terça-feira, 7 de abril de 2009

CÉLULAS-TRONCO

Direto ao assunto: o sangue do cordão umbilical pode ser precioso para o seu filho no futuro, porque é rico em células-tronco. Descobriram que estas células contidas no cordão umbilical, na placenta e na medula são os reservatórios mais fáceis e seguros para obtenção e utilização na cura de muitas enfermidades, do processo natural de envelhecimento ou até mesmo em seqüelas de acidentes. Já foram obtidos resultados brilhantes tratando-se de doenças do coração e do sistema nervoso.
Diante das semelhantes possibilidades abrem-se campos para uma nova “revolução” na medicina. Bancos criogenéticos destinados a recolher e conservar o sangue placentário congelado já existem em funcionamento no país. Vejamos os desdobramentos. Eles podem oscilar num arco que vai desde questões técnicas, econômicas e morais, até como agentes destruidores de fundamentos religiosos da humanidade, na outra extremidade.
O quadro complica-se a partir do momento em que embriões humanos, da mesma forma, poderiam ser utilizados para outros fins. Para provocar um choque em mentes mais sensíveis, basta imaginarmos o sacrifício de um botão embrionário; na verdade estaríamos sacrificando uma estrutura biológica que embora não pareça é um ente humano. Neste caso estaria sendo cometido um assassinato? Um crime contra uma criatura completamente indefesa? É complicado frente a questões filosóficas e religiosas principalmente. No senado discute-se qual será a posição brasileira perante a tal prática médica revolucionária. De início a utilização de embriões humanos para tal fim foi vetada. Desta forma tenta-se conter as vertentes “comerciais” imaginadas por investidores poderosos, dispostos a redobrarem suas fortunas, na base de um comércio inacreditável fora dos parâmetros conhecidos. Nos tempos vindouros a nova conquista será um patrimônio da humanidade. É o que se espera de todas estas conquistas científicas inéditas no mundo. Resta apenas um detalhe a esclarecer: podemos desafiar, assim sem limites, as leis da natureza? A liderança nas pesquisas está nos Estados Unidos. Entretanto no mundo inteiro existem estudos em andamento, altamente promissores. No Brasil destacam-se em grandes instituições médicas no Eixo: Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. A jornada é longa, mas promissora para o tratamento de múltiplas enfermidades de toda a estrutura humana. Estamos marchando para uma revolução em vários campos da medicina envolvendo células-tronco.
Referencias no Brasil para terapêutica com células-tronco: Faculdade de Medicina da Universidade de SP, Hospital das Clínicas da Universidade da UFRJ, Hospital Pró-cardíaco do Rio de Janeiro, Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa de Porto Alegre.

ANTENA
*** DIABETES *** - Estatísticas revelam que existe cerca de 17 milhões de diabéticos no país. Este número pode dobrar; a incidência é crescente. Considera-se 3 tipos de diabetes: tipo 1, tipo 2 e gestacional. Complicações mais freqüentes: vascular periférica atingindo os membros inferiores, impotência sexual, distúrbio visual e acidente vascular cerebral. Complicações mais freqüentes, membros inferiores e visão.
*** OBESIDADE *** - Enfermidade aumenta nos países evoluídos. Estados Unidos já ultrapassa 70 milhões. Para a obesidade mórbida a cirurgia bariátrica é praticada com alguma eficiência nos casos bem indicados. Atenção, abuse das frutas e verduras. Controle com rigor carnes e doces. (J. Rodrigues Neto)

Nenhum comentário: