terça-feira, 29 de abril de 2008

Prefeitura e Sebrae firmam parceria e realizam reunião hoje

Com a criação da Escola Profissionalizante de Ubiratã, a administração municipal tem buscado parcerias para melhorar a indústria e o comércio local. Na sexta-feira, 18, uma equipe de consultores do Sebrae esteve na cidade para conversar com o prefeito, Fábio D’Alécio, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Orlando Vieira Filho, e o gerente da Agência do Trabalhador, Joaquim “Baiano” dos Santos.
O encontro serviu para que o Sebrae apresentasse a proposta de um projeto de profissionalização das facções. O consultor da área de facções, Elvio Saito, disse que o trabalho visa tornar as facções, empresas sustentáveis e competitivas. “Os serviços que prestamos pretende melhorar a visão empresarial dos faccionistas e setor de confecção em geral”, destaca.
Hoje, às 9 horas, acontece na Associação Comercial e Empresarial Ubiratã (ACEU) uma reunião com os empresário do ramo. Ao todo são cinco marcas próprias e oitos empresas de facção que participam.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e vice-prefeito, Orlando, o município recebe a parceria com muito honra e orgulho. “O Sebrae é uma entidade muito conceituada e com certeza só vai ajudar a crescermos”, completa.
Fábio comenta que a administração municipal está animada e já está separando verba para o desenvolvimento do trabalho.

Escola Profissionalizante
O projeto terá inicio com a qualificação de pessoas para o trabalho de costura industrial. A Escola funcionará na rua Herculino Otaviano, número 838, próximo a Caixa Econômica Federal. A instalação das máquinas já está concluída e as inscrições para os interessados em fazer o curso estão abertas.
De acordo com o gerente da Agência do Trabalhador, estão inscritos até o momento mais de 20 pessoas. Qualquer pessoa pode participar e para se inscrever basta preencher a ficha na Agência durante o horário de expediente. Para o processo é necessária a apresentação dos documentos pessoas e comprovante de residência.A Escola Profissionalizante é uma ação conjunta da prefeitura de Ubiratã, Provopar e as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Ação Social. (FOTO: ODAIR ROBERTO)

Expobira faz sucesso com portões abertos

A sétima edição da Expobira recebeu público expressivo em todas as noites. E confirmou a viabilidade da realização do evento com organização ficando sob a responsabilidade de pessoas da própria comunidade ubiratanense. Nas outras seis edições a organização foi terceirizada e houve a necessidade de cobrança de passaportes, que oneravam bastante a situação das famílias que desejavam prestigiar o acontecimento.
A iniciativa foi audaciosa, mas contou com a colaboração do empresariado local e regional, transformando o evento em um dos mais expressivos da região, pelo volume de visitantes e expositores. A segurança era ponto que ganhava certa apreensão por parte da população, mas a presença constante da Polícia Militar e equipe de vigilantes permitiu que os visitantes tivessem tranqüilidade em todos os dias de exposição.
Nos dias que antecederam o evento, as pessoas envolvidas na organização apostavam no sucesso da edição 2008 da Expobira. Principalmente o secretário de Esportes, Nicanor Kimura, que acumulou o trabalho de presidente da festa. Também o prefeito Fábio de Oliveira D’Alécio manifestou sua confiança em que o evento seria sucesso, com a competência da equipe responsável pela organização e com a participação das empresas e expositores.
Os eventos da Expobira 2008 tiveram início na noite de sexta-feira. Mesmo com a incidência de uma chuva fina, o povo compareceu e prestigiou a abertura do rodeio em touros e cavalos, como largada oficial do evento. Entre as lideranças que participaram da abertura oficial estavam o deputado federal Hermes Frangão Parcianello e o deputado estadual Caíto Quintana, parlamentares do PMDB que grande contribuição têm dado ao desenvolvimento de Ubiratã na atual gestão, com a locação de recursos para os mais diferentes destinos. Também o deputado federal Ricardo José Magalhães Barros (PP) teve breve passagem pela Expobira, sendo foi recepcionado pelo prefeito Fábio D’Alécio.A edição 2008 da Expobira foi uma realização da administração municipal, através da secretaria de Esportes e Lazer, numa parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã (Aceu), cooperativas Coagru e Integrada, Sociedade Rural e Sistema de Comunicação do Vale. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Frangão, Caito e Ricardo Barros visitam ExpoBira 2008

Na abertura da ExpoBira 2008 o prefeito, Fábio D’Alécio, recepcionou o deputado estadual, Caito Quintana, e os deputados federais, Hermes “Frangão” Parcianello e Ricardo Barros. Os representantes do município na Assembléia Legislativa e no Congresso Federal participaram da abertura oficial do rodeio, visitaram os stands e ainda tiveram um contato mais próximo com a população. Durante a estadia os deputados fizeram questão de destacar a fase que Ubiratã está passando e ainda parabenizaram a organização da festa.
Depois das eleições de 2006, foi a primeira vez que Caito Quintana visitou Ubiratã. Segundo ele, o desenvolvimento da cidade é notório e confirma o bom trabalho realizado pela administração municipal. “Chegar na cidade e ver a evolução é animador. O prefeito trabalha acreditando no futuro e isso se reflete no olhar da população que se mostra feliz. Tenho muito respeito pela cidade e pelo Fábio. A cidade depositou a confiança no meu trabalho e aproveitei essa oportunidade para vir agradecê-los”, comenta.
“Frangão”, que esteve em Ubiratã, em novembro retornou e ressaltou a felicidade em poder estar presente na festa. “Essa comunidade esteve ao meu lado no pleito de 2006 e voltar para a cidade é sempre gratificante. Não me canso de falar em Brasília o desempenho do Fábio em trazer melhorias para a população”, comenta.
Ainda, o deputado se mostrou surpreso com a dimensão da festa. “A organização do evento está de parabéns. A ExpoBira pode servir de exemplo de organização, público e atrações para muitos municípios”, afirma.
Conforme avaliou o deputado, Ricardo Barros, a festa foi “um sucesso”. “São poucas cidades que conseguem oferecer um evento tão grandioso e com a qualidade como Ubiratã ofereceu. Com certeza a população pôde se divertir sem se preocupar, e o melhor, sem gasto com entrada”, frisou.

Outras considerações
Caito Quintana, aproveitou a oportunidade para confirmar a vinda do governador do estado, Roberto Requião, no município. Segundo o deputado, Requião está agendando a data para fazer a inauguração do Anfiteatro Carlos Gomes, fazer novos anúncios de obras e implantar a pedra fundamental do abatedouro de aves Big Frango Coagru.Já o deputado federal, “Frangão”, se comprometeu a destinar uma verba para a melhoria da Sociedade Rural de Ubiratã. Em conversa com o prefeito, o deputado disse que além do que já está previsto no orçamento deste ano será incluso R$ 300 mil para o espaço onde é realizada a ExpoBira. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Família ubiratanense perde quatro membros em acidente

Um acidente automobilístico registrado pela Polícia Rodoviária Estadual na manhã de segunda-feira, 21, trouxe grande aborrecimento a uma família ubiratanense. Quatro pessoas morreram no acidente, sendo o casal, um filho e uma filha.
O fato se deu por volta das 11:00 da manhã, na altura do quilômetro 396 da rodovia BR 369, na região do município de Mamborê. A colisão frontal envolveu o automóvel VW Gol 1.0, de placas AMF-0957, licenciado em Cornélio Procópio (PR), que era conduzido por Edson Pereira Dourado, de 46 anos. O outro veículo envolvido no acidente foi o automóvel Renault Scénic RXE 2.0, placas AAY-6801, licenciado em Curitiba (PR), que era conduzido por Ademir João da Costa, de 32 anos.
Informações extra-oficiais dão conta de que chovia no momento do acidente e o veículo Scénic teria rodado na pista, vindo a colidir frontalmente contra o veículo Gol, que após o impacto saiu fora da pista. As quatro pessoas que estavam no veículo Gol perderam a vida, enquanto o motorista do outro veículo teve ferimentos leves. Mas outras três pessoas do veículo Scénic tiveram ferimentos graves e foram conduzidas, juntamente com o motorista, para uma unidade hospitalar da cidade de Campo Mourão.
As vítimas fatais foram encaminhadas ao Instituto Médico Legal (IML) de Campo Mourão. No acidente morreram o motorista Edson Pereira Dourado, 46 anos, sua esposa Elza Gonçalves Miranda Dourado, de 36 anos, bem como o casal de filhos, Eduardo Miranda Dourado, de 05 anos, e Izabela Miranda Dourado, de 08 anos.
Do veículo Scénic as vítimas foram Ademir João da Costa, 32 anos; Edna da Cunha, de 23 anos; Marcelo da Costa, de 02 anos; e Samuel da Costa, de 23 anos.

Consternação
A morte das quatro pessoas causou grande consternação entre a população ubiratanense, uma vez que a família, que residia na cidade de Cornélio Procópio, havia passado o fim de semana com familiares em Ubiratã. Edson e sua família estavam em visita ao seu pai e irmãos que residem em Ubiratã, local onde ele também residiu por muitos anos, onde trabalhou principalmente na agricultura, em propriedade da família na região do Distrito de Yolanda.
Um fato que marcou ainda mais o acontecimento foi que no fim de semana, estando em passagem pelo parque de exposições da Sociedade Rural, onde acontecia a sétima edição da Expobira, Edson concedeu entrevista ao apresentador Jabuti, da Rádio Difusora. Na ocasião falou da alegria de estar de volta a Ubiratã em visita aos parentes e elogiou a decisão da organização de fazer a festa com portões abertos, uma vez que na região onde morava, nas festas de tal natureza são cobradas as entradas. Questionado sobre o que levaria de Ubiratã após a visita, Edson teria dito ao repórter que levaria muita saudade.O velório dos quatro corpos aconteceu na Capela Mortuária de Ubiratã. E o sepultamento aconteceu no cemitério local, na tarde de terça-feira, com a presença de grande número de amigos da família e populares. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Começou campanha de vacinação contra gripe do idoso

Teve início no sábado, dia 26, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe do Idoso. Pessoas com mais de 60 anos devem procurar as unidades de saúde até o dia nove de maio. A meta para este ano, informa a secretaria de Saúde de Ubiratã, é imunizar 2.122 pessoas.
Conforme destaca a responsável pelo setor de epidemiologia, Nágile Akkache, a equipe da secretaria esteve atendendo em horário especial no sábado e nos outros dias a vacina estará disponível normalmente na rede de saúde da cidade.
O slogan da campanha deste ano é “Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se”. A contra-indicação do medicamento é somente para pessoas que têm alergia grave de ovo de galinha. Fora isso, não existe nenhum impedimento.
Para a aplicação da vacina é necessário a apresentação do cartão de vacina. Este ano, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% das pessoas com 60 anos ou mais, ou seja, 10% a mais que no ano passado. Essa medida se deve a grande adesão da população idosa brasileira à campanha. Somente em 2007, a vacinação atingiu 86,61% do público alvo.
No distrito de Yolanda, a aplicação aconteceu na segunda-feira, 28, no posto de saúde das 9 às 11 horas e das 13 às 16 horas. Na comunidade São João, a vacina será aplicada na quarta-feira, 30, no mesmo horário.O objetivo da campanha é reduzir os casos de gripe, as complicações decorrentes da doença e os óbitos entre os idosos devido ao vírus. A dose é indicada para todos os idosos, inclusive os que foram vacinados em anos anteriores. (FOTO: ILUSTRAÇÃO)

Amanhã é o 26º aniversário de Altamira do Paraná

O município de Altamira do Paraná completou o seu 26º aniversário de emancipação político-administrativa. O final de semana foi de agenda cheia, dentro das comemorações da data.
A programação começou com a realização da cavalgada, no domingo, 20. Do dia 21 ao dia 24 aconteceram atividades culturais e artísticas na Casa da Cultura da cidade. Na noite sexta teve a final do III Festival de Música de Altamira do Paraná, Femusalta. Em seguida, o show com a banda Metrópole.
Sábado a programação começou às 10:00 horas da manhã, com a Caminhada da Terceira Idade e às 14:00 horas tem o Torneio de Futebol de Sabão. Às 20:00, o show com motos e depois o show da Banda MR e da dupla Roger e Rafael.
No domingo, 27, começou com a santa missa de Ação de Graças, na matriz, às 10:00 da manhã. Ao meio dia aconteceu o almoço festivo, quando foi servido o Carneiro Recheado, prato típico do município altamirense, que esteve em sua segunda edição e veio como um dos pontos altos da comemoração. No período da tarde de amanhã aconteceu gincana encabeçada pela equipe do Sesc de Campo Mourão. Também aconteceu a quarta edição da Corrida de Rua 27 de Abril. Encerrando a programação, às 22:00 horas o show da Banda Garrafão, em praça pública.
Consta na história de município que por volta de 1941 iniciaram-se os movimentos migratórios na região onde se situa o município de Altamira do Paraná. Mas, é somente em 1962 que a Companhia de Colonização e Desenvolvimento Rural – CODAL, coloniza a área da sede propriamente dita, com a demarcação dos lotes dentro do perímetro urbano, cujo traçado ainda é o predominante.
O município possui características econômicas baseadas na agropecuária, destacando-se a pecuária de corte e leite e, em tempos passados, a cultura do algodão entre outras. Foi criado através da Lei Estadual n°7.571, de 27 de abril de 1982, e instalado em 1 de fevereiro de 1983, sendo desmembrado de Palmital.Na passagem do 26º aniversário do município, a administração de Ademar Klein está entregando à população várias obras que são de grande valia. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

BOM DIA TRISTEZA (José Rodrigues Neto)

Na verdade o que queria para hoje seria dar uma repassada em páginas de poesias. Preferência especial: Vinicius de Morais, Carlos Drumont de Andrade, Cora Coralina ou até mesmo para alegrar-me ainda mais, Antonio Maria, aquele poeta nascido em Recife e falecido no Rio de Janeiro, “aos 120 kilos” década de 60. Gente alegre, amante da vida, do humor, das lutas, mas também craques na arte de viver. Acima de tudo da companhia de Danuza Leão – cronista brilhante – número um entre as mulheres... Os sonhos e os poetas são necessários. São como o ar que nos mantém...
Mas não, temos que enfrentar nestes dias que correm, clima depressivo, gerado a partir da morte estúpida da menina Isabella em São Paulo. Temos que suportar essa montanha de reportagens diárias, deprimentes, sobre a tragédia. Excessivas, brutais, agredindo e deprimindo a população. Repetitivas, todos os dias em toda a mídia. Uma tristeza. Paranóia gerada a partir da má qualidade das grandes redes de TVs, rádios e jornais, principais fontes de todo esse clima. As crianças estão sendo agredidas e traumatizadas por esta avalanche de notícias da morte Isabella. Esse clima doentio poderá resultar em prejuízos futuros insanáveis. Pode gerar neuroses ou danos anti-sociais na formação da personalidade. Não é para isso que existe a liberdade de imprensa. Jornais, quase todos atuando na mesma linha de alienação, completamente divorciados dos interesses culturais que devem favorecer a educação e elevação moral do povo brasileiro. Os bons exemplos de cidadania devem ser sempre destacados.
Na verdade toda a tragédia que desabou sobre Isabella representa um episódio específico, próprio, para a atuação policial reservadamente. Concluída a investigação de tudo, teria lugar o julgamento dos culpados. Estariam com a palavra juizes, promotores, advogados e tribunais de justiça. Jamais o massacre da população através de “bombardeios de más notícias“ diárias cujos efeitos são imprevisíveis. A população brasileira não merece tal castigo. Houve crime sim; os culpados serão punidos. Mas a vida continua. Elevemos o moral. A depressão é perniciosa. Chega de tristezas. Sol e alegria para todos.

ANTENA
*** AÉCIO NEVES – presença positiva do governador mineiro na grande imprensa nacional. Ele fala em “choque de gestão“ que nada mais é do que a obrigatoriedade de benefícios para a população como resultante dos investimentos econômicos.
*** ABALOS SÍSMICOS - atingiram toda a costa brasileira desde o Espírito Santo até Santa Catarina. Não há notícias de danos importantes. Apenas um grande susto para os habitantes do litoral. O Brasil é território livre destes fenômenos. Felizmente!*** LULA REAGE – o presidente manifesta-se contrário a qualquer mudança no tratado sobre Itaipu. Correto. Presidente eleito do Paraguai fala em modificações do contrato entre os dois paises. Como, se eles não investiram nada? O Brasil construiu Itaipu e distribui energia a troco da dívida a longo prazo. Querem mais? (FOTO: DIVULGAÇÃO)

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Quarta-feira acontece mais uma edição da Feira da Lua

Cássio Ceniz
Assessoria de Comunicação

Completando 15 dias da mostra de como vai ser a Feira da Lua o evento já está agendado para acontecer mais uma vez. Na próxima quarta-feira, 30, será o lançamento oficial do evento. A partir das 18 horas, na avenida Brasil, ao lado da Feira do Produtor, expositores estarão comercializando produtos alimentícios e de artesanato.
A Feira da Lua é um novo projeto da administração municipal que acontece quinzenalmente e visa o incentivo à produção cultural, através de artesanato e apresentações artísticas, e também a geração de renda, com a venda de gêneros alimentícios.São parceiros do projeto o Provopar ubiratanense, que é presidido por Luciane D’Alécio (foto), e as secretarias de Ação Social e Desenvolvimento Econômico. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Governo libera verba para urbanização da Botelho

Agora falta pouco para que o projeto de urbanização da Avenida Botelho de Souza seja iniciado. Na manhã de terça-feira, 15, o governador do Paraná, Roberto Requião, o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, e o deputado estadual, Caito Quintana, entregaram durante a Escola de Governo a liberação do financiamento de R$ 1,7 milhão para Ubiratã. O próximo passo, para a execução da obra, é a licitação que já está aberta e acontece no dia 23 de maio.
Esse é o maior projeto de regularização urbana que Ubiratã vai passar. De acordo com o planejamento elaborado pela secretaria de Obras, a urbanização da avenida vai implantar pavimentação, galerias de águas pluviais, calçadas, meio-fio, sarjeta, iluminação, mobiliários e paisagismo. Para a iluminação serão instalados super postes com 10 metros de altura cada, em estrutura metálica e utilizará lâmpadas de vapor de sódio. Para o lazer da população será disponibilizada uma pista de caminhada em todo percurso e uma quadra de malha com piso em saibro.
Serão pavimentadas junto da Avenida Botelho as ruas Princesa Izabel, Benjamim Constant, Maria das Graças Molina, Marechal Candido Rondon e Epitácio Pessoa. Essas na área entre a avenida e a rua Vereador Jorge Antonio de Oliveira.O prefeito, Fábio D’Alécio, esteve em Curitiba durante a assinatura acompanhado do vice-prefeito, Orlando Vieira Filho, do chefe de gabinete, Osmar Pires, dos vereadores, Arnaldo Melo, Aparecido Paula da Silva “Cidão”, Haroldo Duarte “Baco”, Marcos Retamiro, Orlando dos Santos e a presidente da Associação Comunitária do Jardim Panorama, Cida Silva. (FOTO: ARNALDO ALVES / SECS)

Câmara realizou sessão ordinária na quarta-feira

A sessão semanal da Câmara Municipal de Ubiratã nesta semana transcorreu excepcionalmente na quarta-feira. Isto pelo fato de que na terça, vários vereadores estavam retornando de viagem a Curitiba, onde acompanharam o prefeito na assinatura da liberação de financiamento para a urbanização da avenida Botelho de Souza. A sessão teve apresentação de vários documentos, bem como a manifestação de vereadores sobre diferentes assuntos.
Na oportunidade o vereador Marcos Retamero anunciou que vai entrar com dois projetos de leis nas próximas sessões e deu a conhecer o conteúdo de ambos. Um vai abordar a situação do trafego pesado no centro da cidade. Retamero avaliou que com o crescimento da cidade torna-se necessário retirar o trafego pesado da área central da cidade, evitando entre outras coisas a degradação das vias publicas.
Outro projeto de lei que o vereador vai apresentar refere-se aos espaços destinados a estacionamento de veículos na área central. O vereador avalia que muitas vagas são utilizadas por veículos dos próprios lojistas ou empregados, diminuindo consideravelmente as vagas para os clientes, que em horários de pico têm grande dificuldade em encontrar vagas para estacionar.
Para o vereador Arnaldo de Melo Correia a oportunidade foi de comentar sua viagem a Curitiba, quando integrou comitiva ubiratanense que acompanhou o prefeito Fábio D’Alécio para a assinatura da liberação de financiamento para a urbanização da avenida Botelho de Souza. O vereador comentou também que visitou o secretário João Arruda e reforçou pedidos de recursos para o Distrito de Yolanda. Arnaldo também conclamou os vereadores a viabilizar a aquisição de mais máquinas de costura industrial para atender a demanda existente no município.
O vereador Luiz Cunha pediu melhorias em trechos da estrada Jabuticabal. E Orlando Santos explicou que representou a Câmara na abertura oficial da segunda edição da Copa Genial Móveis, acontecida no domingo, no estádio municipal. Felicitou o Lions Clube pelo campeonato de truco que teve início na noite de sexta-feira e comentou sobre o respeito que percebeu da parte do governador Roberto Requião para com o prefeito Fábio D’Alécio. O vereador salientou que respeito idêntico percebeu em outros prefeitos para com o de Ubiratã, onde muitos se mostram admirados com as melhorias alcançadas pelo município. E o vereador Haroldo Fernandes Duarte, o Baco, pediu recomposição da arborização no estádio municipal, nos locais mais afastados das arquibancadas.Sessão foi presidida por Aparecido Paula da Silva (foto), com a presença de todos os vereadores e vereadoras. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Comentários de Luiz Cunha causam polêmica

Depois de ter deixado o bloco de apoio ao prefeito Fábio D’Alécio na Câmara, o vereador Luiz Cunha tem tecido comentários que freqüentemente causam algum tipo de rebuliço na opinião pública. Às vezes os comentários levantam questões que extrapolam o âmbito político e ingressam no campo pessoal.
Foi o que aconteceu na noite de quarta-feira, ao tentar rebater declarações feitas pelo diretor do Sistema de Comunicação do Vale, Nazir Chaves Aboun El Houssn em sua participação num programa da Rádio Difusora, apresentado por Gilson Pessoa. Na ocasião Nazir rebateu comentários do presidente do PP, Décio Dias, e explicou a retirada de máquinas de costura industrial que estão cedidas pela municipalidade a empresa de facção, fato que se faz necessário face à implantação da Escola do Ofício.Na tribuna, porém, Luiz Cunha voltou ao assunto e conduziu suas palavras para o campo mais pessoal, chegando a envolver a família de Nazir Chaves. Apontou que Nazir empregou sua esposa na prefeitura de Ubiratã e comanda uma empresa mantida pelo município. As palavras do vereador tiveram tons visivelmente ofensivos e foram acompanhadas atentamente pelo agredido, que acompanhava a sessão. Na próxima terça-feira o diretor do SCV vai usar a tribuna da Câmara, para responder às indagações do vereador Luiz Cunha.

Laranjal ganha campo de futebol suíço

A cidade de Laranjal está ganhando um campo de futebol suíço. A obra, que havia sido iniciada no governo do prefeito Juvenal Taborda de Miranda, sofreu paralisação durante o período em que o prefeito esteve afastado do cargo. No decorrer de mais de um ano os trabalhos ficaram completamente esquecidos e o local foi ocupado por moitas de capim braquiária.
O local recebeu as devidas adequações, incluindo a proteção lateral com a colocação de postes para a disposição de tela. O solo foi revolvido e recebeu adubação orgânica, para melhor desenvolvimento do gramado. O vereador Airton Paes, que além de futebolista é também um dos incentivadores das melhorias realizadas pela administração no local, contribuiu pessoalmente com os serviços.
Apesar de ser simples, a obra sempre foi um sonho da população desportista da cidade, uma vez que é o único campo que a população possui para a prática de futebol, na modalidade suíço. Entre as pessoas interessadas nesta conquista está o comerciante Sebastião Lintsmeier, que está satisfeito com o trabalho que a administração de Juvenal Taborda está fazendo para a concretização de um projeto esperado por tanto tempo.Recentemente o comerciante acompanhou o trabalho e se mostrou satisfeito com o que viu, já ansioso por ver o campo concluído para o bem da população e desportistas do município de Laranjal, como ele próprio o é. “Desejo também parabenizar o jornal O Vale do Piquiri pelos bons trabalhos que vem desenvolvendo no nosso município, mostrando a realidade e a competência que existe no município, um trabalho digno e com transparência para o nosso povo”, comentou o empresário Sebastião Lintsmeier. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Empresária de facção defende Escola do Ofício

Professora aposentada, Selma Barzotto achou meio de ingressar numa nova atividade e assim transformar sua vida numa espécie de ponte para que outras pessoas possam ter emprego e renda. Com a ajuda dos filhos, que se encontram a trabalho no exterior, adquiriu máquinas e montou uma facção no Distrito de Yolanda. E atualmente integra a comissão que cuida do assunto no município de Ubiratã. Para falar do assunto a empresária esteve na Câmara Municipal (foto), na sessão que excepcionalmente aconteceu na noite de quarta-feira.
Na oportunidade, a empresária discorreu sobre o seu trabalho e a maneira como chegou a montar sua facção, que emprega mais de vinte pessoas e conta com o apoio da municipalidade na manutenção do aluguel do salão. Explicando em detalhes a maneira como foi montada a comissão que esteve em viagem a cidades da região para levantar subsídios sobre a atividade, Selma explicou a necessidade de montar a Escola do Ofício para preparar mão-de-obra qualificada para atuar nas facções e contribuir para que estas progridam. Ela disse que existe espaço para o crescimento das empresas, mas o que falta é principalmente a qualificação das pessoas que atuam no ramo.
A empresária apelou para que o Poder Legislativo apóie a iniciativa encabeçada pelas empresas de facção, uma vez que numa das cidades visitadas esta atividade contribuiu para que a taxa de desemprego fosse zerada. A empresária ainda foi questionada por alguns vereadores sobre pequenos detalhes e igualmente recebeu elogios de todos, que manifestaram disposição em contribuir para que o programa de qualificação de mão-de-obra seja implementado no município através da Escola do Ofício, recentemente anunciada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Orlando Francisco Vieira Filho.A participação de Selma Barzotto na sessão da Câmara serviu para elucidou qualquer dúvida quanto à preocupação da administração em ajudar as empresas e as pessoas que têm emprego nesta área. A necessária retirada de máquinas de costura que estão emprestadas às facções para que a Escola do Ofício entre em funcionamento de forma alguma vai gerar desemprego, na visão da empresária, mas vai resultar em novas oportunidades de trabalho. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Município vai investir na qualificação

Depois da exposição apresentada por Selma Barzotto na tribuna da Câmara, os vereadores ainda voltaram ao assunto em suas manifestações pessoais e foi aventada a possibilidade da municipalidade investir mais no setor. As máquinas de costura industrial têm preços que variam de um a doze mil reais e o município possui um lote de oito máquinas, mas na visão de alguns vereadores a crescente demanda forçaria a administração a adquirir mais unidades para incrementar atividade, tanto para o funcionamento da Escola do Oficio quanto para apoiar novas empresas do setor.
Entretanto, o prefeito Fábio D’Alécio (foto) explicou à reportagem do jornal O Vale do Piquiri que a administração está preocupada em investir na qualificação da mão-de-obra e não necessariamente no aumento do número de unidades. O alcaide ubiratanense entende que a escola do Ofício é o primordial e que não adianta ter um grande número de máquinas sem a qualificação das pessoas para utilizá-las.O prefeito atenta também para um ponto de grande relevância. É a necessidade das empresas de facção estarem preparadas para a mudança de realidade após a implantação da Escola do Ofício, uma vez que a mão-de-obra qualificada em número cada vez maior poderá facilmente atrair novas empresas do setor para a cidade de Ubiratã. Dentro de uma concorrência normal, as empresas já existentes têm necessidade de também investir mais na atividade, principalmente na remuneração dos trabalhadores, pois a mão-de-obra qualificada pode ganhar melhores propostas de novas empresas que poderão aportar na cidade de Ubiratã. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Altamira do Paraná completa 26 anos no dia 27

Altamira começa amanhã os festejos de seu 26º aniversário de emancipação político-administrativa. A programação é bastante extensa e inclui acontecimentos em diversas áreas, incluindo a realização da segunda festa do Carneiro Recheado, que é o prato típico do município.
O aniversário do município acontece no dia 27, mas as atividades começaram na segunda, 21, e vão ao dia 24, com atividades culturais e artísticas na Casa da Cultura da cidade.
Na noite do dia 25 começa a programação festiva alusiva ao aniversário, com a realização da final do III Festival de Música de Altamira do Paraná, Femusalta. Em seguida acontece show com a banda Metrópole.
No dia 26, sábado, às 10:00 horas da manhã acontece a Caminhada da Terceira Idade. Às 14:00 horas acontece Torneio de Futebol de Sabão. Às 20:00 tem show com motos e depois, pelas 22:00 horas tem show da Banda MR e a dupla Roger e Rafael.
A programação do dia 27, domingo, começa com a santa missa de Ação de Graças, na matriz (foto), às 10:00 da manhã. Ao meio dia tem o almoço festivo, quando será servido o Carneiro Recheado, prato típico do município altamirense. “Um dos melhores pratos típicos da região”, defende João Paulo de Castro Klipe, chefe de Gabinete da administração altamirense.
O período da tarde de domingo será ocupado com gincana encabeçada pelo Sesc de Campo Mourão e a realização da quarta edição da Corrida de Rua 27 de Abril. Encerrando a programação, às 22:00 horas tem o show da Banda Garrafão, em praça pública.Segundo o chefe de Gabinete da administração, os investimentos da municipalidade nos festejos alusivos ao 26º aniversário de Altamira do Paraná foram limitados, evitando comprometimento com outras despesas necessárias. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Governo libera recursos para Laranjal

O governador Roberto Requião e o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, liberaram na terça-feira, 15, na Escola de Governo, financiamentos no valor de R$ 19,1 milhões para 31 municípios.Laranjal licitará a pavimentação da Avenida Paraná pelo valor máximo de R$ 400 mil. Já o município de Nova Cantu realizará licitação para obras de pavimentação de 35 trechos de vias públicas, no valor máximo de R$ 1,2 milhão. A prefeita Elsa de Oliveira disse que o seu município nunca recebeu valor tão elevado e que, se não fosse o financiamento, jamais a obra seria realizada. “Com certeza, a população será muito grata”, acrescentou. (FOTO: ARNALDO ALVES / SECS)

Feira da Lua começa, mas chuva impossibilita lançamento oficial

Os ubiratanenses têm a partir deste mês uma nova opção para lazer e consumo. Na noite de quinta-feira,17, (foto) o Provopar e as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Ação Social deram uma mostra de como será a Feira da Lua. Apesar da chuva que caiu logo na abertura, o evento contou com a presença de centenas de pessoas e os feirantes puderam comercializar seus produtos.
A Feira da Lua é um novo projeto da administração municipal que visa o incentivo à produção cultural, através de artesanato e apresentações artísticas, e também a geração de renda, com a venda de gêneros alimentícios. O evento acontecerá quinzenalmente, na Avenida Brasil, ao lado da Feira do Produtor, a partir das 18 horas.
Conforme destaca a primeira-dama e presidente do Provopar, Luciane D’Alécio, ainda não foi definido um dia fixo para que a Feira aconteça, no entanto, até o momento está programada para as quintas-feiras. Durante a Feira, ela comentou que está previsto para daqui quinze dias o lançamento oficial da feira, se o clima não atrapalhar novamente.
Quem circulou pelas barracas instaladas na avenida Brasil pode conferir produtos como conservas, compotas, doces, salgados diversificados, biscoitos, bordados, crochê, peças feitas com borracha EVA e material reciclável. Nos dias em que acontecer a feira os talentos locais ainda poderão fazer apresentações.Os parceiros estão disponibilizando para os expositores barracas padronizadas sem custo algum. E ainda uma equipe fica responsável pela montagem e desmontagem das armações. O primeiro dia contou com a participação de aproximadamente 30 expositores. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Recicla-Bira e Recitã aumentam a coleta de recicláveis

Mês a mês a secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ubiratã realiza o levantamento da coleta seletiva. Com isso, está detectando a conscientização da população. Aos poucos a quantidade de material coletado está aumentando. Segundo o relatório do mês de março foram recolhidos 18.800 quilos de lixo reciclável.
A chefe da divisão de meio ambiente e tecnóloga ambiental, Eliani Roveda, comenta que a colaboração dos ubiratanenses é tanta que eles têm entrado em contato com a secretaria. “As pessoas ligam pedindo mais dias de coleta, outras têm sugestionado, por exemplo, algum sistema que avise que a carretinha está passando na região”.
Para o andamento do projeto de coleta seletiva Recicla-Bira, a secretaria elaborou um cronograma que percorre toda a cidade desde o ano passado. No entanto, a tecnóloga pede que a colaboração da população continue. “Nos dias em que a coleta não passa, os agentes ambientais do Recitã também percorrem a cidade. Nossa preocupação não é quem recolhe, mas que a separação seja feita”, afirma.
Todo o material coletado, tanto pela prefeitura, quanto pela Associação dos Agentes Ambientais de Ubiratã (Recitã) é comercializado e o valor arrecadado é dividido entre os membros da associação.

ExpoBira
Durante os três dias da ExpoBira 2008, os agentes ambientais estiveram trabalhando na Sociedade Rural de Ubiratã. Os associados fizeram a coleta do material reciclável e a carretinha que atende ao Recicla-Bira esteve no espaço.
O objetivo foi auxiliar não só na renda dos agentes ambientais, mas também manter a limpeza do recinto pensando na consciência ambiental.Eliane pondera que qualquer pessoa pode ser um associado da Recitã, basta somente entrar em contato com a administração da associação. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Campina da Lagoa aos poucos vai mudando de visual

A Prefeitura de Campina da Lagoa segue executando melhorias na cidade. Duas importantes obras estão em fase de acabamento.
A primeira é a pavimentação com pedras irregulares na Rua Costa e Silva, no Conjunto Santa Felicidade. Com a melhoria implantada pela Administração, os moradores são beneficiados com o respeito à dignidade, com o fim da poeira com a estiagem, e com o barro nos dias chuvosos. A pavimentação com pedras poliédricas é a melhor alternativa para acabar com os problemas de poeira e barro, pois tem custo menor que a pavimentação asfáltica, e com isso, pode atender maior número de pessoas com o mesmo valor investido.
A segunda obra é a revitalização das ruas que circundam a Paróquia Santa Terezinha (foto). Os trabalhos já estão em fase de acabamento e a obra deve ser entregue em 20 dias. A revitalização transformou a Rua Vitório Faccin, que passa defronte à Matriz, em avenida com duas vias de mão única, implantou estacionamentos nas duas ruas laterais, uma delas na Avenida JK, abriu via de acesso à porta principal da Igreja, e faz parte de um grande projeto de urbanização que a Prefeitura planejou para o centro da cidade. O projeto de Revitalização da Praça João XXIII já foi aprovado no Governo Federal e aguarda a liberação dos recursos.O prefeito Celso Ferreira disse que as obras em frente à Igreja Matriz era um desejo antigo da população e que só foi possível ser realizada com a parceria da Paróquia e com o apoio do pároco: “Sempre tivemos vontade de mudar o acesso da nossa igreja matriz. No final do ano passado, conversando com o padre José, tomamos a decisão de executar essas melhorias”, disse Ferreira. (FOTOS: ASSESSORIA DE IMPRENSA)

Curso prepara população para o mercado de trabalho

A qualificação dos ubiratanenses continua sendo a preocupação da administração municipal. E na semana passada as secretarias de Ação Social e Desenvolvimento Econômico em parceria com o Provopar e Agência do Trabalhador de Ubiratã promoveram o curso “Empregabilidade: Exigências Profissionais X Mercado de Trabalho”.
Através do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), cerca de 250 pessoas (foto) aprenderam o que o mercado tem exigido de um bom profissional. O curso começou na quarta-feira, nove, e foi encerrado na noite de sexta-feira, 11, no Anfiteatro Carlos Gomes.
Nos três dias de curso os instrutores do Senac abordaram temas como: estrutura e tendências do mercado de trabalho, competências pessoais e profissionais, a importância da qualificação profissional, escolha de uma atividade profissional, empreendedorismo, curriculum vitae, ética, entre outros.
O prefeito, Fábio D’Alécio, destaca que a oferta do curso tem como objetivo preencher as lacunas existentes no comércio local. Conforme destaca, as empresas tem passado por diversas dificuldades e uma delas é a falta de profissionais qualificados. “Temos trabalhado não só para abrir novas vagas de trabalho, mas também aperfeiçoar as pessoas para que preencham as vagas já disponíveis”, frisa.
Diante do cenário que é apresentado em Ubiratã, Fábio reafirmou a preocupação da administração municipal com o emprego. Com o destaque do setor de confecção, a prefeitura está implantando a escola profissionalizante. A iniciativa vai formar costureiras para atuarem nas facções, ocupando assim a demanda existente na cidade. “Queremos todos trabalhando sem que empresas fiquem sem funcionários, e que os desempregados não fiquem sem opção no mercado de trabalho”, afirma o prefeito.
Para o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Orlando Vieira Filho, os cursos farão a diferença no dia-a-dia dos participantes. “Com certeza os inscritos no curso vão apresentar uma forma de trabalho diferenciada e que dará destaque no mercado”.De acordo com a técnica de educação profissional do Senac, Euzelia Horst, tudo passa e somente o conhecimento permanece. Por isso, atentou para a necessidade da atualização constante. Segundo Euzelia, trabalhos desenvolvidos em parceria são sinônimo de sucesso. “Isso se comprova com a quantidade de interessados pelo curso”, completa. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Ubiratã é referência no atendimento da saúde

A cada novo dia o sistema público de saúde de Ubiratã vai buscando mecanismos para aperfeiçoar o atendimento e oferecer maior qualidade de vida ao ubiratanense. A secretaria de Saúde divulgou o relatório de atendimentos de enfermagem, médicos e odontológicos do mês de março.
Somando os atendimentos das cinco unidades espalhadas na área urbana mais os postos da Comunidade São João e do Distrito de Yolanda foram 26 mil procedimentos executados pela equipe de enfermagem. Os médicos, no entanto, realizaram um total de 4.805 consultas.
Já o relatório de consultas odontológicas apontou 1058 procedimentos. Entre eles estão a aplicação de flúor, controle de placa bacteriana, restaurações e extrações.
A Farmácia Básica (foto) distribuiu somente no mês de março mais de 122 mil medicamentos para a população ubiratanense.
Com o serviço de viagens para atendimentos especializados em Campo Mourão, Cascavel e Curitiba a secretaria de saúde e a prefeitura de Ubiratã percorreram 46 mil quilômetros em todo o mês.
O secretário de Saúde, Edmund Behrend, salienta que dar atenção à saúde da população sempre foi e continua como uma das prioridades da administração municipal.

Recadastramento
Behrend acrescenta que as pessoas atendidas pela Farmácia Básica devem procurar a recepção do posto de saúde central o mais rápido possível para o recadastramento. Para a atividade é necessária a apresentação dos documentos pessoais. A medida está sendo realizada devido ao novo sistema de informatização que foi instalado na secretaria. “Para quem não fizer o cadastro ficará proibido o fornecimento de medicamentos da farmácia”, atenta o secretário. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

London Tur inaugura em Juranda

Na manhã de sexta-feira foi inaugurada em Juranda a filial da London Tur, empresa ubiratanense que vem conquistando espaço no ramo em toda a região. O evento foi prestigiado por populares e lideranças políticas locais, com destaque para a prefeita Leila Miotto Amadei. Também o prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio, prestigiou o acontecimento, em companhia do presidente da Câmara, Aparecido Paula da Silva.A London Tur em Juranda tem parceria com o ex-morador de Ubiratã, Marcílio Daltro, o Maiado, e sua esposa. A filial está em funcionamento na área central da cidade, em frente ao terminal Rodoviário, onde dispor de todos os serviços que já eram prestados na matriz em Ubiratã. (FOTO: PEDRO CAXILÊ)

terça-feira, 15 de abril de 2008

Críticas do presidente do PP repercutem mal

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ubiratã, acontecida na noite de terça-feira, 08, um fato terminou por envolver o Sistema de Comunicação do Vale de maneira indecente. A atitude foi tomada pelo empresário José Décio Castanho Dias, que é o atual presidente do Partido Progressista (PP) no município. Inscrevendo-se para usar a tribuna da Câmara, o empresário teceu comentários e críticas a informações que supostamente teriam sido colhidas no Órgão Oficial da administração municipal.
Décio citou contratações de veículo do tipo Kombi para transporte de alunos dentro do município e também para transporte de pessoas que vão a Campo Mourão para sessões de hemodiálise. Daí o presidente do PP ligou ao fato da parceria entre a administração municipal com o Sistema de Comunicação do Vale, fazendo severas críticas contra a despesa que a administração tem para a veiculação de matérias jornalísticas de interesse público que são efetuadas pelas três empresas do Sistema.
O presidente do PP classificou como “momento de ter vergonha na cara”, pois segundo ele, os valores pagos ao Sistema dariam para a administração realizar outras coisas, como adquirir veículos para transporte escolar ou construir casas populares. Ao findar suas considerações ele ainda afirmou que o Sistema de Comunicação do Vale é comandado pelo progenitor do prefeito, que é o cooperativista Valdir D’Alécio. Em resposta ao empresário, os vereadores Haroldo Fernandes Duarte e Orlando dos Santos Filho fizeram ponderações às críticas.O diretor do Sistema de Comunicação do Vale, Nazir Chaves Aboun El Hossen, explicou que o prédio e o terreno pertencem à família Carvalho, junto à qual foi celebrado um contrato de arrendamento assumido por sua pessoa. Quanto à pessoa do cooperativista Valdir Aparecido D’Alécio, o diretor do SCV garante que o mesmo é apenas o seu fiador perante os proprietários do imóvel e das instalações.
(FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Requião assina convênio para urbanização da Avenida Botelho

O maior projeto de regularização urbana de Ubiratã que contempla a estruturação de toda a avenida Botelho de Souza e pavimentação de ruas próximas foi assinado nesta terça-feira, 15, em Curitiba. Durante a Escola de Governo, o governador do Paraná, Roberto Requião, fará a liberação do financiamento.
O prefeito, Fábio D’Alécio, foi para a capital do estado no começo da semana junto de outras autoridades municipais especialmente para acompanhar a assinatura. Será financiado R$ 1 milhão e 600 mil que prevê melhorias no trecho que liga a Botelho de Souza às avenidas João Medeiros e João Pipino.
Depois de um longo processo de elaboração do projeto, discussões e tramitação com o deputado estadual, Caito Quintana e a secretaria do Estado de Desenvolvimento Urbano (SEDU), o benefício é aprovado. Para Fábio essa é a realização de um sonho e compromisso. “Com certeza o percurso será referência e a região terá um ambiente mais moderno e confortável”, argumenta.A Escola de Governo é transmitida ao vivo pela TV Paraná Educativa e a TV Vale levou para todo o Médio Vale do Piquiri o acontecimento, em cadeia com a emissora curitibana.
(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Demarcações no matadouro de aves

Anseio de grande número de ubiratanenses e moradores de outros municípios da região, por ser sinal da redenção econômica dos municípios do Médio Vale do Piquiri, o matadouro de aves da BF&C Alimentos S/A está em passo mais adiante. Na quinta, 10, começaram as demarcações da planta da construção. Para tanto, dois funcionários da Big Frango se deslocaram até o terreno para realizar as medições e demarcações, que foram acompanhadas por Claudemir Navarchi, que deixou a Coagru para ser um dos mestres de obras do empreendimento.O vice-presidente da Coagru, Valdir D’Alécio, explicou que os trabalhos são referentes às definições do gabarito do complexo, incluindo cercas de proteção ao local e os pontos para a colocação de estacas que suportarão a obra. No local também será construída uma caixa d’água, com cerca de 30 metros de altura, para abastecer a obra e o posteriormente o complexo. A direção da empresa aguarda a colocação de um padrão de energia pela Copel. E para os serviços da construção civil a empresa já conta com um funcionário com conhecimento na área de recursos Humanos.
(FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Ubiratã conquista Creche escola

Ubiratã não pára e o desenvolvimento é cada vez maior. Prova disso são as conquistas anunciadas nas últimas semanas. A mais recente é do deputado federal, Hermes “Frangão” Parcianello, e do Fundo Nacional do Desenvolvimento Educacional (FNDE).
Na semana passada, foi divulgada a aprovação do projeto para a construção da Creche escola. Na tarde de quarta-feira, nove, equipe técnica das secretarias de Educação e Cultura, Obras e Ação Social se reuniu para avaliar as áreas disponíveis para o desenvolvimento da obra. Segundo a correspondência enviada por “Frangão” estão sendo liberados para a Creche R$ 700 mil.
Explicações da chefe da divisão de ensino de 1ª a 4ª série, Jane Cristina de Lima, apontam que o funcionamento da entidade é parecido com os Centros Municipais de Educação Infantil. “Os atendidos vão receber atenção de cuidados pessoais e também passarão pelo processo pedagógico. Assim, as crianças começam a ter uma formação antecipada”.
Ontem, dois representantes da secretaria de Educação e Cultura e um da secretaria de Obras participaram em Maringá de uma reunião com equipe do FNDE. Durante o encontro foram repassadas informações sobre o programa ProInfância e as exigências pedagógicas e de engenharia nas instituições de ensino.Para o prefeito, Fábio D’Alécio, investir na educação é pensar no futuro e preparar o cidadão para fazer a diferença. “Essa é uma conquista para a população que merece e é responsável pelo progresso de Ubiratã. Educação também é uma de nossas prioridades e temos feito o possível para oferecer um ensino de qualidade”, enfatiza. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Servidores terão aumento em Altamira

A partir deste mês de abril os funcionários públicos do município de Altamira do Paraná passarão a receber mais. O aumento será de 10%, aumento que é superior à inflação registrada no ano e superior ao aumento dado pelo Governo Federal para o salário mínimo. Segundo o secretario de Finanças, Cristiano Klipe, o município vem pagando os funcionários rigorosamente em dia, geralmente, antes do final do mês.
“Um dos principais compromissos do prefeito Ademar é manter o pagamento dos funcionários e fornecedores em dia, e graças ao trabalho realizado por todos os departamentos isso tem sido possível. Além disso, estamos pagando contas deixadas desde a primeira gestão do município e recolhendo as contribuições sociais, mantendo regulares as situações junto ao INSS e Fundo de Previdência Municipal, proporcionando segurança a todos os funcionários, inclusive aqueles que estão próximos da aposentadoria. Isso tudo é reflexo de respeito e agradecimento para com os funcionários públicos”, frisou Cristiano.
Segundo o prefeito Ademar Klein, as últimas avaliações da Administração mostram um cenário positivo do município, sendo que os principais responsáveis pelas realizações e transformações na cidade são os funcionários públicos que não medem esforços para manter a qualidade no serviço público. Ainda, segundo o prefeito Ademar Klein, outro fator a ser levado em conta é que apesar dos aumentos salariais dos últimos anos, não foram necessárias demissões, fato ocorrido em grande parte dos municípios paranaenses.“Sempre administramos com os pés no chão, de maneira responsável e consciente. O pagamento dos funcionários e fornecedores sempre foi uma de nossas prioridades, pois, são eles que levam um serviço de qualidade aos cidadãos e ajudam a desenvolver o município. Essa confiança de receber sempre em dia também fez com que o comércio desse mais crédito aos funcionários, que hoje podem comprar e planejar o pagamento de suas contas, sem o medo de não receber no fim do mês”, diz Ademar.
(FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Concurso de cartaz sobre a paz

A aluna Marlice Possamai Zanotto, da 7ª série da Escola Estadual São João, venceu a competição em nível local e distrital patrocinada pelo Lions Clube de Ubiratã. O cartaz de Marlice foi um dos 350.000 inscritos de todas as partes do mundo no Concurso de Cartaz sobre a Paz. O Lions Clube Internacional, presente em 202 países, patrocina este programa para enfatizar a importância da paz mundial para os jovens do mundo todo.
“A Paz só irá realmente acontecer quando aprendermos a respeitar as diferenças", disse a jovem de 13 anos de idade. O cartaz foi escolhido pela originalidade, mérito artístico e representação do tema do concurso “Paz no mundo todo”.
A presidente do Lions Clube de Ubiratã, Ligia Sader, disse estar impressionada com a criatividade dos jovens que participaram do concurso "É evidente que estes jovens têm idéias claras sobre o que a paz representa para eles. Estou muito orgulhosa de termos proporcionado esta oportunidade para que eles compartilhassem as suas visões".
No último dia 04, Ligia Sader, o então secretário de Educação do município Sebastião Beraldo, e associados do Lions Clube local fizeram a entrega de um presente e certificados de apreciação à aluna Marlice e à diretora da Escola Estadual São João, Rosangela Fratucci. O cartaz de Marlice, que representou Ubiratã e o Distrito LD-1 pode ser visto no site www.lions.org.br/multiplold, juntamente com os vencedores dos outros 8 distritos dos estados do Sul.O próximo Concurso de Cartaz sobre a Paz terá início no mês de agosto, quando será entregue o regulamento às escolas participantes.
(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Conferência do Meio Ambiente tem representantes de Ubiratã

No final de março aconteceu em Pontal do Paraná, no balneário de Praia de Leste a III Conferência Estadual do Meio Ambiente. Durante quatro dias foram discutidos os principais problemas ambientais do estado para a elaboração de propostas de controle das mudanças climáticas. O encontro reuniu 750 delegados de todo o estado que representavam os diversos segmentos da sociedade.
De Ubiratã estiveram as conselheiras municipais do Meio Ambiente Solange Bordin Zen e Viviane Vaize Alencar. As duas puderam acompanhar as discussões que foram divididas em cinco grupos – redução das causas, adaptação dos impactos, educação ambiental, pesquisa e controle social ou fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).
Solange observa que além de poder opinar o importante do encontro é a troca de experiência e o conhecimento que é adquirido. “Muitos exemplos são dados que podem ser aproveitados na nossa realidade”, completa.As propostas debatidas na Conferência foram elaboradas nos 13 eventos regionais que aconteceram no ano passado e que juntas somaram mais de sete mil envolvidos. No final dos quatro dias foram aprovadas mais de 250 indicações e 46 delegados foram escolhidos para participar em Brasília da Conferência Nacional, que acontece em maio. Os delegados levarão para a capital federal cerca de 180 propostas.
(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Feira da Lua tem data de lançamento definida

Depois de diversas reuniões o Provopar de Ubiratã em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Ação Social divulgaram na sexta-feira, quatro, às 16 horas, o lançamento oficial da Feira da Lua. A novidade que estava sendo planejada há alguns meses sai do papel e inicia na quinta-feira, dia 17, às 18 horas.
O anúncio aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã (ACEU) em encontro que reuniu interessados em expor e comercializar produtos e também coordenadores de projetos e entidades sociais da cidade.
A presidente do Provopar e primeira-dama, Luciane D’Alécio, explica que o objetivo do projeto é oferecer uma opção de renda para a população. “Priorizamos pela geração de renda das famílias ubiratanenses, por isso estamos iniciando essa atividade que com certeza trará melhorias para os participantes”, conta.
A Feira acontecerá quinzenalmente, ao lado da Feira do Produtor, na Avenida Brasil. No espaço serão comercializados produtos artesanais e de culinária, sempre a partir das 18 horas. No entanto, não foi definido qual o dia fixo para o trabalho.
Os organizadores disponibilizarão para os expositores barracas padronizadas sem custo algum. Ainda, uma equipe ficará responsável pela montagem e desmontagem das armações.
Conforme diz a secretária de Ação Social, Elcia Godinho, a única preocupação que o expositor terá é a de levar os produtos e organizá-los. “E quem precisar de equipamentos de cozinha, por exemplo, vai ter que levar. Nós nos responsabilizamos pelo espaço”, afirma.Entre outros objetivos, o vice-prefeito, Orlando Vieira Filho, acrescenta que a intenção é fazer da Feira da Lua um espaço de integração entre os comerciantes e lazer para a comunidade. A previsão dos organizadores é de que vá funcionar uma média de dez barracas na feira.
(FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Irregularidades bloqueiam mais beneficiários do Bolsa Família

Uma auditoria realizada na cidade identificou a suspeita de irregularidades em oito famílias cadastradas no programa Bolsa Família. Isso, após a avaliação de regras que direcionam quem se enquadra no perfil de beneficiário.
Por decisão do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) os benefícios foram bloqueados. Isso, somente nos casos considerados muito graves. Com a medida a secretaria de Ação Social realizou nos últimos dias visitas às famílias que atualizou o cadastro dos mesmos. As suspeitas confirmadas resultaram no cancelamento de alguns benefícios.
Conforme explica a secretária de Ação Social, Elcia Godinho, o programa segue regras definidas que direcionam quem se enquadra no perfil de beneficiário. Pelas normas, as famílias atendidas pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) nos grupos D e E não podem receber o benefício. A restrição acontece, porque o Bolsa Família prevê o pagamento somente para famílias com renda per capita de até R$ 120 por mês. Nos grupo D e E o rendimento ultrapassa a renda mínima estipulada.A ação foi desenvolvida com o objetivo de garantir que os benefícios cheguem efetivamente às famílias que necessitam do serviço e após auditoria entre as bases de dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e do Pronaf.
(FOTO: CÁSSIO CENIZ)

O fantástico mundo da leitura

FRANCISMARY ROCHA

Não é de hoje que sabemos o grande valor e a grande importância da leitura.
Ler aumenta a atenção, a concentração, a sabedoria e melhora até o modo de falar e de se comunicar, não tem contra-indicação e nos faz viajar por mundos imaginários, capaz de nos puxar totalmente para dentro de magníficas histórias.
Através da leitura você aprende palavras que não sabia, descobre coisas que nem imaginava que existiam e aprende grandes lições pra vida toda. Afinal, quem já não leu um livro que ficou marcado pra sempre em sua vida? Quem nunca se emocionou, se revoltou, se encheu de alegria e otimismo ou se identificou com alguma história que leu? Se você ainda não passou por isso já está mais do que na hora de experimentar. Comece aos poucos e logo, logo estará apaixonado pela leitura.
Mas não é só através de livros que podemos aprender com a leitura. Revistas, jornais, Bíblias e até dicionários enchem nosso mundo de informações e nos passam coisas valiosíssimas.
Enfim, ler tudo, até letreiros e outdoors, treina nossa mente, nos informa e, claro, nos ensina sempre!
Se você ainda não descobriu esse fantástico e surpreendente mundo da leitura, não perca tempo, desligue a TV e vá ler um livro. Você só tem a ganhar em cultura e conhecimentos. Incentive seus filhos, seus amigos, seus pais, seu avós, enfim todos à sua volta, pois através da informação impressa podemos aprender sempre mais e trazer grandes benefícios a nós mesmos e também ao próximo, trocando experiências.
Não tem desculpa, tire um tempo livre e se jogue na leitura, você só tem a ganhar. Leia sempre e cada vez mais!QUE TAL COMEÇAR AGORA???

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Padre Reginaldo Manzotti em Ubiratã

O Sistema de Comunicação do Vale – TV Vale, Jornal O Vale do Piquiri e a Nova Clube, a rádio do Vale - traz a Ubiratã o padre Reginaldo Manzotti, que celebrará missa campal. Será no dia 20 de setembro, com início às 17:30 horas, no Estádio Municipal Claudinão. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Juranda vive momento turbulento, diz vereador

“Não basta ter uma praça bonita”. Foi assim que o vereador Bento Batista se manifestou sobre a situação da cidade de Juranda. Segundo o parlamentar jurandense, o município vive situação turbulenta, com inchaço da folha de pagamento, cobradores às portas da prefeitura, endividamento da administração e apadrinhamento político dentro da prefeitura.
Como conseqüência, ainda segundo o vereador Bento Batista, faltam aos munícipes estradas com boa qualidade e remédios. O vereador garante que a administração municipal em Juranda tem criado desconforto para a população.
(FOTO: ARQUIVO / O VALE)

Laranjal conquista primeira agência bancária

O prefeito Juvenal Taborda de Miranda conseguiu realizar os sonhos de todos os laranjalenses, conquistando um Posto Avançado do Bradesco. Dentro de mais alguns dias a unidade será instalada na cidade de Laranjal.
Para tratar do assunto, na semana passada esteve em reunião com a Câmara de Vereadores de Laranjal a gerente da Agência de Laranjeiras do Sul, Antonia Ribeiro Sadeteki. Na oportunidade estiveram presentes o prefeito Juvenal e vereadores Joel Barbosa Ramos, Alair Lourenço de Andrade (Negão), Valdomiro Mendes e o presidente da Casa, Rivaldino Antunes. Vários empresários e funcionários públicos prestigiaram o acontecimento.
Percebe-se grande interesse por parte de muitos empresários, servidores e populares de abrir uma conta nesta agência, evitando os deslocamentos até a cidade de Palmital para procedimentos bancários. Na próxima segunda-feira será aprovada na Câmara de Vereadores.
A gerente da agência do Bradesco em Laranjeiras explicou a grande importância deste Posto Avançado em Laranjal. “O gerente do Posto já se encontra no município Laranjal, com vistas a agilizar os trabalhos no município”, comemora o prefeito Juvenal Taborda de Miranda, satisfeito com mais uma conquista para a população. (FOTO: CORREIO DO POVO)

Juninho Materiais para construção tem nova sede

Na manhã de segunda-feira a empresa ubiratanense Juninho Materiais para Construção abriu suas portas em novo endereço. O fato foi marcado com um café da manhã que contou com a participação de clientes da loja, amigos dos empresários responsáveis pela empresa, e lideranças políticas da cidade.
O Poder Executivo esteve representado pelo vice-prefeito Orlando Francisco Vieira Filho, que também é o secretário de Desenvolvimento Econômico do município. Pelo Legislativo esteve presente o vereador Orlando dos Santos Filho, que felicitou os empresários pelas modernas instalações, agora em prédio próprio. O secretário Orlando Vieira entende que a inauguração da nova loja da empresa reflete o bom momento vivido pelo município, onde é grande o número de construções por todas as partes da cidade e há perspectivas de que este ritmo permaneça.
Por sua vez o empresário José Carlos Coelho, um dos donos da empresa, salienta que o progresso no empreendimento se deve ao apoio dos amigos e da clientela, que fez com que a empresa crescesse e necessitasse espaços mais adequados. Com seis anos de idade, a empresa funcionava num prédio alugado, à esquina da avenida Brasil com a rua Presidente Costa e Silva.
O novo endereço da empresa é à esquina da rua Paraná com a avenida Brasil, bem perto do antigo endereço, com sede própria e pátio espaçoso. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Sindicato Rural de Ubiratã mobiliza o programa Agrinho

Em parceria com o Senar / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Faep / Federação da Agricultura do Estado do Paraná, o Sindicato Rural Patronal de Ubiratã realizou nesta segunda-feira (31), na Secretaria de Educação, mais um encontro com os professores que irão trabalhar com os alunos durante esse ano no Programa do Agrinho.
A sensibilização para os professores obteve uma carga horária de oito horas, com a presença de vinte professores que representavam as escolas estaduais, municipais e particulares. Para a realização do encontro o Sindicato obteve o apoio da secretaria da Educação. O curso foi ministrado pelo o instrutor de Goioerê, André Sestak, formado em Administrador de Empresas e que vem prestando serviços para o Senar há quatro anos.
“O Programa Agrinho é um novo método de ensino, sendo que por meio da pedagogia da pesquisa, usando a interatividade com os alunos e professores faz com que o aprendizado da criança e do adolescente seja mais dinâmico, participativo e criativo, tudo isso para que o aluno tenha mais capacidade de concluir com entusiasmo seu próprio trabalho,” ressaltou o instrutor.
Para este ano tema a ser trabalhado será de livre escolha. Cada aluno terá que desenvolver o seu trabalho com o apoio do seu professor. Os trabalhos serão enviados para o Senar de Curitiba, onde os mesmos estarão concorrendo a prêmios. (FOTO: MARINALVA BATISTA)

terça-feira, 8 de abril de 2008

Epidemia de dengue e febre amarela é assunto na Câmara

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ubiratã os assuntos discutidos foram poucos, mas em considerações pessoais na tribuna o que mais ganhou a atenção dos vereadores foi o falecimento de Antônio Correia Fraga, que por três legislaturas ocupou cadeira no Legislativo ubiratanense. O ex-vereador havia sido sepultado no final da manhã de terça-feira, data em que também ocorreu a sessão ordinária.
O retorno da febre amarela e rubéola, bem como a epidemia de dengue que assola certas regiões do país foi tema das considerações do vereador Lauro, que elogiou trabalho realizado no município de Ubiratã pela secretaria de Saúde. O vereador conclamou a imprensa a convocar a população para que procure pelos postos de Saúde e obtenham as informações corretas e a vacina, se necessário.

CUICA
Os vereadores Orlando Santos e Haroldo Fernandes também manifestaram considerações de apoio à Companhia Ubiratanense Independente de Cinema Amador (Cuíca), pela realização do lançamento de seu segundo trabalho. O evento se deu na noite de sábado, 29, no salão comunitário da Capela São Vicente, com a presença de quase 200 pessoas. Os vereadores felicitaram os integrantes do grupo e desejaram sucesso em suas atividades, engrandecendo ainda mais o setor cultural do município de Ubiratã. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Embalagens vazias de agrotóxicos

Para evitar risco para a saúde e meio ambiente, a lei determina cuidados especiais com a destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos. Essa providência é de responsabilidade do usuário, fornecedor e fabricante do produto.
Em nossa região, o local para depositar essas embalagens é a unidade da ADITA (Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária), em Campina da Lagoa. No ano de 2 007 ali foram entregues 222.142 embalagens, 193 mil limpas e mais de 29 mil contaminadas. Para os usuários dos municípios circunvizinhos a Campina da Lagoa, principalmente os pequenos agricultores, tem sido sumamente desconfortante e oneroso levar as embalagens vazias até o destino final.
Diante de seu compromisso com os seus associados e comunidade, a Coagru, a partir deste ano, conseguiu a liberação dos órgãos de fiscalização para receber em suas unidades de negócios as embalagens vazias dos agrotóxicos que forneceu. Depois a cooperativa providenciará o destino final para elas, sem qualquer ônus para usuário.
Para tanto foram estipuladas datas para as embalagens serem entregues à cooperativa no mês de abril: dias 7, 8 e 9, em Ubiratã; dias 10 e 11, em Campina da Lagoa; dias 14 e 15, em Nova Cantu; e, dias 16 e 17, em Anahy. (FOTO: EDCARLOS PEREIRA)

Prefeitura doa veículo ao grupo Pão da Vida

O prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio, entregou nesta quinta-feira, às 11 horas, em frente ao prédio da prefeitura um veículo Kombi para o grupo Pão da Vida. No discurso, afirmou que sua intenção era ter doado antes, mas as condições não possibilitaram. “Sei que esse carro vai fazer a diferença no trabalho que desenvolvem”, disse.
A presidente da Organização Não Governamental (ONG), Doralina Bechkaüser, confirmou que a doação vai ajudar nas atividades do grupo. “A parceria com a prefeitura vai favorecer muito nosso trabalho. Não teremos mais complicação para transportarmos os produtos. Colocando Deus na frente sempre conseguimos progredir e alcançar nossos objetivos”, destacou.
O Pão da Vida atende atualmente 18 mulheres. Doralina acredita que com a conquista será possível elevar, ainda mais, a dignidades das assistidas. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Celso vai à Câmara apresentar resultados positivos

O prefeito Celso Ferreira esteve na última semana na Câmara de Vereadores para apresentar relatórios da Gestão e resultados alcançados. O prefeito demonstrou o respeito que tem com o Legislativo ao relembrar que a mesma tribuna que usava na oportunidade, já tinha sido palco de grandes embates e discussões quando ele foi vereador nas legislaturas de 1989 a 1992, e de 1997 a 2000: “Tenho saudade dos meus tempos de vereador, quando usava essa tribuna para defender os anseios da minha comunidade”.
Celso Ferreira apresentou números que demonstram a melhoria da condição de vida em Campina da Lagoa. Somente em criação de novos postos de trabalho o crescimento é vertiginoso. Em 2005 foram criados 314 empregos, em 2006 foram 422. Já em 2007 foram contabilizados 631 postos de trabalho pela Agência do Trabalhador. Em 2008, em três meses já foram registradas 248 novas vagas, totalizando 1.631 vagas em menos de 40 meses. São vagas criadas na agricultura com a diversificação de atividades rurais, o fortalecimento da produção de leite e de grãos, e a ampliação da pecuária. Vagas criadas na prestação de serviços com destaque para a Liotto na conservação de rodovias. Abertura de vagas pela Copacol, por empresas da cidade e pelo comércio. O Prefeito completou a informação apresentando um levantamento da Comcam, que colocou Campina da Lagoa como o município que mais criou vagas de trabalho dentre os 25 municípios que compõem a região.
Segundo o Prefeito, com a criação de empregos, a renda dos campinalagoanos melhorou substancialmente, e pode ser notado no comércio. São R$ 7.200.000,00 (Sete milhões e duzentos mil reais) de movimentação somente no comercio local. Crescimento visível através das edificações. Celso disse que contratar um pedreiro ou servente para executar uma obra somente com agendamento, tanto é o número de casas em construção em Campina da Lagoa.
A satisfação em morar em Campina da Lagoa também evoluiu. Uma recente pesquisa relatou que 87% das pessoas entrevistadas se dizem feliz por viver no município: “Quando tivemos a informação que, de cada 100 pessoas, 87 dizem estar feliz em morar aqui, descobrimos que deveríamos investir ainda mais na qualidade de vida. Deveríamos investir em obras que pudessem gerar desenvolvimento.”
Dois principais projetos da Administração foram apresentados aos vereadores. O primeiro é a realização da pavimentação da sede do município até o Distrito de Herveira, com pedras irregulares. O segundo é a implantação de um projeto de habitação do município, que possibilite a construção de residências com infra-estrutura necessária para a dignidade humana. (FOTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA)

Em passeata estudantes pedem solução para assassinato

Centenas de estudantes de três estabelecimentos da cidade de Campina da Lagoa participaram de uma passeata na manhã de quarta-feira. O percurso inicialmente previsto não pode ser completado devido a uma garoa que caiu na cidade no momento da passeata. O ato reuniu alunos, professores e funcionários dos colégios Campina da Lagoa e Santos Dumont e da Escola Roberto Brzezinski.
O cortejo saiu do Colégio Estadual Campina da Lagoa, situado nas proximidades da Estação Rodoviária, e passou pelo centro da cidade. O destino era a Delegacia de Polícia Civil, mas devido à chuva fina a manifestação fez contorno uma quadra após a Praça João XXIII e no retorno passou pelo Fórum da Comarca, onde houve uma parada. Após a leitura de um manifesto, em frente ao Fórum, os manifestantes seguiram de volta ao Colégio Campina da Lagoa, para dali retornar aos seus respectivos estabelecimentos.
De acordo com cálculos feitos por pessoas que participaram do ato, a manifestação pode ter tido a presença de aproximadamente 1500 alunos.
A passeata seria silenciosa, com os manifestantes portando faixas e cartazes pedindo justiça para um caso de assassinato registrado na semana passada, envolvendo uma ex-funcionária do colégio Campina da Lagoa. Mas os manifestantes, que também portavam tiras de pano preto em sinal de luto, passaram a clamar por justiça para o caso. Aos gritos de “Queremos Justiça! Queremos Justiça” os alunos e demais manifestantes demonstração a indignação para com o caso, uma vez que a vítima era pessoa muito benquista tanto no colégio onde trabalhou quanto na comunidade campinalagoana.
Manifestações espontâneas de diversas pessoas apontam que a ex-funcionária do colégio Campina da Lagoa não merecia de forma alguma o trágico fim que teve.
De certa forma o manifesto dos alunos, professores e funcionários dos estabelecimentos de ensino refletem a opinião da população, que está revoltada com o acontecimento e clama por justiça para o caso.

O assassinato
Idalina Páscoa Franco de Oliveira havia completado 57 anos no dia 25 de março e foi encontrada morta quatro dias depois, em sua residência. O fato foi alarmado pelo próprio ex-marido, que alegou ter chegado à casa de Idalina por volta das 7:30 e encontrada o corpo já sem vida. Ele teria dito à polícia que Idalina recebeu visita de uma pessoa no dia anterior, propondo a compra de um veículo dela.
Idalina havia trabalhado no colégio Campina da Lagoa e foi encontrada morta em sua residência, numa chácara próxima ao entreposto da Coagru. Os ferimentos no corpo apontavam que ela pode ter sido vítima de espancamento. A polícia investiga o caso, que está sob a responsabilidade da 50ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Ubiratã.
Entre os manifestantes houve quem admitisse que o principal suspeito da morte de Idalina é o próprio ex-esposo, com quem ela teve relacionamento conturbado e com freqüentes ameaças por parte do marido. As próprias filhas de Idalina, que precediam a passeata portando uma placa com o nome e uma foto da mãe, admitiram o ambiente intempestivo entre os pais.
No final da tarde de quinta-feira o suspeito de autoria do crime foi preso.
(FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Caíto intercede e agiliza obra para Ubiratã

O deputado estadual Caíto Quintana (PMDB), intercedeu junto à Secretaria de Estado da Saúde, no sentido de agilizar a construção de um Centro de Saúde da Mulher e da Criança no município de Ubiratã.
Para o deputado, essa era uma reivindicação antiga da população de Ubiratã, que agora teve o encaminhamento concluído. “Está aprovado e encaminhado de acordo com o cronograma da Secretaria da Saúde e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano. Resta agora aguardar a conclusão da obra, que beneficiará as mulheres gestantes e crianças de Ubiratã”, afirmou Caíto.
O prefeito de Ubiratã, Fábio de Oliveira D’Alécio, que acompanhou Caíto na audiência com o governador Roberto Requião, comemorou e agradeceu a ação conjunta do Estado e do município. “A participação do deputado Caíto foi fundamental para a conquista desse benefício. Temos que agradecer ao deputado e à Câmara de Vereadores de Ubiratã, por nos dar o respaldo necessário na busca de obras junto ao Governo do Paraná”, afirmou o prefeito.
Segundo o prefeito foi feita uma parceria entre o Estado, que deverá investir cerca de R$ 700 mil reais, e o município, que vai doar um terreno com mais de mil e trezentos metros quadrados, para a construção do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, em Ubiratã.
“Com essa parceria na construção do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, concluiremos uma das reivindicações que estavam constando em nosso plano de governo”, afirmou o prefeito.
(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Prestação de contas no Panorama

O prefeito Fábio D’Alécio esteve no centro comunitário do Jardim Panorama, na noite de quinta-feira, quando se reuniu com moradores do bairro, bem como com moradores do conjunto habitacional Novo Ubiratã. O objetivo do encontro foi realizar a prestação de contas referente ao mês de fevereiro.
O prefeito demonstrou que o município registrou superávit de quase meio milhão de reais, devido ao período em que as receitas são maiores, principalmente com o IPVA, o que deve ser administrado para suprir as deficiências de receitas geralmente registradas no segundo semestre e aumento das despesas com o 13º salário dos servidores.
(FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Caixa se reúne com empresários

Na manhã de sexta-feira, 04, a Caixa Econômica Federal e a Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã realizaram um encontro com o empresariado ubiratanense, no auditório da Aceu. O objetivo do encontro foi apresentar ao empresariado os serviços que a Caixa dispõe para a pessoa jurídica, segundo explicou Fábio Carnelós, superintendente regional da Caixa.
O encontro, sob a forma de café da manhã, contou com a presença do prefeito Fábio D’Alécio, que destacou a importância do retorno da Caixa para o município, um compromisso de campanha.
(FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)