terça-feira, 17 de junho de 2008

Postos de saúde realizam Dia D contra pólio

Aconteceu sábado, 14, o Dia D da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Ubiratã. Todas as unidades de saúde do município e em Yolanda atenderam das 8 às 17 horas. Somente em São João não aconteceu a ação, pois já foi realizado na quarta-feira. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças menores de cinco anos. O trabalho na cidade começou na segunda-feira e a equipe da secretária de Saúde já aplicou a vacina nos Centros Municipais de Educação Infantil.
Conforme explica a enfermeira e responsável pelo setor de epidemiologia, Nágile Akkache, o Brasil já tem o certificado de erradicação da doença. “Para mantermos o índice de país livre da pólio, precisamos continuar imunizando as crianças, pois outros países ainda apresentam o vírus que transmite a paralisia infantil”.
A equipe da secretaria estará colocando em dia as doses que faltam como tuberculose, disteria, coqueluxe, meningite, hepatite, rotavirus, febre amarela, entre outras. A campanha segue nos próximos dias e em agosto acontece a segunda etapa da campanha. O slogan deste ano é “Tem que vacinar, não pode bobear”.Para a realização desta etapa da campanha, estiveram mobilizadas, em todo o país, mais de 344 mil pessoas, entre servidores e voluntários, em 92,1 mil postos de vacinação. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Nenhum comentário: