terça-feira, 14 de abril de 2009

Vila Esperança inicia grupo de educação em saúde

Com uma participação ainda tímida das pessoas que fazem parte da área de atendimento a equipe do Posto de Saúde da Vila Esperança iniciou na tarde de quinta-feira (2) o grupo de educação em saúde. A primeira reunião aconteceu na Arcapu e o tema central foi diabetes e hipertensão.
Para o encontro os agentes comunitários e a enfermeira da unidade, Laura Shiratsu Sgarioni, apresentaram uma peça teatral que alertou sobre a importância de uma alimentação balanceada e o uso constate dos medicamentos. O texto foi uma adaptação da Chapeuzinho Vermelho e mostrou que se não seguir as orientações que são repassadas pelos profissionais da saúde o diabetes e a hipertensão podem ser agravados.
Segundo a enfermeira, o objetivo do trabalho é oferecer informações, tirar dúvidas dos pacientes e estar sempre alertando sobre questões relacionadas a saúde. “No caso das duas doenças que falamos é interessante que o paciente coma mais vezes, em menos quantidade e priorize a verdura, o legume e as frutas”, explica.
Por outro lado, Laura salienta que é proibido tomar bebida alcoólica, comida com muito sal, gordura e doces. “Moderar na alimentação e fazer atividade física no dia a dia é o que indicamos. Vale lembrar ainda que o medicamento é grande responsável pelo controle do diabetes e da hipertensão. É necessário combinar as recomendações para ter uma melhor qualidade de vida”, completa.
A secretária da Saúde, Cristiane Pantaleão, comenta que o grupo de educação em saúde é uma ação que deu certo e todas as unidades realizam. “Com esse trabalho conseguimos acompanhar a melhoria dos problemas que os pacientes e visualizamos somente resultados positivos”, avalia.Durante o encontro a equipe que atende no Posto de Saúde da Vila Esperança foi apresentada e a enfermeira tirou as dúvidas apresentadas pelos presentes. Toda primeira quinta-feira do mês será realizado o encontro do grupo. (FOTO: CÁSSIO CENIZ / ASSESSORIA)

Nenhum comentário: