sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Voluntários são preparados para atuarem com dependentes

A comunidade ubiratanense está ganhando mais um tipo de serviço voluntário. Desta feita o trabalho será voltado para pessoas que sejam dependentes de drogas ou álcool. Com isto houve já nos dias 07 e 08 de fevereiro aconteceu no Centro Catequético da Paróquia Santo Antônio de Ubiratã, a primeira etapa da formação para capacitação de voluntários. O treinamento aconteceu no Centro Catequético da Paróquia de Ubiratã e os voluntários vão atuar em um núcleo de apoio para os dependentes químicos e seus familiares.
Este trabalho nasceu de uma visita acontecida em setembro de 2008, quando o Frei Bernardo Fradão, membro do Mosteiro da Esperança localizado no Vale da Páscoa, em Parelheiros, São Paulo, esteve na cidade divulgando o trabalho e convocando pessoas que estariam dispostas a trabalhar na ajuda a familiares de dependentes e aos próprios dependentes. Como foi grande a acolhida pela comunidade da idéia de implantação do núcleo na cidade, pode então iniciar-se a formação.
O sistema de funcionamento das salas de apoio é o de reuniões semanais que acontecerão em dia, horário e local fixos, com quatro salas separadas. Em uma sala ficam os dependentes, em outra os familiares de dependentes, uma sala é destinada a crianças que sejam filhos dos dependentes. A quarta sala é destinada à equipe que permanece em oração enquanto desenrolam os trabalhos nas outras salas.
De acordo com as pessoas envolvidas no trabalho, não se trata de internamento, mas de salas onde as pessoas irão partilhar tanto as suas experiências, dores e dificuldades quanto a oração, tudo em sigilo sobre o que acontece em cada ambiente. Só poderão participar das salas pessoas que efetivamente tenham problemas com dependência química ou de álcool e seus respectivos familiares. Será expressamente proibido outras pessoas participarem do grupo, seja por curiosidade, mídia, trabalho escolar ou outras doenças, como dependência de cigarro, depressão ou outras.A Comunidade Casa Esperança e Vida é uma comunidade ecumênica e não faz distinção de pessoas, religião, raça ou de qualquer outra espécie. Ela está aberta a todos que aceitem sua proposta de vida e vida em plenitude. Está ligada à Igreja Católica Apostólica Romana, com suas tradições, práticas e costumes próprios que não visam à religião, mas à restauração integral do ser humano. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Nenhum comentário: