terça-feira, 14 de abril de 2009

CRAS forma duas turmas de corte e costura

Um mês de aulas diárias se passou e na quarta-feira, 08, a secretaria da Ação Social através do Centro de Referência da Assistência Social fez o encerramento das aulas do curso de corte e costura. 30 mulheres concluíram o curso realizado em parceria com o Sindicato Rural Patronal de Ubiratã e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná (Senar).
No encerramento estiveram presentes a secretária da Ação Social, Luciane D’Alécio, o chefe de Gabinete, Nilson Messa, e o gerente da Agência do Trabalhador, Joaquim “Baiano” dos Santos que destacaram a importância de buscar o aprimoramento.
Messa atentou que diariamente muitos correm atrás de um emprego. “Apesar da procura ser grande, somente as pessoas que buscam qualificação conseguem abrir as portas e se inserir no mercado de trabalho”, comentou.
Já o gerente da Agência aproveitou para informar que atualmente existe um déficit de 10 costureiras no cadastro do órgão e ressaltou que a partir do momento que aprende algo a pessoa nunca mais é a mesma. “Todo o conhecimento é válido e a tendência é sempre melhorar. Hoje nós sabemos onde está o emprego, portanto as pessoas precisam estar aptas para ocupar as vagas. Com certeza quem terminou o curso vai estar a frente de várias pessoas”.
Para a secretária da Ação Social, todas as formandas são vencedoras pelo fato de terem iniciado e concluído o curso com sucesso. “É preciso ter determinação para conseguir algo na vida. Com as aulas todas tiveram a oportunidade de se aprimorar e agora podem ser auto sustentáveis. Acredito que quando conseguimos algo com fruto de nosso trabalho temos mais motivos para sermos felizes e nos orgulharmos daquilo que fazemos”, argumentou.
Na mesma oportunidade Luciane reforçou que a administração municipal se coloca à disposição para ajudar no desenvolvimento e crescimento das ações que as formandas planejarem. Segundo ela, parcerias são boas quando todos os lados saem ganhando como a que foi realizada: “o sindicato ofereceu instrutor, nós disponibilizamos a estrutura e a comunidade aprendeu uma profissão”, exemplificou.
Todas as alunas foram unânimes e aprovaram o curso. A formanda, Rosane da Luz Borges, foi uma das que avaliou positivamente. “A professora foi muito paciente com a gente o que ajudou a aprendermos melhor e fiquei muito feliz com a oportunidade que a prefeitura deu para fazermos o curso”, completa.A instrutora, Marlene Radecki, pediu para as participantes do curso não desistirem da atividade. “É necessário que prossigam com o que aprenderam. Comece fazendo uma coisa para o vizinho, para o amigo, para a família e busque ainda mais o aprimoramento, quando menos esperar estará com clientes e cheia de trabalhos para fazer”. (FOTO: CÁSSIO CENIZ / ASSESSORIA)

Nenhum comentário: