terça-feira, 29 de julho de 2008

Candidatos de Anahy expõem sobre suas candidaturas

O jornal O Vale do Piquiri vai levar aos leitores a partir desta edição um pouco sobre cada candidato a prefeito dos seis municípios em que mais tem a circulação do jornal. Anahy é a primeira cidade a ser mostrada os seus candidatos ao Executivo.

(Carlos Antônio Reis)
Como candidato da situação, o servidor Carlos Antônio Reis tem como vice o atual vereador Arilson e disputa pela coligação do PMDB com o PSDB, PTB e PR. Ele explica que foi motivado a entrar na disputa com base em vários fatores, a começar pelo grupo político que integra, uma vez que o seu partido esteve presente em todas as conquistas desde que o município era distrito de Corbélia. “Não foi uma motivação pessoa, pura e simplesmente”, garantiu o candidato. Disse que avaliou as forças que o apóiam, bem como o grupo político e suas amizades. Mas faz questão de frisar que não é candidato do prefeito atual, e sim do seu grupo, que tem uma historia política muito forte no município. Reconheceu que o prefeito é importante no grupo, pela sua liderança, mas entende que sua candidatura tem independência.
No âmbito dos projetos garante que o seu plano de governo foi elaborado com base na sua experiência pessoal e nos contatos com a comunidade, com a visão de que precisa governar para o conjunto da sociedade, sabendo administrar mesmo com os possíveis conflitos que possam surgir na convivência com a oposição. No período em que seu nome esteve à apreciação da população, teve uma série de reuniões, que serviram de base para a elaboração do plano de governo. Entende que a atual administração fez um bom trabalho, mas diz que vai se empenhar em melhorar os programa já existentes e empreender um estilo próprio e implantar novidades em diferentes segmentos. Na agricultura, aproveitar os programas federais e incentivar a agricultura familiar. Na saúde, trabalhar na medicina preventiva, além das demais ações já existentes. Na educação, cita pensamento do matemático e filósofo grego, Pitágoras, que teria dito: “Eduque os meninos e não será preciso castigar os homens”. Para tanto, a educação passa por aspectos como estrutura, transporte, valorização do magistério, palestras, educação da juventude e diversas outras coisas, com atenção para a educação profissional e combate a marginalização causada pelas drogas, alcoolismo e outros vícios. Em 93, assumiu a pasta da Cultura e quer resgatar atividades que desenvolveu naquele período. Na assistência social quer que as atividades promovam a pessoa atendida para que os benefícios sejam transitórios e não permanentes, evitando o paternalismo. E no esporte, entende que deve ser visto também como inserção social, devendo existir um programa continuado, buscando apoio nas instituições de ensino superior para o desenvolvimento de atividades envolvendo outros esportes.
Na atual administração houve significativo avanço no número de postos de trabalho, especialmente por conta da parceria com a Copacol e Globo Aves, além do apoio a empresas que recebem incentivos como barracões e máquinas. Carlos pretende ampliar essas parcerias e incentivos, além de buscar novos investimentos para o município. Quer dar atenção especial ao segmento de confecções com a construção de barracões e ceder máquinas, entre outras ações, inclusive no setor agrícola.
Carlos diz que refletiu sobre a historia sua e de sua família para se lançar na política. Chegou à comunidade de Anahy em 1966, com onze meses de vida e acompanhou todo o processo de implantação e do desenvolvimento do município. Atuou no magistério e foi homem público atuando principalmente na parte administrativa.


(Joacir Lazaretti)
Joacir Lazaretti tem a candidatura baseada na sua história vivida no município, tendo sido prefeito da cidade de 1997 a 2000 e, segundo ele, conseguiu realizar uma administração que se tornou referência no estado, com programas que se destacaram inclusive em nível nacional. A administração foi muito bem avaliada pela população e em 2004 concorreu ao Executivo, recebendo 1.095 votos, o que na ocasião correspondia quase à metade dos votos da população; não se elegeu, mas considera que não teve uma derrota, e sim uma vitória, pela importante cifra obtida. “Isto nos credenciou a novamente pleitear o cargo de prefeito”, explica.
Candidato pelo PT, em coligação com o PDT e o PP, Joacir tem como vice o agricultor Orleu Bravin e considera que os partidos do grupo são consolidados e detém quatro das nove cadeiras do Legislativo. O grupo fez sondagens junto à população e esta pediu para que ele colocasse seu nome à disposição. Todos esses fatores foram somados e contribuíram para que o empresário colocasse seu nome para a disputa do pleito.
O plano de governo de Joacir Lazaretti está sendo elaborado em conjunto com a população. Reuniões foram realizadas para ouvir segmentos da comunidade, como agricultores, jovens, educação e terceira idade. Outros segmentos serão igualmente ouvidos para concluir o plano de governo. Mas garante que já percebe a necessidade de um trabalho exaustivo para a geração de empregos, através de empresas e indústrias a serem instaladas na cidade, além de fortalecer as que já se encontram instaladas, de forma que a população tenha alternativas. O candidato julga importante manter o apoio às parcerias já existentes, através das quais muitos anahyenses têm emprego em empresas de outras cidades, e possíveis futuras vagas no abatedouro que está sendo construído em Ubiratã. “Mas precisamos reduzir esta dependência e trazer empresas de porte que tragam oportunidade para que as pessoas trabalhem dentro do próprio município”, diz.
Também entende que a agricultura está penalizada e é necessário realizar um trabalho de recuperação do setor, com a recuperação de carreadores, cascalhamento, incentivo à diversificação, geração de renda na própria atividade rural. Joacir quer que o município disponibilize um profissional da área agronômica para dar suporte em projetos que beneficiem aos agricultores. E na saúde a proposta é de melhorar o atendimento, com maior oferta de remédios e exames. Incremento às oportunidades de lazer e esporte, além de valorizar o magistério e melhorar a educação. Para tanto vai buscar o apoio de parlamentares a fim de canalizar recursos para a implementação dos planos de governo.Joacir Lazaretti é empresário no ramo de móveis e sua esposa possui empresa no ramo comercial. A família emprega cerca de 40 pessoas, sendo que após a Prefeitura é uma das que mais gera emprego na cidade. Está no município há 16 anos, tendo desenvolvido atividades como secretário geral, diretor de agricultura, trabalhou no setor de indústria e comércio e foi prefeito por quatro anos. Participou ativamente da comunidade e é o fundador da Associação dos Servidores Municipais de Anahy, Assema.

Nenhum comentário: