terça-feira, 16 de setembro de 2008

SEXO DOS ANJOS

O mundo político de Brasília mais uma vez agita-se frente à tentativa de constranger e desmontar a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). Setores do Senado e da Câmara revelaram extrema irritação com métodos e práticas da agência de segurança, para captar informações. Leis, regulamentos, conferências, segredos de estado, diretivas econômicas, enfim, todas as ações e práticas da ABIN estão na mira.
Na verdade o que parece motivar a querela envolvendo as ações de inteligência da ABIN, é colocar o governo em constrangimento. Seria uma tentativa de controlar práticas operacionais da agência de informações. A discussão cresce, pronunciamentos públicos são variados e regulamentos são propostos. O clima esquenta.
Um breve flash histórico sobre as práticas no mundo, talvez seja oportuno. Nenhum governo, de qualquer país, dispensa a atuação das agências de inteligências nas suas rotinas de política governamental. Uns poucos exemplos, citados de passagem, são ilustrativos, tanto no passado como no presente.
O imperador francês Napoleão Bonaparte sofreu um ataque terrorista quando se dirigia à noite para um espetáculo na Ópera de Paris. Uma carruagem com barrica de pólvora explodiu e quase o matou (24/12/1800). Dentro de dois dias os autores do crime estavam presos e o Ministro da polícia Joseph Fouchê apresentou um relatório completo ao Imperador.
Adolf Hitler (1945) escapou por pouco de uma bomba colocada numa pasta no ambiente onde consultava mapas da Segunda Guerra Mundial (1945). Em questão de horas sua polícia secreta capturou os culpados. Todos foram mortos. Inclusive o famoso Marechal Rommel. Ação imediata de agência de segurança, a Gestapo.
Os EUA têm a famosa CIA, a Rússia tem a KGB, a Inglaterra tem a SCOTLAND YARD. França, China, Japão, Itália, bem como todas as nações do mundo têm suas entidades sigilosas envolvidas nas ações estratégicas de governo.
Por que o Brasil não pode ter também a sua agência de inteligência, como todas as nações importantes do mundo? Difícil entender o que se passa em Brasília. Parece que querem chegar numa enorme discussão acerca do “sexo dos anjos”. Tempo perdido. Anjo não tem...

ANTENA
*** O conhecimento é o mais precioso dos tesouros porque jamais pode ser dado, nem roubado, nem consumido.
*** Veja seus defeitos sob um novo ângulo, pois nada é absolutamente mau ou absolutamente bom nesta vida.*** Estás desanimado? Lembre-se que o desânimo é apenas uma página da vida; então vire esta página e comece logo outro capítulo de sua história. (LEITURAS)

Nenhum comentário: