Kauling. O estabelecimento de ensino infantil e fundamental tem como diretora a professora Maria das Neves Andrade e já recebeu melhorias significativas. Mas a demanda necessitou a construção de novas salas, que por falta de espaço no local houve a necessidade de ser erigido em dois pisos. A obra está sendo edificada com recursos próprios e do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, Fundeb. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Vereadores são acompanhados por estudantes na sessão

As duas vereadoras e os sete vereadores ubiratanenses que participaram da sessão ordinária de terça-feira, 23, realizaram a sessão acompanhados de seis estudantes de três estabelecimentos de Ubiratã. Os alunos foram conhecer os andamentos de uma sessão do Legislativo, pois em breve assumirão as cadeiras para realizar a Sessão Plenária do Estudante. Os alunos representaram os colégios estaduais Carlos Gomes, Quintino Bocaiúva e Olavo Bilac. Estava também agendada a presença de representantes da Escola Estadual de Yolanda. Para a sessão plenária haverá ainda a participação do Colégio Santo Antônio, estabelecimento de ensino particular.
No começo da sessão os alunos receberam informações sobre as diferentes etapas de uma sessão ordinária, explicações que foram apresentadas pelo 1º secretário da mesa diretiva, vereador Haroldo Fernandes Duarte. Em seguida o vereador Lauro Hryniewicz teceu comentários sobre a sua proposta, que criou a sessão plenária do estudante. O vereador aproveitou a oportunidade e incentivou os alunos presentes a intensificar sua participação política, com vistas a que no futuro possam vir a ser lideranças e até ocupar uma cadeira do Legislativo.As explicações ainda continuaram, com a vereadora Sandra Cândido Petrica, que comentou sobre os trabalhos das Comissões Permanentes. Os vereadores Arnaldo Melo, Sandra Trevilin e Orlando Santos ainda complementaram explicações sobre as comissões. A presença dos alunos na sessão foi muito elogiada pelos vereadores e vereadoras, quando estes usaram a tribuna para suas Comunicações Parlamentares. De maneira particular recebeu elogios o vereador Lauro, pela iniciativa de propôs a criação da Sessão Plenária do Estudante. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

PM e Ciretran realizam blitz educativa

A Semana Nacional do Trânsito, realizada em todo o país, focou neste ano o transporte de crianças. Começou na quinta-feira passada, 18, e terminou quarta-feira, 25. Em Ubiratã a 37ª Ciretran e a Polícia Militar realizaram atividades de educação no trânsito, com palestras em escolas e uma blitz educativa que aconteceu no centro da cidade, na manhã de quarta-feira.
Carlos Joaquim Ribeiro Lima, da Ciretran, acompanhou o trabalho da PM e destacou que é importante uma constante reciclagem dos motoristas quanto às normas de trânsito. No local os condutores de veículos e motocicletas foram abordados e orientados sobre procedimentos corretos na direção, uso de documentação e capacete, recebendo panfletos que orientam com maiores detalhes.
Para o sargento Márcio Nascimento, comandante do Destacamento de Polícia Militar de Ubiratã, a expectativa era de que os motoristas que tiveram a oportunidade de receber o panfleto, leiam-no. “Que eles procure seguir da melhor forma possível, para que não venham a infringir as normas de trânsito”, comentou o sargento.
Neste ano o Detran trabalho a Semana Nacional do Trânsito com o tema: “A Criança no Trânsito”. Os acidentes são a principal causa de morte de crianças de 01 a 14 anos em todo o País. Por ano, seis mil crianças morrem no Brasil, 1.200 por atropelamentos. Das 140 mil que são hospitalizadas, 17 mil são vítimas de atropelamento. No Paraná, foram 57 óbitos no ano passado e, de janeiro a junho deste ano, foram 27.O tema “Criança no Trânsito” teve como objetivo conscientizar os adultos, principalmente os pais sobre a fragilidade dos pequenos a bordo dos veículos. A campanha incentivou o uso da cadeirinha nos carros para que as crianças fiquem protegidas diante de possíveis acidentes. O uso da cadeirinha é importante, pois como a criança tem porte pequeno, no momento da colisão ela é facilmente projetada para fora do carro. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Atleta de Ubiratã se destaca em Foz do Iguaçu

O atleta ubiratanense Claudemir Ferreira conseguiu mais um bom resultado em provas de longa distância. No domingo, 21, ele participou da segunda edição da Maratona Internacional das Águas e representou o município juntamente com outros dois corredores ubiratanenses.
A prova, com 42.195 metros de percurso, aconteceu na cidade de Foz do Iguaçu e contou com a participação de 540 atletas de todo o Brasil e do exterior. Segundo informações do atleta, a largada aconteceu logo pela manhã, às 7:25, na Usina Hidrelétrica de Itaipu. A chegada da prova aconteceu nas imediações das Cataratas do rio Iguaçu. Pela segunda vez o vencedor da prova foi o atleta Charles Korir, do Quênia, que fez o percurso com o tempo de duas horas, 19 minutos e um segundo.
O atleta ubiratanense Claudemir Ferreira, também conhecido pelo apelido de Tutta, concluiu o percurso com o tempo de duas horas, 39 minutos e 50 segundos. Com isto o representante do município de Ubiratã obteve a 17ª colocação na classificação geral. Mas na faixa etária de 30 a 34 anos o atleta conquistou a terceira colocação. Para seu treinador, Luiz Carlos Smanhoto, a participação de Tutta na competição foi excelente. “Foi apenas a segunda maratona que o Tutta participou, a primeira foi em São Paulo, há pouco mais de três meses, e ele conseguiu baixar seu tempo em mais de oito minutos. Isso mostra que o nosso trabalho está no caminho certo e vem dando resultado”, comemora o treinador.
Além de inúmeras pessoas que se fizeram presentes ao longo do percurso para prestigiar os corredores, a prova também foi transmitida ao vivo pela TV Paraná Educativa. A próxima prova em que o atleta Tutta participará será em Toledo, onde acontece a 7ª Edição da Meia Maratona Rotary, dia 19 de outubro, com o percurso de 21.097 metros.
Outra competição – Simultaneamente à maratona, ocorreu a 16ª Etapa do Circuito Sesc-Pr de Corridas de Rua, com o percurso de 10 quilômetros, dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Nesta prova o município de Ubiratã esteve representado por dois atletas. Magaiver e Luiz Carlos Smanhoto, que obtiveram a 9ª e a 14ª colocações, respectivamente, na faixa etária de 40 a 44 anos.Os atletas ubiratanenses agradecem às empresas que colaboraram, custeando suas despesas até Foz do Iguaçu: Cooperativa Coagru, Luxon Seguros, Farmácia Ubiratã, El Shadai Esportes, Styllus Estofados, Posto Ypiranga, Restaurante Peroza, Cantinho da Família, Mecânica do Ivo, Valtra Tratores e Peças, Cical Materiais de Construção, Depósito de Doces Pagani e Center Car Veículos. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Servidores começam curso técnico em Gestão Pública

Com a presença de 100% dos matriculados, teve início na manhã de quarta-feira, 24, o curso técnico em Gestão Pública para os servidores municipais de Ubiratã. A novidade tem como objetivo graduar e elevar a escolaridade dos funcionários.
A ação é resultado de uma parceria entre Governo do Estado, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Tribunal de Contas e prefeitura. Ubiratã está começando a primeira turma com 24 alunos, entre eles até quem já tem formação superior.
A auxiliar administrativa da divisão de licitação, Sandra Silva Capana, é graduada em ciências econômicas e pretende com o curso ampliar o conhecimento. “Com certeza teremos uma maior qualificação como servidores públicos e o melhor é que não temos que sair da cidade para isso”, aponta.
Durante a aula inicial, o secretário de Administração, Neri Wanderlind, que está coordenando o curso na cidade ressaltou a importância, inclusive, para melhorar o atendimento ao público. Segundo ele, os participantes podem considerar a oportunidade mágica. “Até hoje, os servidores nunca tiveram uma proximidade tão grande como vão ter com os professores da UFPR, nem imaginávamos que os profissionais fossem chegar ao interior do estado. Ainda os inscritos não precisaram passar pelo vestibular e quando concluírem terão um certificado de curso superior”, enumera os benefícios.
O curso de tecnologia em Gestão Pública tem duração de 25 meses e é ministrado na modalidade de ensino a distância por professores da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná. A expectativa do governador, Roberto Requião, é de qualificar 50 mil funcionários públicos paranaenses num período de dez anos.A reitora Márcia Helena Mendonça diz que a parceria é “uma aposta na qualidade da educação a distância”, revelando que “essa interação tem sido proveitosa, haja vista o sucesso de outros cursos já realizados”. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Conselho de Alimentação Escolar tem nova diretoria

Na tarde de sexta-feira, 19, aconteceu na sala de reuniões da secretaria da Educação e Cultura um encontro entre os novos membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) para a escolha do presidente, vice e secretário.
Na oportunidade todos estiveram presentes e conheceram um pouco mais do trabalho do conselho. A responsável pelo setor da alimentação escolar em Ubiratã, Marciana Olimpio de Lima, apresentou o funcionamento do CAE e como a merenda escolar é administrada no município.
Durante a reunião ficou decidido que a empresária, Izabel Bento, responderá como presidente do conselho. Assim como Andréia Peres Medina ficou como vice-presidente e José Tenório Ferreira assumiu a secretaria. Os membros ficam no Conselho por dois anos, quando acontece nova eleição e troca de membros.
O CAE foi criado para acompanhar e monitorar a utilização dos recursos financeiros transferidos pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento Educacional (FNDE) às entidades executoras bem como zelar pela qualidade da alimentação escolar. Ele é formado por representantes dos poderes executivo e legislativo, do magistério, das Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMFs) e sociedade civil.
Repasse de recursos – Marciana informou aos conselheiros que o grande problema enfrentado hoje pelo departamento de merenda escolar é que a maior parte dos gastos é da prefeitura municipal. “O repasse de recursos se baseia sempre no censo escolar do ano anterior o que resulta na defasagem e o valor entregue não é suficiente”, expõe.
Por dia, o valor repassado para a alimentação de cada aluno matriculado no ensino fundamental e nos Centros Municipais de Educação Infantil é de R$ 0,22. Esse valor é calculado para 20 dias do mês e o dinheiro é encaminhado em 10 parcelas. Em média, Ubiratã recebe um repasse de R$ 7 mil, no entanto, investe cerca de R$ 28 mil.Segundo Marciana, todo o cardápio é elaborado por uma nutricionista que analisa a realidade social dos alunos. “Temos todo um cuidado para que os estudantes recebam uma refeição rica em nutrientes e proteínas que vai agregar qualidade de vida a todos”, completa. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Ubiratanenses e vereadores acompanham audiências públicas

Na terça-feira, 23, a Comissão Permanente da Administração Pública, Tributária, Financeira e Orçamentária – formada por vereadores de Ubiratã – participou de audiência pública, realizada na Câmara Municipal. Os dados apresentados são referentes ao segundo quadrimestre de 2008, no qual, tem como função demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais. A ação cumpre a lei complementar nº 101/2000 da Lei de Responsabilidade Fiscal.
As receitas na prefeitura de Ubiratã, no período de maio a agosto, somaram R$ 15 milhões, 37,66% a mais que o mesmo período do ano passado. A previsão até o final do ano é atingir R$ 24 milhões. Já as transferências correntes foram de R$ 11,5 milhões. Enquanto no mesmo período do ano passado chegaram a R$ 8,9 milhões.
Segundo os números da audiência, as despesas do período chegaram a R$ 14 milhões, enquanto a previsão é atingir até dezembro R$ 23,6 milhões. O valor usado no quadrimestre representa uma diferença de 16,97% se comparado com o ano passado.
Entre os dados foram apresentados ainda os índices legais, resultados orçamentários e demonstrativos da disponibilidade de caixa.
Saúde – Na mesma oportunidade aconteceu a audiência pública do 2º trimestre da saúde. Munícipes, Conselho Municipal da Saúde e vereadores acompanharam a apresentação dos dados. No acumulado dos seis primeiros meses do ano, a secretaria de Saúde teve um investimento de R$ 2 milhões. Os gastos são com salários, medicamentos, materiais de trabalho, entre outros.O resultado representa a aplicação de 16,27% da arrecadação municipal com a saúde pública. Com isso, a prefeitura ultrapassou o mínimo exigido que é 15% de investimento do orçamento municipal. Após as apresentações os participantes puderam tirar dúvidas. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Escola Profissionalizante forma primeiros alunos

A parceria entre Provopar e as secretarias de Ação Social e Desenvolvimento Econômico entregou na quinta-feira, 25, os certificados para os primeiros alunos formados pela Escola Profissionalizante. A solenidade de entrega aconteceu às 17h30, no Centro Cultural.
Foram diplomadas 80 pessoas que concluíram os cursos de costura industrial, manicure e pedicure. O objetivo da Escola Profissionalizante é qualificar a população e com isso facilitar a inserção dos ubiratanenses no mercado de trabalho.
Durante a cerimônia, a presidente do Provopar, Luciane D’Alécio, comentou que o Provopar tem a preocupação em transformar as pessoas com inclusão e sustentação. “Estamos semeando oportunidades para que os alunos consigam entrar no mercado de trabalho e capacitados para desempenhar um bom trabalho”.
Por sua vez, a secretária de Ação Social, Elcia Godinho, parabenizou os participantes. “A vontade de cada um é o que vai diferenciá-los no mercado. Procurar a profissionalização é um caminho necessário e isso coloca cada formando um passo a frente dos que não aprimoram e buscam o conhecimento”, afirmou.
Os cursos tiveram uma duração de três meses e contaram também com a parceria da Escola Comunitária do Trabalho de Campo Mourão. Atualmente a Escola Profissionalizante está com 420 alunos das novas turmas que foram formadas.Informática - O curso de informática começou com uma grade diferente, por isso, não terminou no mesmo período que os outros cursos. 20 alunos já concluíram e receberam os certificados, nos próximos dias outros 25 concluem. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Planejar para bem governar

“Fazemos nossos caminhos e lhes chamamos destino.” Disraeli

Planos de governo de candidatos a prefeito pululam por aí. São importantes. Os que caem em minha mão, leio com atenção, até para aprender o que for adequável para a minha Ubiratã. Considero-me um cidadão preocupado com o lugar onde convivo e com a cidadania., por isso, crítico e exigente. Tenho o direito e a obrigação de discutir minha cidade. Hoje, mais do que nunca, a lei “amarra” o prefeito a realizar o que está planejado. Daí porque o ridículo de alguns planos de governo. Os municípios têm ferramentas legais para fazer seu planejamento. O Plano Plurianual Municipal (PPAM), para obras e serviços a serem executados em quatro anos; o Plano Diretor Municipal (PDM), para os de execução até dez anos; e o Planejamento Estratégico Municipal (PEM), para execução em prazo superior a dez anos. Os problemas municipais têm que ser discutidos com a sociedade e o plano é elaborado de forma participativa e transparente. Mais. O planejamento municipal deve ser realístico em seu orçamento. Pés no chão. Não tem dinheiro para tudo, daí se ter que planejar e indicar a fonte de financiamento.

Nos municípios com mais de vinte mil habitantes é obrigatória a existência de um Plano Diretor Municipal (PDM), estabelece o Estatuto da Cidade. Nele o autor de um planejamento encontra já catalogadas as prioridades de ações municipais por secretaria. O Plano Diretor é fruto de inúmeras consultas à população e registra a estimativa de custos de implantação ou aquisição. As ações, segundo decidiram os participantes das audiências públicas, classificam-se como: Emergência (a ser executada imediatamente); Prioridade 1 (a ser executada em dois anos); Prioridade 2 (para quatro anos) e Prioridade 3 (execução em cinco anos).

Parece que estou apenas falando em tese. Deixe-me, então, empurrar o leme e aterrissar em Ubiratã. Só para ilustrar. A primeira grande obra que aqui fizeram (1954-1955) foi abrir um campo de pouso para aeronave no meio da mata das madeiras duras. Por que agora já não temos um? Preocupa-me, por exemplo, a quantidade e o destino dos meios que o próximo governo municipal terá para administrar. Em Ubiratã, durante o mandato 2009 a 2012, um orçamento superior a 100 milhões de reais. Caramba, isso é muito dinheiro! Para perceber melhor, gosto de comparar com outras grandezas. 100 milhões de reais equivalem a uma frota de 5 mil veículos populares novos ou a 150 mil alqueires de terra férteis e agricultáveis. Ou seja, dinheiro suficiente para comprar área de terra superior a cinco vezes o tamanho do nosso município.

Aí o bicho pega e a responsabilidade aumenta! Esse é o valor que os ubiratanenses confiaremos ao juízo e competência de nossos próximos governantes, prefeito, vice e vereadores. Mais de 25 milhões de reais por ano, mais de 2 milhões de reais por mês. A minha preocupação é grande porque não só uma vez, em várias gestões administrativas, assisti estarrecido o dinheiro público ser mal administrado, desperdiçado, roubado até, ficando o trabalhador da Prefeitura sem receber o seu salário no prazo, a cidade abandonada; as estradas esburacadas, as máquinas sucateadas, os doentes abandonados, o Cofre Público vazio e endividado, os fornecedores caloteados e o moral do ubiratanense rebaixado. Não se pode botar raposa para cuidar do galinheiro. Já vi também o contrário. Uma cidade em pé, organizada, limpa, progressista, convidativa e prazerosa. O funcionário público, precisando de mais, claro, salário sempre é pouco!, mas com o pagamento em dia e respeitado em sua dignidade de trabalhador. O ubiratanense de cabeça erguida, batendo no peito, com a sua auto-estima elevada, afirmando: tenho orgulho de morar em Ubiratã.
Vale aqui repetir o lugar comum da democracia: o agente político não desce do céu, nem sobe do inferno, ele sempre é eleito por nós, através da força do voto. Razão pela qual devemos votar no candidato capaz de executar o projeto de governo que nos apresentou durante a campanha eleitoral. No dia da eleição estaremos escrevendo, de novo, parte de nosso futuro. Sabendo que quatro anos é tempo demais, vale lembrar a sabedoria popular que ensina que “não se deve deixar o certo pelo duvidoso”. (valdir d’alécio - ex-prefeito de Ubiratã)

terça-feira, 23 de setembro de 2008

SCV entrega cadeira de rodas a jovem tetraplégico

Na manhã de quinta-feira, 18, o diretor do Sistema de Comunicação do Vale, Nazir Chaves Abou el Hoss, esteve em uma residência da avenida Clodoaldo de Oliveira para a entrega de uma cadeira de rodas motorizada. O objeto é fruto de campanha desenvolvida pelo SCV em prol de Robson Souza Silva, jovem de 21 anos de idade, portador de tretraplegia traumática incompleta, devido a uma lesão medular.
A campanha foi iniciada pelo Sistema em junho deste ano, atendendo a um apelo da mãe do rapaz, Laide Souza Silva, professora municipal que não estava conseguindo levantar a verba necessária para a aquisição do equipamento. Com o apoio de pessoas da comunidade ubiratanense, que atenderam à campanha desenvolvida pelas três empresas de comunicação do Sistema (Jornal O Vale do Piquiri, Rádio Nova Clube e TV Vale) a cadeira foi adquirida e entregue ao seu destinatário, que já a está usando.
Apesar de singelo, foi um momento de particular emoção, quando o rapaz foi retirado do seu leito, onde passou a maior parte dos últimos meses, e foi colocado em sua cadeira motorizada. O gesto foi feito pela mãe Laide e o empresário Valdir Hellstron, que é morador da vizinhança e conhece bem a situação da família. Robson, como que começando um novo tempo em sua vida, deixou o seu quarto e saiu para o quintal da residência, indo posteriormente até à rua, inteirando-se melhor com as maneiras de manejar o equipamento.
A entrega da cadeira contou com a presença do secretário de Saúde Edmund Behrend, que manifestou seu contentamento com o apoio dado pela população do município para a aquisição da cadeira. Ele explicou que o setor de Saúde do município sempre auxiliou o jovem em suas necessidades, principalmente no deslocamento para outras cidades, inclusive quando precisou embarcar em avião para acompanhamentos realizados em Brasília (DF). Edmund também apelou para que a ajuda da população continue, uma vez que ainda não foi arrecadado todo o valor da cadeira.
Quase três anos numa cama - O acidente que levou Robson Souza Silva ao estado de tetraplegia traumática incompleta se deu em fins de 2005, quando Robson se encontrava em Maringá. Numa festinha familiar à beira de uma piscina, ele escorregou no piso molhado pela chuva que começava a cair no local e bateu a nuca no piso. Foi socorrido e conduzido a uma unidade hospitalar, mas recebeu cuidados que não atenderam às necessidades. Chegou a ser medicado como se estivesse alcoolizado e ao retornar para casa percebeu complicações principalmente no pescoço.Como resultado do tombo, Robson sofreu lesões na espinha e perdeu os movimentos das pernas, com conseqüências também nas mãos. No quarto onde fica, uma das coisas que Robson faz pra ocupar o seu tempo é ouvir os programas do padre Reginaldo Manzotti, a quem ele quer conhecer pessoalmente quando da vinda do sacerdote a Ubiratã, que deveria acontecer hoje, mas foi cancelada por motivo de força maior. De semblante sereno e demonstrando confiança na vida, ele ansiava pela cadeira de rodas motorizada para ter a liberdade de se movimentar tanto pela casa quanto para sair à rua, adquirindo maior independência para se locomover. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Chegou a primavera

Domingo foi o Dia da Árvore, data que marca a chegada da estação primavera, estação que com a beleza do verde e o colorido das flores inspira um período de mais alegria. No perímetro urbano de Ubiratã, alguns trechos estão como que cobertos por tapetes de minúsculas flores caídas das árvores de uma espécie que produz flores amarelas. Numa propriedade rural próxima ao conjunto habitacional Boa Vista, uma árvore quase solitária em meio ao campo de plantio de lavouras mecanizadas mostra beleza incomum. Quem seria capaz de contar quantas flores desabrocharam nesta copada? Quem esculpiu tanta beleza, que nasce, “brilha” e morre alheia à correria do mundo contemporâneo? Com muita propriedade as pessoas podem então olhar para tais belezas e pensar na existência de um Ser Supremo, Criador, e refletir uma expressão de admiração a Ele: “Quão grande és Tu!!!” (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Adiada a vinda do padre Reginaldo Manzotti

Na tarde de quarta-feira a direção do Sistema de Comunicação do Vale recebeu a informação que estava temporariamente suspensa a vinda do padre Reginaldo Manzotti a Ubiratã. Conforme estava agendado já há vários meses, o sacerdote celebraria missa no Estádio Claudinão, sábado à tarde. A organização do evento esperava a presença de aproximadamente 30 mil pessoas. Caravanas já estavam confirmadas em pelo menos 36 municípios da região. Mas o padre se viu forçado a cancelar a agenda que cumpriria nas cidades de Pato Branco, Ubiratã e Paranavaí, devido ao estado crítico de seu pai, que se encontra em coma irreversível. Na manhã de quinta-feira o padre Reginaldo ofereceu suas explicações durante programa de rádio e pediu a devida compreensão da população que o aguardava em um dos três eventos. No Estádio Claudinão, o palco já estava pronto, quando chegou a informação do cancelamento. Segundo informação da equipe do padre Reginaldo Manzotti, sua vinda a Ubiratã pode acontecer em data ainda no ano 2008. (FOTO: ROBSON FAVARO / TV VALE)

CRAS realizou curso de escultura em madeira

Da natureza podemos tirar idéias incríveis ou até mesmo transformá-la em coisas incríveis. E no curso que o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) realizou na semana passada, uniram-se natureza e arte. Através do curso de escultura em madeira, 10 pessoas aprenderam como empregar o trabalho.
O instrutor, Alessandro Costa de Souza, comenta que o diferencial nesse trabalho é que as criações são sempre únicas. “Cada peça tem seu próprio valor, afinal é um trabalho totalmente artesanal”.
Durante o curso os alunos aprenderam técnicas de desenho livre para traçar o que seria esculpido, tratamento das madeiras e o principal, as técnicas de entalhar a madeira. Alessandro argumenta os participantes não só aprendem a técnica, mas desenvolvem a sensibilidade. “Em algumas partes eu até mostro como reaproveitar madeira velha, pois isso agrega diferencial às obras”, diz.Entre os trabalho feitos foram escritos nomes, esculpidos desenhos em madeiras lisas e até troncos de árvores. Segundo a secretária da Ação Social, Elcia Godinho, os cursos oferecidos no CRAS têm como objetivo despertar o interesse dos participantes em criar e comercializar suas produções. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Duplas finalistas decidem o Coopertruco

Na tarde de sábado, 13, as quatro duplas melhores colocadas nas disputas anteriores decidiram a rodada final da décima edição do Campeonato Cooperativo de Truco, Coopertruco. A competição se deu paralelamente às partidas da fase final do Coopersuíço, na Arcapu urbana de Ubiratã.
Em 1º lugar ficou a dupla Claudiney Domingos de Barros e Reginei Inácio Salvagnini de Souza. A dupla conquistou a classificação para a final disputando a fase regional transcorrida em Yolanda. Em 2º lugar ficou a dupla Nilson de Abreu e Pricilio Aparecido Capana, classificados na disputa transcorrida na sede, em Ubiratã.
Em 3º ficou a dupla David Paro e Claudecir Ferreira Garcia, representantes do município de Campina da Lagoa. E em 4º lugar ficou a dupla Edílson José de Grandis e Evandro de Grandis, dupla classificada também pelo município de Campina da Lagoa.A premiação foi entregue em modesta solenidade transcorrida no salão da Arcapu, depois da conclusão das competições do Coopersuíço, quando todas as equipes participaram de confraternização e jantar. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Dia da Árvore é lembrado com diversas ações

Domingo, 21, começou mais uma primavera, junto dela também é comemorado o dia da Árvore. Há 30 anos a data 21 de setembro foi formalizada como o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente e é utilizada também para reforçar a conscientização de todos em favor da natureza.
Em Ubiratã uma série de atividades está sendo desenvolvida. A primeira aconteceu na quinta-feira, na propriedade do agricultor e pioneiro, Osmar Bertoli. Os alunos do técnico em Meio Ambiente do Colégio Carlos Gomes, Cooperativa Integrada e Leo Clube de Ubiratã fizeram o plantio de 100 mudas de araucária na propriedade.
A professora, Solange Bordin Zen, comenta que a ação faz parte do projeto “Nó de Pinho: rastro de nossa história” desenvolvido pelo curso técnico em Meio Ambiente desde o ano passado.
Na manhã de sexta, 19, a secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da divisão de Meio Ambiente, fez uma homenagem na Creche das Árvores. Durante a ação as espécies receberam placas que identificam os nomes científicos e populares de cada uma e os alunos da APMI de Yolanda e da Escola Gente Miúda aproveitaram para adotar mudas.
Para encerrar as atividades, o Leo Clube de Ubiratã realiza amanhã o plantio de árvores na propriedade do agricultor, Silvio Pelizer. O ato, conforme explica o presidente do Leo, Cássio Ceniz, faz parte do trabalho de conservação de mata ciliar que desenvolvem no local. “Em junho, no dia mundial do Meio Ambiente, fizemos uma parceria com o Silvio com a finalidade de ajudá-lo na regularização da mata ciliar e com isso colaborar com o equilíbrio ambiental. Agora vamos dar continuidade para essa parceria”, conta.A tecnóloga ambiental e chefe da divisão do meio ambiente, Eliani Roveda, destaca que é importante não só lembrar da data, mas conscientizar todos que as árvores são um bem necessário. “Além dos benefícios dos benefícios ecológicos como sombra, proteção do solo, nascentes e manutenção da vida, as árvores também trazem benefício econômico quando utilizadas da maneira correta”, enfatiza. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Missionária conta experiência de trabalho em Moçambique

O pastor Clodoaldo Reis Azarias recebeu em seu programa “Semeando Avivamento” a visita da pastora Adelaide Janoni, que é missionária da Igreja Avivamento Bíblico em Moçambique, país do continente africano. A visita aconteceu na manhã de quinta-feira, 18. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira pela TV Vale, às 11:00 da manhã.
Após sua participação no programa televisivo a missionária atendeu á reportagem do jornal O Vale do Piquiri e contou sua experiência, trabalhando em solo moçambicano. “Uma experiência gratificante”, conta ela, que trabalha naquele país há 16 anos, residindo em um município próximo à capital Maputo. Diz que está muito satisfeita com o trabalho que desenvolve junto à população local, ministra orientações religiosas e espirituais. Por muitos anos atuou em trabalhos preventivos, uma vez que profissionalmente tem conhecimento na área de enfermagem.
Adelaide chegou a Moçambique quando o país ainda vivia os horrores da guerra civil. Ela se sente feliz ao ver o povo moçambicano se esforçando na reconstrução do país, que era ponto turístico e recebia visitas de pessoas de muitos países. “Moçambique é um país bonito”, diz a pastora, salientando que a guerra destruiu muitas belezas do país, mas a nação está sendo reconstruída, inclusive abrindo suas portas para investimentos estrangeiros.
Ela percebe que o cristianismo está sendo muito bem acolhido naquele país, que até bem poucos anos vivia situações terríveis com a guerra civil que destroçou a nação. Moçambique está em reconstrução e virou modelo de paz, mas nos aspectos religiosos vive sob a investida do islamismo. Ela admite que entre as diferentes confissões cristãs atuantes em Moçambique, a Igreja Católica é a que desenvolve trabalho muito significativo, principalmente no setor social. A Igreja Avivamento Bíblico já possui seu próprio projeto naquele país, com a implantação de um templo sede e uma escola, que foram muito bem acolhidos pela população. “Fiquei até surpresa com a maneira como eles nos receberam”, diz a pastora. Em breve haverá novo templo, na capital Maputo.Embora ainda vivendo em período de transição, passando do regime comunista para a atual democracia, Moçambique oferece liberdade religiosa. Sendo um dos países mais pobres do mundo, Moçambique tem lá suas belezas, com um clima quente e úmido. Outros paises do continente africano vivem situações de conflitos, mas, segundo a pastora Adelaide Janoni, são países mais ricos. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Restaurante Popular está em construção na Vila Recife

Após o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome aprovar o projeto elaborado pelas secretarias da Ação Social e Obras de Ubiratã, foi iniciada a ampliação e reforma do antigo Centro de Produção de Alimentos, na Vila Recife. O espaço se transformará no Restaurante Popular.
A parte existente que será reformada tem 147 metros quadrados. No local funcionarão as dependências da cozinha, despensa, sala administrativa, banheiros e vestiários de funcionários. A ampliação será de 83 metros quadrados com divisão para funcionamento do restaurante e banheiros. A previsão de conclusão da obra é de três meses. Com o trabalho o prédio que estava sendo usado para cursos terá 230 metros quadrados e além de oferecer refeições a baixo custo e alto valor nutricional, continuará realizando cursos.
Segundo a secretária de Ação Social, Elcia Godinho, o Restaurante Popular tem como foco não só oferecer alimentos, mas também preparar as famílias da região. “Os maiores beneficiados com o projeto são os moradores da Vila Recife. Nos cursos serão repassadas dicas importantes de como produzir uma alimentação alternativa e rica em valor nutricional e o preço é um outro atrativo”, comenta.
A obra recebe um investimento de R$ 120 mil destinado para a construção e compra de materiais permanentes que serão utilizados no Restaurante. Depois de concluído, a equipe responsável pelo funcionamento do projeto também participa de capacitação, que tem como objetivo o bom atendimento da população e o preparo de alimentos com qualidade.
Conforme o planejamento elaborado pela secretaria de Ação Social, a estimativa é que cada refeição tenha um custo médio de R$ 1,50. Elcia acrescenta que todo o cardápio será elaborado por nutricionista e composto por alimentos simples e com alto valor nutricional.Ubiratã é a única cidade da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) selecionada pelo governo federal. No Brasil foram contemplados 30 municípios, do Paraná somente nove. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Campanha de vacinação contra rubéola é prorrogada

Seguindo a determinação da secretaria do Estado da Saúde a campanha de vacinação contra a rubéola continua em todo o Paraná. A meta em todo o país é atingir 95% dos homens e mulheres que tenham entre 20 e 39 anos. Em Ubiratã, a secretaria de Saúde informou que a vacinação continuará. Para completar 100% de cobertura a equipe da secretaria tem que imunizar 5.596 pessoas.
A enfermeira e responsável pelo setor de epidemiologia, Nágile Akkache, conta que várias ações descentralizadas foram realizadas durante o período de campanha. “Já atendemos nas empresas, fizemos atendimento especial nos sábados, vacinamos nos supermercados, na feira do produtor e até no Show de Talentos montamos uma estrutura. Tudo isso para evitar a doença e pensando na qualidade de vida da população”.
Mesmo com todas as atividades os homens com idades entre 20 e 29 anos são os que apresentam o menor percentual de atendidos. O secretário de Saúde, Edmund Behrend, faz um apelo. “Quem ainda não se vacinou, vá até um posto de saúde. A vacina não dói e protege todo mundo”, diz.
No entanto, quem dispara em cooperação com a campanha de vacinação são os homens que têm entre 30 e 39 anos. Mais de 100% do estipulado já foram alcançados. As unidades de saúde Central, do Jardim Panorama, Boa Vista, São Joaquim, Vila Esperança, Yolanda e na Secretaria de Saúde estão atendendo todos os dias, das 8 às 17 horas.
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Gilberto Martin, as vacinas continuam para que o Paraná consiga vacinar o maior número de pessoas possíveis. “Queremos a rubéola e a síndrome da rubéola congênita longe de nosso Estado”, afirma. A grande preocupação da campanha é com a síndrome da rubéola congênita, porque uma gestante ao adquirir a doença afeta o bebê e causa danos irreversíveis que desenvolvem diversas más-formações como: catarata, glaucoma, surdez, autismo, cardiopatias, baixo peso e diversos tipos de deficiências permanentes.Apesar da doença ser benigna aos homens, é importante que sejam protegidos para evitar a transmissão para as mulheres. “Somente a cobertura coletiva conseguirá eliminar a doença do estado e do país”, completa Behrend. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Zicão apresenta sua primeira Indicação

Na sessão transcorrida terça-feira, 16, o vereador Nizete Aparecido da Silva apresentou sua primeira Indicação. O vereador tomou posse na sessão da semana anterior e já demonstrou preocupação em usar o seu mandato para alcançar ações que beneficiem a população.
Zicão, como é popularmente conhecido, solicitou que a administração municipal realize cascalhamento no pátio defronte o barracão de festas da comunidade Curva da Onça. Ao fazer uso da tribuna o vereador justificou seu pedido, relembrando aos presentes que a comunidade realiza anualmente um evento de grandes proporções, quando recebe a visita de centenas de pessoas. O evento citado pelo vereador é a festa da Folia de Reis, no dia seis de janeiro.
O vereador também felicitou a cooperativa Coagru pela realização da fase final das competições do Coopertruco e Coopersuíço, fato transcorrido na tarde de sábado, 13, data em que a cooperativa completou 33 anos de existência. O vereador destacou a importância do evento, que reúne direção, funcionários e cooperantes.Zicão também felicitou a equipe Alto Alegre, campeã geral do Coopersuíço, e estendeu cumprimentos ao secretário Nicanor Kimura, responsável pela organização da competição de motocross acontecida na pista da Colônia Santo Inácio, no domingo, 14. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

“Nó de Pinho” preserva árvore símbolo do Paraná

O projeto “Nó de Pinho: rastro da nossa história” tem como objetivo preservar a existência da araucária que é a árvore símbolo do Estado. As atividades são desenvolvidas pelos alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Carlos Gomes e começou no ano passado.
A professora orientadora, Solange Bordin Zen, explica que o projeto iniciou com uma extensa pesquisa sobre a árvore. Na seqüência, em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Econômico foram produzidas as mudas, com auxílio do viveiro municipal. Após formadas, as mudas foram doadas para agricultores.
No ano passado cerca de mil mudas foram entregues e este ano novas remessas estão sendo feitas. Solange acrescenta que os locais que recebem o plantio são áreas que já tiveram araucária. “Os alunos fizeram um intenso trabalho de identificação dos locais que tinham araucária para mapearmos a atual situação e com isso trazer de volta as espécies para nosso município”, conta.O trabalho foi ser apresentado esta semana em Campo Mourão durante o Fera Com Ciência, que reúne milhares de alunos do estado. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Vereador rebate críticas disparadas contra a Saúde

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Ubiratã, transcorrida na noite de terça-feira, 16, todos os vereadores e vereadoras marcaram presença, bem como aproveitaram a oportunidade para tecer comentários sobre diversos assuntos ao fazerem uso da tribuna. Em pauta, poucos documentos, o que se justifica por ser período eleitoral.
Orlando Santos foi o primeiro a usar a tribuna e felicitou a Coagru pela realização da fase final do Coopertruco e Coopersuiço. Abordou também a vinda do padre Reginaldo Manzotti a Ubiratã, fato que acontece na tarde de hoje no Estádio Claudinão, quando se pode chegar a 30 mil o número de pessoas presentes. O vereador comentou que foi informado da vinda de pessoas até do estado de São Paulo e pediu que a comunidade ubiratanense acolha bem aos visitantes.
Para Haroldo Fernandes Duarte, o Baco, a oportunidade foi de agradecer aos estudantes e professores que prestigiaram a sessão e justificou a pauta resumida. Felicitou a Coagru e Colônia Santo Inácio pelos eventos do fim de semana. E destacou matéria em que o Brasil aparece em último lugar em investimentos na educação, numa pesquisa entre 33 países. A vereadora Sandra Petrica justificou Indicação de sua autoria, propondo mudanças no agendamento para tratamento dentário. Disse que as pessoas elogiam o setor de Saúde pelas mudanças implantadas no agendamento de consultas e pedem mudanças também no que diz respeito ao atendimento odontológico.
O vereador Lauro Hryniewicz reforçou comentários o Baco referente á educação e lembrou fato por ele comentado tempos antes em que governadores de estados afirmavam não poder pagar o piso salarial dos professores, de menos de mil reais. O vereador também agradeceu a presença de professores e alunos e anunciou que me muito breve acontecerá a sessão plenária do estudante, destacando também a importância do eleitorado votar em candidatos que estejam com nome limpo e aptos a representar o eleitor.
Para Marcos Retamiro a oportunidade foi de dar boas-vindas ao vereador Zicão e pedir desculpas por não ter participado de sua posse por problemas de saúde na família. Também abordou críticas que vem sendo atribuídas ao setor de Saúde por pessoas que já ocuparam cargos eletivos e agora estão em campanha, e citou situações degradantes herdadas pela atual administração. O vereador citou que no passado chegou-se a fechar a prefeitura em meio expediente, uma ofensa à população, e destacou avanços implantados nos últimos anos no setor de Saúde. Nos trabalhos da Câmara, Marcos Retamiro (foto) sempre apontou situações críticas do passado e defendeu trabalho da atual administração.
E o vereador Arnaldo Melo destacou obras na avenida Botelho de Souza, citando comentários de um empresário cascavelense que teria percebido o diferencial que está ocorrendo na cidade. Citou visita ao Distrito de Yolanda, onde viu o progresso da empresa de facção da empresária Célia Barzotto e ressaltou seu pedido para a instalação de uma escola agrícola, possivelmente no Distrito de Yolanda.Sandra Trevilin elogiou equipe do Colégio Quintino Bocaiúva pela presença na sessão, pediu melhorias numa determinada estrada e explicou aos presentes que uma Indicação Verbal tem valor semelhante a uma Indicação escrita. A vereadora sugeriu que as famílias ubiratanenses evitem ir de carro ao evento com o padre Reginaldo Manzotti, contribuindo com isto para que haja mais vagas de estacionamento aos visitantes. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Investigação apreende farta documentação com cantuense

Depois de efetuar a prisão de um cidadão que residia na cidade de Sarandi, próximo a Maringá, que na ocasião portava documentos com indícios de serem falsificados, o setor policial Ubiratã e o serviço de Inteligência da PM intensificou a investigação sobre ramificações do caso e chegou a um cidadão cantuense, que foi preso na manhã de terça-feira, 16. Com o individuo estavam três veículos, um dos quais já tinha mandado de busca e apreensão, que foram recolhidos ao pátio da 50ª DRP.
De acordo com o sargento Márcio Nascimento, comandante do Destacamento de Polícia Militar de Ubiratã, de posse de Mandado de Busca e Apreensão a investigação encontrou em poder do cidadão Roberto Luiz Pereira uma grande quantidade de documentos de diversos tipos, munição de diversos calibres inclusive de uso restrito, talões de cheques possivelmente confeccionados fora da área bancária, documentos com características de serem falsificados, diversos CPFs, coldres e quantia superior a três mil reais em espécie. A documentação estava escondida em um tubo de pvc, com aparências sujas, que estava escondido na parte superior de uma churrasqueira da residência. Pelo aspecto do tubo estima-se que o mesmo estivera enterrado, possivelmente depois que ocorreu a prisão do morador de Sarandi, fato que deu largada à investigação que culminou com a prisão do cidadão cantuense.
O sargento Márcio explica que uma das estratégias do golpe é realizar mínimas alterações no nome ou no número de documentos e com isto permitir que possam praticar atos fraudulentos de posse dos documentos frios. A investigação vai trabalhar no intuito de levantar novas ramificações de uma possível rede de falsificação de documentos para a prática de estelionato e outros crimes fiscais.Reprisando o fato em que foi preso o cidadão que era morador de Sarandi, em poder do qual foi encontrada documentação falsificada, o sargento Márcio explicou que o setor policial trabalha em investigações em que o resultado só aparece com a reunião de provas que configuram o crime. Tais investigações, segundo o sargento, às vezes chegam a demorar mais de um ano para lograr êxito. Um terceiro cidadão está na mira das investigações, mas não foi encontrado nada em seu poder que o incriminasse. O comandante do DPM admitiu que outras pessoas poderão cair com o desenrolar das investigações que serão efetuadas a partir de toda a documentação apreendida em poder o cidadão que foi preso em Nova Cantu. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Acusado de estuprar menina de cinco anos é preso

Uma ação envolvendo a Polícia Civil, Polícia Militar e serviço de Inteligência do 11º BPM de Campo Mourão resultou na prisão em flagrante de um cidadão acusado de agressão e prática de tentativa de estupro contra uma menina de apenas cinco anos de idade. O ato violento teria se dado por volta das 22:00 horas de terça-feira, 16, em uma residência da rua Marechal Cândido Rondon, na região da Vila Recife. O acusado é parente de sangue da mãe da criança.
Em posse da denúncia e descrição da figura que seria a autora do crime a polícia passou a investigar o caso e na manhã de quarta-feira prendeu o cidadão Fernando Alves da Silva, de 42 anos de idade, vulgo “Primo”. Ele possuía manchas na roupa que poderiam ser de sangue da vítima. Também na cama onde teria se dado a tentativa de estupro a investigação constatou manchas de sangue. O indivíduo foi preso na região da comunidade Pé-de-Galinha e a polícia acredita que o mesmo estava tentando fugir da região. Recolhido à 50ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Ubiratã, Fernando negou ferozmente acusações levantadas contra a sua pessoa. Em alguns momentos teve até comportamentos de intolerância à autoridades de policiais que o vigiavam na entrada da Delegacia.
Segundo explicações da família, a criança teria ficado em casa sozinha, enquanto a mãe havia saído para uma conversa com o esposo, devido a um desentendimento conjugal. O acusado teria se aproveitado da ocasião e praticado o atentado contra a criança, que foi encontrada pela avó, chorando e com ferimentos no rosto. Um morador da vizinhança afirmou ter visto o acusado sair correndo da residência e uma moradora da região afirmou que o mesmo já teria tido conversas inconvenientes com sua filha, de apenas 11 anos. Outro morador da localidade afirmou que Fernando costumava entrar em residências com muita liberdade, sem nem ao menos pedir licença.Na 50ª DRP o acusado negou ter praticado qualquer coisa contra a criança, mas a investigação estava de posse de informações e detalhes que o incriminaram. O caso está sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar da cidade e a vítima foi encaminhada ao Instituto Médico Legal para exames de conjunção carnal. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Curumim em sede própria é aprovada por atendidos

O Curumim de Ubiratã está em prédio próprio desde julho. Ocupando a antiga Associação dos Servidores Municipais de Ubiratã (Assemu), que estava sem uso, os atendidos agora contam com salas para aulas, refeitório e amplo espaço para atividades externas. No local está instalado o Centro Social Urbano (Cesu) que abriga também o Liberdade Assistida.
Com a nova “casa” os alunos comemoram as melhorias. Luiz Henrique Gomes da Silva, 11 anos, fala que “o novo Curumim é melhor, não tem nem comparação. A gente tem mais espaço para brincar e estudar”. Já a Ana Carolina dos Santos Araújo, 12 anos, reforça: “melhorou muito com o novo espaço”.
Atendendo 130 crianças com idades entre sete e 17 anos. O Curumim conta com uma equipe de oito colaboradores e professores de capoeira, música e educação física. A coordenadora do Curumim I, Aparecida Bocelli, conta que o atendimento hoje não é só interno. “Estamos estendendo nossas atividades também para fora da entidade com visitas domiciliares e acompanhamento das crianças”, exemplifica.
Rafaela Estulano, 13 anos, está no Curumim há dois anos. Para ela o projeto é a oportunidade de conhecer coisas diferentes e ocupar o tempo vago. “Depois que a gente entra no projeto melhoramos nossa educação. Os professores nos atendem muito bem. Aqui temos coisas interessantes para fazer. As aulas de bordado e dança são as minhas preferidas”, diz.
Entre os serviços prestados no projeto estão reforço escolar, oficinas de música e artesanato, atividades esportivas e encaminhamento para atendimentos de saúde. Aparecida comenta que toda segunda e sexta-feira os alunos passam por atendimento odontológico. “O dentista fez uma perícia em todos e os que precisam de atenção estão recebendo tratamento visando a qualidade de vida deles. Isso é muito importante, pois precisamos dar atenção para a saúde dessas crianças”, enfatiza.
A coordenadora acrescenta que sempre uma pessoa da equipe acompanha os alunos. “Quando vemos que um aluno não está bem levamos ao médico e temos autorização dos pais que nos dão o direito de cuidar deles”.
A secretária de Ação Social, Elcia Godinho, destaca que o trabalho no projeto tem como foco ajudar no desenvolvimento das crianças, tornando-os cidadãos de bem e preparados para a vida adulta. “Tudo o que fazemos é pensando no bem de cada um e tudo o que fazemos é pensado com responsabilidade e critério para sermos sempre uma referência”, afirma.
Interação – Socializar é uma das principais metas do Curumim. Por isso, semanalmente os alunos do projeto participam de atividades esportivas com os alunos da Escola Especial Jesus Menino (Apae). Nas segundas e sextas-feiras o professor de educação física une as instituições com o intuito de promover a interação entre todos.Segundo a diretora da Apae, Sonia Maria Vieira Caitano, as atividades têm gerado um resultado positivo. “O que mais acontece é a integração e com isso estamos quebrando as barreiras de preconceito. Os jogos são de igual para igual isso apresenta benefício para todos envolvidos”, destaca. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

NÃO DURMA EM TRABALHO

(Odair Roberto)

Foi de fato uma coisa bastante inesperada. Tanto trabalho para preparar o evento e de repente a notícia que o padre Reginaldo Manzotti não poderia vir a Ubiratã para o evento de hoje (dia 20) à tarde, no Estádio Claudinão. A agenda cancelada afetou também as cidades de Pato Branco, no sudoeste do estado, e Paranavaí, no norte, por onde o sacerdote passaria antes e depois de Ubiratã, respectivamente.
A notícia deixou contristada a população que esperava ansiosamente pela oportunidade de acompanhar ao vivo a Missa de um dos sacerdotes mais populares da atualidade em nosso país. Olhe lá se não é o mais popular!!! O que tem de especial ele, se o seu sacerdócio é o mesmo recebido por tantos outros? O que faz ele para que seu trabalho conquiste tanta apreciação, enquanto outros que receberam a mesma missão chegam quase que a causar arrepios aos fiéis quando aparecem?
Pessoalmente não conheço o padre Reginaldo Manzotti, mas apenas acompanho alguns momentos de sua programação pela rádio Nova Clube e pela TV Vale. São momentos que vejo ou ouço enquanto executo o meu trabalho. Admiro a maneira como o sacerdote, ainda tão jovem, cativa o coração dos fiéis. É interessante como suas palavras transmitem um clima de serenidade, seriedade e santidade. Deveria ser justamente isto o que todo sacerdote deveria fazer. Algo mais: direcionar seu trabalho para o conforto espiritual e a íntima convivência da pessoa com o Deus Criador, através de Jesus Cristo e da Igreja. Isto, a meu ver, é o cerne da missão da Igreja: conduzir as pessoas para Jesus Cristo e para a Salvação. Ações sociais são importantes, mas não é a principal atividade da Igreja. Cometem erros aqueles sacerdotes que em vez de levar Jesus Cristo às pessoas e vice versa, levam os fiéis para os caminhos da sociologia, partidarismo políticos, populismo desnecessário...
“Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec”, reza um trecho da Palavra Sagrada. E ser sacerdote é ser ponte entre o ser humano e Deus, entre o mundo contemporâneo e o eterno, entre a vida material e a salvação da alma. Produz mais e melhor aquele que se torna ponte para a graça, aquele que alimenta “seu rebanho” com as graças divinas, aquele que não se fia nas querelas da vida material, aquele que olha o mundo com os olhos do desejo divino, que é a salvação das almas. “Que adianta ao homem ganhar o mundo, se vier a perder a sua alma?”, questionou o próprio Cristo em certa ocasião. E enquanto muitos sacerdotes se envolvem em demasia com aspectos de política partidária e sociologia, muitas almas estão sedentas de paz, famintas de socorro espiritual, carentes do afago dos “Ministros dos Poderes de Deus” (como assim disse padre Jonas Abib ao se referir à pessoa dos sacerdotes).
Como conseqüência lastimável dos avanços tecnológicos e mudanças radicais da estrutura familiar e social, muitas pessoas estão necessitadas de uma atenção especial por parte daqueles cujas mãos receberam a Unção Sacerdotal para levar as graças divinas às almas. Seriam simples carências afetivas ou fraquezas humanas o que sofrem tais pessoas? Às vezes sim, em grande parte não. Pois se o fossem, os profissionais de áreas da ciência humana resolveriam. Mas enquanto se multiplicam profissionais para atuarem em consultórios, multiplicam-se pessoas em crise existencial, justo pela falta de Deus em suas vidas.E é justamente em tais situações que o Diabo pode ganhar uma alma que seria de Deus, se muitos responsáveis pela evangelização não “dormissem em trabalho”.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Câmara de Ubiratã empossa vereador Zicão

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ubiratã, transcorrida na terça-feira, 09, contou com o plenário praticamente lotado por pessoas da comunidade ubiratanense que foram prestigiar dois acontecimentos. Além dos assuntos normais da sessão houve a posse dos vereadores-mirins apontados por concurso desenvolvido junto às escolas de ensino municipal. Mas um dos pontos marcantes da sessão foi a posse do vereador Nizete Aparecido da Silva, conhecido como “Zicão da Coagru”.
A posse de Zicão foi em obediência a determinação do tribunal regional Eleitoral do Paraná (TRE), que cassou o mandato do vereador Luiz Francisco da Cunha por infidelidade partidária. Nizete era o suplente mais votado e que permaneceu fiel ao seu partido, o PDT, o que lhe mereceu a cadeira vacante. Para a posse de Zicão compareceram familiares, amigos, partidários e companheiros de trabalho.
A sessão, que contou com a presença dos chefes do Executivo Municipal, foi aberta com a entoação do Hino Nacional e logo após houve a leitura da documentação oficial que levava à posse de Nizete. Após apresentar oficialmente à Mesa Diretiva a documentação necessária, o novo vereador leu o juramento, ladeado pelos vereadores Orlando dos Santos Filho e Haroldo Fernandes Duarte, que são do mesmo partido. Tomando assento à cadeira antes usada por Luiz Cunha, o vereador empossado participou de votações de alguns documentos.Ao fazerem uso da palavra, os vereadores deram boas-vindas a Zicão e se ofereceram para auxiliá-lo no desempenho de suas funções na vereança. O próprio presidente do Legislativo, Aparecido Paula da Silva, passou a presidência ao vereador Orlando Santos para poder fazer uso da tribuna. Também o alcaide ubiratanense Fábio D’Alécio fez considerações enaltecendo a figura do novo vereador e desejando-lhe sucesso no desempenhar da função pelo restante do atual mandato. D’Alécio convidou a todos os ocupantes de cargos eletivos do município a se esforçarem para entregar o cargo ao final do ano com a sensação do dever cumprido. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Presidente do PDT desabafa na tribuna

Fazendo uso da tribuna livre da Câmara de Vereadores o presidente do diretório municipal do PDT, Valdir Euclides Hellstron, destacou o acontecimento e manifestou confiança que o novo vereador vai realizar trabalhos à altura da confiança que nele foi depositada pelos 324 eleitores no pleito de 2004. Hellstron fez considerações em torno do processo que levou o vereador Luiz Cunha à cassação pelo TRE, afirmando que preferia não ter chegado a tal situação, mas não podia segurar no partido um companheiro que fez opção em sair da sigla.
O presidente do PDT considerou que nenhum vereador chega à cadeira sozinho, mas é ajudado pelos demais candidatos do grupo. E remexendo em suas memórias aproveitou a oportunidade para um desabafo, pois considerou que foi muito pisoteado pelo vereador agora cassado, que em outras ocasiões usou a tribuna livre para tecer comentários ofensivos à sua pessoa. Em uma das ocasiões o então vereador Luiz Cunha chegou a dizer na tribuna que não reconhecia Valdir Hellstron como presidente do PDT.Ao começar suas considerações o presidente do PDT informou que a tribuna livre da Câmara foi uma iniciativa sua, em companhia de Ataliba Pereira de Carvalho e José Vicente Pires, em 1984, quando os três ocupavam cargos de vereadores. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Promoção de fim de ano pode estar ameaçada

Duas motos e um lote de vale-compras. Esses são os prêmios propostos pela Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã, Aceu, para a promoção de fim de ano. Mas a realização desta promoção ainda não é uma certeza, podendo até mesmo não existir.
De acordo com o presidente Haroldo Medeiros do Nascimento, a Aceu aguarda resposta da Caixa Econômica Federal, para saber se o projeto da Associação foi aprovado ou não. A Aceu está se adequando à legislação vigente, uma vez que desde o ano de 2007 está em vigor uma portaria que regulamenta a realização de promoções empresariais.
Pela Portaria 184, datada de 19 de junho de 2006, toda promoção em que houver sorteio de prêmios deve ter a autorização da Caixa, onde os promotores devem recolher impostos incidentes sobre os valores a serem movimentados. Num sorteio cujos valores sejam da faixa de cinco mil a dez mil reais, por exemplo, a entidade responsável pela promoção recolheria tarifa de duzentos e sessenta e sete reais.Haroldo adianta que no caso do projeto da Associação não ser aprovado pela Caixa, a Associação vai implantar um concurso sobre a melhor decoração natalina. (FOTO: ARQUIVO / O VALE)

Dupla de Ubiratã conquista 1º lugar no Festival da Viola

Depois de ficarem com o primeiro lugar na fase eliminatória do 31º Festival da Viola, em Mamborê, a dupla ubiratanense, Sivaldo Campos e João Amilton, repetiram o feito durante a final que aconteceu no último dia cinco.
Na apresentação que foi realizada durante a Expomam (Exposição Feira Agropecuária de Mamborê) eles cantaram “Dona Felicidade”. Com a interpretação conquistaram o primeiro lugar na categoria dupla. A música deu também o primeiro lugar para eles no Festival de Música Sertaneja de Farol (Femusfar).
Essa não é a primeira vez que Ubiratã participa do evento. No ano passado, três duplas ganharam a fase eliminatória. Sivaldo comenta que os artistas locais estão passando por um bom momento nos eventos que participam, fazendo com que ganhem destaque na região.
Já João Amilton, reforça que ao se apresentar procuram dar o melhor de si. “Representamos nosso município com o máximo de cuidado e carinho, visando sempre bons resultados e demonstrar o potencial existente em Ubiratã”, argumenta.
A dupla salienta que o apoio da prefeitura tem sido fundamental para a participação nos festivais. “Através do departamento de cultura temos tido colaboração e o apoio que precisamos. Isso nos estimula e faz com que participemos de mais festivais”, consentem.Em outubro é a vez de Sivaldo Campos e João Amilton participarem do Femic (Festival de Músicas Inéditas da Comcam), que se realizará em Roncador. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Direção da Aceu quer implantar núcleos setoriais

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã está trabalhando para que em seu mandato seja implantada uma iniciativa onde as empresas participariam de núcleos conforme as atividades desempenhadas. A idéia é fazer com que os diferentes segmentos do comércio ubiratanense tratem seus próprios problemas e interesses, buscando melhorar o relacionamento com o público e conseqüentemente melhorando o atendimento.
Haroldo Medeiros do Nascimento acredita que o trabalho setorizado favorece na discussão de iniciativas que beneficiem as empresas. Ele cita que é um trabalho de equipe, onde toda a diretoria atua de forma a discutir idéias para melhorar todo o comércio ubiratanense. Das idéias levantadas algumas dificilmente a diretoria conseguiria implantar ainda neste ano, mas o presidente da Associação acredita que no próximo ano haverá agilização das novidades. Um dos assuntos é ampliar o quadro social, com incentivo ao empresariado para que através do associativismo possa desenvolver o comércio local. É neste ponto, segundo Haroldo, que entra a idéia da formação de núcleos setoriais, onde as empresas do mesmo ramo se juntam e em parceria com a Associação discutiriam suas particularidades e formas de melhorar a atividade.Um assunto que já está merecendo conversações é a possibilidade de mudança no horário de funcionamento dos mercados em final de semana. O fechamento dos mercados ao meio-dia do sábado já mereceu reclamações de populares, principalmente pessoas que trabalham no comércio varejista, cujo encerramento do expediente aos sábados também é ao meio-dia. Com isto, empresários do comércio varejistas e funcionários ficam em situação complicada para realizar as compras para o fim de semana. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Passeio Ciclístico lembra Independência do Brasil

Crianças, adultos e idosos se reuniram no domingo, sete de setembro, em frente ao paço municipal para o Passeio Ciclístico da Independência 2008. O evento finalizou oficialmente as comemorações da Semana da Pátria, após o hasteamento das bandeiras, entoação dos hinos nacional, da independência e municipal e extinção do fogo simbólico.
O passeio se tornou tradição na cidade e contou com a participação de centenas de ciclistas. Quem deu um brilho especial para o passeio foi a Fanfarra Municipal, formada por alunos dos Colégios Carlos Gomes e Santo Antônio.
O trajeto teve início na prefeitura, seguiu pela avenida Nilza até o Posto Corujão e terminou na prefeitura novamente. O Passeio Ciclístico da Independência é uma promoção das secretarias municipais da Educação e Cultura e Esporte e Lazer. Este ano, o evento contou ainda com o apoio do Leo Clube de Ubiratã.
Premiados – Durante o evento, os participantes concorreram aos prêmios de ciclista mais velho, mais novo, bicicleta mais enfeitada, maior equipe uniformizada e ainda uma bicicleta foi sorteada entre os inscritos.
O ciclista mais experiente e que levou o troféu foi o senhor, Benedito Mendes do Nascimento, de 72 anos. Gabriel Martins Nunes da Silva, de 3 anos, completou todo o percurso, ganhou o troféu de ciclista mais novo e ainda a bicicleta no sorteio.
Já quem melhor produziu a bicicleta foi a Ilana Saori Makiama. Além de enfeitar a bicicleta, a pequena também se encheu de acessórios para combinar. E a maior equipe uniformizada foi dos atletas da cidade que totalizaram 17 pessoas.
Avaliação – Segundo a responsável pela secretaria da Educação, Jane Cristina de Lima, o evento mais uma vez foi sucesso. “O número de pessoas que se envolvem é a confirmação do sucesso dessa atividade. Nossa proposta é fazer com que o passeio continue sendo feito, pois é uma forma de proporcionar diversão para toda a população”, diz.O presidente do Leo Clube, Cássio Ceniz, argumenta que como um clube de serviço o principal objetivo do Leo é participar de atividades que envolvam a comunidade. “Nossa contribuição para o evento foi na organização e com isso ajudar que ele fosse realizado com êxito. Além disso, vale lembrar que o passeio tem o objetivo de lembrar a independência do Brasil e reforçar o espírito de patriotismo no cidadão”, comenta. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Colégio Carlos Gomes protagoniza 'dança flamenco'

O grupo de dança do ensino médio do Colégio Estadual Carlos Gomes, orientado pela professora Dirciane dal Ponte Favero, participará do projeto 'Fera' com a apresentação da coreografia espanhola 'Flamenco'. O projeto acontecerá na cidade de Campo Mourão, no período de 15 a 19 de setembro. A direção do estabelecimento deseja sucesso ao grupo. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Vereadores mirins foram diplomados na terça-feira

Depois da posse do prefeito, vice-prefeita e vereadores mirins de Ubiratã na sexta-feira passada, dia 5, na noite desta terça-feira (9), foi a vez dos vereadores serem diplomados durante a reunião da Câmara Municipal.
Os diplomados venceram o IV Concurso de Redação e Desenho, promovido pela secretaria da Educação e Cultura. A solenidade aconteceu com a ausência do 3º lugar, Alessandra Barros da Silva, devido problemas de saúde. No entanto, o professor, Antonio Valdecir de Oliveira, representou a vencedora.
Os atuais vereadores municipais fizeram a entrega dos diplomas e passaram seus respectivos lugares aos estudantes. Após isso, foram entregues as moções de parabenização aos professores que orientaram os trabalhos.
Esse ano, a grande novidade do concurso foi a inclusão dos vereadores mirins. Nos anos anteriores tomavam posse somente os dois primeiros classificados, como prefeito e vice-prefeito.
Presidente – Durante a solenidade, a 4ª colocada no concurso, Milena Marieli Almeida da Rosa, fez as vezes de presidente e em seu discurso destacou a importância da atividade para incentivar a prática da escrita e da leitura. “Essa é uma atividade interessante para todas as crianças e agradeço em nome de todos pela oportunidade”, disse.
Diplomados – Entre os diplomados da noite estavam alunos das escolas municipais Professor Pedro Leopoldo Beckhauser, Professora Lucinéia Ricardo Braciforte, Antonio Lacerda Braga e Cleide Maria Zamprônio.
Os vereadores mirins são: Alessandra Barros da Silva, Milena Marieli Almeida da Rosa, Andréia Caroline Caneval Mazzotti, Vinícius Barcati Meneghetti, Isabella Fernanda Braga da Silva, Milena Ribeiro do Nascimento, Kauana Catarina Cristovam Reynen, João Gabriel Vieira Albert e Suele Morais Cruz.
O prefeito mirim, Brenio Pinheiro Cena, e a vice-prefeita, Patrícia Fermino de Oliveira, estudantes das escolas Furusato Tomio e Dr. Gentil Toledo de Morais Junior, respectivamente, também receberam homenagens da Câmara Municipal.Antes da solenidade, aconteceu a posse do vereador, Nizete Aparecido da Silva “Zicão”. Ele que assumiu uma cadeira no legislativo municipal após a cassação do mandato do vereador Luiz Cunha, por infidelidade partidária. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Sindicato Patronal realiza palestra sobre Reserva Legal

O Sindicato Rural Patronal de Ubiratã, em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), realizou na quinta-feira, 11, uma palestra para os agricultores da região. O encontro teve início por volta das 9:00 horas, no salão da Arcapu urbana de Ubiratã e contou com a presença de 118 pessoas.
O assunto tratado foi “Casa em Ordem com ênfase em Reserva Legal”, ministrado por um representante da Faep, que veio de Curitiba. Luiz Anselmo Tourinho apresentou aos participantes o caminho a tomar para que a propriedade rural fique legalizada. Vários assuntos foram discutidos como o decreto Ambiental (Lei nº 6.514/99), Legislação Ambiental - Legislação Sanitária animal-vegetal.
“È preciso que os agricultores tomem uma decisão coerente e que se unem para defender os seus direitos, pois acreditamos que todos são a favor da averbação e da recomposição da Mata Ciliar, mas é válido procurar saber quais os documentos necessários para ter sua propriedade legalizada”, ressaltou o instrutor.
Durante a palestra foram feitos vários questionamentos por parte dos agricultores, que apresentaram perguntas para tirar suas dúvidas.
È preciso que todos os proprietários rurais saibam quais são os documentos necessários para a averbação da Reserva Legal. São os seguintes: planta e memorial descritivo do imóvel, georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro; cópia da matricula atualizada do imóvel; cópia dos documentos de identidade e CPF; cópia de quitação da ART_CREA do profissional habilitado; comprovante do pagamento da taxa de cadastro no SISLEG e da taxa de vistoria.Para mais informação o proprietário deve procurar o Sindicato Rural Patronal, em horário comercial. Para a realização do evento o Sindicato Rural Patronal obteve o apoio das cooperativas Coagru e Integrada, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. (FOTO: MARINALVA BATISTA)