terça-feira, 29 de abril de 2008

BOM DIA TRISTEZA (José Rodrigues Neto)

Na verdade o que queria para hoje seria dar uma repassada em páginas de poesias. Preferência especial: Vinicius de Morais, Carlos Drumont de Andrade, Cora Coralina ou até mesmo para alegrar-me ainda mais, Antonio Maria, aquele poeta nascido em Recife e falecido no Rio de Janeiro, “aos 120 kilos” década de 60. Gente alegre, amante da vida, do humor, das lutas, mas também craques na arte de viver. Acima de tudo da companhia de Danuza Leão – cronista brilhante – número um entre as mulheres... Os sonhos e os poetas são necessários. São como o ar que nos mantém...
Mas não, temos que enfrentar nestes dias que correm, clima depressivo, gerado a partir da morte estúpida da menina Isabella em São Paulo. Temos que suportar essa montanha de reportagens diárias, deprimentes, sobre a tragédia. Excessivas, brutais, agredindo e deprimindo a população. Repetitivas, todos os dias em toda a mídia. Uma tristeza. Paranóia gerada a partir da má qualidade das grandes redes de TVs, rádios e jornais, principais fontes de todo esse clima. As crianças estão sendo agredidas e traumatizadas por esta avalanche de notícias da morte Isabella. Esse clima doentio poderá resultar em prejuízos futuros insanáveis. Pode gerar neuroses ou danos anti-sociais na formação da personalidade. Não é para isso que existe a liberdade de imprensa. Jornais, quase todos atuando na mesma linha de alienação, completamente divorciados dos interesses culturais que devem favorecer a educação e elevação moral do povo brasileiro. Os bons exemplos de cidadania devem ser sempre destacados.
Na verdade toda a tragédia que desabou sobre Isabella representa um episódio específico, próprio, para a atuação policial reservadamente. Concluída a investigação de tudo, teria lugar o julgamento dos culpados. Estariam com a palavra juizes, promotores, advogados e tribunais de justiça. Jamais o massacre da população através de “bombardeios de más notícias“ diárias cujos efeitos são imprevisíveis. A população brasileira não merece tal castigo. Houve crime sim; os culpados serão punidos. Mas a vida continua. Elevemos o moral. A depressão é perniciosa. Chega de tristezas. Sol e alegria para todos.

ANTENA
*** AÉCIO NEVES – presença positiva do governador mineiro na grande imprensa nacional. Ele fala em “choque de gestão“ que nada mais é do que a obrigatoriedade de benefícios para a população como resultante dos investimentos econômicos.
*** ABALOS SÍSMICOS - atingiram toda a costa brasileira desde o Espírito Santo até Santa Catarina. Não há notícias de danos importantes. Apenas um grande susto para os habitantes do litoral. O Brasil é território livre destes fenômenos. Felizmente!*** LULA REAGE – o presidente manifesta-se contrário a qualquer mudança no tratado sobre Itaipu. Correto. Presidente eleito do Paraguai fala em modificações do contrato entre os dois paises. Como, se eles não investiram nada? O Brasil construiu Itaipu e distribui energia a troco da dívida a longo prazo. Querem mais? (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Nenhum comentário: