terça-feira, 29 de julho de 2008

Ocepar apresenta proposta

A entrada de capital estrangeiro em grande volume através da compra de ações favorecerá as empresas mercantis, explica João Paulo Koslowski. E como as cooperativas são sociedades de pessoas e estão respaldadas apenas no capital do cooperado, a Ocepar está fazendo a proposta de um programa que visa a busca a recursos externos para financiamento de investimentos agroindustriais e em nível de cooperado.
“Nós já estamos discutindo uma proposta com o Governo federal, em nível de Ministério da Agricultura e Ministério do Planejamento e entendemos que essa pode ser um a proposta que vai facilitar a entrada de novos recursos com prazos maiores e juros menores para atender a demanda do cooperativismo no estado do Paraná”, explica o presidente da Ocepar.
Koslowski avaliou o momento vivido pela agricultura, que está permitindo a recuperação econômica dos produtores, que nas duas safras anteriores tiveram prejuízos significativos com períodos de estiagem no Paraná, com queda de 13 milhões de toneladas de grãos. Ele apontou que o momento vivido pela agricultura é bom e orientou os agricultores a fazer reserva, uma vez que a agricultura é uma empresa a céu aberto e estás sujeito às intempéries e para enfrentar os problemas que possam surgir é importante que o agricultor esteja preparado.Koslowski ponderou estimativas de que os próximos anos podem ser positivos para a agricultura brasileira e citou a queda de preço para o trigo da atual safra devido a projeções de aumento da produção mundial. Mas reconheceu o aumento na demanda por alimentos devido ao crescimento populacional de países, entre os quais a China e a Índia. Mas sugeriu que o agricultor deve ter cautela e evitar o hábito que esperar para vender seus produtos em tempo de pico, o que pode resultar em prejuízos devido às quedas que podem ocorrer. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Nenhum comentário: