terça-feira, 22 de julho de 2008

Clima aumenta procura por atendimentos médicos

Nessa época do ano o sistema respiratório fica mais sensível e a previsão dos médicos sempre apontam o aumento de procura por consultas. Não diferente dos outros anos, a expectativa este ano é comprovada com o número de atendimentos realizados. As equipes que coordenam os postos de saúde de Ubiratã constataram um aumento considerável de pacientes com doenças respiratórias.
O médico do posto de saúde da Vila São Joaquim, Luiz Sérgio Thomaz, informa que os casos mais diagnosticados no período são de bronquite, gripe, resfriado, faringite e amidalite. Conforme comenta, um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento das doenças são a baixa umidade do ar e também o vento frio.
Pessoas que normalmente já apresentam quadros clínicos das doenças podem ter os sintomas agravados no inverno. Luiz Sérgio comenta que a auto medicação pode piorar os casos. “Percebendo a presença de sintomas como febre, tosse, dor de garganta e coriza o mais indicado é procurar um médico que dará as orientações necessárias”, alerta.
O pequeno Nataniel (foto), de apenas oito meses, está com gripe. Uma das indicações da médica que o atende é a realização da inalação para ajudar na recuperação.
A secretaria de Saúde de Ubiratã registra em semanas normais uma média de 170 inalações. Nesta semana o atendimento triplicou. “Efetuamos cerca de 525 inalações nos sete postos de saúde que nossa rede tem”, informa a assessora administrativa da secretaria de Saúde, Luciana Sekine.

Doenças
As pessoas costumam confundir gripe e resfriado. No entanto, as duas apresentam características diferentes o que pedem cuidados diferenciados também. A gripe, por exemplo, vem acompanhada de febre, dor na garganta, mal-estar, febre acima de 38º C e perda de apetite. Já o resfriado tem como sintomas o nariz trancado, coriza, espirro, febre baixa e discreto mal-estar.
A bronquite é resultado da inflamação da mucosa da traquéia e dos brônquios, enquanto a faringite é a inflamação da mucosa da faringe.
As recomendações para essa estação são: beber bastante líquido, consumir alimentos leves, usar lenços descartáveis, colocar uma toalha molhada no quarto ou uma bacia com água para aumentar a umidade, não se manter em ambientes fechados e, lavar bem as mãos, a fim de evitar que vírus e bactérias se espalhem pelo ambiente.A enfermeira do posto de saúde Boa Vista, Alexandra Urnau, acrescenta que as crianças e idosos merecem atenção especial, pois são mais frágeis e estão mais sujeitos a ficarem com uma das doenças. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Nenhum comentário: