segunda-feira, 1 de junho de 2009

VERSÍCULO ESQUECIDO - (Odair Roberto)


O que será que nos acontece quando somos facilmente impelidos a acontecimentos bons ou para situações ruins? Será que há algo de sobrenatural nisto ou são simplesmente forças internas? Ou ainda podemos crer que estamos a cumprir um roteiro, onde em um momento estamos a desenvolver um papel divertido e em outros somos obrigados a admitir um fracasso, sendo que em determinados pontos simplesmente não temos papel nenhum a desempenhar e então ficamos nos bastidores, observando os outros que estão em cena.
Tenho comigo que neste mundo cada um cumpre pura e simplesmente um papel pré-fixado desde os primórdios da Criação. Seria quase uma blasfêmia da minha parte, considerado o ensinamento da Igreja de que somos feitos à imagem e semelhança de Deus e dotados de liberdade, vontade e inteligência. Sem querer levantar uma briga com quem tem poder, fico a pensar: até que ponto realmente somos dotados desta tal liberdade, vontade e inteligência???
O assunto é complexo, reconheço. E nem deve ser tratado com mera especulação. Mas se somos livres para escolher caminhos, porque os caminhos que escolhemos geralmente não conduzem ao fim esperado? Se esperamos algo, por que não acontece, quando facilmente acontece justo o que não queremos? Se o bem vem por graça, a desgraça vem de quem? Se de Deus nos vem as coisas boas, por que as coisas ruins são tão presentes em nossas vidas? Como alguns conseguem tão facilmente aquilo que a outros não é dado, mesmo que lute a unhas e dentes???
Perguntas ficam no ar e podem receber muitas respostas, mas nenhuma delas nos esclarece verdadeiramente se somos dotados na prática de liberdade, vontade e inteligência. A inteligência que a muitos faz diferença no trabalho ou no desempenhar de alguma função muitas vezes não é o suficiente para resultar em felicidade que outros possuem, mesmo não tendo a inteligência que gostaria.
Se abordarmos estas perguntas dentro do contexto psicológico ou social, com certeza temos muitas coisas a dizer para um lado ou outro. Pior ainda é quando dispomos tais perguntas num ambiente de discussão religiosa. Por demais certo que o ser humano seja diferenciado de todos os outros seres da Criação com base na tese de que é dotado de liberdade, vontade e inteligência, as respostas não chegam de forma satisfatória. O assunto dá muito pano pra manga.
Tenho observado que geralmente utilizamos as mesmas passagens bíblicas ou ensinamentos de profetas e apóstolos para apontar esclarecimentos sobre este ou aquele assunto. O curioso me parece é o fato de que algumas passagens e versículos bíblicos literalmente não aparecem nos comentários que tecemos para explicar algum assunto. Talvez estejam justamente ali as explicações para muitas coisas que nos confundem no dia-a-dia. Afinal, são textos bíblicos também, tanto quanto os outros. Apenas dizem coisas que geralmente não gostamos. Ou não queremos discutir, refletir, pensar... E bem por causa disto, muita gente anda falando besteira sobre religião.
Há muita gente bradando aos quatro ventos que estão seguindo a Jesus, mas vivem a semear discórdia, produzir divisões, levantar acusações contra outras confissões. Há muitos que se valem do positivismo, depositando crença nas forças da mente humana, usando métodos de meditação transcendental e mentalização. Há os descrentes, que vivem piores que animais. Com quem estará realmente a verdade? E as respostas que buscamos, continuam sem aparecer. Porque certamente o dia em que aparecerem o resto da vida não terá mais nenhum sentido.
Pra engrossar o caldo, cito que Jesus diz que a alguns é dado em abundancia e por isto terão mais, enquanto a outros é tirado até o pouco que julgam possuir (Mt 25,29). Como não sou nem teólogo nem exegeta, atenho-me ao significado literal. Ou seja, ninguém fica rico ou pobre porque quer, mas porque tem de ser. Se observarmos desta forma então podemos dizer que ninguém vive o que escolhe, mas escolhe aquilo que deve escolher porque já está predestinado desde o principio dos tempos. Entramos então em contradição com a tese de que somos dotados de liberdade, vontade e inteligência. A não ser que esta tese seja aplicável em outros assuntos, tipo figuradamente. Porque no fundo da questão haveremos de entender que nada de nossa vida é oculto a Deus, então Onipresente e Onisciente, e nada pode ser feito sem Seu consentimento. Portanto, literalmente somos escravos da Santa Vontade de Deus. E isto nos é profundamente maravilhoso.

Nenhum comentário: