terça-feira, 29 de abril de 2008

Começou campanha de vacinação contra gripe do idoso

Teve início no sábado, dia 26, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe do Idoso. Pessoas com mais de 60 anos devem procurar as unidades de saúde até o dia nove de maio. A meta para este ano, informa a secretaria de Saúde de Ubiratã, é imunizar 2.122 pessoas.
Conforme destaca a responsável pelo setor de epidemiologia, Nágile Akkache, a equipe da secretaria esteve atendendo em horário especial no sábado e nos outros dias a vacina estará disponível normalmente na rede de saúde da cidade.
O slogan da campanha deste ano é “Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se”. A contra-indicação do medicamento é somente para pessoas que têm alergia grave de ovo de galinha. Fora isso, não existe nenhum impedimento.
Para a aplicação da vacina é necessário a apresentação do cartão de vacina. Este ano, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% das pessoas com 60 anos ou mais, ou seja, 10% a mais que no ano passado. Essa medida se deve a grande adesão da população idosa brasileira à campanha. Somente em 2007, a vacinação atingiu 86,61% do público alvo.
No distrito de Yolanda, a aplicação aconteceu na segunda-feira, 28, no posto de saúde das 9 às 11 horas e das 13 às 16 horas. Na comunidade São João, a vacina será aplicada na quarta-feira, 30, no mesmo horário.O objetivo da campanha é reduzir os casos de gripe, as complicações decorrentes da doença e os óbitos entre os idosos devido ao vírus. A dose é indicada para todos os idosos, inclusive os que foram vacinados em anos anteriores. (FOTO: ILUSTRAÇÃO)

Nenhum comentário: