segunda-feira, 14 de julho de 2008

Sobe o Ideb de escolas de Ubiratã

Assim como a média estadual do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) aumentou o de Ubiratã também. No dia 20 de junho os números foram divulgados e a cidade teve um salto de 4,3 para 4,6.
Conforme explica a chefe da divisão de ensino de 1ª a 4ª série, responsável pela secretaria de Educação de Ubiratã, Jane Cristina de Lima, a meta esperada para o município era de 4,4. “Conseguimos superar a expectativa dos aplicadores da pesquisa e com isso confirmamos o bom trabalho que nossas escolas estão realizando”, frisa.
O desempenho foi tema de uma reunião com a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Neide Sena, diretores, professores e envolvidos com a educação. Na oportunidade foram apresentados os passos avaliados para se chegar no resultado final.
O dado mais preocupante apresentado pela chefe é que o Núcleo apresentou o maior índice de evasão escolar do Estado. “Dos nove municípios que integram o nosso Núcleo tivemos um total de 10% de evasão”, apontou. A porcentagem corresponde a um número aproximado de 1700 alunos que iniciaram os estudos e pararam por algum motivo.
No entanto, Neide parabenizou o trabalho que Ubiratã vem realizando. Segundo ela, o município tem se destacado pelas ações que desenvolve.
O estudo foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e é calculado levando em conta as taxas de aprovação, reprovação e desistência. Além disso, avalia-se a nota dos estudantes nas provas do MEC.
A combinação entre aprovação e aprendizagem é calculada em valores de 0 a 10. A meta do MEC é que o Brasil atinja níveis educacionais de países desenvolvidos, o que corresponde a média 6, até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil.
Para saber a média geral da cidade o Ideb calcula as notas obtidas nas escolas para traçar o resultado final. Acompanhe abaixo a média alcançada por todas as escolas de Ubiratã.
Escolas Municipais: Cleide Borges Reis – 4,9; Furusato Tomio – 4,9; Antonio Lacerda Braga – 4,8; Lucinéia Ricardo Braciforte – 4,4; Pedro Leopoldo Beckhauser – 4,3; Cleide Maria Zampronio – 4,0; Porto dos Santos – 4,0.Estaduais: Cecília Meireles – 4,7; Olavo Bilac – 4,5; Carlos Gomes – 4,1; Quintino Bocaiúva – 4,1. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Nenhum comentário: