terça-feira, 28 de abril de 2009

Prazo para financiar calcário termina dia 05

Os agricultores ubiratanenses que estiverem necessitando corrigir suas terras têm a chance de adquirir o calcário necessário com financiamento a juro baixo e prazo longo para quitar. O prazo para se inscrever neste programa encerra-se na próxima semana.
De acordo com o técnico em agropecuária, Edemar Fontin, da Emater local, podem ser beneficiados pelo programa todos os produtores que se enquadram na linha Pronaf. Para tanto o produtor deve procurar a Emater para se informar. Um requisito indispensável é a apresentação da análise de solo, sem a qual não se obtém o financiamento. “Se a análise do solo mostrara que a terra precisa de calcário então o produtor faz o projeto, na Emater ou nas cooperativas. O juro é baratinho”, garante Fontin, pois vai de um por cento a três por cento ao ano, com prazo de seis anos para quitar o financiamento, tendo ainda dois anos de carência.
Fontin explica que o valor máximo a ser financiado por produtor é de R$ 36.000,00, sendo que quantidades baixas de toneladas também podem ser financiadas. No município as propriedades exigem entre três a sete toneladas de calcário por alqueire. O programa deve beneficiar principalmente pequenos produtores.
O programa, que está em desenvolvimento desde o ano passado, é encabeçado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, com apoio principalmente da Coagru, com financiamento do Banco do Brasil. Fontin salienta que das propriedades rurais do município de Ubiratã apenas um aproximado de 20% necessitam de calcário, sendo que em muitos lotes já se percebe o excesso de calcário na terra. Por isto é necessária a apresentação da análise de solo comprovando a necessidade de correção.Mas os interessados não devem esquecer que o prazo para se inscrever no programa termina dia 05 de maio. Ele atenta para o tempo apropriado para a aplicação do calcário, após a colheita do milho da safrinha. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Nenhum comentário: