terça-feira, 14 de abril de 2009

NRE quer parcerias para acabar com analfabetismo

“Ubiratã tem sido referência na erradicação do analfabetismo”, afirmou a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Goioerê, Neide Sena, nesta segunda-feira em reunião que aconteceu no Anfiteatro Carlos Gomes. Com a presença de professores, imprensa, presidente de bairro e do Leo Clube o encontro teve como objetivo mobilizar os ubiratanenses a participarem do programa Paraná Alfabetização.
Segundo Neide, o município tem alcançado bons resultados com o trabalho que vem realizando, porém se houver parcerias com todos os segmentos da sociedade a meta de diminuir o índice de analfabetismo pode ser alcançada com mais facilidade. “Uma pesquisa apontou que quando o Paraná Alfabetizado iniciou, em 2005, cerca de 15% da população de Ubiratã era analfabeta”, cita.
Para alcançar os índices o NRE iniciou uma série de reuniões nas cidades de abrangência para discutir com os diferentes segmentos quais ações podem sem implantadas para incentivar a volta das pessoas para a escola. “Temos que atuar de modo que sensibilize e motive as pessoas a frequentarem as aulas. Ubiratã está de parabéns pelo que vem fazendo e contamos com o apoio de toda a cidade para cumprirmos as metas estabelecidas”, argumenta a chefe do Núcleo.
Desde que começou o programa 400 pessoas já foram alfabetizadas na cidade. A meta para este ano é matricular 350 pessoas. Quando o índice de analfabetismo chegar aos 4%, Ubiratã será considerado um município livre do problema e vai ganhar menção honrosa do governo do Paraná e da secretaria de Estado da Educação.
No encontro foram apresentadas algumas propostas elaboradas em outros municípios e os presentes puderam sugerir novas ações que poderão ser desenvolvidas a fim de levar a sociedade para a escola.
O vice-prefeito, Orlando Vieira Filho, participou da reunião e destacou que desde 2005 a administração vem se preocupando com o tema. “Antes mesmo de existir o Paraná Alfabetizado tínhamos o projeto Alfa que agora está funcionando em conjunto para um melhor resultado”, lembrou.
Caravana – Para firmar um compromisso entre parceiros o Núcleo Regional da Educação está preparando para o dia dois de junho a “Caravana pela Alfabetização”. O evento será uma passeata e uma carreata, em Goioerê, no qual todos os envolvidos com o Paraná Alfabetizado vão participar e no fim irão assinar uma carta compromisso que será repassada para o governo do Estado.De acordo com Neide, a intenção é levar o governador, Roberto Requião, e a secretária estadual de Educação, Yvelise Arco-Verde, para participarem da caravana junto com os nove municípios do NRE. “Na carta estarão apontadas as ações que planejamos fazer”, completa a chefe. (FOTO: CÁSSIO CENIZ / ASSESSORIA)

Nenhum comentário: