terça-feira, 8 de julho de 2008

Padrinhos plantam primeiras mudas na Creche das Árvores

Foi com céu aberto, sol brilhante e ao som dos pássaros que a secretaria de Desenvolvimento Econômico inaugurou a Creche das Árvores na manhã de quinta-feira. O projeto que visa a conscientização da população sobre a importância de preservar o meio ambiente teve início com a adoção e plantio de cerca de 200 árvores.
Segundo a tecnóloga ambiental e chefe da divisão do Meio Ambiente, Eliani Roveda, todas as espécies plantadas na área são nativas e a expectativa é de que a ação motive as pessoas a plantarem árvores tanto na área urbana como rural.
Diversas ações são realizadas pela administração municipal e a formação da Creche como está sendo proposta é inovador não só pela proposta de transformar o local em um bosque, mas por ter a população envolvida. É uma forma diferenciada de promover a preservação ambiental dividindo a responsabilidade com todos.
Para abençoar a área o pastor da igreja Avivamento Bíblico, Clodoaldo Reis Azarias, lembrou do livro de Gênesis, início da Bíblia, no qual Deus coloca o homem para cuidar da natureza. Assim, pediu aos participantes da inauguração que se preocupe não só com a cidade e obras, mas que lembrem do campo e da natureza que são fundamentais para a existência humana.
Após a cerimônia, aconteceu o plantio das primeiras árvores. Vários empresários adotaram árvores, bem como clubes de serviço, cooperativas, estudantes e população em geral.
Projeto - A Creche das Árvores funcionará com o voluntariado. Cada pessoa que se propuser a participar da novidade irá adotar, plantar e se responsabilizar pela conservação da muda plantada. Entre as espécies disponíveis estão araçá, barba timão, timburi, carvalho, peroba, ipê, aroeira salsa, araucária e quaresmeira.
A Creche das Árvores começa com uma área de seis mil metros quadrados na primeira etapa e na segunda serão ampliados mais quatro mil.Adoção - Para o processo de adoção os padrinhos deverão preencher um termo de compromisso junto à divisão do Meio Ambiente, oportunidade em que vão escolher entre as espécies disponíveis. Após essa etapa o padrinho recebe um “vale árvore”, no qual, servirá para a secretaria ter um controle das espécies existentes na Creche. (FOTOS: CÁSSIO CENIZ)

Nenhum comentário: