quarta-feira, 23 de abril de 2008

Curso prepara população para o mercado de trabalho

A qualificação dos ubiratanenses continua sendo a preocupação da administração municipal. E na semana passada as secretarias de Ação Social e Desenvolvimento Econômico em parceria com o Provopar e Agência do Trabalhador de Ubiratã promoveram o curso “Empregabilidade: Exigências Profissionais X Mercado de Trabalho”.
Através do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), cerca de 250 pessoas (foto) aprenderam o que o mercado tem exigido de um bom profissional. O curso começou na quarta-feira, nove, e foi encerrado na noite de sexta-feira, 11, no Anfiteatro Carlos Gomes.
Nos três dias de curso os instrutores do Senac abordaram temas como: estrutura e tendências do mercado de trabalho, competências pessoais e profissionais, a importância da qualificação profissional, escolha de uma atividade profissional, empreendedorismo, curriculum vitae, ética, entre outros.
O prefeito, Fábio D’Alécio, destaca que a oferta do curso tem como objetivo preencher as lacunas existentes no comércio local. Conforme destaca, as empresas tem passado por diversas dificuldades e uma delas é a falta de profissionais qualificados. “Temos trabalhado não só para abrir novas vagas de trabalho, mas também aperfeiçoar as pessoas para que preencham as vagas já disponíveis”, frisa.
Diante do cenário que é apresentado em Ubiratã, Fábio reafirmou a preocupação da administração municipal com o emprego. Com o destaque do setor de confecção, a prefeitura está implantando a escola profissionalizante. A iniciativa vai formar costureiras para atuarem nas facções, ocupando assim a demanda existente na cidade. “Queremos todos trabalhando sem que empresas fiquem sem funcionários, e que os desempregados não fiquem sem opção no mercado de trabalho”, afirma o prefeito.
Para o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Orlando Vieira Filho, os cursos farão a diferença no dia-a-dia dos participantes. “Com certeza os inscritos no curso vão apresentar uma forma de trabalho diferenciada e que dará destaque no mercado”.De acordo com a técnica de educação profissional do Senac, Euzelia Horst, tudo passa e somente o conhecimento permanece. Por isso, atentou para a necessidade da atualização constante. Segundo Euzelia, trabalhos desenvolvidos em parceria são sinônimo de sucesso. “Isso se comprova com a quantidade de interessados pelo curso”, completa. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Nenhum comentário: