segunda-feira, 1 de junho de 2009

Alunos desenvolvem conscientização contra tabagismo


Estudantes da 5ª serie do Colégio Estadual de Campina da Lagoa estão fazendo uma pesquisa sobre tabagismo nos locais de trabalho dos adultos. Na primeira visita escolheram a prefeitura para fazer uma coleta de informações sobre como os adultos começaram a fumar e se eles sabem dos males que o fumo causa à saúde.
A iniciativa partiu da professora Maria da Gloria. “Precisamos informar essas crianças sobre o mal que o fumo faz, para que tenhamos mais proximidade sobre o tema. Estamos visitando alguns locais de trabalho, assim elas podem tirar suas dúvidas e pensarem bem antes de querer experimentar essa droga”, comentou a idealizadora do trabalho. “A escola é a base mais comum para desenvolver ações de prevenção do tabagismo”, afirma a professora.Só no Brasil, a cada ano, o tabagismo mata 200 mil pessoas. Além disso, o fumo pode causar 50 doenças diferentes, destacando-se as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas. Para ter idéia, estima-se que 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema) sejam provocadas pelo tabagismo, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA. (FOTO: JANETE SOUZA)

Um comentário:

joyce disse...

adorei a ideia acho que os alunos estao de parabens.deveriam passar para outras escolas.estou desesperada procuro minha irma que mora em capina da lagoa seu nome e Danieli Campos Correia por favor preciso que voce me ajude, moro em Sorriso Mt meu telefone e 66 99723439 meu nome Joyce Evangelista