sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Proerd inicia atividades nesta segunda-feira

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) volta às atividades no município de Ubiratã sob a responsabilidade do policial militar soldado Batista. Será nesta segunda-feira, dia dois de março.
Realizado em parceria com a secretaria de Educação do município, o trabalho envolverá as quartas séries do ensino fundamental, atuando em nove escolas e atingindo pelo menos 355 alunos do perímetro urbano, no Distrito de Yolanda e na comunidade São João. O trabalho desempenhado pelo soldado Batista vai também beneficiar escolas do município de Juranda neste primeiro semestre e para tanto os acertos já estão firmados.
Batista informa que este trabalho é realizado na região de Ubiratã desde o ano de 2005. É através da secretaria de Segurança Pública do Paraná que este trabalho tem início, pois ela cede o policial militar para atuar no programa. Em contrapartida os municípios oferecem espaço nas escolas e o material para o trabalho de prevenção, que são cartilhas que falam sobre drogas lícitas. “Aquelas que são a porta de entrada para as drogas mais pesadas”, explicou Batista. Segundo ele, o álcool, o tabaco e os inalantes são substâncias tóxicas sobre as quais é feito o trabalho junto aos pré-adolescentes com idade de 10 a 12 anos.
O Proerd aborda também a questão da violência dentro da escola. Batista conta que recentemente foi criado no estado o Batalhão da Patrulha Escolar, para trazer o policiamento fardado para dentro da escola. “Esta preocupação também é da Polícia Militar aqui em Ubiratã e Juranda, pois temos jovens e crianças que estão envolvidas com prostituição, com drogas ou outros problemas sociais”, comentou. Por isto é importante a presença do policial fardado dentro do recinto escolar para dar segurança aos professores, escola e à comunidade ao redor do estabelecimento.No início de fevereiro, segundo o soldado Batista, foi implantada a patrulha escolar na cidade de Goioerê, sede da Companhia da PM que responde por Ubiratã. Naquela cidade há uma viatura e dois policiais específicos para as escolas. Diretores dos estabelecimentos de ensino de Ubiratã já foram consultados sobre o assunto. O município é o maior da região em número de alunos da rede estadual e há a necessidade de ter a patrulha escolar. O policial apelou para as que lideranças políticas efetuem os contatos necessários a fim de que seja possível a instalação da patrulha escolar em Ubiratã o quanto antes. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Nenhum comentário: