segunda-feira, 1 de junho de 2009

População aprova calçamento com pedras irregulares


Na Vila Recife faltam cinco quadras para concluir o assentamento das pedras irregulares. Já a estrada Caviúna está com cerca de 500 metros lineares prontos. Antes do término dos serviços a população nota os benefícios. O vendedor, José Nunes da Silva, mora na rua Mato Grosso e avalia o serviço realizado pela prefeitura. “A rua de casa ficou muito boa. As pedras estão bem assentadas e acho até que são melhores que asfalto. Em dias de chuva dependendo o carro nem conseguíamos sair, agora ficou bem tranquilo”, comenta.
Quem também aprova as obras é o agricultor, Osvaldo de Souza Carvalho “Gueu”. Morador da comunidade Três Placas por mais de 40 anos e usuário da estrada Caviúna salienta que vinha esperando o trabalho há tempos. “A obra chegou na hora exata. Sempre tivemos problemas quando não era a mata, era barranco e barro. Isso vai ser muito útil para todos”, aponta.
O agricultor acrescenta que muitas histórias aconteceram desde o período em que mora na região. Chegou a comentar das vezes que não saiam de casa e dos deslizes de carro. “Quando terminar vamos ter muito mais segurança”, completa.
Cronograma – A Recife começou a execução do trabalho primeiro. O projeto prevê o calçamento de 15 quadras e atende as ruas Marechal Cândido Rondon, Epitácio Pessoa, Mato Grosso, Bahia e Rio Grande do Sul. Ao todo serão mais de 16 mil m² pavimentados com um orçamento de R$ 145 mil, liberados através do deputado federal, Hidekazu Takayama.
O secretário de Serviços Urbanos e Pavimentação, João Ribeiro, informa que apesar da maioria das quadras estarem com pedra ainda não foi feito o acabamento. “Uma equipe começou nos últimos dias o serviço de rejunte e compactação. Em até três meses devemos estar finalizando a obra”, afirma.
Devido aos diversos pontos que dá acesso, a estrada Caviúna apresenta grande importância para a agricultura local. O secretário de Viação e Serviços Rurais, Marcos Retamero, cita que pelo trecho é possível chegar na Colônia Santo Inácio, comunidade Três Placas, Santa Luzia, Curva da Onça, São José, estrada Irene, Rio Piquiri e até no distrito de Yolanda.A etapa em andamento contempla 13.800 m². O recurso de R$ 138 mil, foi conquistado em parceria com o deputado federal, Hermes “Frangão” Parcianello. O prazo para colocação das pedras é de seis meses e o prefeito, Fábio D’Alécio, comunica que uma segunda etapa já foi aprovada. “O projeto realizado pela secretaria de Obras já foi aprovado e estamos aguardando a liberação do dinheiro”, esclarece. O novo projeto corresponde a aproximadamente 1.800 metros lineares de pavimentação. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Nenhum comentário: