segunda-feira, 9 de junho de 2008

Concessão de título de Cidadão Honorário gera polêmica

Poucos munícipes acompanharam a sessão ordinária da Câmara Municipal de Ubiratã, na terça-feira, 03, devido ao tempo chuvoso. Diversos assuntos foram discutidos na oportunidade, com alguns motivos a polêmicas. O que ganhou mais destaque foi a concessão de título de Cidadão Honorário ao médico, empresário e ex-prefeito Arnaldo Ferreira Sucupira.
A proposta partiu do vereador Luiz Francisco da Cunha (PTB), que já havia apresentado a idéia quando a Câmara votou a concessão deste titulo ao deputado Hermes Parcianello e ao governador Roberto Requião. Depois de receber parecer favorável da Comissão de Legislação e Redação o projeto entrou em discussão. Haroldo Fernandes Duarte, o Baco (foto), foi o primeiro a se manifestar contrário à sugestão, entendendo que a proposta, embora sendo justa, tinha cunho político por ser um período pré-eleitoral.
O vereador Cunha apelou aos vereadores para que aprovassem o pedido, afirmando que o homenageado já garantiu que não vai ser candidato. Mas Orlando Santos também se manifestou contrário à proposta, na mesma visão de Baco. A situação ficou mais complicada quando Marcos Retamiro apontou falha na legislação, que ainda não tem regulamentação para a concessão de títulos de Cidadão Honorário. Marcos insistiu que a Câmara tem necessidade de regularizar a legislação para decidir novas propostas.
A esta altura o vereador Lauro Hryniewicz entrou em apoio ao pedido de Vistas apresentado por Retamiro e apelou para que Cunha aceitasse que o projeto entre em votação depois de regularizar a legislação interna da Câmara. Cunha, porém, insistiu na aprovação do projeto como estava. A vereadora Sandra Trevillin manifestou apoio à sugestão de Cunha, mas ponderou a necessidade da concessão do titulo aconteça dentro da legalidade. Arnaldo Melo, porém, achou que a Câmara podia votar a proposta de Cunha mesmo com a falha encontrada por Retamiro na legislação. Mas Lauro voltou a concordar com o pedido de Vistas, adiando a votação do projeto.Finalmente Cunha concordou com a proposta. O presidente Aparecido Paula da Silva comentou sobre a necessidade de que o projeto seja feito dentro da legalidade e enalteceu o trabalho do vereador Marcos, que detectou a falha na legislação vigente. Com isto o projeto só voltará a ser discutido depois que seja feita a Resolução que regulamentará a concessão de títulos de Cidadão Honorário pela Câmara de Ubiratã. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Nenhum comentário: