Teve início quinta-feira, 21, e se estende até o dia 28 a Semana Nacional do Excepcional, período em que as entidades apaeanas realizam atividades especiais com seus alunos e profissionais. Em Ubiratã as atividades abordarão diferentes temas, incluindo uma visita à Casa da Cultura e visita à Creche das Árvores, entre outras coisas.
“Defender os direitos humanos é valorizar a diversidade e promover a dignidade” é o tema da Semana deste ano. Com este tema pretende-se nortear as ações da Rede Apae e servir de eixo gerador de reflexões e de debates a serem realizados no decorre do ano. A inclusão escolar, um tema bastante atual para quem atua nas atividades das Apaes, vem sendo realizada de forma equilibrada, segundo conta Sonia Vieira Caetano, diretora da escola Especial Jesus Menino, de Ubiratã. A rede Apae defende o direito de escolha da pessoa com deficiência intelectual e de sua família sobre o local onde deseja estudar.
A Semana Nacional do Excepcional foi instituída em 1964 e se torna uma grande mobilização nacional em torno das pessoas portadoras de necessidades especiais. É uma busca de conscientização da população e dos governos em favor da garantia de direitos da pessoa com deficiência e sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político.Fundada em 1954 a Apae é uma organização social que defende os direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais no Brasil. Com profissionais especializados e conhecimento acumulado em décadas de experiência a Apae é pioneira na escolarização e inclusão escolar, educação que transforma a vida de milhares de pessoas portadoras de necessidades especiais e as faz alcançar seus objetivos. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário