segunda-feira, 9 de junho de 2008

Começam atividades do Proerd nas escolas municipais

Começou nesta semana o trabalho desenvolvido junto a alunos das quartas séries da rede municipal de ensino, dentro das atividades do Programa de Educacional de Resistências às Drogas e Violência, Proerd. Todas as escolas municipais de Ubiratã aderiram ao programa de prevenção.
Responsável pelo trabalho em municípios da região, o policial militar Batista explica que neste ano são 368 alunos com os quais trabalhará por cerca de dez semanas de atividades, sendo um horário fixo por dia da semana. O programa atua com adolescentes dos nove aos treze anos, ensinando-os os malefícios das drogas lícitas, como as bebidas alcoólicas, o cigarro e outros produtos tóxicos que podem ser encontrados, como a cola de sapateiro, éter e os agrotóxicos. Batista explica que apesar de proibida a própria maconha entra neste rol de drogas lícitas, devido à facilidade com que ela é encontrada para consumo, nas “bocas-de-fumo”.
“A Polícia Militar do Paraná tem a gratificação pelo retorno deste trabalho”, explica Batista, explicando que a sociedade tem contribuído com o programa e os resultados são notórios. O Proerd existe no Paraná desde o ano de 2000, estando em atividade no município de Ubiratã desde setembro de 2005, com mais de 1.200 alunos atendidos neste período. O instrutor explica que os jovens estão em busca de conhecer e experimentar novas emoções e por isso há a preocupação em orientar e prevenir para que não se aventurem no caminho dos entorpecentes. Com a prevenção às drogas lícitas, o trabalho também visa a evitar que os jovens caiam nas drogas ilícitas, como a cocaína, crack e outras.Mas o trabalho do Proerd também é voltado a evitar a violência, evitando as agressões, brigas, furtos e também a prostituição. No conjunto das atividades o programa enfatiza a importância da estrutura familiar e do bom exemplo mostrado pelos pais em quem primeiramente os filhos vão se espelhar. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

imparato molto