terça-feira, 29 de julho de 2008

Ação vacina contra rubéola e pólio no dia 9

Os surtos da rubéola que foram registrados nos últimos dois anos em todo o país, se configura como uma ameaça à população ainda não vacinada. Os índices levaram o Ministério da Saúde a lançar a maior campanha de vacinação do mundo, a Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola.
No próximo sábado, dia 9, a ação tem início em todo o Brasil, inclusive em Ubiratã. As unidades de saúde do Jardim Panorama, Boa Vista, São Joaquim, Vila Esperança, São João, Yolanda e na Secretaria de Saúde estarão atendendo durante todo o dia, das 8 às 17 horas.
O secretário de Saúde do município, Edmund Behrend, comenta que o objetivo é evitar a disseminação da doença e todas as pessoas com idades entre 20 a 39 anos devem tomar a vacina. “Todas as pessoas, independente de terem tomado a dose do medicamento devem procurar um posto de saúde para ser imunizado”, atenta.
A meta da campanha em Ubiratã é atender 5.596 pessoas. Dessa estimativa, 3.003 são mulheres de 20 a 39 anos e 2.593 são os homens com a mesma idade. A enfermeira e responsável pelo setor de epidemiologia, Nágile Akkache, frisa que a única restrição do medicamento é para mulheres que estão grávidas. “Quem estiver esperando bebê não pode tomar a vacina e as mulheres que tomarem o medicamento não poderão engravidar nos próximos três meses”, enfatiza.
Os postos de saúde administram a vacina até o dia 12 de setembro. O Ministério da Saúde pretende imunizar em todo o Brasil 70 milhões de pessoas de ambos os sexos.
Pólio - No sábado, dia 9, também começa a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. Na primeira etapa o município ultrapassou a estimativa feita pela a secretaria de Saúde e chegou em 101% da meta.As crianças menores de cinco anos que tomaram a dose na primeira etapa devem ser levadas pelos pais ou responsáveis nos postos de saúde da cidade. O setor de epidemiologia da secretaria de Saúde informa que 1.351 é o número de crianças que estão pretendendo atingir, o que corresponde a quantidade de imunizados na fase anterior. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Nenhum comentário: