segunda-feira, 1 de junho de 2009

Ubiratã é tetracampeã no Dia do Desafio


Das cinco vezes que participou do Dia do Desafio, Ubiratã ganhou quatro. A última foi na edição deste ano que aconteceu na quarta-feira. Além de ser a primeira cidade do Paraná a iniciar a programação, também teve um diferencial que ficará marcado na história esportiva do município: 21 horas ininterruptas de atividade física.
Contando com a colaboração das escolas, empresas, funcionários públicos, profissionais de educação física e toda a comunidade ubiratanense, a secretaria de Esporte e Lazer conseguiu mais uma vez um resultado positivo. Dos 21.214 habitantes, 16.831 dedicaram pelo menos 15 minutos do dia para a prática de exercícios. O total foi de 79,34% participantes. A cidade concorrente, Encrucijada (Cuba) fez somente 31,09%.
O secretário de Esporte e Lazer, Nicanor Kimura, comemora a conquista. “Encaramos o dia realmente como um desafio e conseguimos perceber o comprometimento da população”, alegra-se.
Programação – Às 23h30 da terça-feira, a Fanfarra Municipal já anunciava o início das atividades. Quando o relógio marcou 0 horas de quarta-feira, o secretário de Esporte abriu oficialmente a programação no Ginásio de Esportes Tomaz Izidro de Lima.
Os primeiros a participarem foram os secretários municipais, vereadores e cônjuges que jogaram basquete, futsal e queima. A partir deles as atividades continuaram com revezamento de atletas, alunos e comunidade. Além da concentração principal no ginásio, uma equipe de estudantes e profissionais de educação física visitaram empresas e coordenaram alongamentos com os funcionários.
Como não poderia ficar de fora o prefeito, Fábio D’Alécio, também contribuiu. No começo da noite de quarta-feira reuniu um grupo de aproximadamente 100 pessoas e percorreu toda a extensão da Avenida Botelho de Souza fazendo caminhada. “A qualidade de nossa vida é reflexo do que estamos habituados a fazer. Se praticarmos esporte, por exemplo, sabemos que nossas chances de ter uma vida saudável são maiores”, enfatiza.O Dia do Desafio além de estimular uma melhor qualidade de vida, também é uma competição internacional. Cidades do mesmo porte tentam envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes. Nicanor comenta que no final foram 1260 minutos de exercícios físicos. (FOTO: DAYR DIAS NETO)

Nenhum comentário: