segunda-feira, 30 de junho de 2008

Inaugurações de obras públicas marcarão a semana

A administração do município de Ubiratã vai entregar à população receber nos próximos dias diversas obras que estão em fase de acabamento. As inaugurações que acontecerão comprovam que Ubiratã se tornou um canteiro de obras nos últimos anos, onde as construções de obras públicas seguiram ritmo intenso comparável ao aquecido mercado imobiliário que registra muitas construções civis em todas as partes da cidade.
Na semana que passou o secretário de Obras da municipalidade, Pedro Dalvi, fez um balanço das construções que estão em fase de acabamento para inauguração iminente. Na tarde de quarta-feira, por exemplo, houve a inauguração do posto de saúde da Vila Esperança, aproveitando o prédio desativado de uma escola municipal, que recebeu os ajustes necessários. Na área de Saúde há também as obras de ampliações do posto central, que será entregue à população quarta-feira, 02, às 16:00 horas.
No setor de esportes há a cobertura da quadra do Conjunto Habitacional Boa Vista, onde também foram construídos banheiros e vestiários; a inauguração aconteceu domingo, 29, às 16:00 horas. E na área de cultura a obra a ser inaugurada será o Centro Cultural, reunindo a Casa da Cultura e a Biblioteca Municipal; obras serão entregues à população na terça, dia primeiro de julho, às 17:00 horas. O centro de eventos da comunidade São João não pode ser concluído a tempo para que nele acontecesse a festa do padroeiro da comunidade, mas dentro de poucos dias a obras será entregue em definitivo à população.
Entre os projetos para o tempo futuro há a Praça Japão, a ser construída no terreno vazio em frente ao escritório local da Copel; o lançamento da pedra fundamental desta obra deve acontecer na sexta-feira, 04, às 16:00 horas. Uma parte da área vazia que existe no local poderá ser reservada para receber as obras da sede própria do Cartório Eleitoral da Comarca de Ubiratã.
De acordo com o secretário Pedro Dalvi, toda a equipe da administração incluindo a equipe de obras trabalha de maneira intensa, para dar conta do recado nos projetos que o município conseguiu. Outras obras estão ganhando a atenção da equipe da administração, como a urbanização da avenida Botelho de Souza, cuja liberação para a construção foi expedida nesta semana. Há também a cobertura da quadra esportiva do Conjunto JK, a pavimentação com pedra poliédrica no trecho da estrada Caviúna ligando a comunidade Três Placas à rodovia Ercides Rosseto. No perímetro urbano há a construção do Lago Municipal e o centro poliesportivo no Jardim Panorama.
Casa da Cultura - Para o secretário Pedro Dalvi, os acontecimentos do passado não precisam ser relembrados, mas o que importa é o fato de que a atual administração se empenhou o quanto foi possível para tornar realidade o sonho da população de ver a Casa da Cultura funcionando a contento. Para tanto houve o esforço para a conclusão da obra, que será entregue à população nesta semana.Em anexo à Casa da Cultura foi construída a Biblioteca Municipal, formando um Centro Cultural, que será entregue à população. Com a transferência da Biblioteca Municipal o prédio do museu ganhará melhores condições para atender as suas finalidades. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Avenida Botelho começará ser urbanizada

Agora é realidade e só falta a empresa vencedora da licitação iniciar o trabalho de urbanização da avenida Botelho de Souza. O governo do Estado liberou o financiamento de R$ 1,5 milhão para a realização do maior projeto de regularização urbana do município.
Na segunda-feira, 23, o prefeito Fábio D’Alécio esteve em Curitiba acertando os últimos detalhes e trouxe a notícia da ordem de serviço do projeto. Os responsáveis pela obra, da empresa Petrocon de Cascavel, já visitaram o gabinete do prefeito esta semana e confirmaram o início dos trabalhos para a próxima terça-feira, dia 1º de julho. Além da urbanização da Botelho, está incluso no projeto a pavimentação de trechos das ruas Epitácio Pessoa, Marechal Cândido Rondon, Maria das Graças Molina, Benjamin Constant e Princesa Izabel.
A avenida dá acesso as duas extremidades da cidade. Para Fábio, isso representa uma conquista em prol do munícipe. “A obra trará um novo visual para a cidade e já visualizamos o crescimento da região. Com a urbanização ainda acontecerá a valorização dos imóveis”, aponta. O prazo para entrega da urbanização da avenida Botelho de Souza é de 180 dias após o inicio. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Caito viabiliza melhoria na escola Lacerda Braga

Com a viagem para a capital do Estado e em contato com o deputado estadual, Caito Quintana, o prefeito de Ubiratã Fábio D’Alécio viabilizou a melhoria da quadra da escola municipal Antonio Lacerda Braga.
A notícia foi recebida com alegria pelos professores e alunos do estabelecimento. Além da escola municipal, funciona no mesmo espaço a escola estadual Padre Jorge School. O encontro entre as autoridades aconteceu na segunda-feira, 23.Segundo informa o prefeito, a melhoria tem como principal ação a cobertura da quadra. “Os alunos não enfrentarão mais problemas com cancelamento das aulas de educação física por causa do clima”, salienta. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Altamira construirá casas na Vila Esperança

A população da zona urbana de Altamira do Paraná está recebendo a atenção necessária da administração, que não tem medido esforços para melhorar a qualidade de vida dos altamirenses. As ruas da periferia receberam readequações e a parte central da cidade oferece visual muito mais agradável aos transeuntes e visitantes, principalmente com o embelezamento e colocação de placas de sinalização de trânsito.
O prefeito Ademar Klein percebe que a população da cidade está mais entusiasmada, registrando melhor situação no comércio local e maior número de investimentos na construção civil. Para melhorar a qualidade de vida de famílias que residem na Vila Esperança, na periferia da cidade, a administração investe na construção de casas, bem como em reformas.Este benefício está sendo possível porque a municipalidade de Altamira do Paraná implantou ainda no início do ano o Projeto Viver Melhor, que consiste na construção e reforma de moradias para pessoas de baixa renda. O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal e é realizado com recursos do próprio município, por meio do Departamento de Assistência Social. O plano inicial é para a construção de 15 casas, além das reformas. O projeto está no inicio e aos poucos os recursos vão sendo liberados. "É um projeto muito importante, que busca atender às pessoas mais necessitadas. Estamos fazendo com recursos do próprio município, demonstrando que quando se administra com responsabilidade, competência e transparência, é possível melhorar a qualidade de vida da população", comenta o prefeito Ademar Klein. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Campina realiza com sucesso o Coopersuíço

O campo da Arcapu de Campina da Lagoa foi palco de movimentada competição no domingo, 22. Foi a 9ª edição da Taça Coagru de Futebol Suíço, que reuniu 11 equipes do município, divididas em três chaves. As quatro equipes melhores colocadas se classificaram para a fase final, que acontece em Ubiratã, no dia 13 de setembro.
Do torneio classificatório participaram as equipes São Francisco, Bandeirante, Água do Canavial, Garrincha B, Herveira, Garrincha A, Taubaté, Campina, Pingo de Ouro, Bela Vista e Timburi. A competição começou por volta das 9:00 da manhã, sendo que depois de alguns jogos aconteceu pausa para a abertura oficial, com a presença de lideranças da cooperativa Coagru e da cidade. A solenidade teve a participação do diretor presidente da cooperativa, Áureo Zamprônio, do prefeito Celso Ferreira e do vice-prefeito Adão Alexandre.
Na classificação final a equipe Água do Canavial ficou com a quarta colocação, seguida da equipe Pingo de Ouro, que conquistou a terceira colocação. A equipe Bandeirante foi a vice-campeã, sendo que a grande campeã da competição a equipe São Francisco (foto).O artilheiro da competição foi o atleta Claudecir Ferreira Garcia, da equipe Água do Canavial, que conseguiu assinalar quatro gols. Por sua vez o goleiro menos vazado foi Diego Pianaro, da equipe Bandeirante, que não sofreu nenhum gol. No total a fase regional do Coopersuíço em Campina da Lagoa teve 23 jogos, onde foI assinalado um total de 38 gols. Foram aplicados 19 cartões amarelos, 07 cartões Azuis e apenas um cartão vermelho. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Inaugurado o Posto de Saúde da Vila Esperança

Os moradores da Vila Esperança estão recebendo atendimentos médicos na comunidade desde quinta-feira, 26. O prefeito, Fábio D’Alécio, inaugurou na tarde de quarta-feira,, 25, o Posto de Saúde do bairro.
A proposta da administração municipal tem sido a atenção integral a saúde da população. Com a novidade, a secretaria de saúde mais uma vez descentraliza seus serviços e possibilita acesso facilitado da comunidade. Assim, médico e moradores da área ficam mais próximos.
Na solenidade de inauguração, Fábio, ressaltou a importância dos parceiros que a administração conseguiu. O prefeito destacou que o apoio de todos os setores tem contribuído decisivamente na melhoria da saúde. “Se hoje temos uma saúde que oferece um bom atendimento é porque tivemos pessoas que nos ajudaram a alcançar isso. Demoramos para entregar esse posto devido o processo burocrático, mas agora estamos com a sensação de mais uma missão cumprida”, explicou.
Entre outros apontamentos, o prefeito disse que melhorar a saúde compreende contar com uma equipe de profissionais qualificados e que trabalham pelos mesmos objetivos que são a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos que precisam. “Quero que vocês atendam o povo como se estivessem atendendo a família de vocês”, pediu Fábio à equipe publicamente. O secretário de Saúde, Edmund Behrend, garantiu que irá atender a população com dignidade, oferecendo o máximo de conforto e atenção possível.
Equipe - A secretaria de Saúde contratou para as atividades um médico clínico geral, enfermeiro, técnicos de enfermagem, agentes comunitários da saúde, secretária e zeladora. Além de atender na nova unidade, a equipe também realizará atendimento no distrito de Yolanda três manhãs da semana e nos outros dias e horários na própria unidade, normalmente.
Reconhecimento - A moradora da Vila Esperança, Irene Martins, comemora o ganho. “Para mim, sair do bairro e procurar o posto central era complicado porque tenho três crianças. Com o posto aqui no bairro será bem mais fácil para todos”, comenta. O presidente da Câmara, Aparecido Paula da Silva, disse que é motivo de alegria poder participar da inauguração de mais um posto de saúde. “O poder público tem que realmente olhar para as necessidades da população”, frisou.
Obra - A obra foi entregue totalmente adequada para os atendimentos de mais uma equipe do programa Saúde da Família. Para a implantação do posto, a prefeitura realizou a reforma de uma escola que estava desativada no bairro. O posto de saúde conta com uma estrutura com recepção, sala de atendimento médico, de enfermagem, sala de procedimentos e vacina, banheiro e sala para Pastoral da Criança.
Conquistas - Em seu discurso, o prefeito apontou ainda os benefícios que já foram conquistados como: ampliação e melhoria da frota, melhoria dos espaços físicos, inauguração de novos postos, ampliação da equipe de atendentes, entre outros. Segundo Fábio, muitas das conquistas são frutos do trabalho conjunto com o vice-prefeito, Orlando Vieira Filho, e vereadores.
100 consultas - A secretaria de Saúde visa oferecer um atendimento mais próximo da comunidade e fazer com que a equipe do posto tenha mais conhecimento das necessidades da população. Os profissionais atenderão na nova unidade e também no posto de saúde de Yolanda. O secretário de Saúde, Edmund Behrend, comenta que a expectativa é de que semanalmente sejam realizadas em média 105 consultas somente no posto de saúde da Vila Esperança.
Ampliação da rede - A inauguração do posto de saúde consagra a implantação da quinta equipe do programa Saúde da Família em Ubiratã. Em 2005, o município contava com apenas uma equipe. O médico que atenderá a área, Gustavo Gonçales, estava fazendo as consultas no distrito de Yolanda e as visitas domiciliares, antes mesmo da inauguração.Inserir novos projetos e oferecer melhor atendimento ao munícipe é o que o prefeito prioriza. “Desde o início da atual gestão a prefeitura vem dando atenção integral à saúde pública”, acrescenta. (FOTO ODAIR ROBERTO / O VALE)

Prefeitura abre contas para novos convênios

Na manhã de quinta-feira, 26, o prefeito Fábio D’Alécio assinou no gabinete juntamente com o gerente da Caixa Econômica, Sérgio Servian Gurgatz, o contrato de abertura de contas para dois convênios. O processo faz parte da exigência dos Ministérios para a liberação dos projetos elaborados pela secretaria de Obras.
Desta vez, as contas são destinadas para o recebimento da verba da segunda etapa da construção do Parque da Cidade – lago municipal – e melhoria na estrutura esportiva no distrito de Yolanda. Conforme previsto nos projetos, vão ser repassados R$ 300 mil para o Parque e R$ 100 mil para o esporte.
Alguns vereadores municipais acompanharam as assinaturas junto ao secretário de Esporte e Lazer, Nicanor Kimura, e representantes do distrito de Yolanda. Na oportunidade, o prefeito aproveitou para explicar melhor o processo realizado para a aprovação dos projetos.
Segundo Fábio, em média a conclusão dos pedidos junto aos ministérios dura de três a quatro meses. “O tempo é muito relativo, mas esperamos porque as aprovações representam ganhos para toda a população. Além do tempo, muitas vezes os ministérios mudam a direção dos projetos e é preciso reestruturá-los obedecendo as novas ordens que nos passam. Nessa situação existem casos que levam até anos”, explica.
O agricultor e morador de Yolanda, José Beraldo, considera importante a viabilização de mais um projeto para o distrito. “São sempre bem vindas as ações da prefeitura. A comunidade se sente valorizada e reconhece o empenho da administração municipal. Ora alguns pensam que não existe interesse da prefeitura em levar melhorias para a comunidade, sabemos a dificuldade que é conquistar esses recursos”, comenta.Fábio confirmou que outro recurso que está garantido para o distrito é o da reforma do Posto de Saúde, no entanto, está esperando que o dinheiro seja encaminhado. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Complexo Esportivo de Campina recebe investimento

Iniciou nesta semana a movimentação de máquinas e servidores no centro esportivo municipal de Campina da Lagoa para cumprir o convênio firmado com o Ministério dos Esportes para a construção de um campo de futebol suíço e de arquibancadas junto ao estádio municipal. Segundo o prefeito Celso Ferreira, a Administração Municipal já empenhou dedicação na conquistas dos recursos e agora vai se empenhar para executar as obras de melhoria: “Nosso compromisso com o apoio ao esporte e aos atletas de Campina da Lagoa está se concretizando. Este novo campo, as arquibancadas e as melhorias de vestiários vão garantir um desenvolvimento ainda maior de atividades esportivas”, entende o prefeito.
O esporte foi tratado com prioridade com investimentos para angariar mais adolescentes e jovens para a prática esportiva, com o objetivo de conseguir tirar jovens das drogas e da marginalidade, buscando assim um futuro melhor para os que tiverem o talento de profissionalizar-se. O prefeito Celso Ferreira expressou todo o seu contentamento com os investimentos. “Para quem acompanhou nosso dia-a-dia desde que assumimos a prefeitura sabe que qualquer centavo que vier para melhorar nossa cidade é uma conquista. Esse investimento em especial se deve à dedicação da nossa equipe jurídica e administrativa, que lutou contra todas as adversidades para conseguir essa emenda. E não poderíamos deixar de agradecer e sempre citar o deputado federal Hermes Frangão Parcianelo, autor da emenda e fiel defensor do nosso município no Governo Federal”, concluiu o prefeito.As máquinas já iniciaram nesta semana o serviço de terraplanagem do campo de futebol suíço e as demais melhorias iniciam ainda neste mês de junho. Os recursos do Ministério dos Esportes para a obra foram liberados no valor de R$ 133.000,00 com a contrapartida do município que doou o terreno e máquinas para suplementar o convênio. Os recursos são a fundo perdido, ou seja, são doados ao município, não sendo necessário a devolução através de financiamento. O próximo administrador não receberá a Prefeitura com mais este ônus. (FOTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA)

Ubiratanense está na seleção italiana de futsal

O atleta ubiratanense Vinicius Omori Duarte está entre os vinte convocados para compor a seleção italiana de futsal, que disputará o mundial da categoria a acontecer no Brasil, em setembro próximo. A competição acontece nas cidades de Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro.
O atleta ubiratanense, que esteve em visita aos pais Haroldo e Maki, apresenta-se ao selecionado italiano em 1º de agosto. Falando com exclusividade à reportagem de O Vale do Piquiri o atleta citou que a temporada dos clubes italianos só começa em outubro. Há cerca de seis meses ele está atuando na equipe do Marca Trevijana, na cidade italiana de Castel Franco.
Vinicius começou sua carreira em Ubiratã, sua terra natal. Depois atuou na equipe do Paraná Clube, em 1999 e jogou em Maringá no período de 2000 a 2003. De Maringá seguiu para a equipe da BNL, na cidade de Roma, Itália, onde permaneceu por um ano. Atuou por mais um ano na equipe Chieti e posteriormente mais três anos no time de Roma.Vinicius conta que em solo italiano já foi campeão na equipe sub-21 pela BNL, em 2004. Também foi vice-campeão da Copa Itália, pelo Roma, em 2005. E campeão do Torneio da Romênia com a seleção italiana, em 2007, bem como participou de todas as partidas para a classificação para o Mundial 2008. Atuando como ala e beque, teve doze participações na seleção, marcando 07 gols em jogos oficiais. Em amistosos jogou mais de 15 vezes e fez cerca de oito gols. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Parceria Sicredi e loja Boniatti

A assinatura do convênio foi feita entre o gerente da Sicredi, Amarildo Antonio Agnolin e o empresário Dirceu Boniatti, no início da semana que passou. A expectativa de Boniatti é que a parceria venha aquecer o mercado de materiais de construção e móveis e eletrodomésticos. “Vejo que temos condições de realizar bons negócios, visto que o crédito oferecido tem taxa compatível com a praticada no mercado”, disse.
Para a Sicredi, a parceria disponibiliza alternativas a comunidade. “Como instituição financeira da comunidade, a cooperativa é do município e tem a responsabilidade de fomentar o desenvolvimento. A campanha de crédito responsável permite que os recursos captados retornem para o município e fiquem aqui”, argumenta Amarildo Agnolin.A Campanha Crédito Responsável Sicredi acontecerá até setembro na área de atuação da cooperativa. Estão disponíveis cinco linhas de crédito: Móveis e Eletrodomésticos, Microinformática, Automóveis, Crédito Pessoal e Construção Civil. Maiores informações na Unidade de Atendimento mais próxima. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Futsal feminino na fase final dos Jogos da Juventude

Os atletas de Ubiratã participaram na semana passada, em Loanda, da 22ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s). O município foi para a competição com cinco equipes nas modalidades de futsal, handebol, basquete e handebol.
Dos times inscritos, as meninas do futsal levaram a melhor e seguem para a fase final que acontece em Cianorte, de 29 de agosto a 6 de setembro. Para alcançar o resultado as atletas enfrentaram na primeira fase Nova Olímpia e Rancho Alegre D’Oeste. Nos dois jogos o placar fechou em empate.
Passando para a segunda fase, Ubiratã enfrentou Porto Rico. Na partida, as ubiratanenses perderam de 4 a 3. Depois venceu de Tuneiras Do Oeste por 8 a 0 e Cafezal do Sul por 5 a 0. Com os resultados, a equipe ficou em segundo lugar da chave.
Nas semifinais as meninas venceram Maria Helena por 4 a 2. No sábado disputaram a final contra Rancho Alegre D’Oeste.
Final - A conquista da vaga na fase final só foi possível após uma vitória de 5 a 1. No primeiro tempo nenhuma equipe marcou gol. Já no segundo tempo, Ubiratã abriu o placar com o gol de cabeça de Karla, aos 17 segundos. No contra-ataque, aos 20 segundos, Rancho Alegre também marcou o gol do empate.Na seqüência, a ubiratanense Adrieli, marca um novo gol, dando vantagem para o time. Ubiratã passou a dominar a partida e Karla marcou o 3º. Jéssica ampliou o placar aos 12 minutos de jogo e novamente, Karla marcou mais um gol encerrando o terceiro no embate. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

São Francisco vence fase regional em Anahy

A fase regional do Coopersuíço em Anahy aconteceu no domingo, sendo que as partidas aconteceram no campo da comunidade Boa Vista. Seis equipes disputaram a competição, em chave única, onde todos os times jogaram entre si.A primeira partida aconteceu entre os times Boa Vista B e Boa Vista C. Na disputa ainda estavam Boa Vista A, Cidade de Anahy, Pinheiral e São Francisco. Esta última foi a que se sagrou campeã da competição, sendo que do município ainda se classificou a equipe do Boa Vista A. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

MUNÍCIPE ADOTIVO

Alegra-me sobremaneira identificar-me como cidadão ubiratanense, muito embora tenha nascido em outro município. Mas tendo chegado a este torrão ainda criança e aqui tendo vivido desde a infância, considero-me também um ubiratanense. Se não foram grandes e importantes as coisas que consegui realizar ao longo da história, da minha história faz parte esta cidade, que quero ver cada vez mais bonita, bem estruturada e com gente que tenha razoes, muitas razões para ser feliz.
Quando cheguei a Ubiratã em companhia da família a realidade era muito distante do que vivemos agora. Mas grandes benefícios de hoje estavam sendo conquistados exatamente naquele período, por pessoas que olhavam o futuro da cidade e vislumbravam tempos melhores. Basta citar o grande empenho de políticos e empresariado para que a BR 369 fosse desviada de seu curso original e viesse a ser construído como hoje está, cruzando o nosso município e oferecendo ao mesmo todas as vantagens que a pista pode dar.
A Ubiratã daquele tempo era de grande população na zona rural, propriedades onde necessitava o trabalho de muitas pessoas. A colheita era farta, apesar de ser muito árdua. O padrão de vida era muito simples, mas centralizado na boa vivencia de famílias e comunidades. Já vivíamos o tempo do início da mecanização das lavouras. As trilhadeiras (de marcas conhecidas como Maringá, Lindner e Triton) trabalhavam até altas horas da madrugada, na colheita da soja. Logo pintam na área as primeiras colheitadeiras, daquelas que ensacavam a soja lá no alto da máquina e deixava a sacaria espalhada pelo meio da roça. Mais um pouco e chegam máquinas maiores, de cor verde, e nome estampado bem à frente, em letras garrafais: CLAAS. Já era tempo de colheita a granel, que despejada em carreta de trator era depois ensacada para ser levada até os armazéns das cerealistas.
Mais um tempo se passa e a colheita passa a ser transportada também em granel. Elimina-se a mão-de-obra. Diminuem-se as oportunidades de trabalho no campo. Aguça-se o famigerado êxodo rural, que vai inchar as periferias das cidades e deixar o campo com longas distâncias entre as residências. As famílias, agora reduzidas significativamente em número de integrantes, também vão perdendo alegrias que eram mantidas com a convivência entre a vizinhança na reza de terços, nas festas populares de comunidades, no jogo de futebol e coisas mais.
Agora, depois de perfazer 38 anos de história como munícipe adotivo de Ubiratã, vejo um projeto de futuro que se preocupa de fato com o amanhã de nosso povo. Já perdemos muito com os desmandos de alguns, no passado. Ubiratã poderia estar muito melhor que hoje, se não fosse o comodismo de quem deveria ter trabalho em triplo pela cidade. A cidade poderia estar melhor não fosse a enganação sofrida por quem muito trabalhou e viu seu trabalho passar como nuvem ao vento. Mas Ubiratã também reluz, como uma bela estrela no imenso Vale do Piquiri, para maior engrandecimento de seu povo, sua população. Aplausos aos homens e mulheres que no passado lutaram seriamente, vislumbrando no horizonte uma Ubiratã como que a hoje desfrutamos. Lamentos àqueles que em vez de pensar no município como um todo, pensaram apenas em suas próprias pretensões e articulações. Boas-vindas a todos que estão descobrindo em nossa cidade um lugar para se viver com dignidade.Urge pensar seriamente a Ubiratã do porvir. Faz-se necessário vislumbrar o futuro que terão os nossos descendentes. Assim como no passado minha família viu em solo ubiratanense a chance de mudar de vida, vislumbremos hoje a maneira de nossos descendentes terem vida digna no futuro, com trabalho digno, estudo de qualidade, melhor estrutura no atendimento para a saúde, respeito no campo das atividades culturais, qualificações em todas as demais áreas... Acima de tudo, uma Ubiratã onde as pessoas sejam de coração voltado a Deus. E que Deus nos seja propício em nossos bons intentos...
(Odair Roberto)

terça-feira, 24 de junho de 2008

Jovem tetraplégico quer conseguir cadeira motorizada

Um tombo numa piscina levou um jovem ubiratanense para o estado de tetraplegia traumática incompleta, devido à lesão medular. Às vésperas de completar 21 anos, porém, Robson Souza Silva encara a vida com alegria e esperança, alimentando a expectativa de dias melhores. Agora ele está apelando para a ajuda da população a fim de obter uma cadeira de roda motorizada, para que possa voltar a circular pela cidade.
De acordo com Laíde Souza Silva, seu filho passa praticamente o tempo todo dentro do quatro. Ela, professora municipal, não dispõe atualmente dos recursos necessários para adquirir a cadeira para que o filho possa ter a liberdade de se movimentar tanto pela casa quanto para sair à rua. No quarto, uma das coisas que Robson faz pra ocupar o seu tempo é ouvir os programas do padre Reginaldo Manzotti, a quem ele quer conhecer pessoalmente quando da vinda do sacerdote a Ubiratã, em setembro próximo. Nos próximos dias Robson viaja a Brasília, onde está recebendo acompanhamento médico especializado.
O acidente se deu em fins de 2005, quando Robson se encontrava em Maringá. Numa festinha familiar à beira de uma piscina, ele escorregou no piso molhado pela chuva que começava a cair no local e bateu a nuca no piso. Foi socorrido e conduzido a uma unidade hospitalar, mas recebeu cuidados que não atenderam às necessidades. Chegou a ser medicado como se estivesse alcoolizado e ao retornar para casa percebeu complicações principalmente no pescoço.
Como resultado do tombo, Robson sofreu lesões na espinha e perdeu os movimentos das pernas. De semblante sereno e demonstrando confiança na vida, ele aguarda ajuda da população para adquirir a cadeira de rodas motorizada que assim lhe permitirá poder voltar a circular pela cidade e ter mais independência dentro de casa.
SCV encampa a campanha - O Sistema de Comunicação do Vale assumiu o compromisso de realizar uma campanha em prol da aquisição da cadeira pretendida por Robson Souza Silva. Nesta semana a equipe esteve em visita ao jovem e à sua mãe, quando ele explicou sua situação. Na oportunidade, o apresentador Nazir Chaves, diretor do SCV, assumiu com a família o compromisso de buscar ajuda para aquisição de tal cadeira de rodas motorizada, que no mercado brasileiro deve custar algo em trono de seis mil reais. Apesar do quadro complicado, o jovem comove a quem o vê, pelo seu espírito sereno e tranqüilo.As pessoas que se sentirem interessadas em ajudar Robson podem contribuir através de depósito bancário em conta específica para estes fins. Robson Souza Silva, conta 44201-1 – Sicredi – Agência Ubiratã. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Terraplanagem inicia calçamento na Vila Recife

Um dos projetos mais esperados pelos moradores da Vila Recife está sendo iniciado: o calçamento com pedra irregular. Na quarta-feira (18), uma equipe fez o serviço de terraplanagem na rua Rio Grande do Sul, antecipando a realização do meio fio.
A licitação para a execução da obra aconteceu no dia 30 de maio e na semana que vem já começa ser feita a instalação dos meios fios. Concluída a etapa, será iniciada a colocação das pedras.
Para o trabalho serão investidos R$ 145 mil que atenderá aproximadamente 17 mil metros quadrados de ruas. O convênio da obra foi assinado em fevereiro junto a um pacote de outros projetos elaborados pela prefeitura de Ubiratã.
O presidente da Associação Comunitária da Vila Recife, Dirceu Bertusse, salienta que a ação trará melhorias para a comunidade. “Esse é um projeto que já vínhamos pedindo há tempo. Agora estamos comemorando o início dos trabalhos, depois de pronto teremos muito mais conforto para andar na região”, expõe.De acordo com o prefeito, Fábio D’Alécio, novos projetos estão para ser iniciados. Um deles é o calçamento com pedra irregular na estrada Caviúna. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Cinegrafista ubiratanense atua em grandes transmissões

O ubiratanense Sidney Trindade estaria sábado passado (21) no Rio Grande do Sul, mais precisamente na cidade de Santa Cruz do Sul, para um importante trabalho. Ele atuaria como cinegrafista na corrida da Stockcar, evento que foi mostrado ao vivo pela Rede Globo. Seria mais um evento de grande porte em que o cinegrafista ubiratanense atuaria, mas houve mudança na equipe e Trindade vai cobrir férias de funcionário na RPC de Cascavel.
Sidney é prestador de serviços à Máster TV, empresa sediada em Cascavel que atua na geração de imagens em importantes eventos que são mostrados pelas grandes redes de televisão brasileiras, como a Globo e a Bandeirantes. Recentemente esteve na capital pernambucana, Recife, onde trabalhou em duas transmissões de grande repercussão. No dia 08, domingo, atuou na transmissão da partida entre a equipe do Sport contra o Palmeiras, pelo Brasileirão. E no dia 11, quarta-feira da semana passada, foi o responsável pela câmera que captou as imagens da linha de impedimento na partida em que o Sport derrotou o Corinthians por 2x0, na final da Copa da Brasil. “Estávamos com uma equipe de aproximadamente 30 pessoas, dentre as quais 14 eram câmeras”, conta Sidney. Segundo ele, a equipe aproveitou um tempo vago e fez passeio nas praias da redondeza, chegando até à famosa praia de Porto de Galinhas.
Sidney Trindade começou a atuar como cinegrafista na TV Aymoré, em 1996. Em 2003, já cursando Jornalismo na Univel, começou a trabalhar em Cascavel, onde atuou na RPC e na CATV. Formou-se em 2006, mas continua na função de cinegrafista em eventos esportivos, embora manifeste desejos de atuar no campo da produção de matérias jornalísticas.Nos últimos anos de trabalho atuou em diversas transmissões. No mês passado esteve em Caruaru (PE) na Fórmula Truck, transmitida pela rede Bandeirantes. Trabalhou na cobertura do Campeonato Paranaense, cobriu o Carnaval de Salvador em 2006 e fez outros trabalhos, como na Stockcar, bem como no WTCC (FIA World Touring Car Championship), evento internacional cuja etapa brasileira aconteceu em Curitiba. (FOTOS: DIVULGAÇÃO)

Aumentou gravidez entre adolescentes ubiratanenses

Adolescência, puberdade, mudanças físicas e biológicas. Todo o processo de desenvolvimento do ser humano deu início a mais uma palestra realizada pela secretaria de Saúde. A enfermeira e chefe da divisão da Saúde, Cristiane Pantaleão, foi convidada por um grupo de alunas do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Carlos Gomes para abordar questões das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e gravidez na adolescência. A palestra aconteceu na terça-feira, no auditório Carlos Gomes e reuniu todos os alunos do ensino médio.
Cristiane comentou que o número de pessoas que apresentam as DSTs é muito grande e o motivo do contágio é o não uso do preservativo. “Toda semana nas unidades de saúde diagnosticamos casos de doenças sexualmente transmissíveis. O único método que previne e apresenta eficácia contra elas é camisinha”, atenta.
Para a enfermeira, o importante é que ao ter dúvidas tanto meninos, quanto moças podem procurar as unidades de saúde espalhadas em Ubiratã. “Temos em funcionamento diversos postos de saúde, no qual, médicos e enfermeiros podem auxiliar no que for preciso”, afirma.
Gravidez - Uma das maiores preocupações da secretaria de Saúde tem sido com o aumento de meninas adolescentes grávidas. No ano de 2003 a secretaria de Saúde de Ubiratã teve 229 gestantes. Do total, 17 foram de meninas com a faixa etária de 15 a 19 anos.
A enfermeira Cristiane aponta que esse número cresceu consideravelmente. Durante todo o ano de 2007 foram registradas 227 gravidez. No entanto, 74 foram de adolescentes. Duas delas tinham entre 10 e 14 anos e a outra maioria 15 e 19 anos.
Neste ano, das 99 já contabilizadas até o momento, 30 são de meninas com até 19 anos, o caso mais preocupante foi de uma com 11 anos que já ganhou a criança.
Calculando a porcentagem dos casos, a secretaria aponta que 32% das gestantes no município estão entre os 15 e 19 anos. Em contraponto, paises desenvolvidos computam que no máximo 10% dessa população está ou já ficou grávida.
Cristiane explica que são consideradas adolescentes, todas as pessoas com idade entre 10 e 20 anos e nessa fase o corpo ainda está em desenvolvimento. Portanto, algumas conseqüências podem surgir como morte da grávida ou da criança, prematuridade ou ainda baixo peso no recém nascido.O secretário de Saúde, Edmund Behrend, salienta que a secretaria promove diversas palestras informativas e de conscientização tanto em escolas, como em projetos e outras entidades. “A nossa intenção é manter as pessoas sempre informadas sobre assuntos relacionados à saúde, tirar dúvidas e ainda ressaltar o trabalho que realizamos nas unidades de saúde”, diz. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Campina realiza fase regional do Coopersuíço

Foi realizada domingo, 22, em Campina da Lagoa a fase regional da 9ª edição da Taça Coagru de Futebol Suíço, o Coopersuiço. As partidas deveriam ter acontecido no domingo anterior, mas foram adiadas devido à incidência de muita chuva na noite que antecedeu a data.
A competição aconteceu na Arcapu, com inicio dos jogos às 9:00 horas, sendo que a abertura oficial, como de costume, aconteceu às 10:30 (foto). Onze times disputaram a fase regional em Campina da Lagoa, distribuídos em três chaves.
Na Chave A estiveram as equipes Taubaté, Timburi, Bandeirante e Garrincha B. Na Chave B estiveram os times Água do Canavial, Bela Vista, Garrincha A e São Francisco. E a Chave C foi formada pelos times Campina, Herveira e Pingo de Ouro.O primeiro jogo da partida foi entre as equipes Taubaté e Timburi. Em seguida aconteceu a partida entre as equipes Bandeirante e Garrincha B. A equipe São Francisco foi a campeã. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Associação Comercial elege nova diretoria

Haroldo Medeiros do Nascimento é o novo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã (Aceu). Seu nome foi confirmado em assembléia do empresariado transcorrida na noite de quinta-feira, na sede da Associação. Juntamente com o novo presidente foi eleita toda a equipe para o novo mandato, sendo que vários nomes já atuavam na equipe do mandato que está encerrando. A posse da nova diretoria acontece nos próximos dias.
Durante a assembléia também foi realizada a prestação de contas da diretoria que está encerando o mandato, sendo apontadas todas as atividades realizadas durante os anos de 2006, 2007 e os meses já passados de 2008. A assembléia foi presidida pelo empresário Geraldo José dos Santos, que também integrará a nova equipe. Apresentada a chapa da nova diretoria, esta recebeu o apoio unânime de todos os associados presentes, que aclamaram a composição.
Na oportunidade o presidente Geraldo Santos teceu diversos agradecimentos pelo apoio recebido durante sua gestão. Representando o Poder Legislativo esteve o vereador Lauro Hryniewicz, que garantiu o apoio da Câmara à nova equipe. O prefeito Fábio D’Alécio também acompanhou a assembléia e enalteceu o trabalho desempenhado pelo empresário Geraldo José dos Santos e sua equipe. Fábio também disse que espera da nova equipe continuar o caminho que a Associação vem trilhando, propiciando cada vez mais a valorização do empresariado ubiratanense.Haroldo Medeiros assume a direção da Aceu pela primeira vez, mas já fez parte da diretoria várias vezes, em outras funções. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Vacinação contra pólio em Ubiratã já superou meta

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite continua até quinta-feira, dia 26. Todas as unidades de saúde de Ubiratã estão mobilizadas para atingir a meta de vacinação que é de 1351 crianças de 0 a 5 anos.
A funcionário do setor de vacinação, Eva Moreira, conta que o dia de maior movimento foi no dia D, realizado no sábado, 14. “No sábado tivemos o maior número de atendimentos, mas nesta segunda e terça-feira muita gente que não vacinou as crianças no final de semana apareceu nas unidades”, acrescenta.
A campanha tem o objetivo de garantir a manutenção da erradicação da poliomielite no Brasil. Por isso, o secretário de Saúde, Edmund Behrend, reforça que os responsáveis pelos menores de cinco anos que ainda não levaram as crianças para tomarem as gotinhas, devem levar.
A vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. Este ano, a meta da campanha é vacinar cerca de 15 milhões de crianças menores de cinco anos. Esse dado corresponde a 95% do total de crianças nessa faixa etária.A segunda etapa está programada para acontecer no dia nove de agosto. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Atitude de Luiz Cunha ofende vereadores

O posicionamento do vereador Luiz Cunha referente às despesas da administração com o jantar comemorativo oferecido aos servidores ganhou conotações ainda mais complicadas por causa de um gesto por ele adotado na sessão da Câmara, na terça-feira. Ao término das palavras de Marcos Retamiro, na tribuna (foto), que discordava do vereador ter procurado o Ministério Público contra a administração, Cunha quis se manifestar em defesa própria, mas não obteve permissão do presidente do Legislativo.
Aparecido Paula da Silva explicou que, conforme reza no Regimento Interno, o vereador deveria ter pedido um aparte ao vereador Retamiro, o que não foi feito em tempo. E como Cunha não estava inscrito para usar a tribuna, apelou para uma questão de ordem na sessão, mas obteve voto negativo da presidência, que logo em seguida efetuou o encerramento da sessão. Mal o presidente deu o toque na campainha encerrando a sessão, o vereador Luiz Cunha aplicou um forte murro em sua própria mesa, em protesto por ter sido impedido de se manifestar.
O fato, que foi presenciado por diversos munícipes que acompanhavam a sessão, mereceu repúdio de vereadores da base governista. Haroldo Fernandes Duarte, o Baco, censurou a atitude tomada pelo seu companheiro de Legislativo, opinião igual teve o vereador Orlando Santos. O próprio presidente manifestou-se descontente com a atitude tomada por Cunha, que não condiz com a função de um vereador. O gesto pode gerar até punição ao vereador, mas o presidente Aparecido Paula anunciou que estudaria o caso juntamente com os demais vereadores, para decidir qual a decisão a tomar, uma vez que a punição pode significar prejuízo político ao vereador Luiz Cunha.Apesar do gesto claro e inequívoco, no dia seguinte o vereador participou de uma entrevista em uma emissora de rádio local e negou com todas as palavras que houvesse aplicado um murro na sua mesa. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Altamira elege novo Conselho Tutelar

O município de Altamira do Paraná tem nova equipe no Conselho Tutelar. A eleição aconteceu no domingo, dia 15, na Câmara Municipal, onde foram contabilizados 1058 votantes.
O encerramento devia acontecer às 17:00 horas, mas neste horário a fila ainda era longa, com cerca de 230 pessoas esperando para votar. Com isto a votação continuou e foi concluída somente às 18:30, depois que todos conseguiram votar.
A apuração apontou os cinco melhores votados, que atuarão como conselheiros tutelares. Antonio Francisco dos Santos foi o mais votado, recebendo 187 votos. Nilva Cordeiro Ledo ficou em 2º lugar, com 169 votos. Leila Reis Diniz obteve 114 votos. Sueli Camilo da Silva foi a quarta colocada e recebeu 109 votos. E Mauricio Hilton Alves ocupou a quinta vaga, com 104 votos.A posse aconteceu também na Câmara, na quarta-feira, 19. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Comunidades rurais de Altamira recebem benefícios

A população da zona rural do município de Altamira do Paraná tem recebido atenção particular da parte da administração municipal. Para o governo do prefeito Ademar Klein é uma prioridade proporcionar aos pequenos produtores rurais do município maior qualidade de vida através de suas atividades. Para tanto o município desenvolve programa de incentivo em diversas áreas, contribuindo para que as famílias melhorem a renda e continuem trabalhando no meio agrícola, evitando assim as conseqüências negativas do êxodo rural.
Associações de moradores de comunidades rurais já receberam equipamentos para ser utilizados no preparo de terras, tanto no incremento à pecuária de leite quanto no plantio de amora para a criação do bicho-da-seda. Estas duas atividades têm dado novo alento à população, principalmente porque permitem ser trabalhadas simultaneamente. Neste projeto o município conquista o trator e os equipamentos básicos através de apoio de parlamentares da esfera federal. Os maquinários são entregues às associações, a administração subsidia o salário do tratorista e parte da manutenção, ficando o restante por conta das famílias beneficiadas. Através de emenda do deputado federal Hermes Frangão Parcianello, por exemplo, foi conquistado recentemente um trator para a comunidade Pingo de Ouro, uma das mais distantes da sede do município.Também as comunidades Cristalina e Dois Irmãos estão recebendo benefícios da administração municipal, desta feita através de perfuração de poços artesianos. As localidades sofrem com a falta de água no período de estiagens. Esses poços serão custeados pelo próprio município, levando maior qualidade de vida aos moradores das localidades. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Ubiratanense é capa de revista no Japão

A ubiratanense Cássia Nogueira, está residindo no Japão há três anos. Ao inverso do que acontece com muitas garotas que sonham em ser modelo, Cássia foi encontrada pelas ruas do país por um booker – olheiro de modelos – que a convidou para entrar no mundo da moda.
Indecisa a ubiratanense não sabe se vai se dedicar a esse universo. No entanto, alguns trabalhos – mesmo pequenos – já foram realizados pela moça. Cássia fez ensaios e um deles resultou na capa de uma revista, produzida no país com enfoque para os brasileiros que moram lá.Em solo brasileiro, visitando a terra natal, Cássia está fazendo a família rir à toa com a vinda para Ubiratã. Os pais, João Carlos e Valdete Melo Nogueira, e amigos que não viam a jovem desde que partiu para o Japão comentam que o trabalho conquistado tem agradado a todos e tem sido motivo de orgulho. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Assaltante morre em confronto com a polícia

Por volta das 13:20 de quinta-feira, 19, a Polícia Militar de Campina da Lagoa foi acionada por policiais do Destacamento de Ubiratã, que relatavam que uma dupla de assaltantes teria adentrado à Relojoria Orient, na Avenida Nilza de Oliveira Pepino, no centro da cidade, e com armas em punho anunciaram assalto, utilizaram algemas plásticas e por fim trancaram os funcionários e os clientes em um banheiro nos fundos da empresa. Quebrando todas as vidraças dos armários de exposição os bandidos haviam levado cerca de sessenta mil reais em jóias e semi-jóias.
Os dois infratores deixaram a empresa em um veículo Ford Fiesta, cor vermelha, de placas CLS-9685, e tomaram como destino a estrada que dá acesso à comunidade Rio do Meio divisa de municípios entre Ubiratã e Campina da Lagoa, tentando empreender fuga. Quando os policiais militares tentaram estabelecer bloqueio no entroncamento das estradas que dão acesso ao Rio do Meio e ao Distrito de Bela Vista do Piquiri, foram surpreendidos por dois disparos de arma de arma de fogo, provenientes de um veículo Ford Fiesta, de cor vermelha com dois indivíduos no interior, e estes tomaram sentido ao Distrito Bela Vista do Piquiri, sendo que depois foram realizados disparos contra os pneus do veículo com o intuito de fazê-lo parar. Mais adiante o veículo parou e os dois ocupantes saíram com as armas em punho e disparam contra a viatura.
Os policiais revidaram aos disparos e um dos elementos acabou sendo alvejado na altura do ombro esquerdo, caindo ao chão, e após ser desarmado foi imediatamente encaminhado a uma unidade hospitalar da cidade, mas entrou em óbito quando eram prestados os primeiros socorros médicos. Com o individuo foi encontrada uma identidade da pessoa de A. R. J. 29 anos, natural de Cascavel (PR), e também uma pistola calibre 380, com dois carregadores e vinte munições, além de duas cápsulas deflagradas.O motorista do veículo desembarcou efetuando disparos e empreendeu fuga em um canavial. Foram realizadas buscas em toda a região, mas não houve êxito na captura e identificação do segundo assaltante. Todos os objetos roubados em Ubiratã foram recuperados e entregues aos proprietários da relojoaria pela Polícia Civil de Campina da Lagoa. O veiculo Ford Fiesta que estava de posse dos assaltantes foi guinchado até o pátio da delegacia de Polícia Civil de Campina da Lagoa.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Ubiratã celebrou o Dia do Padroeiro

Sexta-feira, 13, foi feriado municipal em Ubiratã, por ser o dia de Santo Antônio, padroeiro da paróquia. Após a missa celebrada pela manhã na igreja matriz, houve procissão com as imagens do padroeiro e de São Cristóvão padroeiro dos motoristas. Em seguida os participantes da procissão receberam aspersão com água benta em frente à igreja. Para marcar a data houve também almoço festivo no salão paroquial, onde paralelamente houve a realização da Feira da Lua. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Ubiratã perde na final do amador

A equipe de Ubiratã estava a um passo de conquistar o titulo do Campeonato Amador pela Liga de Goioerê, depois de vencer a equipe de Tapejara por 2x0, no domingo, 8, no Estádio Municipal Claudinão. Mas na segunda partida, na casa do adversário, o time tropeçou e perdeu a partida por 1x0 no tempo corrido e perdeu também nas penalidades máximas. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Ubiratã poderá ter Defensoria Pública em 2009

Se depender do apoio dos vereadores o município de Ubiratã contará com a Defensoria Pública a partir do ano que vem. A iniciativa foi aprovada na sessão ordinária da Câmara de Vereadores na terça-feira, 10. A proposta partiu do vereador Arnaldo de Melo Correia. O projeto de Lei recebeu aprovação por unanimidade na primeira votação e volta à pauta na sessão da próxima terça.
Antes de votar, porém, alguns vereadores ponderaram a idéia e receberam as explicações cabíveis do autor da matéria. Haroldo Fernandes Duarte foi o primeiro a se manifestar e questionou se a Câmara teria competência para a criação de tal lei ou se a mesma teria de partir da Assembléia Legislativa do Estado, mas o vereador proponente explicou que houve mudança na tramitação e agora a matéria é de incumbência da Câmara. O vereador Lauro Hryniewicz questionou quanto à origem da verba necessária para a manutenção da Defensoria Pública, que pelo projeto sairão dos cofres públicos municipais e Arnaldo explicou que tais despesas devem constar no Orçamento do município, o que exige a entrada em funcionamento somente a partir de 1º de janeiro de 2009. Lauro ponderou ainda a questão da Câmara estar criando despesas para a municipalidade, mas Arnaldo explicou que a instalação do órgão deve ser uma parceria, envolvendo Legislativo, Executivo e Judiciário.
Segundo explicações de Arnaldo Melo, a Defensoria Pública vai ajudar a aliviar os trabalhos do Ministério Público, beneficiando também pessoas e famílias de baixa renda que não têm condições de arcar com custas com advogado. Para propor a criação da Defensoria Pública o vereador consultou o Ministério Público da Comarca de Ubiratã e também conheceu experiências de outras localidades, bem como recebeu orientação da assessoria jurídica da Câmara.O presidente do Legislativo ubiratanense, Aparecido Paula da Silva, manifestou interesse de que o órgão se torne realidade para o município, mas adiantou que vai se aprofundar melhor sobre o assunto, juntamente com os demais vereadores, para que não aconteça uma aprovação que venha a ferir outros princípios legais.(FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

O que o povo de Ubiratã pensa?

Pesquisa avalia e aprova a Administração "Compromisso com o Futuro". No dia 4 de junho, 307 ubiratanenses, por relação aleatória e atendendo a proporcionalidade de números de eleitores (Relatório do Tribunal Regional Eleitoral - 2008) manifestaram o que pensam sobre o desempenho da Administração "Compromisso com o Futuro". A pesquisa de opinião pública foi feita pelo Instituto Exatta, de Cascavel, inscrito no Conselho Regional de Estatística – CONRE nº 4.451-96, tendo como estatístico responsável Débora Sandra Leal Guimarães - CONRE nº 1.334. E diretor Doraci Pedro "Xico" Tebaldi.

ÍNDICE DE APROVAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO


POR QUAIS MOTIVOS VOCÊ APROVA ADMINISTRAÇÃO?

terça-feira, 17 de junho de 2008

Edifício Itapuã entra na mira de vereadores

O edifício Itapuã está há muitos anos com suas obras paralisadas e se transformou em um péssimo cartão para a cidade. Muitas vezes o prédio já foi assunto de conversas e opiniões, mas a obra nem é concluída e nem é demolida.
Nesta semana o prédio voltou a ser assunto na Câmara Municipal, quando o vereador Orlando Santos usou a tribuna para suas considerações parlamentares e abordou fatos negativos da cidade que estão sendo resolvidos. No caso do edifício Itapuã, o vereador convocou a Câmara a se manifestar sobre o assunto, apelando aos proprietários do imóvel para que dêem um destino ao que passou a ser chamado de “esqueleto branco”. O pedido é que o prédio seja demolido, caso a construção não possa ter continuidade.Orlando também abordou o caso da avenida Botelho de Souza e de um prédio comercial situado na saída para Cascavel, que também estava desativado. O prédio foi alugado por empresários de outra cidade que estão acreditando no progresso de Ubiratã. E a Botelho de Souza, dentro em poucos dias começa a receber as obras de urbanização e asfaltamento, transformando-se num cartão postal positivo da cidade e uma marca da administração de Fábio D’Alécio e Orlando Vieira. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Postos de saúde realizam Dia D contra pólio

Aconteceu sábado, 14, o Dia D da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Ubiratã. Todas as unidades de saúde do município e em Yolanda atenderam das 8 às 17 horas. Somente em São João não aconteceu a ação, pois já foi realizado na quarta-feira. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças menores de cinco anos. O trabalho na cidade começou na segunda-feira e a equipe da secretária de Saúde já aplicou a vacina nos Centros Municipais de Educação Infantil.
Conforme explica a enfermeira e responsável pelo setor de epidemiologia, Nágile Akkache, o Brasil já tem o certificado de erradicação da doença. “Para mantermos o índice de país livre da pólio, precisamos continuar imunizando as crianças, pois outros países ainda apresentam o vírus que transmite a paralisia infantil”.
A equipe da secretaria estará colocando em dia as doses que faltam como tuberculose, disteria, coqueluxe, meningite, hepatite, rotavirus, febre amarela, entre outras. A campanha segue nos próximos dias e em agosto acontece a segunda etapa da campanha. O slogan deste ano é “Tem que vacinar, não pode bobear”.Para a realização desta etapa da campanha, estiveram mobilizadas, em todo o país, mais de 344 mil pessoas, entre servidores e voluntários, em 92,1 mil postos de vacinação. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Juranda: beleza no centro e periferia com problemas

O embelezamento do centro da cidade de Juranda agrada aos moradores e a quem passa, principalmente com a revitalização da praça da Igreja Matriz. Mas o endividamento do município com tal obra está gerando conseqüências negativas em outros setores, que não estão recebendo o devido cuidado. O vereador Bento Batista aponta que a malha viária está deteriorada na periferia da cidade e outros problemas estão prejudicando a população.
Bento explica que chegou a votar contra o projeto do embelezamento do centro da cidade pelo fato de que a obra não seria a fundo perdido, mas financiada, o que gera endividamento do município. Ele entendia que a população necessitava de outras coisas, como continuar com bom atendimento no âmbito da saúde, investimentos na educação e trabalho nos bairros. “Os bairros de Juranda foram esquecidos”, afirma, categoricamente, o vereador.O edil jurandense entende que o embelezamento do centro da cidade contribuiu para o bom aspecto inclusive para pessoas de outras localidades que passam pela cidade. “Mas a realidade da administração é caótica”, afirma Bento. Ele explica que há servidores não qualificados e que foram contratados por interesses políticos, servindo ao patronato de uma forma com que a população não tenha simpatia, o que cria uma distorção administrativa que leva a acreditar que a administração não vai bem. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Saúde em Juranda está com problemas

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná encontrou irregularidades nas contas do Fundo Municipal de Saúde de Juranda, relativas ao exercício de 2006, primeiro ano de mandato da prefeita Leila Miotto Amadei. Segundo o TC, há irregularidades nasa contas tendo em vista a falta de repasse das contribuições dos servidores e da parte patronal ao INSS. Na mesma questão o Ministério Público emitiu parecer pela desaprovação das contas, apontando como irregularidade a movimentação de recursos em instituição financeira privada e a realização de despesas sem licitação.
O julgamento da questão, que aconteceu em fevereiro deste ano, recebeu a defesa da parte da administração, que não foi acatada pelo TC. Segundo o Tribunal, constatou-se que o recolhimento do INSS dói de R$ 689.128,71, durante o exercício, ao passo que os valores devidos, considerando as obrigações da prefeitura, do Fundo de Saúde e do Fundo Municipal de Educação e da parte dos servidores destas entidades, o montante foi de R$ 821.538,89. Com isto o TC detectou que houve recolhimento inferior ao devido em R$ 132.410, 18,o que caracterizou a irregularidade das contas.A questão envolve os nomes de Celma Lúcia Cruz, Raul Deringer e principalmente de Valneir Roberto Barroso, que responderam pelo Fundo Municipal de saúde de Juranda durante o exercício de 2006. Celma respondeu por cerca de 18 dias; Raul, menos de quatro meses; e Valneir, quase oito meses. (FOTO: ARQUIVO / O VALE)

Jovens acompanham palestras sobre empregabilidade

Mais de 400 jovens, entre acadêmicos da Faculdade Dom Bosco e alunos de colégios ubiratanenses participaram na noite de quarta-feira,11, de uma palestra na Arcapu urbana. “Juventude e Empregabilidade” foi o tema do encontro, sendo que uma das atividades foi ministrada por Ney Guimarães, professor nascido em Peabiru que atualmente reside em Curitiba e atua como palestrante principalmente em eventos com jovens.
Um dos trechos abordados foi a globalização, onde os participantes foram alertados que a globalização e a complexidade da economia fazem uma seleção natural de profissionais, o que os força a se ajustar às mudanças da contemporaneidade. Guimarães abordou a necessidade de levar a serio a busca de dedicação para a manutenção no mercado de trabalho, aproveitando-se os talentos individuais. Ele citou casos de pessoas que mudaram de vida a partir de descobertas de seus talentos pessoais. “Porque você precisa ter paixão pelo que faz”, afirmou.
A importância de ter um ideal na vida também foi assunto da palestra, onde Guimarães mostrou as três exigências para um profissional de sucesso. Ter sabedoria intelectual (QI), sabedoria emocional (QE) e sabedoria espiritual (QS). “Quem não tem ideal na vida está ferrado”, afirmou.
A segunda palestra foi ministrada por Orlando Francisco Vieira Filho, vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico de Ubiratã, que expôs aos participantes os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela sua pasta. Ele considerou que os números apresentados aos participantes foram bastante positivos, uma vez que a administração não tem medido esforços para que os jovens se capacitem através dos cursos ofertados com as diferentes parcerias. “O poder público não tem ficado aquém neste momento tão importante, quando estamos próximos de uma inauguração do complexo da BFC Alimentos”, disse.E foi justamente sobre a empresa BFC Alimentos e a instalação do abatedouro de aves que discorreu o vice-presidente da Coagru, Valdir Aparecido D’Alécio, que mostrou aos estudantes e professores os números já registrados e os que são das perspectivas, dentro da atividade da avicultura de corte. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Unidade de saúde na Vila Esperança

Um dos objetivos de trabalho da prefeitura de Ubiratã é a referência e ampliação dos atendimentos da saúde. Por isso, em breve os ubiratanenses serão contemplados com mais uma unidade de saúde, desta vez na Vila Esperança.
A administração municipal está realizando a reforma e adequação de um prédio onde funcionava uma escola no bairro. A instalação – até então desativada – passará a atender os moradores, colocando uma equipe do Programa Saúde da Família mais perto da comunidade.
Em 2005 Ubiratã tinha uma equipe do programa. Após a inauguração da nova unidade a cidade passa a ter a quinta que conta com médico, enfermeiro, dois técnicos em enfermagem e seis agentes comunitários da saúde prestando uma série de serviços.
Segundo o secretário de Saúde, Edmund Behrend, com o início das atividades a unidade irá atender não só os moradores da Vila Esperança, mas também quem mora no distrito de Yolanda e parte das pessoas do Jardim São Paulo.
A equipe que atenderá no posto de saúde já está trabalhando. Inclusive, o médico da área, Gustavo Gonçales, já está fazendo as visitas domiciliares atendendo a população no Centro de Atendimento Médico Municipal (CAMM).
Implantar novos projetos e oferecer melhor atendimento ao munícipe é o que o prefeito, Fábio D’Alécio, prioriza nas ações que desenvolve para a saúde pública. “Desde o início da atual gestão a prefeitura vem dando atenção integral para o setor”, destaca o prefeito.A expectativa é que ainda este mês a novidade entre em pleno funcionamento. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Rios Ronquita e Tricolor terão pontes recuperadas

A ponte sobre o rio Ronquita, nas proximidades da estrada Luz Marina, que tem nove metros também está recebendo atenção da prefeitura de Ubiratã.
Uma equipe já iniciou os trabalhos no local. Toda a parte de madeira será removida e blocos de cimento substituirão o material devolvendo o conforto para os usuários da estrada.
O prefeito, Fábio D’Alécio, conta que a medida adotada tem como objetivo evitar futuros problemas e diminuir a manutenção da ponte. “O gasto para a troca é mais alto, em contrapartida o número de reparos que faremos será menor”, analisa.Outra ponte que será melhorada fica sobre o rio Tricolor na estrada Carlos Gomes. Com cerca de 20 metros, o serviço realizado será parecido com o que foi feito na ponte do rio Carajá – reforço da sustentação e troca de madeiras na parte superior. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Alto Alegre ganha fase regional do Coopersuíço 2008

Começou domingo, dia 08, a 9º edição da Taça Coagru de Futebol Suíço. O Coopersuíço 2008 teve a sua rodada regional em Ubiratã, com a participação de 16 equipes.
Participaram da competição as equipes Colônia Santo Inácio, Estrada Caviúna, Alto Alegre, Pavãozinho, Barra Mansa, São José, São Francisco, Rio Verde, São João, Yolanda B, Pé de Galinha, Yolanda, Trevão, Santa Terezinha, Estrada Cibele, Rio Verde B.
Na classificação final a equipe que ficou em 1º lugar foi Alto Alegre, que venceu a equipe Rio Verde B, que ficou em segundo lugar. Rio Verde ficou na terceira colocação, depois de vencer a Colônia Santo Inácio. Em 5º lugar ficou a equipe da São João e em 6º a Yolanda.
Os artilheiro da competição foram o Ricardo Primo Ciciliato, da equipe Alto Alegre e Edirley Soares Oliveira, do Yolanda, ambos com sete gols cada. Por sua vez o goleiro menos vazado foi Dorival Mariano, também da equipe Alto Alegre, que sofreu apenas três gols, o mesmo caso de Marcos Rogério Mazur, da equipe Rio Verde B, que igualmente sofreu apenas três gols.
De acordo com a coordenação do Coopersuíço 2008, a fase regional em Ubiratã teve o total de 34 jogos, onde foram assinalados um total de 66 gols. Nos casos de transgressões disciplinares foram aplicados 22 cartões amarelos, apenas um cartão azul e nenhum cartão vermelho.
O dia de sol aberto e temperatura razoável permitiu um evento com a presença de muitas pessoas, na Arcapu urbana de Ubiratã. As partidas começaram por volta das 9:00 da manhã, sendo que pelas 10:30 houve parada nas disputas para a solenidade de abertura oficial da competição, que contou com a presença de lideranças políticas da cidade e do diretor presidente da Coagru, Áureo Zamprônio.O padre Elias, pároco de Ubiratã, dirigiu um momento de oração e ministrou a bênção aos atletas, equipe da organização e assistentes. Segundo ele, sair vitorioso da competição era o objetivo de todos, mas uma maneira também de ser vitorioso era saber ser perdedor. O coordenador Nizete Aparecido, o Zicão, manifestou interesse que todos soubessem se comportassem nas disputas para que ninguém fosse prejudicado nos dias de trabalho da semana. (FOTO: ODAIR OBERTO / O VALE)

Edição 2008 começa com surpresas

As partidas se estenderam até o início da noite, com a presença de expressivo público que viu a equipe Alto Alegre sagrar-se campeã da fase regional. As surpresas ficaram por conta de novidades, como a equipe São José, campeã geral do ano passado, e que neste ano não conseguiu classificação para a fase final. Também a equipe Trevão, uma das mais respeitadas e que já foi campeã geral por três vezes, mas que igualmente ficará fora da fase final. Por outro lado houve a classificação de duas equipes da mesma comunidade em dose dupla. As duas equipes da comunidade Rio Verde, bem como do Distrito de Yolanda, conquistaram vaga para a fase final, que acontece no dia 13 de setembro, data em que se comemora o aniversário de fundação da cooperativa Coagru. (FOTO: EDCARLOS PEREIRA)

Oposição se prepara para as eleições em Juranda

O bloco de oposição no município de Juranda está intensificando os trabalhos com vistas ao pleito de outubro próximo. Cinco partidos estão unidos e vão apontar um nome de consenso para buscar o respaldo da população. Um dos nomes que estão à frente desta equipe é o vereador Bento Batista, que se encontra licenciado como presidente da União dos Vereadores do Paraná (Uvepar) e da União dos Vereadores do Brasil (UVB).
O vereador jurandense cita que o bloco está ouvindo a população e planejando ações para mudar a realidade da cidade. “Temos trabalhado encima de projetos que podem melhorar substancialmente a vida da nossa população e que poderão melhorar a administração pública”, diz Bento, assegurando que atualmente os atos falhos acontecem diuturnamente na administração jurandense.Ele diz que na condição de vereador buscou sustentar uma política de fiscalização e discussão dos assuntos inerentes à administração e matérias que vêm de encontro com os anseios da população. E pelo trabalho desempenhado junto aos demais vereadores oposicionistas, entende que está no caminho certo, o que o credencia para buscar a reeleição. Bento acredita também que os nomes que estão em estudo no bloco oposicionista têm condições de fazer administração à altura das necessidades de Juranda. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Parceria resulta em sede própria para Sindicato

O Sindicato dos Servidores Municipais de Campina da Lagoa já está atendendo em sede própria, à rua Darcy Miranda. A inauguração aconteceu na manhã de sábado, 07, com a presença de lideranças políticas, comunitárias, religiosas e muitos servidores.
Na ocasião o prefeito Celso Ferreira enalteceu o trabalho realizado pelas lideranças do sindicato e manifestou votos de que a equipe continue atuando em defesa dos direitos do funcionalismo público. Discorrendo sobre o seu relacionamento com o funcionalismo público Celso Ferreira fez questão de destacar que preferiu investir na pessoa do servidor a fazer obras de grandes aparências. Citou os benefícios que a classe conquistou durante seu mandato e as garantias legais que estão em dia da parte da administração. Ferreira também elogiou a direção do Sindicato, que conseguiu realizar obra com estrutura adequada e visual agradável.No ato inaugural o pároco da cidade dirigiu momento de oração e ministrou a bênção. O prefeito Celso Ferreira e o presidente do Sindicato, João Martins da Silva, cortaram a fita inaugural e os presentes puderam conhecer o interior da sede, que tem amplos espaços e compartimentos adequados ao atendimento à classe. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Curva da Onça recebe benefícios

A comunidade Curva da Onça foi mais uma das localidades rurais que receberam benefícios da administração municipal. De uma parceria entre moradores e municipalidade foi construída a estrutura de metal sobre a churrasqueira da sede da comunidade, facilitando a saída da fumaça. A iniciativa tem como objetivo melhorar os trabalhos na Festa de Reis, que acontece tradicionalmente na localidade há muitos anos e recebe a visita de milhares de pessoas.
Na noite de quinta-feira, 12, o prefeito Fábio D’Alécio e o vice Orlando Vieira estiveram na comunidade, que ofereceu um jantar de confraternização, com a presença de moradores e colaboradores da administração. Liderança da comunidade, Armando Rezende falou em nome das famílias e agradeceu o empenho da administração. O prefeito Fábio explicou que a administração está atendendo no possível as comunidades em parcerias onde as despesas são divididas ao meio, o que permite as realizações necessárias.Na ocasião a comunidade também reivindicou ajuda da administração para melhorar a oferta de água para consumo das pessoas que prestigiam a Festa de Reis. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Padre Reginaldo Manzotti em Ubiratã

O povo de Ubiratã vai recepcionar no dia 20 de setembro o padre Reginaldo Manzotti, que celebrará show-missa no estádio Claudinão, a partir das 17:30. A expectativa é de que o evento seja prestigiado por cerca de 30 mil pessoas, com caravanas de municípios de toda a região. A entrada será um quilo de alimento não perecível (exceto sal e fubá). Para os interessados o SCV dispõe de camisetas, CDs e livros de autoria do padre Reginaldo Manzotti, em horário comercial. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Ubiratã vence primeiro jogo da final do amador

A equipe de Ubiratã está na final do Campeonato Amador Liga de Goioerê. Neste domingo (8), às 15h30, aconteceu o primeiro jogo contra Tapejara, no Estádio Municipal “Claudinão” para definir o título. Ubiratã fez dois gols sobre a equipe de Tapejara, sendo que o único gol que sofreu foi anulado porque o atleta que finalizou a jogada estava em condição de impedimento.
Ubiratã chegou na final após cinco vitórias e três derrotas nas fases de eliminatória. O treinador, Edílson Duarte, avalia que a posição conquistada é resultado do intenso trabalho realizado com as categorias de base. “Todos atletas são prata da casa e apresentam um alto nível, inclusive alguns já defenderam equipes de outros locais”, argumenta.
Segundo Duarte, o apoio e parceria são fundamentais para que a equipe participe das disputas. “A prefeitura, secretaria de Esporte e Lazer e a Escola do Paraná Clube são fundamentais para o trabalho que vem acontecendo”, acrescenta. O time está treinando para ganhar a disputa deste domingo em casa e seguir no dia 15 para Tapejara com vantagem sobre o oponente.
No domingo anterior, dia 1º, a equipe que jogava pelo empate perdeu de 2 a 1 para o time de Moreira Sales. Quem marcou o gol durante a partida foi o meia atacante, Leonardo Duarte. Com o resultado a decisão da semifinal foi para os pênaltis. No melhor de cinco as equipes permaneceram no empate, mas depois por 7 a 6, Ubiratã vence o jogo garantindo uma vaga na final.Essa é a terceira vez consecutiva que a equipe ubiratanense chega a final de um campeonato amador. Em 2006, o time ficou com o 2º lugar na Liga de Goioerê e no ano passado foi o campeão da Liga de Assis Chateaubriand. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Acidente com ônibus de Laranjal termina em morte

A comunidade da cidade de Laranjal foi surpreendida por um trágico acontecimento no fim de semana. Depois de participarem de festejos populares na cidade de Marquinho, onde houve show da dupla Guilherme e Santiago, um grupo de moradores de Laranjal se envolveu em um acidente automobilístico quando retornava para casa. Oito pessoas ficaram feridas e uma terminou entrando em óbito.
Era por volta das três da manhã de domingo. O acidente aconteceu numa curva da rodovia PR 158, no trecho entre as cidades de Marquinho e Palmital, a cerca de um quilômetro da ponte sobre o rio Piquiri. Ao que consta, o motorista perdeu o controle do veículo e saiu da pista. O ônibus caiu em um buraco, sofrendo danos de grande monta. Cerca de 20 pessoas estavam no interior do coletivo, inclusive o próprio responsável pelo setor de transporte escolar do município, Valderi Dutra.Oito pessoas tiveram ferimentos mais delicados, foram socorridas e encaminhadas a hospitais mais próximos. O passageiro Walter Alves de Oliveira, de 45 anos, chegou a ser socorrido, mas entrou em óbito ainda a caminho do hospital. Seu corpo foi velado na comunidade do Rio Laranjal, na residência de sua sogra, mas ás três da tarde de segunda-feira o corpo foi transladado para sepultamento na cidade de Itatiba, no estado de São Paulo. Walter era separado, morava sozinho na cidade de Laranjal e deixa dois filhos menores. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Dia do meio ambiente é marcado por ações

Para marcar o dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia cinco, a secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da divisão do Meio Ambiente realizou o plantio de cem árvores nativas na manhã de quinta-feira, 5. A atividade simbólica aconteceu na propriedade do agricultor Silvio Pelizer, na Vila Arco, nas proximidades da nascente do rio Barra Mansa em parceria com o Leo Clube, Lions, Rotary, Emater, curso técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Carlos Gomes e cooperativas Coagru e Integrada.
A ação serviu também de aula prática para os participantes do curso de recuperação de mata ciliar que a secretaria promoveu junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná (Senar) e o Sindicato Rural Patronal de Ubiratã de terça a quinta-feira. A instrutora, Luciane Pimentel, ensinou qual o processo correto de plantio para que as mudas possam se desenvolver sem serem prejudicadas.
Durante o curso foram mostrados os benefícios da área ciliar. Luciane comenta que a mata ciliar atua como um filtro, fazendo com que os rios não sejam contaminados por elementos nocivos. “Manter esse bem é pensar no futuro de nossas famílias, afinal nós somos movidos pela água. 70% do nosso corpo depende dela”, observa.Na solenidade que marcou o plantio das árvores na nascente, Silvio se comprometeu a cuidar das mudas. “Com certeza isso vai beneficiar todo mundo: eu, os filhos, família e até o próprio meio ambiente. Sei da necessidade da mata ciliar e estou tentando implantar aqui no sítio até mesmo para cumprir a lei. Mais do que isso ainda, as pessoas têm que estar conscientes dessa necessidade, e eu estou”, pontuou. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Campina luta por recuperação da PR 239

A situação da PR 239, que liga Campina da Lagoa à BR 369, está ficando cada vez pior. Com as chuvas constantes dos meses de abril e maio, coincidindo com o escoamento da safra de verão e a falta de manutenção, o trecho de pouco mais de 15 quilômetros já oferece risco à segurança dos usuários.
Executada no final da década de 80, no governo de Álvaro Dias, a Rodovia Vassilo Boiko foi sem dúvida nenhuma a principal conquista do povo campinalagoano, uma vez que tirou o município do isolamento e colaborou para o desenvolvimento da cidade. Ao longo desses mais de 18 anos de existência, a Rodovia apenas recebeu operação de manutenção, estilo tapa-buraco, o que contribuiu para a situação atual.
O prefeito Celso Ferreira e outras lideranças de Campina da Lagoa estiveram com o vice-governador Orlando Pessutti solicitando melhorias para a rodovia. O empresário José Antônio Lunardelli participou da audiência e fez questão de enfatizar que as riquezas de Campina da Lagoa são extremamente agrícolas, e que a rodovia é a principal para o escoamento da produção.
Já o prefeito Celso Ferreira argumentou que o trecho já é perigoso em virtude das curvas e do terreno irregular, somado com a má qualidade do asfalto, transforma-se em verdadeira aventura de risco: “O trecho é perigoso, com buracos, à noite sem sinalização nenhuma, é um risco muito grande. Não passa uma semana sem incidentes no trecho. E o número de vítimas vem crescendo e preocupando. Cumpre-me solicitar, como responsável pelo município, melhorias do Governo do Estado no local”.O vice-governador Orlando Pessutti disse que a solicitação dos campinalagoanos será encaminhada para o Secretário dos Transportes com a sua chancela, o que permitirá maior probabilidade de execução das melhorias. (FOTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA)