terça-feira, 8 de abril de 2008

Embalagens vazias de agrotóxicos

Para evitar risco para a saúde e meio ambiente, a lei determina cuidados especiais com a destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos. Essa providência é de responsabilidade do usuário, fornecedor e fabricante do produto.
Em nossa região, o local para depositar essas embalagens é a unidade da ADITA (Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária), em Campina da Lagoa. No ano de 2 007 ali foram entregues 222.142 embalagens, 193 mil limpas e mais de 29 mil contaminadas. Para os usuários dos municípios circunvizinhos a Campina da Lagoa, principalmente os pequenos agricultores, tem sido sumamente desconfortante e oneroso levar as embalagens vazias até o destino final.
Diante de seu compromisso com os seus associados e comunidade, a Coagru, a partir deste ano, conseguiu a liberação dos órgãos de fiscalização para receber em suas unidades de negócios as embalagens vazias dos agrotóxicos que forneceu. Depois a cooperativa providenciará o destino final para elas, sem qualquer ônus para usuário.
Para tanto foram estipuladas datas para as embalagens serem entregues à cooperativa no mês de abril: dias 7, 8 e 9, em Ubiratã; dias 10 e 11, em Campina da Lagoa; dias 14 e 15, em Nova Cantu; e, dias 16 e 17, em Anahy. (FOTO: EDCARLOS PEREIRA)

Nenhum comentário: