sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Ubiratã dá adeus ao padre Aegídio Körbes

O padre jesuíta Aegídio Körbes, 77 anos, faleceu anteontem à tarde em um trágico acidente de carro a poucos quilômetros do trevo de acesso a Juranda. Segundo informações fornecidas pela Casa Paroquial, o sacerdote vinha de Londrina para Ubiratã para que ontem à noite pudesse participar da sagração episcopal do padre Francisco Javier Paredes, como novo bispo da diocese de Campo Mourão.
O choque aconteceu na altura do quilômetro 431 da BR 369. O religioso jesuíta viajava rumo a Ubiratã em um veículo Gol de placas AND-6220, licenciado em Londrina (PR) e chocou-se contra o rodado traseiro de um caminhão Ford Cargo 4130, placas MCN-1031, licenciado em Chapecó (SC) e que era conduzido por Gilmar Serraglio, 47 anos. Padre Aegídio sofreu ferimentos graves no acidente e foi conduzido a uma unidade hospitalar de Campo Mourão, onde entrou em óbito.
A notícia chocou a população católica da cidade de Ubiratã, onde o padre trabalhou por vários anos até que no início de 2008 assumiu trabalhos em uma paróquia da cidade de Londrina. Como ele era muito benquisto pelos ubiratanenses, mantinha contatos com a comunidade local.
O corpo do padre jesuíta deveria vir direto do IML de campo Mourão direto para a paróquia de Ubiratã, mas a paróquia onde ele trabalhava requisitou também o corpo para velório em sua comunidade. Com isto o corpo de padre foi levado para Londrina no começo da noite e velado junto aos féis de sua última paróquia. No final da manhã de ontem o corpo chegou a Ubiratã, onde foi velado na igreja matriz, onde compareceu grande número de fiéis que foram dar adeus ao ex-pároco. Por volta das 15:00 horas foi celebrada uma missa e em seguida o corpo foi conduzido ao Cemitério Municipal de Ubiratã e sepultado no túmulo que os jesuítas possuem para membros da ordem religiosa que venham a falecer por esta região.
O túmulo guarda os restos mortais de três sacerdotes jesuítas, sendo que o primeiro foi o padre Jorge Schol, que morava e trabalhava na paróquia de Ubiratã e também foi vítima de um acidente automobilístico, quando ia para Campina da Lagoa a fim de celebrar um matrimônio, fato transcorrido no dia 28 de abril de 1990.Para a equipe do jornal O Vale do Piquiri a morte do sacerdote é também a perda de um ex-colaborador, uma vez que durante o período em que o padre Aegidio Körbes foi pároco de Ubiratã mantinha a publicação de artigos no jornal, onde comentava assuntos de grande importância para a comunidade católica. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Nenhum comentário: