segunda-feira, 30 de junho de 2008

Inaugurado o Posto de Saúde da Vila Esperança

Os moradores da Vila Esperança estão recebendo atendimentos médicos na comunidade desde quinta-feira, 26. O prefeito, Fábio D’Alécio, inaugurou na tarde de quarta-feira,, 25, o Posto de Saúde do bairro.
A proposta da administração municipal tem sido a atenção integral a saúde da população. Com a novidade, a secretaria de saúde mais uma vez descentraliza seus serviços e possibilita acesso facilitado da comunidade. Assim, médico e moradores da área ficam mais próximos.
Na solenidade de inauguração, Fábio, ressaltou a importância dos parceiros que a administração conseguiu. O prefeito destacou que o apoio de todos os setores tem contribuído decisivamente na melhoria da saúde. “Se hoje temos uma saúde que oferece um bom atendimento é porque tivemos pessoas que nos ajudaram a alcançar isso. Demoramos para entregar esse posto devido o processo burocrático, mas agora estamos com a sensação de mais uma missão cumprida”, explicou.
Entre outros apontamentos, o prefeito disse que melhorar a saúde compreende contar com uma equipe de profissionais qualificados e que trabalham pelos mesmos objetivos que são a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos que precisam. “Quero que vocês atendam o povo como se estivessem atendendo a família de vocês”, pediu Fábio à equipe publicamente. O secretário de Saúde, Edmund Behrend, garantiu que irá atender a população com dignidade, oferecendo o máximo de conforto e atenção possível.
Equipe - A secretaria de Saúde contratou para as atividades um médico clínico geral, enfermeiro, técnicos de enfermagem, agentes comunitários da saúde, secretária e zeladora. Além de atender na nova unidade, a equipe também realizará atendimento no distrito de Yolanda três manhãs da semana e nos outros dias e horários na própria unidade, normalmente.
Reconhecimento - A moradora da Vila Esperança, Irene Martins, comemora o ganho. “Para mim, sair do bairro e procurar o posto central era complicado porque tenho três crianças. Com o posto aqui no bairro será bem mais fácil para todos”, comenta. O presidente da Câmara, Aparecido Paula da Silva, disse que é motivo de alegria poder participar da inauguração de mais um posto de saúde. “O poder público tem que realmente olhar para as necessidades da população”, frisou.
Obra - A obra foi entregue totalmente adequada para os atendimentos de mais uma equipe do programa Saúde da Família. Para a implantação do posto, a prefeitura realizou a reforma de uma escola que estava desativada no bairro. O posto de saúde conta com uma estrutura com recepção, sala de atendimento médico, de enfermagem, sala de procedimentos e vacina, banheiro e sala para Pastoral da Criança.
Conquistas - Em seu discurso, o prefeito apontou ainda os benefícios que já foram conquistados como: ampliação e melhoria da frota, melhoria dos espaços físicos, inauguração de novos postos, ampliação da equipe de atendentes, entre outros. Segundo Fábio, muitas das conquistas são frutos do trabalho conjunto com o vice-prefeito, Orlando Vieira Filho, e vereadores.
100 consultas - A secretaria de Saúde visa oferecer um atendimento mais próximo da comunidade e fazer com que a equipe do posto tenha mais conhecimento das necessidades da população. Os profissionais atenderão na nova unidade e também no posto de saúde de Yolanda. O secretário de Saúde, Edmund Behrend, comenta que a expectativa é de que semanalmente sejam realizadas em média 105 consultas somente no posto de saúde da Vila Esperança.
Ampliação da rede - A inauguração do posto de saúde consagra a implantação da quinta equipe do programa Saúde da Família em Ubiratã. Em 2005, o município contava com apenas uma equipe. O médico que atenderá a área, Gustavo Gonçales, estava fazendo as consultas no distrito de Yolanda e as visitas domiciliares, antes mesmo da inauguração.Inserir novos projetos e oferecer melhor atendimento ao munícipe é o que o prefeito prioriza. “Desde o início da atual gestão a prefeitura vem dando atenção integral à saúde pública”, acrescenta. (FOTO ODAIR ROBERTO / O VALE)

Nenhum comentário: