terça-feira, 28 de abril de 2009

Cheques devolvidos crescem 18,3% em março

A Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã (ACEU), (foto) alerta às empresas filiadas pelo crescente aumento da inadimplência com cheques que registrou, em março de 2009, um crescimento de 18,3% na comparação com o mesmo mês de 2008. O patamar foi o maior registrado em 18 anos, segundo dados divulgados pela Serasa.
Foram devolvidos 2,75 milhões de cheques para 112,12 milhões de cheques compensados. Assim, foram 24,6 cheques devolvidos a cada mil compensados, enquanto que, em março de 2008, foram devolvidos 20,8 cheques a cada mil compensados. O índice, frente ao segundo mês do ano, cresceu 6%, já que em fevereiro foram 23,2 cheques a cada mil compensados.
No primeiro trimestre deste ano, o índice de inadimplência aumentou 19,2%, na comparação com o mesmo trimestre de 2008. Foram 23,6 cheques devolvidos a cada mil compensados. No mesmo período de 2008, foram 19,8 devoluções a cada mil compensações.
De janeiro a março deste ano, foram devolvidos 7,36 milhões de cheques para um volume de 311,49 milhões compensados. No primeiro trimestre do ano passado, 7,11 milhões de cheques foram devolvidos, para 359,61 milhões de compensações.
Desde 1991, quando a Serasa começou elaborar o ranking de cheques devolvidos, o mês de março tem apresentado o maior índice, mas nunca havia atingido patamar tão elevado. Preocupa também o valor médio dos cheques devolvidos.
Para os técnicos da Serasa, o recorde de cheques devolvidos reflete o aumento da inadimplência das pessoas físicas e jurídicas, decorrente da menor atividade econômica, da revisão dos investimentos e da redução no número de empregos formais.A esse conjunto de eventos soma-se à falta de educação financeira da população, aliado ao maior comprometimento da renda de parte da população, o que ampliou os impactos das despesas sazonais de início de ano sobre o orçamento doméstico, resultando em aumento da devolução de cheques, incluindo os pré-datados das compras de Natal. (Fonte: ITDE Consultoria e Treinamento). (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Nenhum comentário: