
A proposta é tentar mobilizar a comunidade de japoneses de Ubiratã para que o Sebrae oriente-os quando retornarem do Japão. Oferecendo assessoria que ajude escolher o caminho mais promissor para aplicar o recurso adquirido com o trabalho no exterior.
O consultor do Sebrae, Yasushi Shima, comenta que o projeto já tem diversos exemplos de dekasseguis – descendentes de japonês que deixam a terra natal para trabalhar, temporariamente, em outro país – que alcançaram o sucesso nos negócios. “Essa iniciativa é voltada ao desenvolvimento da capacidade empreendedora dos dekasseguis brasileiros e proporciona apoio educacional, técnico e gerencial na implantação de negócios pelo público aqui no Brasil”.
Ao conhecer o projeto, o prefeito, Fábio D’Alécio, argumenta que a idéia vem de encontro com o que a administração tem trabalhado. “Queremos melhorar o que já temos. Se temos recursos financeiros vindo de fora, que eles sejam utilizados de forma que ajude no desenvolvimento da cidade”, expõe.
Através de cursos e material desenvolvido pelo Sebrae, os dekasseguis terão a oportunidade de conhecer, aprender e identificar as oportunidades de negócios mais prósperas, se preparando ainda para implantá-las e gerenciá-las. O primeiro passo para a realização do projeto será a reunião da comunidade e apresentação da proposta. Com a aprovação, o Sebrae passa a fazer o trabalho de conscientização e assessoramento.Fábio acrescenta que a concretização do projeto possibilitará que Ubiratã se torne um micro-pólo regional com maior facilidade. “Havendo investimentos planejados, com certeza, a atenção da região se voltará ao nosso município e dará a chance de efetivar o sonho de sermos um pólo regional, um plano que já está bem avançado”, enfatiza. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário