terça-feira, 28 de abril de 2009

Palestra abordou importância do planejamento

Sonho sem planejamento não tem resultado e para reforçar essa afirmação o advogado, sociólogo e professor universitário, José Eugênio Maciel, palestrou para os presentes no lançamento do Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento de Ubiratã (PEDU). Durante o evento destacou a necessidade de traçar metas, trabalhar em conjunto e se fazer importante para o desenvolvimento.
De acordo com Maciel, o planejamento é uma ação que ajuda a legitimar o poder público, ainda mais quando integra toda a sociedade como aconteceu na elaboração do PEDU. Para o palestrante, a criação é a comprovação de que a administração municipal está pensando nas futuras gerações.
A palestra foi apresentada através de parábolas e também com referência de situações que acontecem e aconteceram que são exemplos de sucesso e de fracasso. Entre alguns dos pontos destacados disse que “para ser olhado é preciso que tenhamos a capacidade de chamar atenção”.
Segundo Maciel, existe um momento em que se chega na encruzilhada e se não houver ousadia, determinação e audácia o caminho seguido pode não ser o esperado. “O maior erro é ficar na encruzilhada. É preciso refletir se queremos crescer ou ficarmos como estamos. Existem situações em que ficar como está não é ruim, mas a acomodação é um estado de espírito que não deve acompanhar a sociedade”, adverte.
Quando se fala em planejar, o professor acrescenta que todos são importantes. “Essa história de que um é melhor que o outro não deve existir, porque todos são importantes para a construção de algo que seja benéfico para todos”.No entanto, para alcançar um resultado positivo do que foi planejado existem características fundamentais: a honestidade e a liderança. O palestrante disse que honestidade não é programa de governo, e sim exigência mínima para saber administrar e liderar bem. E a pessoa que se mostra um bom líder é aquela que é empurrada para desafios e ao mesmo tempo guia as pessoas que estão a sua volta. “É preciso ter a consciência que uma andorinha só não faz verão, mas em bando conseguem mudar muitas realidades”, completa. (FOTO: CÁSSIO CENIZ / ASSESSORIA)

Nenhum comentário: