segunda-feira, 9 de junho de 2008

Dia do meio ambiente é marcado por ações

Para marcar o dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia cinco, a secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da divisão do Meio Ambiente realizou o plantio de cem árvores nativas na manhã de quinta-feira, 5. A atividade simbólica aconteceu na propriedade do agricultor Silvio Pelizer, na Vila Arco, nas proximidades da nascente do rio Barra Mansa em parceria com o Leo Clube, Lions, Rotary, Emater, curso técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Carlos Gomes e cooperativas Coagru e Integrada.
A ação serviu também de aula prática para os participantes do curso de recuperação de mata ciliar que a secretaria promoveu junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná (Senar) e o Sindicato Rural Patronal de Ubiratã de terça a quinta-feira. A instrutora, Luciane Pimentel, ensinou qual o processo correto de plantio para que as mudas possam se desenvolver sem serem prejudicadas.
Durante o curso foram mostrados os benefícios da área ciliar. Luciane comenta que a mata ciliar atua como um filtro, fazendo com que os rios não sejam contaminados por elementos nocivos. “Manter esse bem é pensar no futuro de nossas famílias, afinal nós somos movidos pela água. 70% do nosso corpo depende dela”, observa.Na solenidade que marcou o plantio das árvores na nascente, Silvio se comprometeu a cuidar das mudas. “Com certeza isso vai beneficiar todo mundo: eu, os filhos, família e até o próprio meio ambiente. Sei da necessidade da mata ciliar e estou tentando implantar aqui no sítio até mesmo para cumprir a lei. Mais do que isso ainda, as pessoas têm que estar conscientes dessa necessidade, e eu estou”, pontuou. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Nenhum comentário: