terça-feira, 22 de julho de 2008

PETRÓLEO Ë NOSSO DE NOVO

Parece uma coisa antiga resgatarmos gritos de guerra do passado, para defendermos nossas recentes descobertas de bacias petrolíferas na costa marítima. A notícia ganhou o mundo e o Brasil aparece como província petrolífera importante. O campo Tupi, situado na costa santista, é referência mundial, mesmo antes de conhecermos suas dimensões exatas, apenas com o que foi descoberto até o momento, já garante ao Brasil condição de destaque mundial em matéria de petróleo e centro de decisões. Mas não foi só isso. Quase em surdina circulam notícias, de que na verdade, toda a costa brasileira de norte a sul, é um lago de petróleo.
Evidente que a confirmação de tais descobertas, teria repercussão mundial face à importância do petróleo no mapa econômico do planeta. E o Brasil de imediato, coloca-se em condição estratégica perante o mundo, justamente no momento em que se esgotam as fontes tradicionais. Um novo quadro econômico configura-se perante a comunidade internacional. Fácil de entender. O Iraque foi tomado e o Iran, igualmente rico em petróleo, está na mira para a próxima invasão.
Neste ponto cabe uma breve divagação histórica, sobre as peripécias postas em prática pelo “grande irmão” na luta pelo petróleo e outros recursos minerais. O México foi vítima de invasão - 1846 a 1848 - e perdeu as seguintes províncias: Texas, Utah, Nevada, Arizona e Alta Califórnia. Desta forma o mapa geográfico americano do norte, foi alterado e grande parte da riqueza petrolífera mudou de dono. O “grande irmão“ veio para ficar e ficou. Luiziânia e Alasca foram operações de compra e venda.
Por melhor que seja o relacionamento internacional não há como despistar o mal-estar provocado pela presença da 4* frota americana, nas águas internacionais dos limites oceânicos brasileiros. Está correto o Presidente Lula pedir explicações ao “grande irmão”. Também seria natural uma indagação, assim de passagem, sobre a base aérea construída em segredo no interior do Paraguai – Mariscal Estigarribia – capacitada a operar pouso e decolagem de qualquer tipo de avião por maior que seja, numa pista de 3.680 metros de comprimento. Bem, a madrugada está fria. Induz a suposições enlouquecidas. É um sacrifício pensar. Melhor dormir; a cama está quente e macia. O Brasil, grande e digno como sempre, continua sendo o meu sonho!

ANTENA
*** Se ficares parado, não chegarás a lugar algum. Se correres, logo cansarás. O certo então é caminhar. A dura realidade para quem não quer aprender, é que a própria vida terá que ensiná-lo.
*** Todos nós temos valores importantes, que jamais serão destruídos pelos revezes da vida. Viver é duro para quem é mole.*** As pessoas podem não lembrar exatamente o que você fez, o que você disse, mas elas sempre lembrarão como você falou. (Leituras)

Nenhum comentário: