terça-feira, 8 de julho de 2008

Partidos realizam convenções para o pleito de outubro

Os partidos políticos de Ubiratã realizaram suas convenções municipais tendo em vista o pleito de outubro próximo. Coligações foram firmadas para fortalecimento de chapas, que no município devem ser apenas duas, figurando a situação e a oposição da atual administração.
No domingo (29) pela manhã aconteceu na Câmara Municipal a convenção conjunta entre dos partidos PDT, PPS, PSC e PR, que confirmaram os nomes de Fábio de Oliveira D’Alécio e Orlando Francisco Vieira Filho para concorrer à reeleição. O deputado estadual Douglas Fabrício, único representante eleito pela região de Campo Mourão para a Assembléia Legislativa, marcou presença e encorajou a candidatura de D’Alécio, seu correligionário. Na oportunidade Fabrício lembrou os tempos de campanha rumo à AL e enalteceu o apoio que recebeu de lideranças locais.
A coligação recebeu o nome de “Coligação Ubiratã Grande”, que tem ainda a participação dos partidos PRB, PSL e DEM, que realizaram convenções em outros horários. Dentre os nomes apontados como candidatos a vereadores pela coligação estão nomes que buscam à reeleição, como Aparecido Paula da Silva, Orlando dos Santos Filho e Haroldo Fernandes Duarte. Dos demais, vários nomes já concorreram em outros pleitos e alguns são novatos na carreira política. Prestigiando o evento, muitos correligionários e simpatizantes compareceram e literalmente lotaram os recintos da Câmara, manifestando de forma unânime o apoio à candidatura anunciada.
PMDB – Outra convenção partidária que aconteceu na Câmara foi a do PMDB, na noite do mesmo dia. Desta feita com clima bastante diferenciado da primeira, os convencionais discutiram os destinos da sigla na disputa da eleição próxima, oportunidade em que candidatos a vereador e lideranças si dividiram nas opiniões. Uma parte da equipe desejava candidatura própria completa, enquanto outra parte desejava apoiar proposta formal de coligação com o PTB, partido que lidera a oposição no município. Havia ainda uma terceira opção, que era a de não lançar candidato à majoritária e os candidatos a vereador concorressem independentes dos candidatos a prefeito. Esta opção demonstrava que o partido estava rachado nas opções na corrida para o Executivo.
Depois de diversas discussões foram votadas as opções de candidatura própria e coligação com o PTB, quando dos 40 votos válidos houve empate nas duas opções. Em imediata consulta ao Diretório Estadual devido ao fato de que a vereadora Sandra Cândido Petrica, atual líder da bancada na Câmara Municipal não pode votar pela segunda vez conforme de direito, houve a segunda votação, quando também houve mudança no voto de um suplente. Os 41 votos depositados nesta segunda votação deram um voto de vantagem na proposta de coligação com o PTB, fato que foi amplamente comemorado por uma parte dos integrantes da sigla, que contavam com “olheiros” da sigla proponente. Mas a parte prejudicada na votação (foto) optou por entrar com um recurso.PTB – Na noite de segunda-feira, em sua sede, o PTB realizou sua convenção, que confirmou o nome do líder da sigla, Antônio Menezes da Silva, como candidato a prefeito. Na oportunidade foi apresentado o nome da professora Lindaura Lopes Magalhães, indicado pelo PMDB para compor a chapa, como candidata a vice. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Nenhum comentário: