terça-feira, 5 de agosto de 2008

DOENÇAS DO FRIO

O frio destaca-se entre as inclemências mais cruéis do nosso inverno. Nem sempre as pessoas, principalmente as crianças, dispõem de meios adequados para enfrentar estações climáticas rigorosas. Idosos merecem maiores cuidados. De forma sumária abordaremos algumas das doenças mais freqüentes do inverno.
Asma – trata-se de inflamação das vias aéreas superiores. Atingem os pulmões e todo o sistema respiratório. A tosse e chiados no tórax são os sinais das crises asmáticas.
Amigdalíte – é a inflamação das amígdalas, estruturas glandulares que servem de defesa das vias aéreas superiores, funcionando como barreira contra microorganismos que atacam a boca, gengivas e garganta. Sintomas mais comuns: dor de garganta, tosse, febre, mau hálito e inflamação de gânglios situados no pescoço.
Bronquite – enfermidade que determina, no inverno, a maior demanda dos consultórios médicos. Vírus e bactérias são os agentes infecciosos mais comuns. Fungos são raros. Os sintomas mais freqüentes são tosse, dor, chiado no peito e produção de catarro. A dor na garganta sempre está presente. Em fumantes os sintomas são mais acentuados, a recuperação é mais demorada.
Gripe – mais freqüente, típicas do inverno. É causada por vírus. Provoca intenso mal-estar, com tosse, febre e astenia, geralmente acamando o paciente. Altamente contagiosa. Tosse com eliminação de catarro. Obstrução das vias aéreas superiores. O uso de vacinas preventivas tem se mostrado eficiente. O alvo principal são os idosos.
Pneumonia – infecção do sistema pulmonar, provocando acúmulo de catarro, secreções e em casos graves, presença de pus. Dor torácica acentuada, mais pode acometer toda a estrutura corporal. Geralmente ocorre febre alta. Em pessoas fragilizadas podem surgir complicações graves resultando em óbito.
Resfriado – infecções por vírus das vias aéreas superiores. Indisposição generalizada. Tosse e dor torácica. Obstipação nasal, tosse e febre geralmente baixa. Não existe vacina contra resfriado. Repouso antecipa a cura.
Rinite e Sinusite – atingem o sistema de vias aéreas nasais e seios da face. Pode provocar obstrução, dor de cabeça e mal estar generalizado.
Estas breves referências têm por objetivo um alerta geral para enfrentar o clima de inverno que não é siberiano, mas incomoda. Não espere complicar. Repouso, líquidos, boa alimentação e medicamentos específicos resolvem.Dúvidas? Consulte seu médico.

ANTENA
EDUCAÇÃO - O problema educacional envolve 3 vertentes fundamentais: governo, alunos e professores. Sem modernização e articulação administrativa jamais venceremos esta tragédia brasileira. Vencer ou vencer. Não existe outra saída!...
ESPORTE - O sucesso do evento esportivo internacional, realizado na nossa comunidade deveu-se a organização e empenho da administração municipal, estruturas disponíveis e apoio de serviços médicos colaboradores. Parabéns para todos.PIRATARIA - Empresas estrangeiras extraem petróleo brasileiro e vendem para o Brasil. Pirataria, pode?

Nenhum comentário: