quarta-feira, 23 de abril de 2008

Recicla-Bira e Recitã aumentam a coleta de recicláveis

Mês a mês a secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ubiratã realiza o levantamento da coleta seletiva. Com isso, está detectando a conscientização da população. Aos poucos a quantidade de material coletado está aumentando. Segundo o relatório do mês de março foram recolhidos 18.800 quilos de lixo reciclável.
A chefe da divisão de meio ambiente e tecnóloga ambiental, Eliani Roveda, comenta que a colaboração dos ubiratanenses é tanta que eles têm entrado em contato com a secretaria. “As pessoas ligam pedindo mais dias de coleta, outras têm sugestionado, por exemplo, algum sistema que avise que a carretinha está passando na região”.
Para o andamento do projeto de coleta seletiva Recicla-Bira, a secretaria elaborou um cronograma que percorre toda a cidade desde o ano passado. No entanto, a tecnóloga pede que a colaboração da população continue. “Nos dias em que a coleta não passa, os agentes ambientais do Recitã também percorrem a cidade. Nossa preocupação não é quem recolhe, mas que a separação seja feita”, afirma.
Todo o material coletado, tanto pela prefeitura, quanto pela Associação dos Agentes Ambientais de Ubiratã (Recitã) é comercializado e o valor arrecadado é dividido entre os membros da associação.

ExpoBira
Durante os três dias da ExpoBira 2008, os agentes ambientais estiveram trabalhando na Sociedade Rural de Ubiratã. Os associados fizeram a coleta do material reciclável e a carretinha que atende ao Recicla-Bira esteve no espaço.
O objetivo foi auxiliar não só na renda dos agentes ambientais, mas também manter a limpeza do recinto pensando na consciência ambiental.Eliane pondera que qualquer pessoa pode ser um associado da Recitã, basta somente entrar em contato com a administração da associação. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Nenhum comentário: