terça-feira, 24 de junho de 2008

Jovem tetraplégico quer conseguir cadeira motorizada

Um tombo numa piscina levou um jovem ubiratanense para o estado de tetraplegia traumática incompleta, devido à lesão medular. Às vésperas de completar 21 anos, porém, Robson Souza Silva encara a vida com alegria e esperança, alimentando a expectativa de dias melhores. Agora ele está apelando para a ajuda da população a fim de obter uma cadeira de roda motorizada, para que possa voltar a circular pela cidade.
De acordo com Laíde Souza Silva, seu filho passa praticamente o tempo todo dentro do quatro. Ela, professora municipal, não dispõe atualmente dos recursos necessários para adquirir a cadeira para que o filho possa ter a liberdade de se movimentar tanto pela casa quanto para sair à rua. No quarto, uma das coisas que Robson faz pra ocupar o seu tempo é ouvir os programas do padre Reginaldo Manzotti, a quem ele quer conhecer pessoalmente quando da vinda do sacerdote a Ubiratã, em setembro próximo. Nos próximos dias Robson viaja a Brasília, onde está recebendo acompanhamento médico especializado.
O acidente se deu em fins de 2005, quando Robson se encontrava em Maringá. Numa festinha familiar à beira de uma piscina, ele escorregou no piso molhado pela chuva que começava a cair no local e bateu a nuca no piso. Foi socorrido e conduzido a uma unidade hospitalar, mas recebeu cuidados que não atenderam às necessidades. Chegou a ser medicado como se estivesse alcoolizado e ao retornar para casa percebeu complicações principalmente no pescoço.
Como resultado do tombo, Robson sofreu lesões na espinha e perdeu os movimentos das pernas. De semblante sereno e demonstrando confiança na vida, ele aguarda ajuda da população para adquirir a cadeira de rodas motorizada que assim lhe permitirá poder voltar a circular pela cidade e ter mais independência dentro de casa.
SCV encampa a campanha - O Sistema de Comunicação do Vale assumiu o compromisso de realizar uma campanha em prol da aquisição da cadeira pretendida por Robson Souza Silva. Nesta semana a equipe esteve em visita ao jovem e à sua mãe, quando ele explicou sua situação. Na oportunidade, o apresentador Nazir Chaves, diretor do SCV, assumiu com a família o compromisso de buscar ajuda para aquisição de tal cadeira de rodas motorizada, que no mercado brasileiro deve custar algo em trono de seis mil reais. Apesar do quadro complicado, o jovem comove a quem o vê, pelo seu espírito sereno e tranqüilo.As pessoas que se sentirem interessadas em ajudar Robson podem contribuir através de depósito bancário em conta específica para estes fins. Robson Souza Silva, conta 44201-1 – Sicredi – Agência Ubiratã. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Nenhum comentário: